XV CONCCEPAR INTERNACIONAL

XV CONCCEPAR INTERNACIONAL

online Centro Universitário Integrado - Unidade Campus - Campo Mourão - Paraná - Brasil
presencial Com transmissão online

O evento já encerrou

finalizado

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Idioma

Sobre o evento


O CONCCEPAR INTERNACIONAL - Congresso Científico Cultural do Paraná é um evento que reúne apresentações de trabalhos, palestras, minicursos, oficinas e mesas-redondas em diversas áreas do conhecimento. Realizado pelo Centro Universitário Integrado e pelo Instituto Integrado - IN2 desde 2005, chega em 2025 à sua 15ª edição, com o tema "Inovação e Sustentabilidade no contexto global da educação". O evento acontecerá de 26 a 29 de maio, no Centro Universitário Integrado, em Campo Mourão, Paraná.

O congresso conta com a parceria de instituições internacionais como Ucatec, Yildiz Technical University e Universidad Científica del Sur, que contribuirão com palestras e apresentações.

Além disso, o CONCCEPAR tem um forte compromisso com a sustentabilidade, adotando práticas de compensação de carbono. Acompanhe aqui a quantidade de carbono emitida e compensada no evento!


Datas importantes

Inscrições: até 23 de maio de 2025, sexta-feira.

Submissão de resumos: até 23 de abril de 2025, quarta-feira. SUBMISSÃO ENCERRADA!

Resultado dos trabalhos aceitos: até 14 de maio de 2025, quarta-feira. PRORROGADO: até 23 de maio de 2025, sexta-feira

Realização do evento: de 26 a 29 de maio de 2025, segunda à quinta-feira.

Disponibilização de certificados de apresentação de trabalho: a partir de 16 de junho de 2025, segunda-feira.

Disponibilização dos anais do evento: a partir de 21 de julho de 2025, segunda-feira.

Inscrições

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Atividades

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Convidados

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Submissões

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Submissão e formatação de trabalhos

Os trabalhos submetidos poderão ser resultantes de projetos de pesquisa, iniciação científica,  extensão ou inovação; trabalhos de conclusão de curso, relatos de caso e revisões de literatura não publicadas, sob formato de resumo expandido.

Os modelos disponibilizados deverão ser seguidos obrigatoriamente (inclusive com o logo do evento), sob pena de indeferimento da submissão. Trabalhos de estudantes de graduação ou pós graduação deverão constar necessariamente de autoria de professor(a) orientador(a). 


Categorias aceitas: trabalho original, trabalho de revisão e relato técnico.

Número máximo de autores: 8 autores

TODOS os autores de trabalhos DEVERÃO estar INSCRITOS no XV CONCCEPAR.

Atenção: os e-mails informados no momento da submissão devem ser os mesmos utilizados na inscrição no evento, caso contrário o sistema identificará o autor como não inscrito.


Normas de formatação para trabalho original, trabalho de revisão e relato técnico 

A avaliação de trabalhos no CONCCEPAR é do tipo duplo-cego. Ou seja, os autores não sabem quem são os avaliadores e os avaliadores não sabem quem são os autores. Este tipo de avaliação permite confiabilidade e qualidade para ambos. A avaliação duplo-cego garante segurança e credibilidade ao autor, uma vez que este poderá estar seguro de que o trabalho foi aprovado pelo conteúdo apresentado e não por interferências externas.

Assim, o autor deverá submeter sempre duas versões do trabalho: uma identificada e outra não identificada. 

Trabalho não identificado: este arquivo NÃO deverá revelar a identidade dos autores, coautores, orientadores e afins, garantindo assim a integridade e imparcialidade do processo de avaliação. Caso haja qualquer forma de identificação o trabalho será automaticamente desclassificado.

Trabalho identificado: o autor deverá anexar o mesmo trabalho, desta vez com a identificação de todos os autores. Se aprovado, este trabalho será utilizado na publicação dos anais do evento após validado.


Normas para trabalho original

 

                  


Normas para trabalho de revisão

             


Normas para relato técnico

                   


Os  trabalhos aceitos serão publicados na íntegra nos ANAIS eletrônicos do evento.

