4º CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO:  EDUCAÇÃO, FORMAÇÃO DOCENTE E DIREITOS HUMANOS

4º CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO: EDUCAÇÃO, FORMAÇÃO DOCENTE E DIREITOS HUMANOS

online UEMASUL- Campus Açailândia, Estreito e - Imperatriz - Maranhão - Brasil
presencial Com transmissão online

O evento já encerrou

finalizado

{{'Receba_os_melhores_eventos_da_sua_area' | translate}}

{{'Receber_eventos' | translate}}

Sobre o evento

No período de 09 a 12 de maio de 2023 será realizado o IV Congresso Nacional de Educação com o título  EDUCAÇÃO, FORMAÇÃO DOCENTE E DIREITOS HUMANOS. O evento terá formato híbrido com programação presencial multicampi, a ocorrer nos três campi da UEMASUL: Imperatriz, Estreito e Açailândia, e transmissão remota pelo Youtube da UEMASUL.  

O evento se encontra na 4ª edição, do qual teve início em 2010, quando ainda pertencíamos à Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). A última edição foi realizada durante a pandemia, no período de 25 a 28 de janeiro de 2021, a qual contou com 816 inscritos e 217 submissões de trabalhos.

Inscrições

{{'Label_CodigoPromocionalAplicadoComSucesso' | translate}}
{{'Label_Presencial' | translate}} {{'Label_Online' | translate}} {{'Label_PresencialEOnline' | translate}}

{{item.titulo}}

{{'Label_DoacaoAPartir' | translate}} {{item.valores[0].valor | currency:viewModel.evento.moeda}}

{{item.descricao}}
{{'Titulo_Gratis' |translate}} {{viewModel.configuracaoInscricaoEvento.descricaoEntradaGratis}}
{{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}} {{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}}  

{{entrada.valorComDesconto | currency:viewModel.evento.moeda}}

{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Label_APartirDe' | translate}} {{entrada.validoDe | date:viewModel.evento.cultura.formatoData}}
Calendar

{{'Titulo_NaoDisponivel' | translate}}

Atividades

{{item.titulo}}
{{item.horaInicio}}-{{item.horaFim}}
Calendar

Palestrantes

{{item.nome}}

{{item.nome}}



Submissões

{{areaSiteEvento.jsonObj.configuracaoSubmissao.dataInicioSubmissao}} - {{areaSiteEvento.jsonObj.configuracaoSubmissao.dataLimiteSubmissao}}

{{item.denominacao}}
{{item.denominacao}}
{{item.denominacao}}

{{areaSiteEvento.titulo}}

GTS- Grupos de Trabalhos

GT 01- Educação e cultura afro-brasileira e africana

Sinopse: Discussão sobre os tipos de racismo e suas consequências pessoais e sociais. Educação das relações étnico-raciais no processo de efetivação das Leis nº 10.639/2003 e 11.645/2008 nas instituições educativas. Pesquisas e produções sobre as Ações afirmativas  na luta por uma Educação Antirracista. Vivências/Experiências com a Educação (Escolar) Quilombola e Indígena. Auto)biografias de/com personalidades negras. Avaliador: Prof. Geoesley José Negreiros Mendes (CCHSL/UEMASUL); Prof. Esp. Fausto Ricardo Silva Sousa (CCHSTL/UEMASUL)  e Profa. Esp. Inês de Jesus Silva. 


GT 02- Alfabetização e letramento

Sinopse: Este Grupo te Trabalho tem por objetivo central promover a interlocução sobre temas relacionados ao processo de alfabetização e letramento, tais como: Propostas e métodos de alfabetização em ambientes escolares e não escolares. Concepção sobre leitura e escrita. Ambiente alfabetizador. Psicogênese da língua escrita. Os desafios do analfabetismo no Brasil. Políticas Públicas atuais voltadas para a alfabetização. Alfabetização de Jovens e Adultos. Avaliação no processo de alfabetização. Alfabetização, letramento e tecnologias digitais. Avaliadores: Profa. Ma. Marinalva da Silva Ferreira (CCHSL/UEMASUL); Profa Esp. Rinalva Sales de Oliveira Cabral. 


