EDITAL DO PARTICIPANTE 6/2024
A Bio10 Digital Cursos (CNPJ: 37.612.857/0001-72 - www.bio10digital.com.br),
com apoio científico da Wissen Editora (www.wisseneditora.com.br) e da revista científica Journal of
Education, Science and Health – JESH (www.journaljesh.com.br),
torna pública a abertura de inscrições e estabelece normas relativas à
participação no IV Congresso Nacional de Entomologia On-line (IV CONAENT)
(www.even3.com.br/conaent2024), que ocorrerá no período de 06 a 09 de agosto de 2024.
1. DO OBJETIVO E PÚBLICO-ALVO
1.1 Promover a participação e
integração da comunidade acadêmica, para discutir temas relacionados à entomologia.
1.2 Oferecer evento nacional a
preço acessível, com a submissão e apresentação de trabalhos, onde os inscritos
participam de onde estiver.
1.3 Oportunizar a participação
de graduandos, pós-graduandos, profissionais e pesquisadores na área de entomologia.
1.4 Abrir espaço para a
participação de pesquisadores jovens, mestres e doutorandos ministrarem
palestras com temáticas da sua pesquisa.
2. DA INSCRIÇÃO
2.1 As inscrições serão
realizadas no período de 10/03/2024 a 09/08/2024, de acordo com horário de
Brasília, por meio do site: www.even3.com.br/conaent2024,
conforme valores e períodos de inscrição descritos na tabela abaixo:
LOTES DE INSCRIÇÃO
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Lote promocional
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1º
Lote
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2º
Lote
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3º
Lote
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4º Lote
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Categorias
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10/03/2024
a
31/03/2024
|
01/04/2024
a
30/04/2024
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01/05/2024
a
25/05/2024
|
26/05/2024
a
05/07/2024
|
05/07/2024 a
09/08/2024
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Graduando
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R$ 25,00
Lote
Promocional
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R$
30,00
|
R$
35,00
|
R$
40,00
|
R$
45,00
|
Pós-graduando
|
R$
40,00
|
R$
45,00
|
R$
50,00
|
R$
55,00
|
Profissional
|
R$
45,00
|
R$
50,00
|
R$
55,00
|
R$ 60,00
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Minicursos/Oficina
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R$ R$ 4,99 a 10,99 (quando for o caso)
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Formas de pagamento
|
|
Boleto, cartão de crédito ou PIX
|
2.2 O
preenchimento das informações referentes aos dados pessoais (nomes, e-mails, títulos e/ou anexações dos
trabalhos e entre outros.) e dos
trabalhos submetidos é de inteira responsabilidade do participante. A organizadora não se responsabiliza por erros destas
informações no sistema.
Obs.: Evitar o uso de e-mail institucional
para cadastro, devido possíveis problemas na identificação do pagamento. Tenha
bastante atenção no preenchimento dos dados no sistema, pois é com eles que
serão gerados os certificados. Portanto, o participante deve atentar-se
para as letras minúsculas e maiúsculas e/ou os erros de digitação. Correções
serão feitas mediante pagamento de taxa no valor de R$ 20,00
2.3 A inscrição pode ser
realizada por grupos de trabalhos com desconto a consultar a Comissão
Organizadora do evento, através do e-mail: conaentbio10@gmail.com
2.4 A inscrição só será
efetivada mediante a confirmação do pagamento. Pagamento por meio de boleto
bancário dura cerca de 72 h úteis para ocorrer à compensação, até 24 h para
pagamento no crédito e imediato para PIX.
2.5 A efetivação da inscrição
realizada conforme a tabela do item 2.3, dará ao inscrito o direito de
participar das palestras, exposição e apresentação de trabalhos.
2.6 A participação em
minicurso fica condicionada ao pagamento da taxa extra de R$ R$ 4,99 á 10,99, quando for
o caso.
3. DAS FORMAS DOS PAGAMENTOS
3.1 Os pagamentos poderão ser
realizados por:
3.1.1 Boleto (pode ser
compensado em até 72 horas úteis);
3.1.2 Cartão de Crédito (até
24 h);
3.1.3 PIX (imediato).
4. DO REEMBOLSO
4.1 O reembolso só será realizado pelo site
do evento e de acordo com o Art. 49 da Lei 8.078/09 do Código de Defesa do
Consumidor, com o prazo legal de até 7
(sete) dias após a compra para solicitar o estorno de pagamento.
