EDITAL DO PARTICIPANTE Nº01 2026 – II CONABION
EDITAL DO PARTICIPANTE Nº01 2026 – II
CONABION
A Bio10 Digital Cursos (CNPJ: 37.612.857/0001-72 – www.bio10digital.com.br),
com apoio científico da Wissen
Editora (www.editorawissen.com.br) e da revista
científica Journal of Education,
Science and Health – JESH (https://bio10publicacao.com.br/jesh),
torna pública a abertura das inscrições e estabelece as normas para
participação no II Congresso
Nacional de Biotecnologia On-line (II CONABION), que ocorrerá de 04 a a 06 de fevereiro de 2026,
totalmente on-line, por meio da plataforma:
https://www.even3.com.br/conabion-636913/
.
1. DO OBJETIVO E
PÚBLICO-ALVO
1.1 Promover a participação e integração da comunidade
acadêmica, para discutir temas relacionados à aos diversos campos da
biotecnologia, com foco na integração entre estudantes, professores e
pesquisadores de todo o país.
1.2 Oferecer evento nacional a preço acessível, com a
submissão e apresentação de trabalhos, onde os inscritos participam de onde
estiver.
1.3 Oportunizar a participação de graduandos, pós-graduandos,
profissionais e pesquisadores na área de da biotecnologia.
1.4 Abrir espaço para a participação de pesquisadores jovens,
mestres e doutorandos ministrarem palestras com temáticas da sua pesquisa.
2. DA INSCRIÇÃO
2.1 As inscrições serão realizadas no período de 20/10/2026 a 13/02/2026, de acordo com
horário de Brasília, por meio do site: https://www.even3.com.br/conabion-636913/ conforme
valores e períodos de inscrição descritos na tabela abaixo:
|
LOTES DE INSCRIÇÃO
|
|
|
|
Lote promocional
|
1º Lote
|
2º Lote
|
3º Lote
|
|
Categorias
|
20/10/2025 a
20/11/2025
|
21/11/2025 a
20/12/2025
|
21/12/2025
a 20/01/2026
|
21/01/2025 a
13/02/2026
|
|
Graduando
|
R$ 30,00
Lote
Promocional
|
R$ 35,00
|
R$ 40,00
|
R$ 45,00
|
|
Pós-graduando
|
R$ 45,00
|
R$ 50,00
|
R$ 55,00
|
|
Profissional
|
R$ 55,00
|
R$ 60,00
|
R$ 65,00
|
|
Minicursos/Oficina
|
R$ 10,00 (quando for o caso)
|
|
|
Formas de pagamento
|
Boleto, cartão de
crédito ou PIX
|
2.2 O preenchimento das informações referentes aos dados pessoais (nomes, e-mails,
títulos e/ou anexações dos trabalhos e entre outros) e dos trabalhos submetidos é de inteira responsabilidade do
participante. A organizadora não se responsabiliza por erros destas
informações no sistema.
Obs.: Evitar o uso de
e-mail institucional para cadastro, devido a possíveis problemas na
identificação do pagamento. Tenha bastante atenção no preenchimento dos
dados no sistema, pois é com eles que serão gerados os certificados.
Portanto, o participante deve atentar-se para as letras minúsculas e maiúsculas
e/ou os erros de digitação. Correções serão feitas mediante pagamento de taxa
no valor de R$ 20,00
2.3 A inscrição pode ser realizada por grupos de trabalhos com
desconto a consultar a Comissão Organizadora do evento, através do
e-mail: conabionbio10@gmail.com
2.4 A inscrição só será efetivada mediante a confirmação do
pagamento. Pagamento por meio de boleto bancário dura cerca de 72h úteis para
ocorrer à compensação, até 24h para pagamento no crédito e imediato para PIX.
2.5 A efetivação da inscrição realizada conforme a tabela do
item 2.3, dará ao inscrito o direito de participar das palestras, exposição e
apresentação de trabalhos.
2.6 A participação em minicurso fica condicionada ao pagamento
da taxa extra de R$ 10,00, quando for o caso.
3. DAS FORMAS DOS PAGAMENTOS
3.1 Os pagamentos poderão ser realizados por:
3.1.1 Boleto (pode ser compensado em até 72 horas úteis);
3.1.2 Cartão de Crédito (até 24h);
3.1.3 PIX (imediato).
4. DO REEMBOLSO
4.1 O reembolso só
será realizado pelo site do evento e de acordo com o Art. 49 da Lei 8.078/09 do
Código de Defesa do Consumidor, com
o prazo legal de até 7 (sete) dias após a compra para solicitar o
estorno de pagamento.
