Nome
do Evento: I Congresso Nacional em Políticas,
Práticas e Gestão da Educação
Área:
Educação
Subárea:
Administração
da Educação
Entidade
Organizadora: Universidade de Pernambuco – Campus Garanhuns
Período
de realização: 06, 07 e 08 de novembro de 2019.
O cenário educacional
atual tem sido marcado por grandes transformações de cunho político e
pedagógico provenientes de uma estrutura administrativa, neoliberal e gerencial
implantada a partir das agendas dos governos nacional e internacional. Essas
transformações têm conduzido estudiosos e teóricos da educação a reflexões
sobre os principais meios e fins da educação pública. A universidade, espaço de diálogo e
socialização de saberes e fazeres, não pode ficar à margem da dinâmica que
envolve as reformas, as políticas e as práticas educativas, principalmente no
tocante à gestão da educação e ao currículo, que nesse contexto, têm assumido
uma centralidade em torno dos debates educacionais. É essencial conhecer e
reconhecer que a estrutura educacional que se monta a partir dos aportes
neoliberais e gerenciais, traz, em si, inúmeros problemas, desafios e limites
para as escolas, suas práticas e para o exercício de uma gestão democrática.
Nesse sentido, o I Congresso Nacional
em Políticas, Práticas e Gestão da Educação apresenta como objetivo,
socializar e ampliar estudos e pesquisas sobre os problemas que norteiam a área
das políticas, práticas e gestão da educação em espaços escolares e não
escolares sob os vieses do ensino, da pesquisa e da extensão numa perspectiva
interdisciplinar. O nosso intuito é de contribuir para a reflexão, produção e
socialização de saberes e conhecimentos científicos de forma crítica, voltados
para as demandas atuais da educação. Para tanto, visamos organizar e vivenciar
o primeiro congresso sobre educação, voltado para a temática mencionada, com
espaços para socialização de pesquisas e relatos de experiências, bem como
produções artísticas e culturais a partir de três linhas de pesquisas que
nortearão o evento como um todo, sendo elas: 1. Política, planejamento e gestão
da educação; 2. Prática pedagógica, currículo e formação de professores; 3.
Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) em Educação a
Distância.