4.2 Não será feito em
hipótese alguma o reembolso para inscrito que porventura não consiga participar
do evento, devido a incompatibilidade de agenda.
5. DA PROGRAMAÇÃO
5.1 Após a confirmação da
inscrição no evento, o participante deverá se inscrever em todas as atividades
do evento, bastando seguir o passo a passo que ficará disponível no link: CLIQUE AQUI
5.2 A transmissão das
palestras ocorrerá nos dias 06 a 09 de agosto de 2024.
Obs.: As inscrições, os pagamentos
e as transmissões das palestras, seguirão o horário de Brasília.
5.3 A programação do evento
pode sofrer ajustes, dependendo da necessidade.
5.4 As palestras gravadas
ficarão disponíveis no site do evento para acesso pelos inscritos por 15 dias.
Obs.: Ajustes na programação serão enviadas via e-mail (Even3) e
no grupo do evento no WhatsApp clicando
aqui.
Obs.: As gravações poderão ser
disponibilizadas no YouTube e terão acesso livre, mas não garante o direito ao
certificado de participação, apenas para os inscritos.
6. DAS SUBMISSÕES DOS TRABALHOS
6.1 As submissões na forma de resumo simples, capítulo
de livro e artigo científico, serão realizadas no período de 10/03 a 30/04/2024,
podendo esse ser prorrogada.
6.2 Os trabalhos devem ser inéditos, provenientes de trabalhos
originais, relato de caso ou de experiência, pesquisa de campo ou revisão da
literatura. Ao submeter o resumo, o autor deverá obrigatoriamente adotar
o template padrão disponível no site do evento www.even3.com.br/conaent2024 seguir
as normas e orientações de formatação e escolher uma das Áreas Temáticas
(ATs), especificadas a seguir:
Áreas Temáticas (ATs):
AT01: Entomologia médica
AT02: Entomologia veterinária
AT03: Entomologia agrícola
AT04: Entomologia forense
AT05: Morfologia, anatomia e fisiologia de Insetos
AT06: Sistemática e taxonomia de insetos
AT07: Biologia, ecologia e comportamento de
insetos
AT08: Educação, ensino de entomologia e
etnoentomologia
AT09: Controle de insetos
AT10: Genética de insetos
AT11: Outras áreas da entomologia
Obs.: Todos os trabalhos devem
obrigatoriamente abordar assunto contido em uma das Áreas Temáticas listadas
acima.
6.3 O limite máximo é de 10 autores por trabalho, e três submissões por autor.
6.4 Recomenda-se que todos os autores devem se inscrever no evento
para acesso completo ao evento.
6.5 Dois autores devem ser marcados como apresentadores, sendo
que um deles deve fazer a apresentação, caso o primeiro não possa, o segundo
deve realizar. O certificado de apresentação do trabalho ficará disponível para
os autores que foram marcados como apresentadores.
Obs.: Quando solicitado
posteriormente, a correção ou inclusão do nome de autor, que porventura não
tenha sido cadastrado e de autor(es) como apresentador(es) de trabalho, gera-se
uma taxa de R$ 20,00 por autor, a ser paga via Pix: bio10digital@gmail.com.
6.7 É recomendada, mas não obrigatória, a presença de um autor com título mínimo de graduado, cujo nome
deverá ser o último dos autores.
6.8 A organização do IV CONAENT não se
responsabiliza por problemas éticos entre os autores. Portanto havendo
conflitos de interesses, após a aprovação do trabalho para apresentação, ele
não será retirado da listagem e havendo necessidade de incluir o nome de autor
extra, será cobrada uma taxa no valor de R$ 20,00 por cada autor a ser
inserido, a ser paga via Pix: bio10digital@gmail.com.
6.8 Em nenhum momento será
permitido a exclusão de um trabalho após a exposição/apresentação.
Obs. Para submeter um trabalho,
acesse o passo a passo disponível no link: https://drive.google.com/file/d/1nA_xxc9GNKeclKBlqNbo9q3TZhoy2_bp/view?usp=drive_link
7.
TAXA DE SUMBISSÃO
7.1 Todos os resumos simples podem ser submetidos GRATUITAMENTE mediante o pagamento da inscrição do
evento.
7.2 Todos os capítulos de livros submetidos terão a taxa de submissão e aprovação de R$ 149,00.
7.3 Os artigos científicos submetidos terão a taxa
de submissão e aprovação de R$ 150,00.