GT 03- Currículo, didática e avaliação

Sinopse: O GT tem por objetivo suscitar discussões acerca do contexto político-educacional relacionado ao Currículo, Didática e Avaliação, favorecendo a reflexão sobre diferentes dimensões do processo de ensino, aprendizagem e do planejamento educacional. São aguardados trabalhos que abordem as seguintes temáticas- Implementação de políticas relacionadas ao currículo. Fundamentos do currículo escolar. Currículo e estrutura social. Parâmetros curriculares da Educação Básica. BNCC. Contextualização histórica da avaliação educacional. Avaliação no cotidiano da prática pedagógica. Avaliação de aprendizagem: técnicas e instrumentos. Avaliação institucional e auto avaliação. Retrospectiva e/ou reconstrução histórica da Didática. Planejamento de ensino e seus componentes didáticos: objetivos, conteúdos, métodos e avaliação. Didática e as tendências pedagógicas. Didática e a relação pedagógica. Avaliadores: Profa. Dra. Camila Perez da Silva (CCHSL/UEMASUL); Profª Drª Carmem Barroso Ramos (CCHSL/UEMASUL)


GT 04- Educação de jovens e adultos

Sinopse: A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade de ensino que requer atenção especial. Tanto devido às características do seu alunado quanto por ser uma modalidade de ensino acelerada. Os alunos e alunas da EJA são, na sua maioria, pessoas que em algum momento da sua trajetória estudantil, por motivos diversos, foram obrigadas a interrompê-la. Assim, considerando a realidade peculiar da EJA e a importância do papel do professor para a efetivação de um ensino de qualidade, este GT, a partir de uma observação crítica da realidade, propõe discutir dentre outras questões, a qualidade do ensino e a formação docente para o contexto da EJA, o reconhecimento e a valorização dos profissionais, bem como, as políticas públicas e linguísticas para a EJA. Para tanto, neste GT discute-se a adultez do alunado da EJA, a equalização do acesso à educação e a importância dessa modalidade de ensino para a erradicação do analfabetismo. Avaliadores: Profa. Dra. Elizabete Rocha de Sousa Lima (CCHSL/UEMASUL) e Profa. Isabel Delice Gomes Macedo (CCHSL/UEMASUL). 


GT 05- Educação matemática

Sinopse: O GT tem por objetivo propor um campo de diálogo sobre questões e temáticas da Educação Matemática. O foco é matemática e sala de aula da Educação Básica, podendo adentrar em temas como: variáveis afetivas, cognitivas e comportamentais relacionadas ao ensino da matemática; Etnomatemática; o ambiente de ensino da matemática; avaliação; resolução de problemas; metodologias de ensino; práticas, identidades, formação e desenvolvimento profissional de professores de Matemática; currículo; matemática, tecnologias digitas e ciberespaço; modelagem e matemática; filosofia e história da matemática; diálogos, linguagem e matemática; letramento, numeramento e as habilidades matemáticas; produção de conhecimento matemático. Avaliadores: Prof. Dr. José Milton Lopes Pinheiro (CCENT/UEMASUL) e Prof. Me. Caleb da Silva Araujo Campelo (CCENT/UEMASUL).


GT 06- Educação e meio Ambiente

Sinopse: O GT tem por objetivo suscitar consolidar a Educação Ambiental como processo de formação continuada, participativa e crítica, tendo a preservação ambiental aliada à educação como tema integrador, seja por meio de planos, programas ou projetos e ações que visem a sensibilização, construção de valores socioambientais, produção de conhecimentos, habilidades, atitudes e competências, voltadas para a conservação do meio ambiente. Avaliadores: Prof. Dr. Bruno Lucio Meneses Nascimento (CCHSTL/UEMASUL), Profa. Dra. Thatyane Pereira de Sousa (CCA/ UEMASUL) e Profa Dra. Regiane Késsias de Souza Lira (CCHSTL/UEMASUL). 


GT 07- Educação, multiletramentos e tecnologias

Sinopse: As tecnologias emergentes fazem parte do nosso cotidiano, e cada vez mais estamos imersos em ambientes digitais, isso também tem impactado a educação. Os novos letramentos multiletramentos (Kalantzis, Cope, 2016) apontam para uma mudança de paradigmas no modo como usamos a linguagem. Esta, fluida e dinâmica comporta diferentes modos de representações ? linguística, digital, cultural e midiática. Este GT lida com os letramentos mediados pelas TICs; enfatiza-se o aspecto multimodal da linguagem e agência do alunado. Assim como, privilegia o processo-ensino aprendizagem permeado pelas TICs. Deste modo, reúne-se professores formadores, professores em serviço, pesquisadores que lidam com os letramentos digitais em um viés sócio crítico bem como, àqueles que abordam o uso das TICs na educação como forma de implementação e inovação ao processo de ensino-aprendizagem. Avaliadora: Profa. Dra. Ilza Léia Ramos Arouche (CCHSL/UEMASUL); Prof. Dr. José Luis dos Santos Sousa (CCHSL/UEMASUL)


