A realização do II COLÓQUIO DE FORMAÇÃO DOCENTE está associada à necessidade de discussões sobre as práticas pedagógicas em tempos de pandemia, e, sobretudo, na ressignificação dessas práticas considerando o ensino, a aprendizagem e o desenvolvimento dos alunos no ensino híbrido ou remoto.
Discutir de que forma a mediação pedagógica vem sendo utilizada para o ensino por meio remoto ou híbrido é fundamental, visto que a implementação das políticas educacionais tais como a utilização dos modelos técnicos de formação docente que tomam o mercado como exemplo de eficiência, traduzindo-se em estratégias como descentralização, inovações na gestão e na docência, novas tarefas e responsabilidades aos professores da educação básica. E é neste sentido que surge o interesse em oportunizar discussões acerca da MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA EM TEMPOS DE PANDEMIA: ressignificando a prática docente como tema principal do II COLÓQUIO DE FORMAÇÃO DOCENTE.
Este evento é uma realização do Grupo de Pesquisa em Gestão e Formação de Professores da Educação Básica (GEGFOPEB) E Universidade Federal do Maranhão (UFMA).