A Universidade Estadual do Maranhão Campus Santa Inês, por meio do Departamento de Letras e Pedagogia, apresentou o 1º Congresso Nacional de Diversidade Linguística e Etnocultural (I CONADILE) realizado no período de 23 a 25 de junho de 2025. O evento envolveu acadêmicos e pesquisadores em discussões aplicadas sobre a temática da diversidade linguística e etnocultural, bem como incentivar o desenvolvimento de estudos relacionados às línguas e literaturas de línguas indígenas, educação escolar indígena e interculturalidade.
O I CONADILE foi um evento de abrangência nacional que ocorreu no formato híbrido, respeitando a seguinte a organização: (i) Os trabalhos inscritos na modalidade comunicação oral de forma online e presencial; e (ii) as palestras e mesas redondas na modalidade presencial.
A realização do I CONADILE surgiu da necessidade de se intensificar a reflexão e o intercâmbio de conhecimentos sobre a diversidade linguística e etnocultural em nossas universidades. Apesar do Brasil ser um dos países mais diversos do mundo em termos de línguas e culturas, as línguas indígenas e outras línguas minoritárias ainda enfrentam grandes desafios para a sua preservação, ensino e valorização. Este congresso teve o intuito de suprir essa lacuna, proporcionando um fórum de discussão que destaque a importância de políticas públicas que promovam a proteção e o fortalecimento dessas línguas e culturas, além de incentivar práticas pedagógicas que respeitem e valorizem a identidade de cada povo.