OBS.:Os capítulos de livros e artigos científicos deve ser
submetido com o comprovante da taxa de publicação.
7.4. Os capítulos de livros e artigos científicos que
forem reprovados, terão a taxa de publicação
devolvida, podendo ser solicitada pelo e-mail: conaentbio10@gmail.com
OBS.: Todos
os resumos simples serão publicados nos
anais do evento, com DOI geral, Ficha Catalográfica e ISBN pela Wissen Editora
(www. editorawissen.com.br), em até 60 dias após o término do evento.
Todos os capítulos de livros aprovados,
serão publicados na Wissen Editora, no livro-book: "Pesquisas em entomologia: aspectos gerais - 3ª edição",
garantindo uma ampla disseminação das pesquisas realizadas. Com DOI geral e
para cada Capítulo, Ficha Catalográfica e ISBN pela Wissen Editora (www.editorawissen.com.br), em até 90 dias após o término do evento.
Todos os artigos científicos aprovados,
serão publicados na serão publicados na revista Journal of Education, Science
and Health – JESH. Com DOI individual, em até 90 dias após o término do evento.
8. FORMATO DOS TRABALHOS
8.1 Podem ser
submetidos, trabalho nas modalidades
de resumo simples, capítulo de livro e
artigos científicos redigidos na língua portuguesa, utilizando os templates disponíveis
no site do IV CONAENTE: www.even3.com.br/conaente2024
8.2 O resumo simples em texto corrido justificado, deve conter 200 a 300 palavras, exceto título,
autores, filiação e palavras-chaves, usando o template disponível no site: www.even3.com.br/conaente2024 e formatados de acordo com as normas do
evento.
8.3 O capítulo de livro deve ter de 08 a 12 páginas, com as seguintes
informações: Título em português e inglês; Nome dos autores; Afiliação dos
autores; Área Temática (AT); Resumo em português e inglês; Palavras-chave em
português e inglês; Introdução com objetivo; Material E Métodos; Resultados e
discussão; Conclusão; Referências e Agradecimentos (opcional), conforme o template disponível no site: www.even3.com.br/conaente2024
8.4 Os artigos científicos deve ter de 10 a 20 páginas, serem
originais, excluindo-se revisões que não
descrevam o método científico como revisões narrativas e de litertauira, com as
seguintes informações: Título em português e inglês; Nome dos autores;
Afiliação dos autores; Área Temática (AT); Resumo em português e inglês;
Palavras-chave em português e inglês; Introdução com objetivo; Material E
Métodos; Resultados e discussão; Conclusão; Referências e Agradecimentos
(opcional), conforme o template disponível no site:
www.even3.com.br/conaente2024
8.5 No momento da submissão, o
trabalho deve ter duas versões: uma
com a identificação dos autores e outra não identificada, além do comprovante
de pagamento da taxa de publicação, quando for resumo expandido ou capítulo
de livro.
8.6 Na versão identificada, colocar abaixo do título, nome completo dos
autores, formação, vínculo institucional, ORCID, E-mail, Lattes de todos os
autores, e destacar o autor correspondente, que pode ser o primeiro autor
ou o orientador, deve-se indicar obrigatoriamente a Área Temática (segundos as descritas no item 6.2), cujo trabalho
está relacionado.
8.7 Serão aceitos apenas
trabalhos inéditos, que nunca foram publicados em outro evento, livro ou
revista.
8.8 A comissão avaliadora
utilizará software detector de plágio para análise do percentual de
similaridade.
Obs.: É importante atentar-se à
formatação do seu trabalho e avaliá-lo em programa antiplágio, para aumentar as
chances de aprovação.
Obs.: Trabalhos não formatados
conforme normas do template ou que apresentarem alto percentual de plágio, não serão
aprovados.
9. AVALIAÇÃO DOS TRABALHOS
9.1 O período de avaliação dos trabalhos será o mesmo
período de submissão.
9.2 A avaliação será dupla
cega, por dois avaliadores.
9.3 Após a apreciação, os
avaliadores emitirão um parecer, que poderá ser: APROVADO, APROVADO COM
RESSALVAS ou NÃO APROVADO (INDEFERIDO).
