XIV CONCCEPAR - Congresso Científico Cultural do Estado do Paraná

XIV CONCCEPAR - Congresso Científico Cultural do Estado do Paraná

online Centro Universitário Integrado - Unidade Campus - Campo Mourão - Paraná - Brasil
presencial Com transmissão online

Idioma

Sobre o evento

O CONCCEPAR - Congresso Científico Cultural do Paraná é um evento de cunho científico que engloba apresentações de trabalhos, palestras, minicursos, oficinas, mesas-redondas e outras atividades abrangendo diversas áreas do conhecimento. Organizado pelo Centro Universitário Integrado e pelo Instituto Integrado - IN2 desde 2005, o CONCCEPAR chega em 2024 à sua 14ª edição, com o tema "Inovação e Sustentabilidade como Práticas para a Excelência". O evento será realizado de 13 a 16 de maio, nas instalações do Centro Universitário Integrado, em Campo Mourão, Paraná.


O CONCCEPAR conta com a colaboração de instituições estrangeiras parceiras do Centro Universitário Integrado, como a Ucatec, a Yildiz Technical University e a Universidad Cientifica del Sur, as quais contribuirão com palestras e apresentações de trabalhos internacionais.

Datas importantes


II Simpósio Educacional Integrado

O II Simpósio Educacional Integrado tem o propósito de fomentar debates acerca de temas contemporâneos na área da educação, destacando sua interligação com a formação em diferentes níveis, desde o ensino fundamental até a educação de jovens e adultos (EJA).

Programação


Prêmio Instituto Integrado de Inovação Educacional 2024

O Instituto Integrado de Ciência e Tecnologia, promove a segunda edição do “Prêmio Instituto Integrado de Inovação Educacional 2024” que tem por objetivo premiar ações educacionais com características de inovação e criatividade, desenvolvidas por professores da Educação Básica de Campo Mourão.

As inscrições para o “Prêmio Instituto Integrado de Inovação Educacional 2024” são gratuitas e estão abertas de 17 de abril de 2024.  PRAZO DE INSCRIÇÃO PRORROGADO PARA 24 DE ABRIL DE 2024!

Para se inscrever, é preciso preencher o formulário de inscrição: https://forms.gle/5QM6LH7Etn54fnKK9 

Inscrições

{{'Label_CodigoPromocionalAplicadoComSucesso' | translate}}
{{'Label_Presencial' | translate}} {{'Label_Online' | translate}} {{'Label_PresencialEOnline' | translate}}

{{item.titulo}}

{{'Label_DoacaoAPartir' | translate}} {{item.valores[0].valor | currency:viewModel.evento.moeda}}

{{item.descricao}}
{{'Titulo_Gratis' |translate}} {{viewModel.configuracaoInscricaoEvento.descricaoEntradaGratis}}
{{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}} {{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}}  

{{entrada.valorComDesconto | currency:viewModel.evento.moeda}}

{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Label_APartirDe' | translate}} {{entrada.validoDe | date:viewModel.evento.cultura.formatoData}}
Calendar

{{'Titulo_NaoDisponivel' | translate}}

Programação

{{item.titulo}}
{{item.horaInicio}}-{{item.horaFim}}
Calendar

Palestrantes

{{item.nome}}

{{item.nome}}



Correalizadores


Apoio


Patrocinadores

Apresenta

Submissões

{{areaSiteEvento.jsonObj.configuracaoSubmissao.dataInicioSubmissao}} - {{areaSiteEvento.jsonObj.configuracaoSubmissao.dataLimiteSubmissao}}

{{item.denominacao}}
{{item.denominacao}}
{{item.denominacao}}

{{areaSiteEvento.titulo}}

Normas para submissão de trabalhos

Os trabalhos submetidos poderão ser resultantes de projetos de pesquisa, iniciação científica, extensão ou inovação; trabalhos de conclusão de curso, relatos de caso e revisões de literatura não publicadas, sob formato de resumo expandido.

Os modelos disponibilizados deverão ser seguidos obrigatoriamente (inclusive com o logo do evento), sob pena de indeferimento da submissão. Trabalhos de estudantes de graduação ou pós graduação deverão constar necessariamente de autoria de professor(a) orientador(a).

Categorias aceitas: trabalho original, trabalho de revisão e relato técnico.

Número máximo de autores: 8 autores.

Ao menos um dos autores do trabalho deverá estar inscrito no 14º CONCCEPAR

Normas de formatação para trabalho original, trabalho de revisão e relato técnico

A avaliação de trabalhos no CONCCEPAR é do tipo duplo-cego. Ou seja, os autores não sabem quem são os avaliadores e os avaliadores não sabem quem são os autores. Este tipo de avaliação permite confiabilidade e qualidade para ambos. A avaliação duplo-cego garante segurança e credibilidade ao autor, uma vez que este poderá estar seguro de que o trabalho foi aprovado pelo conteúdo apresentado e não por interferências externas.

Assim, o autor deverá submeter sempre duas versões do trabalho: uma identificada e outra não identificada. 

