Em um contexto social marcado por
constantes transformações, impulsionadas pelo vertiginoso avanço das
tecnologias digitais, pelas políticas públicas de documentos educacionais
homogeneizadores, pela multiplicidade de linguagens, a reflexão sobre a educação
assume um papel basilar na formação de cidadãos críticos, engajados e aptos a enfrentar
os desafios impostos pela vida em sociedade. Nesse cenário, a formação docente
se configura como elemento crucial para a construção de um ensino crítico,
reflexivo e significativo As instituições de ensino, públicas e privadas, detêm
a missão de formar professores qualificados para atuarem na educação básica e
superior. Essa missão se concretiza por meio de um processo contínuo de
formação, norteado por princípios como a excelência, a relevância social e a
inovação.
As novas tecnologias e as múltiplas linguagens redefinem
significativamente a forma como os alunos aprendem e se comunicam. Diante desse
panorama, torna-se imperativo que os professores reflitam sobre suas práticas
pedagógicas, contextualizem esses recursos de maneira crítica e criativa,
tornando o ensino mais significativo.