COLÓQUIO DE ENSINO DE HISTÓRIA: INTERCULTURALIDADE E EXPERIÊNCIA

COLÓQUIO DE ENSINO DE HISTÓRIA: INTERCULTURALIDADE E EXPERIÊNCIA

online Este é um evento online

O evento já encerrou

finalizado

{{'Receba_os_melhores_eventos_da_sua_area' | translate}}

{{'Receber_eventos' | translate}}

Sobre o evento

Bem-vinda/o:

O I Colóquio Ensino de História: interculturalidade e experiência ocorrerá no formato on line e reunirá estudantes, professores/as e pesquisadores/as interessados em questões relacionadas ao ensino de História e seus desafios.

A proposta do evento é discutir questões relacionadas aos usos do passado na sala de aula, as experiências de docentes da Educação Básica, as possibilidades colocadas pela memória social, o ensino de história frente às novas tecnologias e temas sensíveis, a exemplo dos marcadores de raça, gênero, classe, pertencimento religioso, além da formação inicial e continuada de professores de História.

Realização:

GEPHED

Apoio: 

 CE/UFRN

Links para as mesas, simpósios e roda

Mesa 01 - Ensino de História e sensibilidades (05/11/2020) 15h

https://youtu.be/5JRPNto3cok


Mesa de abertura - COENH 2020 (05/11/2020) 19h

https://youtu.be/5mOd-0psTs0


Mesa de encerramento - COENH 2020 (06/11/2020) 19h30min

https://youtu.be/KzXVZdscr4s


Simpósios e roda de conversa

https://drive.google.com/file/d/1_1UA-WPOIALRKxYnjn69JNmUjA48niqN/view?usp=sharing


Inscrições

{{'Label_CodigoPromocionalAplicadoComSucesso' | translate}}
{{'Label_Presencial' | translate}} {{'Label_Online' | translate}} {{'Label_PresencialEOnline' | translate}}

{{item.titulo}}

{{'Label_DoacaoAPartir' | translate}} {{item.valores[0].valor | currency:viewModel.evento.moeda}}

{{item.descricao}}
{{'Titulo_Gratis' |translate}} {{viewModel.configuracaoInscricaoEvento.descricaoEntradaGratis}}
{{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}} {{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}}  

{{entrada.valorComDesconto | currency:viewModel.evento.moeda}}

{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Label_APartirDe' | translate}} {{entrada.validoDe | date:viewModel.evento.cultura.formatoData}}
Calendar

{{'Titulo_NaoDisponivel' | translate}}

Regras para submissão de trabalhos

Regras para submissão de Comunicação Oral

Os trabalhos serão apresentados nos Simpósios Temáticos, sob a forma de Comunicação Oral, por graduandos/as, graduados/as, estudantes de pós-graduação, mestres/as e doutores/as.

Cada inscrito/a poderá submeter até dois trabalhos, sendo, obrigatoriamente, um na qualidade de autor/a e outro na qualidade de co-autor/a. No ato da inscrição, deverá solicitar um ST de sua preferência. Em caso do ST já ter um número máximo de trabalhos, a organização moverá o trabalho para outro ST.

A inscrição, nesta modalidade, ocorre em duas etapas sendo a primeira o envio do resumo (*via formulário), até o dia 23 de outubro 2020, e a segunda o envio do texto completo, após o evento. Devem ser consideradas as seguintes normas:


Resumo:

l  Escrito em português, deverá ter entre no mínimo 1000 e no máximo 1300 caracteres com espaços. Fonte Times New Roman, 12, espaçamento 1.0.

l  Apresentar entre 3 e 5 palavras-chave


Texto completo:

l  Título negrito, centralizado, seguido do nome do/a autor/a acompanhado na instituição a qual é vinculado e abaixo o endereço de e-mail.

l  Possuir entre seis a dez páginas, fonte Times New Roman, espaçamento 1,5.

l  As referências devem aparecer no texto no formato autor-data, conforme a ABNT.

 

Regras para a submissão de Resumo Expandido (Exclusivo para professores da rede básica de educação e estudantes em estágio, PIBID ou Residência Pedagógica)

Os/as interessados/as em participar das rodas de conversa deverão submeter obrigatoriamente um resumo expandido, indicando qual a roda de conversa que pretendem participar, até o dia 23 de outubro de 2020 (**via formulário). Cada inscrito/a poderá submeter até dois resumos  expandidos, sendo um na qualidade de autor/a e outro como co-autor/a.