4.2 Não será feito em hipótese alguma o reembolso para
inscrito que porventura não consiga participar do evento, devido a
incompatibilidade de agenda.
5. DA PROGRAMAÇÃO
5.1 Após a confirmação da inscrição no evento, o participante
deverá se inscrever em todas as atividades do evento, bastando seguir o passo a
passo que ficará disponível no link: CLIQUE AQUI
5.2 O II CONABION será realizado de 04 a a 06 de fevereiro de 2026, com todas as atividades
realizadas integralmente on-line, por meio da plataforma Even3.
Obs.: As inscrições, os pagamentos e as transmissões das palestras,
seguirão o horário de Brasília.
5.3 A programação do evento pode sofrer ajustes, dependendo da
necessidade.
5.4 As palestras gravadas ficarão disponíveis no site do
evento para acesso pelos inscritos por 15 dias.
Obs.: Ajustes na programação serão enviadas via e-mail (Even3)
e no grupo do evento no WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/FTeiNtMJd2x0qBwKLh7YH6?mode=wwc
Obs.: As gravações poderão ser disponibilizadas no YouTube e terão
acesso livre, mas não garante o direito ao certificado de participação, apenas
para os inscritos.
6. DAS SUBMISSÕES DOS TRABALHOS
6.1 As submissões na
forma de resumo simples, capítulo
de livro e artigo científico, serão realizadas no período de 30/10 a 30/11/2025, podendo essa ser prorrogada.
6.2 Os trabalhos devem ser inéditos,
provenientes de trabalhos
originais, relato de caso ou de experiência, pesquisa de campo ou revisão da
literatura. Ao submeter o resumo, o autor deverá obrigatoriamente adotar o template padrão disponível no site do
evento https://www.even3.com.br/conabion-636913/, seguir as normas e orientações de
formatação e escolher uma das Áreas Temáticas (ATs).
Obs.: Todos os trabalhos devem obrigatoriamente abordar assunto contido
em uma das Áreas Temáticas listadas acima, estando dentro da temática do
evento.
6.3 O limite
máximo é de 10 autores por trabalho, e três submissões por autor.
6.4 Recomendamos que
todos os autores se inscrevem no evento para receber o certificado do
trabalho submetido e ter acesso aos certificados disponibilizados pela even3.
6.5 A submissão de cada trabalho é gratuita.
6.6 No ato da submissão
todos os autores deverão ser inseridos (por quem faz a submissão) no sistema.
Caso contrário, automaticamente não terão seus nomes incluídos no certificado.
6.7 Dois autores devem
ser marcados como apresentadores, sendo que um deles deve fazer a apresentação,
caso o primeiro não possa, o segundo deve realizar. O certificado de
apresentação do trabalho ficará disponível para os autores que foram marcados como apresentadores.
Obs.: Quando solicitado posteriormente, a correção, inclusão do nome de
autor, que porventura não tenha sido cadastrado e de autor(es) como
apresentador(es) de trabalho, gera-se uma taxa de R$ 20,00 por autor, a ser
paga via Pix: bio10digital@gmail.com. Autores só serão excluídos
dos trabalhos submetidos mediante envio de declaração e pagamento de taxa
de R$ 50. Capítulos de livros e artigos científicos não terão os valores
pagos ressarcido em caso de solicitação de exclusão, que só será realizada
mediante envio de declaração.
6.8 É recomendada,
mas não obrigatória, a presença de
um autor com título mínimo de graduação, cujo nome deverá ser o último dos
autores.
6.9 A organização do II
CONABION não se responsabiliza por problemas éticos entre os autores.
Portanto havendo conflitos de interesses, após a aprovação do trabalho para
apresentação, ele não será retirado da listagem e havendo necessidade de
incluir o nome de autor extra, será cobrada uma taxa no valor de R$ 20,00 por
cada autor a ser inserido, a ser paga via Pix: bio10digital@gmail.com.
6.10 Em nenhum momento será permitido a exclusão de um
trabalho após a exposição/apresentação.