GT 08- Educação especial inclusiva e acessibilidade

Sinopse: Argumentar as políticas educacionais inclusiva e acessibilidade nos diferentes segmentos educacionais. A formação de professores para o Atendimento Educacional Especializado(AEE) ofertado ao público-alvo da Educação especial (alunos com deficiências, transtornos globais do desenvolvimento, altas habilidades/superdotação. Formação de professores e educação bilíngue para surdos. Avaliadores: Profa. Ma. Cláudia Lúcia Alves (CCHSL/UEMASUL); Profa Ma. Iara Aparecida Paiva (CCHSL/UEMASUL); Profa Esp. Aleilde Tavares da Silva (CCHSL/UEMASUL).


GT 09- Educação do campo e movimentos sociais: caminhos entrelaçados pelo povo camponês

Sinopse: O Grupo Temático intitulado "Educação do Campo: caminhos entrelaçados pelo povo camponês", tem a intenção de reunir pesquisas acadêmicas, em seu início, em andamento ou já desenvolvidas que explorem a temática da Educação do Campo sob a perspectiva dos povos do campo. A Educação do Campo, segundo Caldart (2012) surgiu em um determinado momento e contexto histórico e não pode ser compreendida em si mesma, ou apenas segundo o mundo da educação ou dos parâmetros teóricos da pedagogia. Como Educação do Campo entende-se a educação pensada a partir dos povos do campo, valorizando todo o processo cultural que está presente nos povos tradicionais, construindo-se uma proposta educacional que não imponha uma forma de ser, mas que valorize a forma de ser e de existir característica dos povos tradicionais. Com estas provocações iniciais, pretende-se ampliar este debate com a propositura deste Grupo Temático durante o evento, atraindo pesquisadores de todo o Brasil, principalmente da região tocantina. Avaliadores: Prof.ª Esp. Ana Lourdes Sousa Pereira (CCHSL/ UEMASUL). 


GT 10- Educação escolar indígena no Brasil

Sinopse: Este grupo de trabalho tem como proposta discutir com pesquisadores indígenas e não indígenas, alunos (as) de Graduação e Pós-Graduação resultados de pesquisas regionais, nacionais concluídas e/ou em andamento, em torno das políticas culturais/educacionais para a Educação Escolar Indígena no Brasil e Literatura Indígena. As discussões terão como objetivo principal a análise das políticas voltadas para a educação escolar indígena, formação de professores indígenas no Brasil e literatura indígena. Avaliadores: Profa. Dra. Ilma Maria de Oliveira Silva (CCHSL/UEMASUL); Profa. Dra. Lilian Castelo Branco de Lima (CCHSL/UEMASUL) e  Profa. Esp. Aline de Sousa Silva (CCHSL/UEMASUL). 


GT 11-  Infância, Crianças e Educação Infantil

Sinopse: Os trabalhos empreendidos nesse GT focalizam a infância como categoria estrutural geracional e as crianças, sua socialização e agência. Entendem a criança como cidadã de direitos, de múltiplas relações e linguagens, protagonista e pesquisadora. São considerados temas como: infância em diferentes contextos; culturas infantis de pares e relações adulto-criança; infância e cultura lúdica; infância, desigualdade e diferença; ética e metodologias na pesquisa com crianças. Discutem, também, sobre as crianças na Educação Infantil e a formação dos/as professores/as e demais adultos que com elas interagem no cotidiano de creches e pré-escolas. Consideram, ainda, as práticas pedagógicas, a produção nos currículos vividos por bebês, crianças bem pequenas e pequenas, e os elementos que os influenciam (as interações, as brincadeiras, a organização dos tempos e espaços, avaliação/documentação, interações com as famílias, as relações étnico raciais, práticas inclusivas e de educação especial, políticas públicas). Avaliadores: Profa. Ma. Flaviana Oliveira de Carvalho (CCHSL/UEMASUL) e Profa Ma. Edilma Nogueira