Avaliação de trabalhos e premiações

Critérios para avaliação de trabalho

Os trabalhos submetidos serão avaliados pela Comissão Científica, especialmente constituída para essa finalidade. A análise contemplará os seguintes critérios: definição de objetivos relevantes, método apropriado, apresentação clara dos resultados e conclusões pertinentes. A qualidade do texto, incluindo gramática e ortografia, é de responsabilidade do autor e será considerada como critério adicional de avaliação, juntamente com a adequação da estruturação no formato exigido.

Todos os trabalhos serão submetidos a verificações com ferramentas antiplágio, e se for detectada alguma irregularidade, a submissão será indeferida. É fundamental que os autores sigam rigorosamente as normas de formatação dos trabalhos e as instruções dos avaliadores, sob pena de indeferimento da submissão.

Os resultados da avaliação dos trabalhos serão comunicados aos autores por e-mail, conforme a conclusão dos processos de avaliação.



Melhores trabalhos

Os trabalhos mais destacados em cada área temática serão selecionados pela comissão avaliadora do 15º CONCCEPAR, desde que tenham sido submetidos, aprovados e apresentados durante o evento, seguindo os critérios estabelecidos para avaliação.

Os autores dos três melhores trabalhos de cada área serão agraciados com prêmio em dinheiro e menção honrosa. Os autores dos trabalhos classificados em primeiro lugar de cada área serão contemplados, ainda, com uma meia bolsa de pós-graduação oferecida pelo Centro Universitário Integrado. Os autores tem até o final de 2025 para efetuar a matrícula no curso de pós graduação escolhido.


1º lugar: R$500 reais, menção honrosa e 50% de desconto em curso de pós graduação do Centro Universitário Integrado para cada autor.

2º lugar: R$400 reais e menção honrosa

3º lugar: R$300 reais e menção honrosa


Áreas temáticas:

Ciências Biológicas e da Saúde

Ciências Agrárias, Exatas e da Terra

Ciências Humanas e Sociais Aplicadas

Engenharias e Tecnologia


Resultado dos Melhores Trabalhos do XV CONCCEPAR INTERNACIONAL


Área — Ciências Biológicas e da Saúde

1º lugar: Comparação da eficiência da redução microbiana do sistema de canais radiculares entre as limas Prodesign M e Reciproc em canais contaminados com Enterococcus faecalis, de autoria de Emilly Cirilo dos Santos, Maria Eduarda Paterno de Lima, Maria Eliza Schulhan de Paula, Beatriz Barbosa Montanher, Saulo A. de Souza Júnior, Paula Queiroz, Thamara Maluf.
2º lugar: Tratamentos medicamentosos e alternativos para alopecia androgenética, de autoria de Ana Luiza Santana de Oliveira, Ana Beatriz Akemi Baba, Lais de Souza Braga.
3º lugar: Motivação para exercícios físicos em idosos: análise de um projeto de intervenção multidisciplinar, de autoria de Anderson Brandão dos Santos, Déborah Cristina de Souza Marques, Marilene Ghiraldi de Souza Marques, Fabiano Mendes de Oliveira, Leonardo de Paula Silva, Rodolfo Vinícius Valentini, Braulio Henrique Magnani Branco.

Área — Ciências Agrárias, Exatas e da Terra

1º lugar: Sistema para análise de dados ambientais e irrigação automatizada, de autoria de Ana Júlia Bezerra da Silva Souza, Bruno Savariz Garbelotti, Estela Bergo Menechini, Guilherme Cabrera Viel, Watler Trentini de Oliveira, Gustavo Soares Wenneck.
2º lugar: Seletividade do extrato de Pata-de-vaca como bioherbicida na germinação de sementes de soja, de autoria de Guilherme Vinicius Ribeiro, Giovani Candido Ripar, João Pedro de Aguiar Frare, Gabriel dos Santos Sartori, Amós Bueno Medina, Eloá Berthi, Pablo Roger, João Rafael de Conte Carvalho de Alencar.
3º lugar: Doença de Tyzzer em fêmea canina: relato de caso com confirmação histopatológica de infecção por Clostridium piliforme, de autoria de Camily Thainá de Macedo Monteiro, Augusto Murilo Barros Gomes da Silva, Marcella Vonsowski Anizelli, Nathalyn dos Santos Miranda, Jéssica Suemi Almeida Kikuti, Taina Oriente de Souza, Karina Bofinger Hoffmann.