9.4 São critérios de aprovação
com ressalvas:
9.4.1 Não
utiliza o template e/ou normas de formatação do evento;
9.4.2 Ultrapassou o limite de
300 palavras para resumo simples ou os limites de páginas estabelecidos no capítulo
de livro e artigo não formam cumpridos;
9.4.3 Erros gramaticais, de
digitação, de dados científicos e/ou matemáticos;
9.4.4 Falta de coerência e
coesão textual;
9.4.5 Não atende normas de
formatação para citação e referências.
9.5 São critérios de
indeferimentos direto:
9.5.1 O trabalho não atende a
estrutura e/ou normas de formatação do evento;
9.5.2 O trabalho não se
encaixa nas Áreas Temáticas do evento;
9.5.3 O trabalho extrapolou o
limite de 20% de plágio, pelo detector de plágio.
Obs.: Após indeferimento do
trabalho não caberá recurso, tão pouco será permitida a substituição do
trabalho por outro.
Obs.: Em caso de dúvidas sobre
avaliação, entrar em contato pelo e-mail: conaentbio10@gmail.com
10. APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS
10.1 Capítulos de
livros e artigos originais aprovados, serão apresentados na forma de
Apresentação Oral, podendo ser selecionado até 12 trabalhos, caso haja um
número maior de submissões nesse formato.
Todos os resumos simples aprovados
serão apresentados na forma de vídeo-poster.
10.2 A
apresentação será gravada por um dos autores e disponibilizado, em um Canal pessoal
do YouTube, o link do vídeo deve ser enviado para a organização do evento para
o e-mail: conaentbio10@gmail.com, conforme
prazo estabelecido no anexo I;
10.3 No e-mail enviado com a apresentação do
trabalho, colocar no título da mensagem: Apresentação Oral/Vídeo-poster IV CONAENTE.
No texto da mensagem, coloque: o título completo do trabalho; link do
vídeo no canal; nome do autor apresentador; modalidade de apresentação; nome
dos demais autores.
10.4 Os trabalhos devem adotar o modelo do template da
apresentação disponibilizado pela comissão organizadora, seguindo as normas para
gravação do vídeo com boa iluminação e qualidade audiovisual.
10.5 Normas para apresentação: Um dos autores deve gravar o
vídeo de apresentação do trabalho; o tempo de apresentação deve ser até 5
minutos de duração para vídeo-poster e até 06 minutos para Apresentação Oral,
durante toda a apresentação é obrigatório o apresentador aparecer em um dos
cantos da tela da gravação.
OBS.: Trabalhos fora do template e das
normas de apresentação não serão considerados para apresentação e
desclasssificados para premiação de menção honrosa.
10.6 A apresentação dos
trabalhos aprovados ocorrerá nos dias 08 a 09/08/2024, conforme programação disponível no site: www.even3.com.br/conaent2024.
Obs.: A apresentação dos
trabalhos é uma ATIVIDADE, tal como as palestras e requer participação.
10.4
As apresentações de vídeo-poster serão disponibilizadas aos participantes, para
apreciação;
10.5 As
apresentações em vídeo-poster serão avaliadas por um avaliador;
10.6 Até cinco
trabalhos receberão o reconhecimento de honra ao mérito.
11. DOS CERTIFICADOS
11.1 Para ter acesso à página
dos certificados, o participante deverá responder a avaliação do IV CONAENTE no
seu perfil.
11.2 Apenas os
inscritos terão direito ao certificado
de participação, bem como o de apresentação
de trabalho aprovado, caso tenha sido incluído no sistema de submissão.
11.3 Os certificados
serão disponibilizados na área do inscrito, no site: www.even3.com.br/conaent2024.
11.4 Os certificados serão gerados pelos dados fornecidos pelo participante ao realizar sua inscrição.
Erros nos dados gera certificado com informações incorretas. É
cobrada uma taxa adicional de R$ 20,00 para correção.
11.5 Haverá certificados para as seguintes modalidades:
I.
Certificado de participante, com carga horária de 30 horas.
II.
Certificado de participação em minicurso com carga horária de 6 horas, quando for o caso.
III.
Certificado de apresentação de trabalho para autores
inscritos, para fins de atividades
complementares é atribuído conforme cada Instituições de Ensino Superior. Neste certificado sairá apenas o nome dos
autores escolhidos como apresentadores no ato da submissão.
OBS.: Somente autores inscritos e marcados como
apresentadores têm acesso ao certificado de apresentação.
