Faculdade UnB de Planaltina - Brasília - Distrito Federal - Brasil
O I ENECINA, Encontro
Nacional de Estudantes de Ciências Naturais/da Natureza (LCN), foi realizado em
outubro de 2010, por iniciativa de estudantes, com o objetivo de discutir o
curso de Licenciatura em Ciências Naturais/da Natureza, ofertado em diferentes
instituições de ensino superior no Brasil: à época, USP, UnB, UFAM e UFPA.
Realizado na Escola de Artes, Ciências e Humanidade – EACH, da
Universidade de São Paulo (USP), na cidade de São Paulo, o I ENECINA foi o
contexto adequado para os/as estudantes identificarem as diferenças e
semelhanças das estruturas e funcionamento do curso no país e levantarem
questões relacionadas à formação e à atuação profissional, inaugurando uma
tradição de encontros, convivência e reflexões sobre o curso de Licenciatura em
Ciências Naturais/da Natureza.
O II ENECINA ocorreu no ano
de 2012, na Universidade Federal de Manaus (UFAM), tendo, como pauta principal,
a criação de um conselho regional, que teria por objetivo levantar informações
sobre os diferentes currículos do curso de LCN, perfis profissionais e a
produção acadêmica dos/as estudantes e egressos/as, considerando as diferentes
Universidades e Instituto Federais do Brasil.
As discussões do II ENECINA reforçaram a necessidade de um congresso
nacional, com encontros sistemáticos, que contribuísse para a construção da
identidade do curso de LCN e, também, da identidade profissional dos/as
egressos/as, com o objetivo de aumentar a oportunidade de vagas no mercado de
trabalho e dar visibilidade às produções acadêmicas dos/as profissionais e
licenciandos/as em Ciências Naturais/da Natureza.
Para a realização do I CONCINAT,
Congresso Nacional de Ciências
Naturais/ da Natureza, reconheceu-se a necessidade de criar um
fórum composto por estudantes de LCN de diferentes regiões brasileiras, com o
objetivo de levantar temas relevantes para serem discutidos em um congresso
nacional, considerando as diferentes necessidades e interesses de estudantes e
egressos/as das diferentes regiões do Brasil.
O esforço de concretização de um encontro nacional se realizou em
novembro de 2016, quando, entre 21 e 25 de novembro, na Universidade Federal do
Amazonas, UFAM, foi realizado o I CONCINAT, em conjunto com o III ENECINA. O
foco do congresso nacional foi possibilitar um encontro nacional para a divulgação
das produções acadêmicas de estudantes e profissionais do curso de LCN e,
também, de discussão sobre a identidade do curso. O tema do I CONCINAT foi
apoiado pela temática do III ENECINA, a saber: as atribuições e competências
do/a profissional de ciências naturais/da natureza.
Em 2017, ocorreu o II CONCINAT
e o IV ENECINA, na Universidade
Federal da Integração Latino Americana, UNILA, em Foz do Iguaçu, com o objetivo
de discutir políticas e práticas pedagógicas relacionadas ao aprimoramento das
mediações no ensino de ciências em diferentes contextos de ensino e
aprendizagem.
O resultado dos encontros realizados em 2017 foi à criação da ENCINA, Executiva Nacional de Ciências
Naturais/da Natureza, composta por 11 estudantes de graduação, eleitos/as, por
meio de votação direta, na UNILA, com o objetivo de representar o seu curso em
âmbito nacional. Contemporaneamente, a Executiva encontra-se em processo de
regularização enquanto uma organização civil capaz de mobilizar estudantes e
egressos/as do curso de LCN com o objetivo de organizar os pleitos da categoria
profissional e estudantil com vistas a garantir os direitos formativos e de
atuação profissional.
Neste ano, de 2018, será realizada a terceira edição do CONCINAT
na Faculdade UnB de Planaltina - FUP, que tem como tema “Quem é o/a licenciado/a em Ciências
Naturais/da Natureza?”, visando discutir o perfil do/a licenciado/a de
Ciências Naturais/da Natureza. Ademais, o CONCINAT 2018, bem como as duas
primeiras edições, se junta ao ENECINA que objetiva organizar as demandas dos
cursos de LCN para a Executiva Nacional.
Para acessar o Edital do III CONCINAT, clique aqui.
Retificação do Edital atualizado: clique aqui.
Modelo de Painel: clique aqui.
Lista de congressistas para o alojamento FINAL (09/12): clique aqui.
Lista de congressistas para barraca no campus FINAL (09/12): clique aqui
As modalidades dos trabalhos possuem datas distintas para o encerramento das submissões. Para acessar os templates, favor clicar nas respectivas modalidades.
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Identificação Docente: trabalhos que têm ênfase nos processos de pesquisas sobre a identidade do Licenciando/a ou Licenciado/a em Ciências Naturais/da Natureza. Inclui propostas de acolhimento de estudantes de Ciências Naturais/da Natureza; relatos de experiências relacionados ao reconhecimento do curso de Ciências Naturais/da Natureza em diferentes esferas sociais; pesquisas sobre currículos de LCN; propostas de unificação dos currículos de LCN; Memórias do curso de LCN; levantamentos bibliográficos e estágios que abordem a formação da identidade docente do LCN.
Políticas e Currículos: trabalhos que têm ênfase em pesquisas sobre políticas educacionais, currículos e educação em Ciências, levando em consideração documentos como: PCN; PCN+; OCN; BNCC; PNLD; LDB; Diretrizes Curriculares; Lei de inclusão; Diretrizes curriculares para as licenciaturas; assim como, também, sobre a inclusão das vagas de Ciências Naturais em processos seletivos públicos e privados.
Atuação Profissional e seus espaços: trabalhos que têm ênfase na atuação dos/as licenciados/as em Ciências Naturais/da Natureza e seus espaços. Inclui trabalhos que apresentam a atuação do/a licenciado/a e licenciando/a em Ciências Naturais/da Natureza em espaços formais e não formais de aprendizagem. Trabalhos de egressos/as do curso de LCN. Trabalhos vinculados aos Programa Institucional com Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID; Prodocência; Educador social; Projetos de extensão; Residência pedagógica; Estágios técnicos; Trabalhos de Conclusão de Curso sobre a atuação profissional e Estágios.
Pesquisas em Ciências Naturais: ênfase em trabalhos de pesquisas desenvolvidos em Iniciação Científica nas áreas de educação; inovação; tecnologia e metodologia de pesquisa.
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