Área — Ciências Humanas e Sociais Aplicadas

1º lugar: A teoria da preponderância das provas no processo civil brasileiro como alternativa legítima à insuficiência probatória, de autoria de Larissa Kath, Bárbara Brandalise Boareto.
2º lugar: O impacto das tecnologias digitais no desenvolvimento cognitivo e socioemocional de crianças e adolescentes: uma análise sob a ótica da psicologia Histórico-Cultural, de autoria de Ana Beatriz dos Santos, Emili da Rocha Lage, Maria Rita Zancanaro de Oliveira, Fabrício Rodrigues de Moura.
3º lugar: Degrowth no ambiente universitário: o que sabemos (e o que não praticamos), de autoria de Jorge Leandro Delconte Ferreira. 

Área — Engenharias e Tecnologia

1º lugar: Conforto ambiental em uma instituição de ensino, de autoria de Natália Briquesi Aristides, Gabriela Misrray Oliveira de Almeida, Queren Gonçalves Oliveira.
2º lugar: Uni+Healph, de autoria de Leandro Mantovi, Ivan Marcelo Ferreira.
3º lugar: Integração estratégica para sistemas produtivos sustentáveis baseada em eficiência energética e economia circular, de autoria de Nelly Marques, Marcelo Alexandre Cordeiro. 

Apresentação de trabalhos e certificações

Normas para apresentação de trabalho

Os trabalhos aprovados podem ser apresentados de duas maneiras: através de e-pôster, em formato presencial, ou oralmente de forma remota. A escolha da forma de apresentação deve ser indicada durante a submissão do resumo.

Haverá certificação apenas para os trabalhos submetidos, aprovados e apresentados no evento.

Normas para apresentação presencial de e-pôster 

Os organizadores fornecerão televisores de alta definição para a exposição dos e-pôsteres. Os apresentadores devem trazer o arquivo digital do e-pôster em um pen drive, HD externo ou dispositivo similar, pois não será necessário levar um pôster impresso para os dias do Congresso. A exposição do e-pôster só poderá ser realizada no local designado pela organização do Congresso.

As informações sobre o local, a data e o horário de apresentação serão disponibilizadas na área restrita do autor que submeteu o trabalho. Em caso de ausência dos autores, será mantida a programação original das apresentações.

Durante a sessão, pelo menos um dos autores do trabalho deve permanecer junto ao e-pôster para responder às questões dos visitantes. Não serão permitidas apresentações por terceiros que não sejam autores. A avaliação do e-pôster será realizada por um especialista da área, que validará a presença do autor para a emissão do certificado.

A apresentação do e-pôster terá uma duração máxima de 10 minutos, seguida por um período de arguição de 5 minutos.


Formatação do e-pôster

O e-pôster deverá apresentar as seguintes dimensões 25,40cm X 14,29cm (Largura X Altura) de acordo com o modelo disponibilizado pela comissão científica. Slide dimensionado para apresentação em tela (16:9), na resolução de 1920×1080 pixels.

Orientação de página: Horizontal (Paisagem)

Número de páginas: 1 (uma)





Título e dados dos autores
O título deverá ser o mesmo utilizado no resumo e ser escrito em letras maiúsculas que permitam sua leitura a 3 metros de distância. O título deve estar centralizado.

Abaixo do título, inserir os nomes dos autores separados por vírgula e com numeração sobrescrita. O nome do autor que apresentará o trabalho deverá estar sublinhado.  Os nomes dos autores devem estar centralizados.

Abaixo dos nomes dos autores, inserir os dados dos autores, como curso, instituição, país, e-mail. Todos os itens devem estar com letra inicial maiúscula, separados por ponto e vírgula. Os dados dos autores devem estar centralizados.


Palavras-Chave
As palavras-chave deverão estar escritas com letra inicial maiúscula  (sugere-se fonte Arial tamanho 35) e separadas por ponto. Inserir no mínimo 3 e no máximo 5 palavras-chave. As palavras-chave devem estar centralizadas.


Corpo do e-pôster
Incluir os itens: Introdução, Metodologia, Resultados e Considerações Finais (escritos em letra maiúscula, em negrito e centralizados).

O corpo de e-pôster deverá ser feito de preferência com o mínimo possível de texto em cada item (sugere-se texto justificado) e o máximo possível de ilustrações (figuras, diagramas e tabelas).