IV.
Certificado de Menção Honrosa para os trabalhos vencedores.
OBS.: Após o término do evento os
certificados estarão disponíveis em até 30 dias, podendo esse prazo ser prorrogado
por igual período mediante necessidade.
Para saber mais sobre como
acessar seus certificados, acesse o link: https://ajuda.even3.com.br/hc/pt- br/articles/360024002051-Acessar-meus-certificados
12. ANAIS E PUBLICAÇÃO DOS TRABALHOS
12.1 Os resumos simples serão publicados nos Anais do IV CONAENTE 2024, com DOI
geral, Ficha Catalográfica e ISBN pela Wissen Editora (www.wisseneditora.com.br),
em até 60 dias após o término do evento.
12.2 Os capítulos de livros
aprovados no evento serão publicados como capítulo de livro na Wissen Editora.
12.3 Os artigos
originais serão publicados na revista Journal of Education, Science and Health –
JESH (www.jeshjournal.com.br).
13. DA ORGANIZADORA E EQUIPE
13.1 A Bio10 Digital Cursos cadastrada sob CNPJ: 37.612. 57/0001-72, microempresa
organizadora do IV CONAENTE 2024, com o apoio científico da Wissen Editora, da revista JESH e demais parceiros, se comprometem em oferecer todo o suporte
necessário aos participantes, no quesito esclarecimentos de dúvidas, bem
como da entrega do serviço ofertado, não se responsabilizando por erros e
equívocos por parte do participante.
13.2 O IV CONAENTE cobra
as taxas descritas no item 2.3, destinadas a custear despesas do evento
(divulgação, hospedagem do site, percentual da taxa de cada inscrito), edição e
publicação dos Anais eletrônicos. Uma parte é destinada aos serviços prestados
pelos membros da Comissão Organizadora, composta por graduandos e
pós-graduandos.
Todos os envolvidos na Comissão Organizadora do evento recebem
certificado de membro da Comissão Organizadora, que podem ser utilizados como
atividades complementares.
14. DISPOSIÇÕES GERAIS
Os organizadores não se
responsabilizam pelas conexões de internet nos dias e horários das atividades
do evento ou por eventuais falhas no fornecimento de energia no local de
moradia do participante. Mas informamos que todas as atividades podem ser acessadas
pelo prazo de 07 dias, com direito a emissão de certificado pela participação
ao término. Sendo uma possibilidade para aqueles estudantes que residem em
local de baixa cobertura de internet.
Os autores devem tomar
conhecimento dos prazos e datas importantes, conforme Anexo I.
Obs.: Em caso de falta de energia
e queda de internet, em nossa empresa, sanaremos as questões relacionadas a
transmissão e exposição dos trabalhos, de uma forma que não haja prejuízo a
nenhum participante.
A Comissão Organizadora do evento tem até 72
horas para responder às dúvidas e questionamentos enviados ao e-mail: www.even3.com.br/conaente2024 podendo o prazo ser maior, dependendo do volume de
mensagens a serem respondidas.
ORIENTAÇÕES DE APRESENTAÇÃO DE TRABALHO
ORIENTAÇÕES DE GRAVAÇÃO E ENVIO DA APRESENTAÇÃO
ORAL
ATENÇÃO! Capítulos de livros originais e artigos científicos aprovados, serão selecionados pela comissão científica para serem apresentados na forma de Apresentação Oral. Podendo ser selecionado de 12 a 14 trabalhos.
Modelo de slide de COMUNICAÇÃO ORAL - BAIXE AQUI, crie sua apresentação. O arquivo não pode ser editado virtualmente.
Para baixar, na barra de ferramentas, ir em arquivo, depois baixar.
• Um dos autores deve gravar o vídeo de apresentação do trabalho;
• Tempo de apresentação: até 6 minutos;
• Boa qualidade audiovisual, verificar principalmente o áudio, evitando
muitas interferências, recomenda usar fone de ouvido com microfone;
• Boa iluminação, ao gravar procure ficar a favor da fonte de luz
(janela, porta ou abajur ligado);
• Faça uma fala breve apresentando-se (nome, título do trabalho,
instituição de origem e área temática);
• Durante a apresentação é obrigatório aparecer em um dos cantos da tela
da gravação;
• Ao finalizar a gravação, salve o vídeo em MP4;
• Suba o vídeo para um canal pessoal do YouTube (todas as contas Gmail
têm um canal. Veja como criar um canal no YouTube AQUI;
Veja como postar um vídeo no canal do YouTube AQUI);
• No YouTube, após upload, coloque no título do vídeo, o título do
trabalho, na descrição, o autor apresentador;
• Conferir se o vídeo está completo, sem cortes ou falhas;
Enviar o link do vídeo disponível no YouTube para: conaentbio10@gmail.com. No
título da mensagem colocar: título completo do trabalho_Com.
