INFORMAÇÕES GERAIS SONRE O I CONABIVE
A Bio10 Digital Cursos (CNPJ: 37.612.857/0001-72 - www.bio10digital.com.br), com apoio científico da Wissen Editora (www.wisseneditora.com.br) e da revista científica Journal of Education, Science and Health – JESH (www.journaljesh.com.br), torna pública a abertura de inscrições e estabelece normas relativas à participação no I Congresso Nacional de Biologia Vegetal On-line (I CONABIVE) (www.even3.com.br/conabive2024), que ocorrerá no período de 17 a 19 de abril de 2024.
DO OBJETIVO E PÚBLICO ALVO
1.1 Promover a participação e integração da comunidade acadêmica, para discutir temas relacionados à biologia vegetal.
1.2 Oferecer evento nacional a preço acessível, com a submissão e apresentação de trabalhos, onde os inscritos participam de onde estiver.
1.3 Oportunizar a participação de graduandos, pós-graduandos, profissionais e pesquisadores na área de biologia vegetal.
1.4 Abrir espaço para a participação de pesquisadores jovens, mestres e doutorandos ministrarem palestras com temáticas da sua pesquisa.
2.1 As inscrições serão realizadas no período de 20/01/2024 a 19/004/2024, de acordo com horário de Brasília, por meio do site: www.even3.com.br/conabive2024, conforme valores e períodos de inscrição descritos na tabela abaixo:
|
|
Lotes de inscrição
|
|
Lote promocional
|
1º
Lote
|
2º
Lote
|
3º
Lote
|
4º
Lote
|
Categorias
|
20/01/2024
a
31/01/2024
|
01/02/2024
a
29/02/2024
|
01/03/2024
a
22/03/2024
|
23/03/2024
a
01/04/2024
|
01/04/2024
a
19/04/2024
|
Graduando
|
R$ 25,00
Lote
Promocional
|
R$
30,00
|
R$
35,00
|
R$
40,00
|
R$ 45,00
|
Pós-graduando
|
R$
40,00
|
R$
45,00
|
R$
50,00
|
R$ 55,00
|
Profissional
|
R$
45,00
|
R$
50,00
|
R$
55,00
|
R$
60,00
|
Minicursos/Oficina
|
R$ 10,00 (quando for o caso)
|
Formas de
pagamento
|
|
Boleto, cartão de crédito ou PIX
|
2.2 O preenchimento das informações referentes aos dados pessoais (nomes, e-mails, títulos e/ou anexações dos trabalhos e entre outros.) e dos trabalhos submetidos é de inteira responsabilidade do participante. A organizadora não se responsabiliza por erros destas informações no sistema.
Obs.: Evitar o uso de e-mail institucional para cadastro, devido possíveis problemas na identificação do pagamento. Tenha bastante atenção no preenchimento dos dados no sistema, pois é com eles que serão gerados os certificados. Portanto, o participante deve atentar-se para as letras minúsculas e maiúsculas e/ou os erros de digitação. Correções serão feitas mediante pagamento de taxa no valor de R$ 20,00
2.3 A inscrição pode ser realizada por grupos de trabalhos com desconto a consultar a Comissão Organizadora do evento, através do e-mail: conabivebio10@hotmail.com
2.4 A inscrição só será efetivada mediante a confirmação do pagamento. Pagamento por meio de boleto bancário dura cerca de 72 h úteis para ocorrer à compensação, até 24 h para pagamento no crédito e imediato para PIX.
2.5 A efetivação da inscrição realizada conforme a tabela do item 2.3, dará ao inscrito o direito de participar das palestras, exposição e apresentação de trabalhos.