 GT 12- Educação, gênero e sexualidade

Sinopse: O presente GT tem como objetivo reunir comunicações orais que dialogam com as múltiplas abordagens acerca da perspectiva libertária das teorias que percorrem a identidade de gênero e sexualidade no campo da educação, seja por meio das práticas de multiletramentos ou métodos que vinculam as teorias puras ao cotidiano das instituições de Educação Básica ou Ensino Superior, visando ao fomento de práticas igualitárias entre homens e mulheres e o combate às opressões estruturais, como machismo, homofobia, lesbofobia, bifobia e transfobia, que silenciam e invisibilizam grupos minoritários em ambientes acadêmicos e comunitários, pela perspectiva dos Estudos Culturais. Este grupo visa contemplar, também, as práticas de conscientização e combate às supracitadas opressões fomentadas por meio do consumo de literaturas de autoria feminina e de membros da comunidade LGBTQIA+, que incluam ou problematizem a temática em seu corpo, narrativas que denunciem o caráter desumanizador e antagônico de tais violações aos direitos humanos, como também formas de resistência destes grupos, à luz da Teoria Literária, da Literatura Comparada, da Crítica e do Letramento Literário. Avaliadores: Profa. Ma. Yasmine Louro (CCHSL/UEMASUL); Profa Dra. Gabriela Guimarães Jeronimo (CCHSTL/UEMASUL) e Prof. Me. Marcos Rogério dos Santos Souza. 


GT 13- História, memórias e narrativas da/na educação

Sinopse: Utilizando a história oral como fundamento metodológico abordaremos a pesquisa com fontes orais na perspectiva de adentrar nas experiências humanas, especificamente de grupos marginalizados socioculturalmente. Avaliadores: Prof. Dr. Christiano Roberto Lima de Aguiar (CCHSL/UEMASUL) e Profa Luana Maia (CCHSL/UEMASUL).


GT 14- Gestão e políticas públicas educacionais

Sinopse: Discutir a gestão educacional e escolar, por meio de produções científicas, resultados de pesquisas em desenvolvimento ou concluídas, com vistas a analisar os rebatimentos das políticas de gestão da educação para os sistemas educacionais e para a escola pública. Avaliadores: Profa. Dra. Roza Maria Soares da Silva (CCHSL/UEMASUL); Profa. Esp. Ozianne Pinheiro (CCHSL/UEMASUL); Profa. Esp. Janaína Pimenta (CCHSL/UEMASUL). 


GT 15- Base nacional comum curricular- BNCC e BNC formação

Sinopse: Este grupo se responsabilizara´ pela recepção dos textos introdutórios gerais do currículo, que conterão marcos legais, fundamentos pedagógicos, princípios e fundamentos da BNCC. Este grupo terá o papel de avaliar os trabalhos sobre 1. A BNCC na educação Infantil; 2. A BNCC nos anos Iniciais e Anos Finais; 3. A BNCC nos currículos municipais/estaduais; 4. Os programas de formação para professores e gestores para sistematização da BNCC na Educação Básica e Ensino Superior; 5. A BNCC e os livros didáticos; 6. O planejamento do professor alinhado a BNCC; 7. A BNCC e os componentes curriculares na educação básica; 8. Os movimentos pró BNCC e contra BNCC. 9. Temas gerais que envolvem a BNCC, etecetera. Avaliadores: Prof. Esp. Jasson de Sousa Santos (CCHSL- UEMASUL / SME ACAILÂNDIA). 


GT 16- Formação docente e o mundo do trabalho

Sinopse: Contempla trabalhos resultantes de pesquisas desenvolvidas ou em desenvolvimento e que se fundamentam no campo da formação de professores com ênfase para: 1. processos de construção, desenvolvimento e aprofundamento do conhecimento; 2. políticas para a formação, o desenvolvimento profissional e a profissionalização dos professores; 3. educação intercultural nos diferentes níveis e modalidades de ensino; 4. a educação em direitos humanos na formação de professores; 5. os desafios docentes na gestão da diferença no processo de aprendizagem; 6. o diálogo entre representações sociais e práticas pedagógicas na formação de professores. Avaliadores: Prof. Ma. Jaciara Arruda (UFMA); Profa. Ma. Daniela Cortez; Prof. Dr. Francisco de Assis Carvalho  de Almada (CCHSL/UEMASUL). 