Oral. No texto da mensagem, coloque: o título completo do trabalho;
link do vídeo no canal; nome do autor apresentador; modalidade de apresentação;
nome dos autores.
· Todos os vídeos devem ser encaminhados por meio do link do youtube, não
sendo aceito outros formatos.
SUGESTÕES DE PROGRAMAS PARA GRAVAÇÃO:
• PowerPoint, versão 365, grava tela e câmera (Link: https://www.youtube.com/watch?v=DGYoByvDkxQ);
• Zoom (versão free) observar se não houve falhas na gravação, há muitos
cortes (Link: https://www.youtube.com/watch?v=QNeuuaxF22Q);
• Active Presenter (Link: https://www.youtube.com/watch?v=G8xtRLsNJz0&t=493s).
· Outros programas
de gravação podem ser usados, desde que atenda as normas.
· Vídeos com som
baixo podem comprometer o entendimento e interferir negativamente na avaliação.
ATENÇÃO! É obrigatória a participação de pelo menos
um autor de cada trabalho, que possa responder às perguntas dos avaliadores. A
ausência de um autores desclassifica o trabalho para recebimento de certificado
e participação para ser reconhecido com Honra ao Mérito.
ORIENTAÇÕES DE GRAVAÇÃO E ENVIO DA
APRESENTAÇÃO EM VÍDEO-POSTER
Todos os trabalhos que não foram selecionadas para
apresentação oral devem ser apresentados nessa modalidade. Confira aqui a lista
dos trabalhos selecionados para apresentação oral.
Modelo de slide de VÍDEO-PÔSTER - BAIXE AQUI, baixar o arquivo e fazer a edição no seu computador pessoal.Para
baixar, na barra de ferramentas, ir em arquivo, depois baixar.
• Um dos autores deve gravar o vídeo de apresentação do trabalho;
• Tempo de apresentação: até 5 minutos de duração;
• Boa qualidade audiovisual, verificar principalmente o áudio, evitando
muitas interferências, recomenda usar fone de ouvido com microfone;
• Boa iluminação, ao gravar procure ficar a favor da fonte de luz
(janela, porta ou abajur ligado);
• Faça uma fala breve apresentando-se (nome, título do trabalho,
instituição de origem e área temática);
• Durante a apresentação é obrigatório aparecer em um dos cantos da tela
da gravação;
• Ao finalizar a gravação, salve o vídeo em MP4;
• Suba o vídeo para um canal pessoal do YouTube (todas as contas Gmail
têm um canal. Veja como criar um canal no YouTube AQUI;
Veja como postar um vídeo no canal do YouTube AQUI);
• No YouTube, após upload, coloque no título do vídeo, o título do
trabalho, na descrição, o autor apresentador;
• Conferir se o vídeo está completo, sem cortes ou falhas;
• Enviar o link do vídeo disponível no YouTube para: conaentbio10@gmail.com No título da mensagem colocar: título completo do trabalho
video-poster. No texto da mensagem, coloque: o título completo do
trabalho; link do vídeo no canal; nome do autor apresentador; modalidade de
apresentação; nome dos autores.
· Todos os vídeos devem ser encaminhados por meio do link do youtube, não
sendo aceito outros formatos.
As apresentações em vídeo poster serão
disponibilizadas em uma playlist para os participantes, não havendo um momento de encontro para perguntas dos avaliadores.
SUGESTÕES DE PROGRAMAS PARA GRAVAÇÃO DAS APRESENTAÇÕES:
• PowerPoint, versão 365, grava tela e câmera (Link: https://www.youtube.com/watch?v=DGYoByvDkxQ);
• Zoom (versão free) observar se não houve falhas na gravação, há muitos
cortes (Link: https://www.youtube.com/watch?v=QNeuuaxF22Q);
• Active Presenter (Link: https://www.youtube.com/watch?v=G8xtRLsNJz0&t=493s).