2.6 A participação em minicurso fica condicionada ao pagamento da taxa extra de R$ 10,00, quando for o caso.
3. DAS FORMAS DOS PAGAMENTOS
3.1 Os pagamentos poderão ser realizados por:
3.1.1 Boleto (pode ser compensado em até 72 horas úteis);
3.1.2 Cartão de Crédito (até 24 h);
4.1 O reembolso só será realizado pelo site do evento e de acordo com o Art. 49 da Lei 8.078/09 do Código de Defesa do Consumidor, com o prazo legal de até 7 (sete) dias após a compra para solicitar o estorno de pagamento.
4.2 Não será feito em hipótese alguma o reembolso para inscrito que porventura não consiga participar do evento, devido a incompatibilidade de agenda.
5.1 Após a confirmação da inscrição no evento, o participante deverá se inscrever em todas as atividades do evento, bastando seguir o passo a passo que ficará disponível no link: CLIQUE AQUI
5.2 A transmissão das palestras ocorrerá nos dias 17 a 19 de abril de 2024.
Obs.: As inscrições, os pagamentos e as transmissões das palestras, seguirão o horário de Brasília.
5.3 A programação do evento pode sofrer ajustes, dependendo da necessidade.
5.4 As palestras gravadas ficarão disponíveis no site do evento para acesso pelos inscritos por 15 dias.
Obs.: As gravações poderão ser disponibilizadas no YouTube e terão acesso livre, mas não garante o direito ao certificado de participação, apenas para os inscritos.
6. DAS SUBMISSÕES DOS TRABALHOS
6.1 As submissões na forma de resumo simples e resumo expandido/capítulo de livro, serão realizadas no período de 20/01 a 29/02/2024, totalmente gratuitas, podendo esse ser prorrogada.
6.2 Os trabalhos devem ser inéditos, provenientes de trabalhos originais, relato de caso ou de experiência, pesquisa de campo ou revisão da literatura. Ao submeter o resumo, o autor deverá obrigatoriamente adotar o template padrão disponível no site do evento www.even3.com.br/conabive2024, seguir as normas e orientações de formatação e escolher uma das Áreas Temáticas (ATs), especificadas a seguir:
AT03: Genética e citologia vegetal
AT04: Anatomia e Morfologia Vegetal
AT05: Sistemática e Taxonomia vegetal
AT06: Biologia Molecular vegetal
AT07: Inter-relações botânicas com Outros Organismos
AT09: Conservação e Biodiversidade vegetal
AT13: Biotecnologia vegetal
AT15: Outras áreas da Biologia Vegetal
Obs.: Todos os trabalhos devem obrigatoriamente abordar assunto contido em uma das Áreas Temáticas listadas acima.
6.3 O limite máximo é de 10 autores por trabalho, e três submissões por autor.
6.4 Todos os autores devem se inscrever no evento para receber o certificado de apresentação de trabalho.
6.5 A submissão de cada trabalho é gratuita.
6.6 No ato da submissão todos os autores deverão ser inseridos (por quem faz a submissão) no sistema. Caso contrário, automaticamente não terão seus nomes incluídos no certificado.
6.7 Dois autores devem ser marcados como apresentadores, sendo que um deles deve fazer a apresentação, caso o primeiro não possa, o segundo deve realizar. O certificado de apresentação do trabalho ficará disponível para os autores que foram marcados como apresentadores.
Obs.: Quando solicitado posteriormente, a correção ou inclusão do nome de autor, que porventura não tenha sido cadastrado e de autor(es) como apresentador(es) de trabalho, gera-se uma taxa de R$ 20,00 por autor, a ser paga via Pix: bio10digital@gmail.com.
6.8 É recomendada, mas não obrigatória, a presença de um autor com título mínimo de graduado, cujo nome deverá ser o último dos autores.
6.9 A organização do I CONABIVE não se responsabiliza por problemas éticos entre os autores. Portanto havendo conflitos de interesses, após a aprovação do trabalho para apresentação, ele não será retirado da listagem e havendo necessidade de incluir o nome de autor extra, será cobrada uma taxa no valor de R$ 20,00 por cada autor a ser inserido, a ser paga via Pix: bio10digital@gmail.com.
