O Colóquio Internacional “Intervenções em bens culturais imóveis: fundamentos teórico-legais e direito à cidade” abordará questões relativas aos seguintes temas: quais critérios teóricos norteiam intervenções em bens culturais imóveis? quais preceitos e princípios legais regulamentam a proteção e intervenções em bens culturais imóveis? quais princípios fundamentam a produção de cidades justas, inclusivas, democráticas à luz dos direitos humanos e da promoção dos direitos culturais reconhecidos internacionalmente a todos?
O evento tem como objetivo refletir as questões acima a partir da intervenção proposta para o Forte de São Francisco Xavier da Barra, ou Piratininga, localizado no Sítio Histórico da Prainha, município de Vila Velha (ES), nas dependências do 38° Batalhão de Infantaria do Exército Brasileiro.
A atual configuração espacial do Forte de Piratininga, data do Século XVIII. A fortaleza possui mais de 300 anos. Dados da historiografia de fonte primária indicam que as obras se iniciaram por volta de 1674. O forte é o único exemplar da arquitetura militar íntegro no Espírito Santo.
Por possuir tipologia arquitetônica singular, de forma arredondada com influência dos Tratados da Arquitetura Militar e dos princípios teóricos do Renascimento, o forte é um exemplar excepcional da Arquitetura Militar brasileira.
As discussões e reflexões resultantes do evento objetivam contribuir de forma significativa para incentivar à produção científica, referente a esta temática, além de alertar sobre a importância da adoção de critérios e fundamentos científicos e legais em intervenções em bens culturais imóveis e sua relação com o direito à cidade, tendo em vista que os bens culturais inventariados, como é o caso do Forte de São Francisco Xavier da Barra, são considerados pela doutrina moderna, como bens de interesse público.
O evento fomentará discussões acerca da importância das instituições públicas na proteção e preservação dos bens culturais, bem como, da importância destes e da sua preservação tendo como finalidade a socio diversidade, promovendo a interação necessária entre o ser humano e o ambiente em que vive.
O Colóquio Internacional “Intervenções em bens culturais imóveis: fundamentos teórico-legais e direito à cidade” objetiva promover, ainda, o debate sobre as intervenções nas fortificações militares, expoentes da arquitetura brasileira, que devem ser reabitadas para novos usos mantendo suas características originais ao máximo possível.
Nestes termos o evento constituirá num cenário de aprendizagens e reflexões capazes de contribuir de forma significativa para formação e aperfeiçoamento nos campos da Arquitetura e do Urbanismo, da História, da Geografia, das Artes, da Arqueologia, entre outros campos de conhecimento, com problemáticas contemporâneas e extremamente relevantes. A partir da experiência acumulada, das intervenções contemporâneas em bens culturais imóveis e na cidade, que serão debatidas com a presença de pesquisadores de reconhecimento nacional e internacional, se dará a densidade do evento em pauta.
O presente evento dedicado à reflexão no campo da restauração, da proteção e preservação de bens culturais imóveis e do direito à cidade, se configura como relevante ação na perspectiva de se construir saídas para os desafios atuais de garantir o uso pleno e diverso, bem como a gestão, dos bens culturais.
O Colóquio Internacional “Intervenções em bens culturais imóveis: fundamentos teórico-legais e direito à cidade” é promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Espírito Santo (PPGAU/UFES).
O evento tem como presidente da comissão organizadora a Profa. Dra. Luciene Pessotti. Integram a comissão organizadora o Prof. Dr. Pedro Valadares, a Arquiteta e Urbanista Paula Pinto Huhn de Azevedo e alunos do PPGAU/UFES e do DAU/UFES.
O evento tem apoio do Grupo de Estudos Andança, vinculado ao Grupo de Pesquisas CRETA: Grupo de Pesquisas Transdisciplinares em cidade e urbano no contexto histórico e geográfico (CNPq), coordenado pela Profa. Dra. Luciene Pessotti do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da UFES e do Instituto dos Arquitetos do Brasil - Espírito Santo (IAB/ES).
> Para participar dos debates do evento encaminhe sua(s) pergunta(s) através do e-mail: coloquio.ufes@gmail.com ao Palestrante/ Conferencista até 24 horas antes do evento/dia, ou, no dia do evento através do chat no Canal do Youtube.
> Assista as conferências e palestras pelo Canal do YouTube do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da UFES acessando o link: Canal do Programa de Pós Graduação de Arquitetura e Urbanismo UFES no Youtube.