Resumo expandido:

l  Título negrito, centralizado, seguido do nome do/a autor/a acompanhado na instituição a qual é vinculado e abaixo o endereço de e-mail.

l  Possuir entre três a cinco páginas, fonte Times New Roman, espaçamento 1,5.

l  Apresentar as seguintes seções: introdução; metodologia; fundamentação teórica ou discussões, conclusão e referências.


*As propostas de resumos para Simpósios Temáticos deverão ser feitas a partir do preenchimento do seguinte formulário: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdE5LdqVEOPGeZKsOdznbw2WD2VB5ss3DIh2kFWZLiDNuXADQ/viewform?usp=sf_link

Os trabalhos completos deverão ser enviadas para o e-mail: coenh2020@gmail.com, considerando os prazos estabelecidos no cronograma do evento. Após o envio, o proponente receberá um e-mail de confirmação do recebimento. Apenas o autor principal deverá submeter o trabalho, identificando no e-mail os possíveis co-autores e o simpósio que deseja se inscrever.


**As propostas de resumos expandidos para as Rodas de Conversa deverão ser feitas a partir do preenchimento do seguinte formulário: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScING0QlITnlItcsgyrX0gBuGgASREpUuD1CJgskj0d9FPjaQ/viewform?usp=sf_link


O texto completo deve ser enviado para o e-mail do evento até o dia 30/11/2020. Todos os trabalhos completos serão publicados nos anais do evento e aqueles selecionados irão compor nosso e-book.

Cronograma


Atividades

Prazos

Submissão dos resumos para os Simpósios

23/10/2020

Submissão de resumos expandidos para rodas de conversa23/10/2020
Inscrições gerais (ouvintes)
04/11/2020
Apresentações dos artigos em Simpósios
06/11/2020 (Manhã)

Apresentações nas rodas de conversa

06/11/2020 (Tarde)

Programação

Segue link com detalhamento da programação e endereços de acesso aos simpósios temáticos e roda de conversa: https://drive.google.com/file/d/1_1UA-WPOIALRKxYnjn69JNmUjA48niqN/view?usp=sharing

{{item.titulo}}
{{item.horaInicio}}-{{item.horaFim}}
Calendar

Simpósios temáticos

ST1 – Ensino de História e Gênero

Prof. Dr. Paulo Roberto Souto Maior Júnior (UFRN)

Prof. Walber Ferreira da Silva (UFCG)


ST2 – Ensino de História e Novas Tecnologias

Prof.ª Dr.ª Vivian Galdino de Andrade (UFPB)

Prof. Ms. Thiago Acácio Raposo (UFCG)


ST3 – Experiências no Ensino de História na Educação Básica

Prof.ª Dr.ª Graziele Regina de Amorim Arraes (UFSC)

Prof. Guilherme Lima de Arruda (UFCG)


ST4 – História do Ensino de História

Prof.ª Dr.ª Olívia Morais de Medeiros Neta (UFRN)

Prof. Dr. Anderson Dantas da Silva Brito (UFOB)


ST5 – Ensino de História e História Oral

Prof.ª Dr.ª Aliny Dayany Pereira de Medeiros Pranto (UFRN)

Prof. Ms. Rodrigo Wantuir (UFRN)



Roda de conversa

Roda de Conversa Unificada - Experiência Docente no Ensino Básico / História, Gênero, Cultura Afro-brasileira e Indígena


Prof.ª Dr.ª Andreia Regina Moura Mendes (SEMEC)

Prof.ª Ms. Louise Carla Siqueira da Silva (UFRN)

Prof Ms José Evangilmárison Lopes Leite (SEEC/RN)

Proposta:  Exposição e discussão de práticas de ensino voltadas à produção de material didático na área de História para a educação básica. As propostas poderão abranger o ensino presencial, remoto e EaD. Exposição e reflexão de práticas de ensino voltadas às discussões de gênero e à história e cultura indígena e afro-brasileira.


{{viewModel.evento.titulo}}

{{viewModel.evento.responsavelEvento}}