6.10 Em nenhum momento será permitido a exclusão de um trabalho após a exposição/apresentação.
7.1 Podem ser submetidos, trabalho nas modalidades de resumo simples e resumo expandido redigidos na língua portuguesa, utilizando os templates disponíveis no site do I CONABIVE: www.even3.com.br/conabive2024
7.2 O resumo simples em texto corrido justificado, deve conter 200 a 300 palavras, exceto título, autores, filiação e palavras-chaves, usando o template disponível no site: www.even3.com.br/conabive2024 e formatados de acordo com as normas do evento.
7.3 O resumo expandido deve ter de 06 a 08 páginas, com as seguintes informações: Título; Nome dos autores; Afiliação dos autores; Área Temática (AT); Resumo em português; Palavras-chave; Introdução com objetivo; Métodos ou metodologia; Resultados e discussão; Conclusão ou considerações finais; Referências e Agradecimentos (opcional), conforme o template disponível no site: www.even3.com.br/conabive2024
7.3.1 Todos os resumos expandidos aprovados, serão publicados como capítulo de livro na Wissen Editora, com pagamento de taxa de R$ 149,00 (cento e quarenta e nove reais). E seus resumos simples serão incluídos nos Anais do I CONABIVE.
OBS.:Os capítulos de livros deve ser submetido com o comprovante da taxa de publicação. Caso reprovado, este terá a taxa de publicação devolvida, após o evento, podendo ser solicitada pelo e-mail: conabivebio10@hotmail.com
7.4 No momento da submissão, o trabalho deve ter duas versões: uma com a identificação dos autores e outra não identificada, além do comprovante de pagamento da taxa de publicação, quando for resumo expandido/capítulo de livro.
7.6 Na versão identificada, colocar abaixo do título, nome completo dos autores, formação, vínculo institucional, e-mail do autor correspondente, que pode ser o primeiro autor ou o orientador, deve-se indicar obrigatoriamente a Área Temática (segundos as descritas no item 6.2), cujo trabalho está relacionado.
7.7 Serão aceitos apenas trabalhos inéditos, que nunca foram publicados em outro evento, livro ou revista.
7.8 A comissão avaliadora utilizará software detector de plágio para análise do percentual de similaridade.
Obs.: É importante atentar-se à formatação do seu trabalho e avaliá-lo em programa antiplágio, para aumentar as chances de aprovação.
Obs.: Trabalhos não formatados conforme normas do template ou que apresentarem alto percentual de plágio, não serão aprovados.
8. AVALIAÇÃO DOS TRABALHOS
8.1 O período de avaliação dos trabalhos será o mesmo período de submissão.
8.2 A avaliação será dupla cega, por dois avaliadores.
8.3 Após a apreciação, os avaliadores emitirão um parecer, que poderá ser: APROVADO, APROVADO COM RESSALVAS ou NÃO APROVADO (INDEFERIDO).
8.4 São critérios de aprovação com ressalvas:
8.4.1 Não utiliza o template e/ou normas de formatação do evento;
8.4.2 Ultrapassou o limite de 300 palavras para resumo simples ou menos de 06 e mais de 08 páginas para resumo expandido;
8.4.3 Erros gramaticais, de digitação, de dados científicos e/ou matemáticos;
8.4.4 Falta de coerência e coesão textual;
8.4.5 Não atende normas de formatação para citação e referências.
8.5 São critérios de indeferimentos direto:
8.5.1 O trabalho não atende a estrutura e/ou normas de formatação do evento;
8.5.2 O trabalho não se encaixa nas Áreas Temáticas do evento;
8.5.3 O trabalho extrapolou o limite de 20% de plágio, pelo detector de plágio.
Obs.: Após indeferimento do trabalho não caberá recurso, tão pouco será permitida a substituição do trabalho por outro.
9. APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS
9.1 Resumos expandidos originais aprovados, serão apresentados na forma de Apresentação Oral, podendo ser selecionado até 12 trabalhos, caso haja um número maior de submissões nesse formato.
Todos os resumos simples e resumos expandido (revisão) aprovados serão apresentados na forma de vídeo-poster.
9.2 A apresentação será gravada por um dos autores e disponibilizado, em um Canal pessoal do YouTube, o link do vídeo deve ser enviado para a organização do evento para o e-mail: conabivebio10@hotmail.com, conforme prazo estabelecido no anexo I;
9.3 No e-mail enviado com a apresentação do trabalho, colocar no título da mensagem: Apresentação Oral/Vídeo-poster I CONABIVE. No texto da mensagem, coloque: o título completo do trabalho; link do vídeo no canal; nome do autor apresentador; modalidade de apresentação; nome dos demais autores.
9.4 Os trabalhos devem adotar o modelo do template da apresentação disponibilizado pela comissão organizadora, seguindo as normas para gravação do vídeo com boa iluminação e qualidade audiovisual.
9.5 Normas para apresentação: Um dos autores deve gravar o vídeo de apresentação do trabalho; o tempo de apresentação deve ser até 5 minutos de duração para vídeo-poster e até 06 minutos para Apresentação Oral, durante toda a apresentação é obrigatório o apresentador aparecer em um dos cantos da tela da gravação.
Obs.: Trabalhos fora do template e das normas de apresentação não serão considerados para apresentação e desclasssificados para premiação de menção honrosa.
9.6 A apresentação dos trabalhos aprovados ocorrerá nos dias 18 a 19/04/2024, conforme programação disponível no site: www.even3.com.br/conabive2024.
Obs.: A apresentação dos trabalhos é uma ATIVIDADE, tal como as palestras e requer participação.
9.4 As apresentações de vídeo-poster serão disponibilizadas aos participantes, para apreciação;
9.5 As apresentações em vídeo-poster serão avaliadas por um avaliador;
9.6 Até cinco trabalhos receberão o reconhecimento de honra ao mérito.
10.1 Para ter acesso à página dos certificados, o participante deverá responder a avaliação do I CONABIVE no seu perfil.
10.2 Apenas os inscritos terão direito ao certificado de participação, bem como o de apresentação de trabalho aprovado, caso tenha sido incluído no sistema de submissão.
10.4 Os certificados serão gerados pelos dados fornecidos pelo participante ao realizar sua inscrição. Erros nos dados gera certificado com informações incorretas. É cobrada uma taxa adicional de R$ 20,00 para correção.
10.5 Haverá certificados para as seguintes modalidades:
Certificado de participante, com carga horária de 30 horas.
Certificado de participação em minicurso com carga horária de 6 horas, quando for o caso.
Certificado de apresentação de trabalho para autores inscritos, para fins de atividades complementares é atribuído conforme cada Instituições de Ensino Superior. Neste certificado sairá apenas o nome dos autores escolhidos como apresentadores no ato da submissão.
Obs.: Somente autores inscritos e marcados como apresentadores têm acesso ao certificado de apresentação.
Certificado de Menção Honrosa para os trabalhos vencedores.
Obs.: Após o término do evento os certificados estarão disponíveis em até 30 dias, podendo esse prazo ser prorrogado por igual período mediante necessidade.
11. ANAIS E PUBLICAÇÃO DOS TRABALHOS
11.1 Os Anais do I CONABIVE 2024 serão publicados com DOI geral, Ficha Catalográfica e ISBN pela Wissen Editora (www.wisseneditora.com.br), em até 60 dias após o término do evento.
11.2 Os resumos expandidos aprovados no evento serão publicados como capítulo de livro na Wissen Editora, com taxa adicional de R$ 149,90.