6.11. Deve-se enviar um
arquivo do trabalho, identificado e outro não identificado, juntamente com o
comprovante da taxa de publicação (gratuito resumo simples; 149,00
resumo expandido; R$ 149,00 artigo científico). O valor será devolvido após o
evento, caso o trabalho seja recusado.
Obs. Para submeter um trabalho, acesse o passo a passo disponível no
link: https://ajuda.even3.com.br/hc/pt-br/articles/212882026-Submeter-meu-trabalho-em-um-evento
IMPORTANTE: Mesmo aprovados, trabalhos identificados como
duplicados - seja por mesmo ou semelhante título, conteúdo idêntico ou similar,
ou autoplágio (configurando mais de uma submissão) — não serão publicados nos
Anais, revistas científicas ou e-books do evento, uma vez que tal prática fere
as normas éticas de publicação científica.
7. FORMATO DOS TRABALHOS
7.1 Podem ser submetidos, trabalho nas modalidades de resumo simples, capítulo de livro e artigo científico redigidos
na língua portuguesa, utilizando os templates disponíveis no site do II
CONABION: https://www.even3.com.br/conabion-636913/
7.2 O resumo
simples em texto corrido justificado, deve conter 250 a 400 palavras, exceto título,
autores, filiação e palavras-chave, usando o template disponível no site: https://www.even3.com.br/conabion-636913/ e
formatados de acordo com as normas do evento.
7.3 O capítulo de
livro deve ter de 08 a 12
páginas, com as seguintes informações: Título; Nome dos autores; Afiliação
dos autores; Área Temática (AT); Resumo em português; Palavras-chave;
Introdução com objetivo; Métodos ou metodologia; Resultados e discussão;
Conclusão ou considerações finais; Referências e Agradecimentos
(opcional), conforme o template
disponível no site: http://www.even3.com.br/conacigen2025-595247-595247
7.3.1 Todos os capítulos de livro aprovados, serão publicados EM
e-book:, pela Wissen Editora, com pagamento de taxa de R$ 149,00 (cento e
quarenta e nove reais), em até 90 dias. E seus resumos simples serão incluídos
nos Anais do III CONABION,
gratuitamente.
7.4 O artigo científico deve ter
de 10 a 15 páginas, com as
seguintes informações: Título; Nome dos autores; Afiliação dos autores; Área
Temática (AT); Resumo em português; Palavras-chave; Introdução com objetivo;
Métodos ou metodologia; Resultados e discussão; Conclusão ou considerações
finais; Referências e Agradecimentos (opcional), conforme o template disponível no site: https://www.even3.com.br/conabion-636913/
7.5 Todos os artigos científicos aprovados, serão publicados na Revista
JESH, com pagamento de taxa de R$ 149,00 (cento e quarenta e nove reais),
em até 90 dias. E seus resumos
simples serão incluídos nos Anais
do II CONABION gratuitamente.
7.6 No momento da submissão, o trabalho deve ter duas versões: uma com a identificação dos
autores e outra não identificada,
além do comprovante de
pagamento da taxa de
publicação.
7.7 Na versão
identificada, colocar abaixo do título, nome completo dos autores, formação,
vínculo institucional, e-mail do autor correspondente, que pode ser o
primeiro autor ou o orientador, deve-se indicar obrigatoriamente a Área Temática (segundos as
descritas no item 6.2), cujo trabalho está relacionado.
7.8 Serão aceitos apenas trabalhos inéditos, que nunca foram
publicados em outro evento, livro ou revista.
7.9 A comissão avaliadora utilizará software detector de
plágio para análise do percentual de similaridade.
Obs.: É importante atentar-se à formatação do seu trabalho e
avaliá-lo em programa antiplágio, para aumentar as chances de aprovação.
Obs.: Trabalhos não formatados conforme normas do template ou que
apresentarem alto percentual de plágio, não serão aprovados.
Atenção: Se o número mínimo de seis capítulos de livro submetidos não for atingido, os trabalhos aprovados serão publicados no formato de artigo científico, garantindo a visibilidade e a certificação dos autores.
8. AVALIAÇÃO DOS TRABALHOS
8.1 O período de avaliação
dos trabalhos será o mesmo período de submissão.
8.2 A avaliação será dupla cega, por dois avaliadores.
8.3 Após a apreciação, os avaliadores emitirão um parecer, que
poderá ser: APROVADO, APROVADO COM RESSALVAS ou NÃO APROVADO (INDEFERIDO).