Trabalho não identificado: este arquivo NÃO deverá revelar a identidade dos autores, coautores, orientadores e afins, garantindo assim a integridade e imparcialidade do processo de avaliação. Caso haja qualquer forma de identificação o trabalho será automaticamente desclassificado.

Trabalho identificado: o autor deverá anexar o mesmo trabalho, desta vez com a identificação de todos os autores. Se aprovado, este trabalho será utilizado na publicação dos anais do evento após validado.


Normas para trabalho original: Deve conter: Título; Introdução e objetivo; Método; Resultados; Discussão (ou Resultados e Discussão); Considerações Finais; Palavras-chave; Agradecimentos; Referências. Elaborar as versões identificada e não identificada do trabalho de original.

MODELO DE TRABALHO ORIGINAL – CONCCEPAR 2024 (CLIQUE PARA REALIZAR O DOWNLOAD)

 

Normas para trabalho de revisão: Deve conter: Título; Introdução e objetivo; Método; Revisão de Literatura; Considerações Finais; Palavras-chave; Agradecimentos; Referências. Elaborar as versões identificada e não identificada do trabalho de revisão.

MODELO DE TRABALHO DE REVISÃO - CONCCEPAR 2024 (CLIQUE PARA REALIZAR O DOWNLOAD)

 

Normas para relato técnico: Deve conter: Título; Introdução e objetivo; Método; Contexto do Projeto (situação-problema); Resultados; Discussão (ou Resultados e Discussão); Considerações Finais; Palavras-chave; Agradecimentos; Referências. Elaborar as versões identificada e não identificada do relato técnico.

MODELO DE RELATO TÉCNICO - CONCCEPAR 2024 (CLIQUE PARA REALIZAR O DOWNLOAD) 


Os  trabalhos aceitos serão publicados na íntegra nos ANAIS eletrônicos do evento. 

Critérios para avaliação de trabalho

Os trabalhos submetidos serão avaliados pela Comissão Científica, especialmente constituída para essa finalidade. A análise contemplará os seguintes critérios: definição de objetivos relevantes, método apropriado, apresentação clara dos resultados e conclusões pertinentes. A qualidade do texto, incluindo gramática e ortografia, é de responsabilidade do autor e será considerada como critério adicional de avaliação, juntamente com a adequação da estruturação no formato exigido.

Todos os trabalhos serão submetidos a verificações com ferramentas antiplágio, e se for detectada alguma irregularidade, a submissão será indeferida. É fundamental que os autores sigam rigorosamente as normas de formatação dos trabalhos e as instruções dos avaliadores, sob pena de indeferimento da submissão.

Os resultados da avaliação dos trabalhos serão comunicados aos autores por e-mail, conforme a conclusão dos processos de avaliação.

Melhores trabalhos

Os trabalhos mais destacados em cada área temática serão selecionados pela comissão avaliadora do 14º CONCCEPAR, desde que tenham sido submetidos, aprovados e apresentados durante o evento, seguindo os critérios estabelecidos para avaliação.

Os autores dos três melhores trabalhos de cada área serão agraciados com prêmio em dinheiro e menção honrosa. Os autores dos trabalhos classificados em primeiro lugar de cada área serão contemplados, ainda, com uma meia bolsa de pós-graduação oferecida pelo Centro Universitário Integrado. Os autores tem até o final de 2024 para efetuar a matrícula no curso de pós graduação escolhido.

 

1º lugar: R$500 reais, menção honrosa e 50% de desconto em curso de pós graduação do Centro Universitário Integrado para cada autor.

2º lugar: R$400 reais e menção honrosa

3º lugar: R$300 reais e menção honrosa

 

Áreas temáticas:

Ciências Biológicas e da Saúde       

Ciências Agrárias, Exatas e da Terra          

Ciências Humanas e Sociais Aplicadas

Educação

Engenharias e Tecnologia     

Normas para apresentação de trabalho

Os trabalhos aprovados podem ser apresentados de duas maneiras: através de e-pôster, em formato presencial, ou oralmente de forma remota. A escolha da forma de apresentação deve ser indicada durante a submissão do resumo.


Normas para apresentação presencial de e-pôster

Os organizadores fornecerão televisores de alta definição para a exposição dos e-pôsteres. Os apresentadores devem trazer o arquivo digital do e-pôster em um pen drive, HD externo ou dispositivo similar, pois não será necessário levar um pôster impresso para os dias do Congresso. A exposição do e-pôster só poderá ser realizada no local designado pela organização do Congresso.

As informações sobre o local, a data e o horário de apresentação serão disponibilizadas na área restrita do autor que submeteu o trabalho. Em caso de ausência dos autores, será mantida a programação original das apresentações.

Durante a sessão, pelo menos um dos autores do trabalho deve permanecer junto ao e-pôster para responder às questões dos visitantes. Não serão permitidas apresentações por terceiros que não sejam autores. A avaliação do e-pôster será realizada por um especialista da área, que validará a presença do autor para a emissão do certificado.