Normas para apresentação online oral 
É responsabilidade do apresentador garantir uma conexão estável com a internet durante a apresentação online. As informações sobre o local, a data e o horário da apresentação serão disponibilizadas na área restrita do autor que submeteu o trabalho. Em caso de ausência dos autores, a programação original das apresentações será mantida.

Cada sessão será moderada por um especialista da área, encarregado de coordenar os debates, garantir o cumprimento dos horários e validar a presença do autor para a emissão do certificado. As apresentações orais online terão uma duração máxima de 10 minutos, seguidas de um período de arguição de 5 minutos.


Formatação do slide


Comissão organizadora

Prof. Me. Ana Paula Nacke - Centro Universitário Integrado

Prof. Dr. Fabrício Pelloso Piurcosky  - Centro Universitário Integrado

Profa. Dra. Francielle Baptista - Centro Universitário Integrado

Profa. Me. Laís de Souza Braga - Centro Universitário Integrado

Profa. Dra. Mariana Pavanelli  - Centro Universitário Integrado

Profa. Me. Simone Correia Molina Favarão - Centro Universitário Integrado

Tayane Jamyle Patrício - Centro Universitário Integrado

III Simpósio Educacional Integrado

Pararelamente ao XV CONCCEPAR, acontecerá o III Simpósio Educacional Integrado, com o propósito de fomentar debates acerca de temas contemporâneos na área da educação, destacando sua interligação com a formação em diferentes níveis, desde o ensino fundamental até a educação de jovens e adultos (EJA).


Prêmio Instituto Integrado de Inovação Educacional 2025

O Instituto Integrado de Ciência e Tecnologia, com apoio da Câmara Temática de Educação e Empreendedorismo - CODECAM e do SEBRAE - Educação Empreendedora, promoverá o “Prêmio Instituto Integrado de Inovação Educacional 2025” que tem por principal objetivo reunir em uma seleção, os projetos educacionais elaborados pelos professores Educação Básica pública do município de Campo Mourão, aplicados no contexto escolar, com características de inovação e criatividade, que promovam ganhos significativos no processo de ensino aprendizado.

A ocasião evidenciará o mérito de professores da educação básica de Campo Mourão, celebrando a atuação destes profissionais imprescindíveis para o desenvolvimento da nação. Serão destinados aos vencedores do prêmio, bolsas de pós-graduação ofertadas pelo Centro Universitário Integrado, de Campo Mourão, e assinaturas do Super Professor.

As inscrições para o “Prêmio Instituto Integrado de Inovação Educacional 2025” são gratuitas e estão abertas até 12 de maio 2025! Para se inscrever, é preciso preencher o formulário de inscrição.




A divulgação do resultado do Prêmio contecerá durante o III Simpósio Educacional Integrado.


Resultado do “Prêmio Instituto Integrado de Inovação Educacional 2025”


O projeto que conquistou a primeira colocação no "Prêmio Instituto Integrado de Inovação Educacional 2025", foi  Saber 360 – Aprendizado dinâmico na Produção Agropecuária de autoria de  Guilherme Soares Wenneck, professor do Centro Estadual de Educação Profissional Agrícola de Campo Mourão, que tem como Diretor o  professor Amarildo Affonso.

Ficou em segundo lugar, o projeto Jogos e Saberes: Educação Inovadora e Inclusiva para Todos de autoria João Lucas de Almeida,  professor da Escola Municipal Gurilândia Educação Infantil e Ensino Fundamental, dirigida pela professora Sandra Rosiani Stachin.

E em terceiro lugar ficou o projeto Adoção da gamificação para o ensino técnico agrícola: jogo do caminho de autoria de Gustavo Soares Wenneck, também professor do Centro Estadual de Educação Profissional Agrícola de Campo Mourão.


A Comissão avaliadora do "Prêmio Instituto Integrado de Inovação Educacional 2025", foi composta por REGIANE TIMOTEO DAS NEVES BALDI, Técnica Pedagógica do Núcleo de Cooperação Pedagógica com os Municípios no Núcleo Regional de Educação de Campo Mourão, PAULINA D. APARECIDA FEITOZA,  Gerente do Instituto Municipal de Pesquisa e Apoio a Educação  (IMAPE) e VALERIA LETICIA ALVES, representante da CODECAM Educação.



Local do Evento

Apresenta

Diamond

             

Platinum

          

Gold

      

Prata

     

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