8.4 São critérios de aprovação com ressalvas:
8.4.1 Não utiliza o template e/ou normas de formatação do
evento;
8.4.2 Ultrapassou o limite de
palavras para ou páginas estabelecidos no edital.
8.4.3 Erros gramaticais, de digitação, de dados científicos
e/ou matemáticos;
8.4.4 Falta de coerência e coesão textual;
8.4.5 Não atende às normas de formatação para citação e
referências.
8.5 São critérios de indeferimentos direto:
8.5.1 O trabalho não atende a estrutura e/ou normas de
formatação do evento;
8.5.2 O trabalho não se encaixa nas Áreas Temáticas do evento;
8.5.3 O trabalho extrapolou o limite de 20% de plágio, pelo
detector de plágio.
Obs.: Após indeferimento do trabalho não caberá recurso, tampouco será
permitida a substituição do trabalho por outro.
Obs.: Em caso de dúvidas sobre avaliação, entrar em contato pelo
e-mail: conabionbio10@gmail.com
9. APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS
9.1 Todos os trabalhos aprovados serão apresentados na
forma de vídeo-pôster - Modelo.
9.2 A apresentação será gravada por um dos autores e
disponibilizado, em um Canal pessoal do YouTube, o link do vídeo deve ser
enviado para a organização do evento para o e-mail:
eventosbio10@gmail.com, conforme prazo estabelecido no anexo I;
9.3 No e-mail enviado com a apresentação do
trabalho, colocar no título da mensagem: Vídeo-pôster II CONABION. No
texto da mensagem, coloque: o título completo do trabalho; link do vídeo no
canal; nome do autor apresentador; modalidade de apresentação; nome dos demais
autores.
9.4 Os trabalhos devem adotar o modelo do template da
apresentação disponibilizado pela comissão organizadora, seguindo as normas
para gravação do vídeo com boa iluminação e qualidade audiovisual.
9.5 Normas para apresentação:
-
Um dos autores deve gravar o vídeo de
apresentação do trabalho;
-
O tempo de apresentação deve ser até 5
minutos de duração para vídeo-poster,
-
Durante toda a apresentação é obrigatório
o apresentador aparecer em um dos cantos da tela da gravação.
Obs.: Trabalhos fora do template e das normas de apresentação não serão
considerados para apresentação e desclassificados para premiação de menção
honrosa.
9.6 A apresentação dos trabalhos aprovados ocorrerá no dia 13
fevereiro de 2026.
Obs.: A apresentação dos trabalhos é uma ATIVIDADE, tal como as
palestras e requer participação.
9.4 As apresentações de vídeo-pôster serão disponibilizadas
aos participantes, para apreciação (visualização pelo youtube), não há um
momento encontro;
9.5 As apresentações em vídeo-poster serão avaliadas por um
avaliador;
9.6 Até cinco trabalhos receberão o reconhecimento de honra ao
mérito.
10. DOS CERTIFICADOS
10.1 Para ter acesso à página dos certificados, o participante
deverá responder a avaliação do II
CONABION no seu perfil.
10.2 Apenas os inscritos terão direito ao certificado de participação, bem como o de apresentação de trabalho aprovado, caso
tenha sido incluído no sistema de submissão.
10.3 Os certificados serão disponibilizados na área do
inscrito, no site: https://www.even3.com.br/conabion-636913/
10.4 Os certificados
serão gerados pelos dados fornecidos
pelo participante ao realizar sua
inscrição. Erros nos
dados gerarão certificados com informações incorretas. Será cobrada uma taxa adicional de R$ 20,00 para
correção.
10.5 Haverá certificados para as seguintes modalidades:
I. Certificado de participante, com carga horária de 40 horas.
II. Certificado de participação em minicurso com carga horária de
específica de acordo com a programação.
III. Certificado de apresentação de trabalho para autores inscritos,
para fins de atividades complementares é atribuído conforme cada Instituições
de Ensino Superior. Neste
certificado sairá apenas o nome dos autores escolhidos como apresentadores no
ato da submissão.
Obs.: Somente autores inscritos e marcados como apresentadores têm
acesso ao certificado de apresentação.
IV. Certificado
de Menção Honrosa para os
trabalhos vencedores.
