Em consonância com “Urdiduras metodológicas”, tema do colóquio de 2023, o Comitê Brasileiro de História da Arte propõe para o presente ano, como tema de seu evento, Tramas teórico-artísticas: teias, texturas e narrativas na História da Arte, desdobrando assim a categoria metafórica relacionada à ideia de tecelagem para abordar a pesquisa e a escrita histórica da e sobre a arte. Se em um momento inicial, a urdidura consiste na disposição dos fios paralelos ao longo do comprimento do tear, a trama, por sua vez, designa os fios que se entrelaçam aos primeiros, mas em sentido transversal ao da urdidura. Desse modo, é nesse processo gradual e ordenado que se organiza e se desenvolve a construção do tecido.
A noção de trama representa então aquilo que se dá na sequência do delineamento metodológico preliminar de uma investigação, explicitando seus desdobramentos teóricos, analíticos e discursivos. A partir desse conceito, convidamos propositoras e propositores a colocar em debate a reflexão sobre como desenvolvemos nossas pesquisas, na etapa entre a urdidura e a tecitura; ou seja, como concebemos os processos pelos quais fundamentamos o discurso historiográfico artístico – por meio de teorias, fontes, literaturas etc. – no campo da história da arte, a partir de seus diferentes encontros disciplinares.
Devido à polissemia do termo "trama", três diferentes grupos de questões podem ser evidenciadas:
1. Teias, redes, arranjos – a trama representa as configurações que articulam diferentes elementos em um conjunto, colocando-os em relação, ao mesmo tempo em que permitem conectar cada pontos com os demais;
2. Texturas, fiações, entrelaces – cada trama possui características próprias, e a singularidade de seus materiais, seus cruzamentos e suas conformações permite identificar a natureza e as especificidades de cada configuração;
3. Narrativas, enredos, fabulações – há ainda a dimensão discursiva vinculada à trama, que contribui para a fluência das ideias, organização e criação de histórias, apresentando modos distintos de conduzir a escrita.
PROGRAMAÇÃO FINAL
CADERNO DE RESUMOS
Acesse o edital:
http://cbha.art.br/coloquios/atual/imgs/edital_2024.pdf
Meta resumo (para auxílio na diagramação do Resumo Expandido):
sem assinatura - arquivo
com assinatura - arquivo
Sessões Temáticas:
ST 01 - Viagens, prêmios, redes e a circulação da arte e dos artistas no Brasil
Coordenadoras: Ana M. T. Cavalcanti (UFRJ/CBHA), Elaine Dias (UNIFESP/CBHA) e Maria de Fátima Morethy Couto (UNICAMP/CBHA)
ST02 – Tramas historiográficas e seus lugares de enunciação
Coordenadoras/es: Arthur Valle (UFRRJ/CBHA), Fernanda Pitta (USP/CBHA), Paulo Gomes (UFRGS/CBHA) e Sílvia Borges (UFRJ)
ST03 - Censura nas artes visuais: sob que máscara retornará o recalcado?
Coordenadoras/es: Alexandre Santos (UFRGS/CBHA), Mônica Zielinsky (UFRGS/CBHA), Neiva Bohns (UFPel/CBHA) e Sheila Cabo Geraldo (UERJ/CBHA)
ST04 - Teoria, método e prática feministas nas pesquisas em História da Arte
Coordenadoras: Fernanda Pequeno (UERJ/ CBHA), Niura Legramante Ribeiro (UFRGS/ CBHA) e Rita Lages (UFMG/ CBHA)
ST05 - Narrativas da arte: histórias e representações em disputa
Coordenadoras/es: Almerinda Lopes (UFES/CBHA), Bianca Knaak (UFRGS/CBHA), Marco Pasqualini de Andrade (UFU/CBHA) e Rogéria de Ipanema (UFRJ/CBHA)
ST06 - A arte contemporânea perante o cânone: restauro, dissolução e permeabilidades das categorias críticas
Coordenadoras/es: Felipe Chaimovich (FAAP/CBHA), Marina Andrade Câmara (UFRGS) e Stéphane Huchet (UFMG/CBHA)
ST07 - O objeto e suas vicissitudes
Coordenadores: Felipe Scovino (UFRJ/CBHA) e Sérgio Martins (PUC-Rio/CBHA)