11.3 Os trabalhos originais serão avaliados pelo Conselho Editorial da revista Journal of Education, Science and Health – JESH (www.jeshjournal.com.br), caso apresentem mérito científico, os autores serão orientados a submeter na revista, realizando adequações requisitadas e pagamento de taxa adicional de R$ 150,00.
11.4 O resumo dos resumos expandidos, serão publicados nos Anais do I CONABIVE, sem custo adicional, exceto quando os autores solicitarem a inclusão do registro DOI em seu trabalho, que será cobrada uma taxa no valor de R$ 50,00. A requisição pode ser realizada pelo e-mail: bio10digital@gmail.com, informando o título do trabalho.
Obs. Recomenda-se realizar alguma modificação no título do capítulo ou do artigo científico, para não ficar igual ao resumo dos Anais.
12. DA ORGANIZADORA E EQUIPE
12.1 A Bio10 Digital Cursos cadastrada sob CNPJ: 37.612.857/0001-72, microempresa organizadora do I CONABIVE 2024, com o apoio científico da Wissen Editora, da revista JESH e demais parceiros, se comprometem em oferecer todo o suporte necessário aos participantes, no quesito esclarecimentos de dúvidas, bem como da entrega do serviço ofertado, não se responsabilizando por erros e equívocos por parte do participante.
12.2 O I CONABIVE cobra as taxas descritas no item 2.3, destinadas a custear despesas do evento (divulgação, hospedagem do site, percentual da taxa de cada inscrito), edição e publicação dos Anais eletrônicos. Uma parte é destinada aos serviços prestados pelos membros da Comissão Organizadora, composta por graduandos e pós-graduandos.
Todos os envolvidos na Comissão Organizadora do evento recebem certificado de membro da Comissão Organizadora, que podem ser utilizados como atividades complementares.
Os organizadores não se responsabilizam pelas conexões de internet nos dias e horários das atividades do evento ou por eventuais falhas no fornecimento de energia no local de moradia do participante. Mas informamos que todas as atividades podem ser acessadas pelo prazo de 07 dias, com direito a emissão de certificado pela participação ao término. Sendo uma possibilidade para aqueles estudantes que residem em local de baixa cobertura de internet.
Os autores devem tomar conhecimento dos prazos e datas importantes, conforme Anexo I.
Obs.: Em caso de falta de energia e queda de internet, em nossa empresa, sanaremos as questões relacionadas a transmissão e exposição dos trabalhos, de uma forma que não haja prejuízo a nenhum participante.
A Comissão Organizadora do evento tem até 72 horas para responder às dúvidas e questionamentos enviados ao e-mail: www.even3.com.br/conabive2024 podendo o prazo ser maior, dependendo do volume de mensagens a serem respondidas.
Teresina – PI, 20 de janeiro de 2024.
ORIENTAÇÕES DE APRESENTAÇÃO DE TRABALHO
ORIENTAÇÕES DE GRAVAÇÃO E ENVIO DA APRESENTAÇÃO ORAL
ATENÇÃO! Resumos expandidos originais aprovados, serão apresentados na forma de Apresentação Oral, podendo ser selecionado até 12 trabalhos, caso haja um número maior de submissões nesse formato.
Modelo de slide de COMUNICAÇÃO ORAL - BAIXE AQUI, crie sua apresentação. O arquivo não pode ser editado virtualmente.
