SEMIÓTICA E CULTURAS EM DIÁLOGOS
Cumprindo o propósito de analisar a multiplicidade de signos que circulam nos mais diversos ambientes, o VIII COLSEMI, agora em formato virtual, propõe o debate em torno do tema “Semiótica e culturas em diálogos”. A língua, que é uma das maiores representantes da cultura de um povo, demanda a necessária abordagem cultural nas suas variadas formas de ensino. Nunca foi tão necessário trazer ao debate a indissociabilidade entre língua e cultura como nos tempos atuais. Vivenciamos uma realidade fluida em que as distâncias se tornam cada vez menores graças ao uso da tecnologia. Neste sentido, o ambiente de comunicação multimodal, veloz e intercultural no qual estamos mergulhados, nos desafia a interpretar os signos, a comunicar de maneira eficaz e, ainda, a exercer nossa identidade. O debate está posto e convidamos todos a participar dele e a contribuir para a manutenção do diálogo e para a compreensão das semioses nesses processos de linguagem e de comunicação.
O COLSEMI — Colóquio Internacional de Semiótica — tem por meta congregar profissionais e estudantes de instituições nacionais e estrangeiras de diversas áreas, para que apresentem estudos e pesquisas concluídos ou em desenvolvimento, bem como propostas didáticas, dentro desta área multidisciplinar.
As entidades promotoras do evento são: o grupo de pesquisa Semiótica, Leitura e Produção de Textos (SELEPROT), o Núcleo de Pesquisa em Quadrinhos (NuPeQ), o grupo de pesquisa Elaboração e Análise de Material Didático para o Ensino de Línguas Estrangeiras/Adicionais (GEMADELE) a Universidade do Estado de Mato Grosso do Sul (UEMS), a Universidade Federal de Sergipe (UFS) e a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).
Os objetivos específicos do colóquio são:
1. Propiciar o encontro de pesquisadores nacionais e estrangeiros interessados em Semiótica, Línguas (em especial o Português) e Linguagens.
2. Viabilizar o encontro de estudantes e pesquisadores do Brasil e de outros países, de áreas distintas, cujas investigações tenham a Semiótica como fundamentação teórica ou metodológica.
3. Apresentar produções das parcerias com Portugal, Itália, México, Bolívia, Labsem, Dialogarts, Sepel e os Periódicos: Caderno Seminal, Ecos de Linguagem, Revista de Italiano, Abusões etc.
4. Difundir o potencial de produção dos projetos Labsem, Dialogarts, Sepel etc.
5. Divulgar a produção do SELEPROT.

.
. .
.
.
. .
. .
.
. .
.
. 