Obs.: Após o término do evento os certificados estarão disponíveis em
até 30 dias, podendo esse prazo ser prorrogado por igual período mediante
necessidade.
Para saber mais sobre como
acessar seus certificados, acesse o link: https://ajuda.even3.com.br/hc/pt-br/articles/360024002051-Acessar-meus-certificados
11. ANAIS E PUBLICAÇÃO DOS TRABALHOS
11.1 Os Anais do II CONABION 2026 serão publicados
com DOI geral, Ficha Catalográfica e ISBN, pela Wissen Editora (www.editorawissen.com.br),
em até 60 dias após o término do evento.
Importante: Trabalhos reprovados e aquelas
aprovados com ressalvas, que ficarem pendentes de revisão pelos autores, não serão publicados.
11.3 Os trabalhos originais aprovados, serão publicados nas
revistas JESH, JORMED ou RBC,
conforme mérito científico, temática e indicação do Corpo Editorial, caso
apresentem mérito científico, os autores serão orientados a realizar
possíveis ajustes e adequações requisitadas.
11.4 O resumo dos artigos científicos, serão publicados nos Anais do II
CONABION, sem custo adicional, exceto quando os autores solicitarem a
inclusão do registro DOI em seu trabalho, que será cobrada uma taxa no valor de
R$ 50,00. A requisição pode ser realizada pelo e-mail: bio10digital@gmail.com, informando
o título do trabalho.
12. DA ORGANIZADORA E EQUIPE
12.1 A Bio10 Digital Cursos cadastrada sob CNPJ:
37.612.857/0001-72, microempresa organizadora do II CONABION 2025, com o apoio
científico da Wissen Editora, da
revista JESH e demais
parceiros, se comprometem em
oferecer todo o suporte necessário aos participantes, no quesito
esclarecimentos de dúvidas, bem como da entrega do serviço ofertado, não se
responsabilizando por erros e equívocos por parte do participante.
12.2 O II CONABION cobra
as taxas descritas no item 2.3, destinadas a custear despesas do evento
(divulgação, hospedagem do site, percentual da taxa de cada inscrito), edição e
publicação dos Anais eletrônicos. Uma parte é destinada aos serviços prestados
pelos membros da Comissão Organizadora, composta por graduandos e
pós-graduandos.
Todos os envolvidos na Comissão
Organizadora do evento recebem certificado de membro da Comissão Organizadora,
que podem ser utilizados como atividades complementares.
13. DISPOSIÇÕES GERAIS
Os organizadores não se
responsabilizam pelas conexões de internet nos dias e horários das atividades
do evento ou por eventuais falhas no fornecimento de energia no local de
moradia do participante. Mas informamos que todas as atividades podem ser acessadas
pelo prazo de 07 dias, com direito a emissão de certificado pela participação
ao término. Sendo uma possibilidade para aqueles estudantes que residem em
locais de baixa cobertura de internet.
Os autores devem tomar
conhecimento dos prazos e datas importantes, conforme Anexo I.
Obs.: Em caso de falta de energia e queda de internet, em nossa
empresa, sanaremos as questões relacionadas à transmissão e exposição dos
trabalhos, de uma forma que não haja prejuízo a nenhum participante.
A Comissão Organizadora do evento
tem até 72 horas para responder às dúvidas e questionamentos enviados ao
e-mail: https://www.even3.com.br/conabion-636913/podendo
o prazo ser maior, dependendo do volume de mensagens a serem respondidas.
Teresina – PI, 20 de outubro de
2026.
ANEXO I – CRONOGRAMA
|
ATIVIDADE
|
PERÍODO
|
|
Inscrição pelo site:https://www.even3.com.br/conabion-636913/
|
25/10 a 13/02 de
2026
|
|
Submissão de trabalhos pelo
site: https://www.even3.com.br/conabion-636913/
|
30/10 a 30/11 de
2025
|
|
Divulgação dos pareceres dos
trabalhos
|
A partir de
30/11/2025
|
|
Envio dos vídeo-pôsteres pelos
autores
|
Até 02/02/2026
|
|
Apresentação vídeo-pôster
|
06/02/2026
|
|
Realização do II CONABION
|
04 a 06/02/2026
|
|
Liberação dos certificados
|
7 a 30 dias após o
evento
|
|
Publicação dos Anais
|
Até 60 dias após o
evento
|
|
Publicação do E-book
|
Até 90 dias após o
evento
|