A Conferência das Cidades é um espaço democrático destinado ao debate e à construção coletiva de políticas públicas voltadas ao desenvolvimento urbano sustentável, participativo e inclusivo. O evento reúne representantes do poder público, sociedade civil, movimentos sociais, setor empresarial, instituições acadêmicas e organizações não governamentais (ONGs), com o propósito de discutir os principais desafios e propor soluções para as cidades brasileiras.
Instituída pelo Governo Federal, a conferência é realizada em três etapas — municipal, estadual e nacional — e tem como objetivo central avaliar e propor diretrizes para a política urbana. Entre os principais temas debatidos estão mobilidade urbana, habitação, saneamento básico, uso e ocupação do solo, meio ambiente e governança democrática nas cidades.
A conferência também é uma ferramenta essencial para fortalecer a gestão participativa, ampliar o diálogo entre os diversos setores da sociedade e assegurar que a população tenha voz ativa na construção de cidades mais justas, sustentáveis e com melhor qualidade de vida para todos.
A etapa municipal da Conferência das Cidades será realizada no dia 11 de junho de 2025, a partir das 9h, no Auditório Carlos Alberto Siegner, localizado no Instituto Federal de São Paulo – IFSP, Campus Cubatão (Rua Maria do Carmo, 50 – Jardim Casqueiro – Cubatão/SP).
Durante essa etapa, ocorrerão três rodadas de debates temáticos com base nos eixos propostos, visando à construção de propostas que serão votadas e encaminhadas à próxima fase: a etapa estadual. Também será realizada a eleição de 13 delegados, responsáveis por representar o município e apresentar as propostas aprovadas na próxima etapa da conferência.