A apresentação do e-pôster terá uma duração máxima de 10 minutos, seguida por um período de arguição de 5 minutos.


Formatação do e-pôster

O e-pôster deverá apresentar as seguintes dimensões 25,40cm X 14,29cm (Largura X Altura)

de acordo com o modelo disponibilizado pela comissão científica.

Slide dimensionado para apresentação em tela (16:9), na resolução de 1920×1080 pixels.

Orientação de página: Horizontal (Paisagem)

Número de páginas: 1 (uma)

MODELO DE E-PÔSTER - CONCCEPAR 2024 (CLIQUE PARA REALIZAR O DOWNLOAD)

 

Título e dados dos autores

O título deverá ser o mesmo utilizado no resumo e ser escrito em letras maiúsculas que permitam sua leitura a 3 metros de distância. O título deve estar centralizado.

Abaixo do título, inserir os nomes dos autores separados por vírgula e com numeração sobrescrita. O nome do autor que apresentará o trabalho deverá estar sublinhado.  Os nomes dos autores devem estar centralizados.

Abaixo dos nomes dos autores, inserir os dados dos autores, como curso, instituição, país, e-mail. Todos os itens devem estar com letra inicial maiúscula, separados por ponto e vírgula. Os dados dos autores devem estar centralizados.

 

Palavras-Chave

 As palavras-chave deverão estar escritas com letra inicial maiúscula  (sugere-se fonte Arial tamanho 35) e separadas por ponto. Inserir no mínimo 3 e no máximo 5 palavras-chave. As palavras-chave devem estar centralizadas.

 

Corpo do e-pôster

Incluir os itens: Introdução, Metodologia, Resultados e Considerações Finais (escritos em letra maiúscula, em negrito e centralizados).

O corpo de e-pôster deverá ser feito de preferência com o mínimo possível de texto em cada item (sugere-se texto justificado) e o máximo possível de ilustrações (figuras, diagramas e tabelas).

 

Normas para apresentação online oral

É responsabilidade do apresentador garantir uma conexão estável com a internet durante a apresentação online. As informações sobre o local, a data e o horário da apresentação serão disponibilizadas na área restrita do autor que submeteu o trabalho. Em caso de ausência dos autores, a programação original das apresentações será mantida.


Cada sessão será moderada por um especialista da área, encarregado de coordenar os debates, garantir o cumprimento dos horários e validar a presença do autor para a emissão do certificado. As apresentações orais online terão uma duração máxima de 10 minutos, seguidas de um período de arguição de 5 minutos.


Formatação do slide

MODELO DE SLIDE PARA APRESENTAÇÃO ORAL - CONCCEPAR 2024 (CLIQUE PARA REALIZAR O DOWNLOAD)


NOVO! Dias de apresentação de trabalho por área temática. Apresentações em horário noturno a ser divulgado posteriormente:


Ciências Biológicas e da Saúde

14/05 - terça-feira: Enfermagem, Fisioterapia, Nutrição, Educação Física.

15/05 - quarta-feira: Odontologia.

16/05 - quinta-feira: Medicina, Estética e Cosmética, Farmácia (a partir das 21h30), Biomedicina.

           

Ciências Agrárias, Exatas e da Terra      

15/05 - quarta-feira: Agronomia, Medicina Veterinária.

 

Ciências Humanas e Sociais Aplicadas

14/05 - terça-feira: Direito, Psicologia.

16/05 - quinta-feira: Gestão

 

Educação

15/05 - quarta-feira: Pedagogia e outros.

 

Engenharias e Tecnologia

15/05 - quarta-feira: Arquitetura, Engenharias.

Certificado de apresentação de trabalho

No certificado de apresentação de trabalho constarão os nomes de todos os autores e orientadores cadastrados durante a submissão do trabalho. Não serão realizadas correções nos nomes dos autores ou no título do trabalho após a emissão do certificado.

Para trabalhos com mais de um autor ou orientador, o autor responsável pela submissão do resumo será encarregado de acessar o arquivo PDF do certificado online de apresentação de trabalho e enviá-lo aos demais autores e/ou orientador.

Os trabalhos submetidos e aprovados serão incluídos nos anais do evento, e os participantes que apresentarem seus trabalhos receberão um certificado de apresentação. No entanto, aqueles que não realizarem a apresentação do trabalho no evento, não serão elegíveis para receber o certificado de apresentação.

Comissão organizadora

Prof. Me. Ana Paula Nacke - Centro Universitário Integrado

Prof. Dr. Fabrício Pelloso Piurcosky  - Centro Universitário Integrado

Profa. Dra. Francielle Baptista - Centro Universitário Integrado

Profa. Me. Laís de Souza Braga - Centro Universitário Integrado

Profa. Dra. Mariana Pavanelli  - Centro Universitário Integrado

Profa. Me. Simone Correia Molina Favarão - Centro Universitário Integrado

Tayane Jamyle Patrício

Local do evento

Campus do Centro Universitário Integrado

{{viewModel.evento.titulo}}

{{viewModel.evento.responsavelEvento}}