• Um dos autores deve gravar o vídeo de apresentação do trabalho;
• Tempo de apresentação: até 6 minutos;
• Boa qualidade audiovisual, verificar principalmente o áudio, evitando muitas interferências, recomenda usar fone de ouvido com microfone;
• Boa iluminação, ao gravar procure ficar a favor da fonte de luz (janela, porta ou abajur ligado);
• Faça uma fala breve apresentando-se (nome, título do trabalho, instituição de origem e área temática);
• Durante a apresentação é obrigatório aparecer em um dos cantos da tela da gravação;
• Ao finalizar a gravação, salve o vídeo em MP4;
• Suba o vídeo para um canal pessoal do YouTube (todas as contas Gmail têm um canal. Veja como criar um canal no YouTube AQUI; Veja como postar um vídeo no canal do YouTube AQUI);
• No YouTube, após upload, coloque no título do vídeo, o título do trabalho, na descrição, o autor apresentador;
• Conferir se o vídeo está completo, sem cortes ou falhas;
• Enviar o link do vídeo disponível no YouTube para: conabivebio10@hotmail.com. No título da mensagem colocar: título completo do trabalho_Com. Oral. No texto da mensagem, coloque: o título completo do trabalho; link do vídeo no canal; nome do autor apresentador; modalidade de apresentação; nome dos autores.
SUGESTÕES DE PROGRAMAS PARA GRAVAÇÃO:
• PowerPoint, versão 365, grava tela e câmera (Link: https://www.youtube.com/watch?v=DGYoByvDkxQ);
• Zoom (versão free) observar se não houve falhas na gravação, há muitos cortes (Link: https://www.youtube.com/watch?v=QNeuuaxF22Q);
• Active Presenter (Link: https://www.youtube.com/watch?v=G8xtRLsNJz0&t=493s).
· Outros programas de gravação podem ser usados, desde que atenda as normas.
· Vídeos com som baixo podem comprometer o entendimento e interferir negativamente na avaliação.
ATENÇÃO! É obrigatória a participação de pelo menos um autor de cada trabalho, que possa responder às perguntas dos avaliadores. A ausência de todos os avaliadores desclassifica o trabalho para recebimento de certificado e participação para ser reconhecido com Honra ao Mérito.
ORIENTAÇÕES DE GRAVAÇÃO E ENVIO DA APRESENTAÇÃO EM VÍDEO-POSTER
Todos os resumos simples e resumos expandidos resultantes de revisão bibliográfica serão apresentados em vídeo-pôster.
Modelo de slide de VÍDEO-PÔSTER - BAIXE AQUI (baixar o arquivo e fazer a edição no seu computador pessoal);
• Um dos autores deve gravar o vídeo de apresentação do trabalho;
• Tempo de apresentação: até 4 minutos de duração;
• Boa qualidade audiovisual, verificar principalmente o áudio, evitando muitas interferências, recomenda usar fone de ouvido com microfone;
• Boa iluminação, ao gravar procure ficar a favor da fonte de luz (janela, porta ou abajur ligado);
• Faça uma fala breve apresentando-se (nome, título do trabalho, instituição de origem e área temática);
• Durante a apresentação é obrigatório aparecer em um dos cantos da tela da gravação;
• Ao finalizar a gravação, salve o vídeo em MP4;
• Suba o vídeo para um canal pessoal do YouTube (todas as contas Gmail têm um canal. Veja como criar um canal no YouTube AQUI; Veja como postar um vídeo no canal do YouTube AQUI);
• No YouTube, após upload, coloque no título do vídeo, o título do trabalho, na descrição, o autor apresentador;
• Conferir se o vídeo está completo, sem cortes ou falhas;
• Enviar o link do vídeo disponível no YouTube para: conabivebio10@hotmail.com. No título da mensagem colocar: título completo do trabalho_do vídeo-poster. No texto da mensagem, coloque: o título completo do trabalho; link do vídeo no canal; nome do autor apresentador; modalidade de apresentação; nome dos autores.
O envio será informado posteriormente.
SUGESTÕES DE PROGRAMAS PARA GRAVAÇÃO DAS APRESENTAÇÕES:
• PowerPoint, versão 365, grava tela e câmera (Link: https://www.youtube.com/watch?v=DGYoByvDkxQ);
• Zoom (versão free) observar se não houve falhas na gravação, há muitos cortes (Link: https://www.youtube.com/watch?v=QNeuuaxF22Q);
• Active Presenter (Link: https://www.youtube.com/watch?v=G8xtRLsNJz0&t=493s).