A sessão especial do documentário Coded Bias chega ao Rio de Janeiro em uma iniciativa conjunta da Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa e do MIT Media Lab com realização conjunta da Catedra de Fredric Litto "Inteligência Artificial, Inclusão Digital e Metacognição do Colégio Brasileiro de Altos Estudos da UFRJ, Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação e Instituto da Hora. O encontro mergulha nas implicações sociais da inteligência artificial, com foco na ética, na justiça algorítmica e nas tensões contemporâneas entre tecnologia, sociedade e direitos.
A exibição será seguida de uma conversa aberta com Dr. Joy Buolamwini, pesquisadora do MIT Media Lab, protagonista do filme e fundadora da Algorithmic Justice League. Uma das vozes mais influentes do mundo na luta contra vieses algorítmicos, Joy compartilha perspectivas sobre equidade, responsabilidade e futuro da IA.
O evento contará também com a presença de Ana Carolina da Hora (Nina da Hora), cientista da computação e referência brasileira em IA, e da secretária municipal Tatiana Roque, filósofa, cientista e gestora pública, que fará a abertura institucional do encontro.
A programação inclui acolhida inicial, exibição do documentário e uma conversa aprofundada com Joy e convidadas locais. É uma oportunidade rara de diálogo direto com uma referência global, conectando pesquisa, políticas públicas e educação para o pensamento crítico sobre tecnologias emergentes
Este encontro foi pensado para quem se interessa por IA, educação, ciência de dados, direitos humanos, inovação social e as encruzilhadas éticas que moldam o nosso futuro tecnológico.