Este é um evento online
Apresentamos o I Colóquio Prismas: modelos de crítica social com o tema Conhecimento, Sociedade e Resistências. O evento foi organizado com a finalidade de ser um espaço de discussão para compartilhar trabalhos que preservam a responsabilidade com a formação, com o conhecimento e com a crítica social. A iniciativa expressa o esforço de manter o compromisso ético e político de tocar, a partir do pensamento, nos objetos da realidade; trata de aspectos que podem contribuir com a crítica à sociedade, vislumbrando possibilidades de lutas e resistências. Nesta primeira edição, convidamos todos e todas que se interessarem por esta proposta a compartilharem momentos de reflexão sobre como estão sedimentadas as marcas da dominação e os impedimentos à realização do indivíduo e, portanto, da emancipação humana. Em torno do tema do evento serão discutidas questões sobre as relações de troca, os sentidos e o corpo, as possibilidades e os limites do conhecimento e da resistência; a expressão artística em diferentes espaços e formas, como no teatro e no cinema, e em sua potencialidade enquanto conhecimento crítico da realidade. Assim, ao estabelecer um debate acerca dessas temáticas, na problematização de tais objetos, espera-se com este Colóquio suscitar algo do pensamento sensível e racional – um espaço para que os participantes do evento possam refletir sobre a formação e seus impedimentos na atual organização social.
Todas as atividades serão realizadas no ambiente virtual.
O grupo é composto por pesquisadores dedicados à investigação sobre os aspectos objetivos e subjetivos da formação humana com base na Teoria Crítica da Sociedade da Escola de Frankfurt. Mediadas por modelos materialistas históricos de interpretação da realidade social, objetivados pelos pensadores da primeira geração desta tradição, em especial Theodor W. Adorno, as atividades de estudo e de pesquisa procuram lançar luzes sobre aspectos da relação entre indivíduo e sociedade substanciada por conhecimentos advindos de diferentes áreas – mais fortemente da Filosofia, da Psicologia, da Educação e da Arte. Com inspiração no pensamento de Adorno, quando este recorre às imagens de prismas – que refletem e refratam a luz que recebem, podendo lançá-la sobre a realidade, iluminando-a a partir de outras perspectivas e, assim, produzindo novas imagens –, essas atividades buscam, em objetos específicos, movimentar modelos críticos no compromisso com a emancipação: na crítica aos elementos que afirmam o caráter regressivo da cultura e a naturalização de uma vida reificada pela dominação, pela barbárie. Trata-se de um grupo interinstitucional que compartilha atividades de estudo e pesquisa desde 2008 – na atual configuração, envolve participantes de três estados (MG, GO, SP) e de dez Instituições de Ensino Superior (UFSJ, IFMG, UEMG, UNIPTAN, FAME, UFG, ESCH, FASCS, USP, UFSCAR). Algumas destas atividades foram apresentadas em mesas redondas e grupos de trabalho (GTs); e publicadas no formato de capítulos de livros e de artigos. Agora, com a proposição deste Colóquio, também o Grupo de Pesquisa passa a organizar e promover mais um espaço de encontro e debate em torno do conhecimento e da crítica social.
Inscrições gratuitas - A participação no evento será certificada
{{'Label_DoacaoAPartir' | translate}} {{item.valores[0].valor | currency:viewModel.evento.moeda}}
{{item.descricao}}{{entrada.valorComDesconto | currency:viewModel.evento.moeda}}
Convidada Especial: Anita Azevedo Resende
{{item.nome}}
{{item.nome}}
Produção e edição de conteúdo: Equipe do Grupo de Pesquisa Prismas
Arte: Herik Oliveira
A imagem de capa foi resgatada do site do "Van Gogh Museum - Amsterdam" através do link: https://www.vangoghmuseum.nl/en/collection/d0337V1962