Apresentamos a vocês ADELA, a mascote do CONBIOET 2024. Seu nome é uma homenagem à filósofa espanhola Adela Cortina, conhecida por seu trabalho seminal sobre ética mínima. Ela personifica os valores fundamentais do nosso congresso, representando a interseção entre bioética e inteligência artificial (IA), nos lembrando da da importância de princípios éticos básicos na evolução tecnológica e nas aplicações de IA.
Adela Cortina propôs o conceito de ética mínima como um conjunto universal de valores éticos básicos que todos os seres humanos podem compartilhar, independentemente de suas diferenças culturais ou religiosas. Estes valores incluem respeito pela dignidade humana, justiça, responsabilidade e solidariedade. A ética mínima não exige uma moralidade perfeita, mas sim um compromisso com um nível básico de ética que permita a convivência pacífica e respeitosa.
Essa é a segunda edição do Congresso de Bioética do Norte Fluminense, uma realização do
Grupo de Pesquisa Ciência, Educação, Tecnologia e Sociedade, do Projeto
Educação, Ciência e Saúde, da Coordenação de Pós-Graduação em Cognição e
Linguagem da UENF e da Seção Rio de Janeiro da Sociedade Brasileira de
Bioética, tendo o apoio institucional das Pró-Reitorias de Extensão e de
Pós-Graduação da UENF.
Nosso Congresso tem por objetivo trazer a discussão Bioética para as mais diferentes áreas do conhecimento, em uma perspectiva transdisciplinar que contempla áreas como direito, educação, biologia, pesquisa científica, meio ambiente e saúde.
Este ano, o congresso terá como foco o impacto das tecnologias de inteligência artificial e suas implicações bioéticas na sociedade, mas está aberto a submissões de resumos em todas as áreas da Bioética.
REALIZAÇÃO
APOIO
APOIO FINANCEIRO