GT 17- Estágio supervisionado, pesquisa, extensão e inovação

Sinopse: O estágio como componente curricular, ao longo da história da formação de professores, apresentou diferentes concepções. Por muito tempo, em contraposição à teoria, foi identificado como a parte prática dos cursos de formação de profissionais, sustentado ora na compreensão da prática como imitação de modelos, ora como mera instrumentalização técnica (PIMENTA; LIMA, 2012). Tais visões resultam em um empobrecimento das práticas nas escolas, pois não consideram a indissociabilidade entre teoria e prática. Segundo Pimenta e Lima (2012, p. 41) o estágio não é “teoria ou prática”, mas “teoria e prática”. As autoras convidam à redefinição do estágio com a finalidade de “propiciar ao aluno uma aproximação à realidade na qual atuará”, devendo “caminhar para a reflexão, a partir da realidade” (idem, p. 45). O campo de estágio, portanto, favorece à pesquisa que por sua vez poderá resultar em extensão e inovação. Este GT favorece à socialização das experiências, não apenas no tripé que sustenta a Instituição de Ensino Superior (IES) mas também no que tange à inovação e ao estágio curricular obrigatório. Avaliadora: Profa. Dra. Diana Barreto Costa. 


GT 18- Educação, terapias alternativas e Saúde Mental

Sinopse: O grupo de Trabalho Saúde Mental e Educação tem como objetivo principal promover discussões e entendimentos acerca da importância da saúde mental para os processos de ensino e aprendizagem e desenvolvimento humano. Temos visto um crescente aumento dos transtornos mentais nas Instituições de ensino e uma considerável relação com os baixos níveis de desempenho, fato que muitas vezes levam o sujeito a abandonar os processos de formação. Parte da compreensão que o momento atual, caracterizado por uma pós Pandemia - Corona Vírus 19- que afetou o modo de viver no mundo, agravou ainda mais este cenário. Fato que nos impulsiona a considerar essa problemática buscando compreender o que é saúde mental, discutir como ela interfere no desenvolvimento e investigar, quais caminhos devemos seguir e quais terapias alternativas tem surgido para otimizar a saúde mental dos sujeitos em situação de aprendizagem. Avaliadores: Profa. Ma. Iara Aparecida Paiva (CCHSL/UEMASUL), Prof. Ma. Claudia Lima Sousa (CCHSL/UEMASUL) e Profa.Esp. Yara Lira.


GT 19- Ensino de literaturas e práticas pedagógicas

Sinopse: O presente GT almeja reunir comunicações orais a dialogar com diferentes perspectivas de ensino de literatura(s) bem como suas práticas pedagógicas vigentes no que tange tanto a educação básica quanto à superior. Ademais, convidamos toda a comunidade acadêmica a refletir a respeito das articulações teóricas a reverberar o ensino não da literatura e sim das literatura(s) com o intuito de se alcançar uma formação leitora contínua e, par em passo, de se contribuir para a construção também de um(a) aluno(a)-escritor(a) ou escritor(a)-aluno(a). Assim, este grupo de trabalho visa congregar uma série de discussões em torno das produções da literatura moderna e contemporânea, por exemplo, incluídas sob a denominação de literatura (poemas, contos, crônicas e romances), literatura do testemunho, memorialísticas, jornalísticas, biográficas e arquivos (tanto público quanto privado), privilegiando a importância das narrativas no processo de ensino/aprendizagem. Com esta mirada exposta, a partir de uma proposição inicial visando a convergência desses aportes, pretendemos, de igual modo, abarcar altercações acerca dos limites epistemológicos e das teorias entrelaçadas entre a(s) literatura(s), seu ensino e práticas pedagógicas. Nesse sentido, as proposições almejadas objetivam contemplar tanto os reflexos das convergências da literatura podendo abarcar diferentes lócus e espaços, seja o diálogo com a produção europeia, quanto um olhar detido e bem aprofundado para a produção latino-americana Decolonial. Portanto, buscando ainda alargar as fronteiras, torna-se salutar o registro da importância do contexto literário através do recorte histórico brasileiro, procurando, dessa forma, fomentar o diálogo a respeito do tema e enfocando, mormente, as regionalidades na sua análise. Avaliadores: Profa. Ma. Silvia Sousa Silva Albuquerque (CCHSTL/UEMASUL); Profa. Ma. Kézia Calixto (CCHSL/UEMASUL); Profa Ma. Mônica Assunção Mourão (CCHSL/UEMASUL) e Prof. Dr. César Alessandro Sagrillo Figueiredo (UFNT). 


GT 20- Direitos humanos, ética e cidadania

Sinopse: Este Grupo te Trabalho tem por objetivo central de promover as discussões em torno dos principais conceitos éticos, as principais definições de cidadania e suas relações com o tema dos direitos humanos. Através deste GT será possível ressaltar como esses temas afetam nossas relações sociais em nível local e mundial e esclarecer a evolução histórica dos direitos humanos. Avaliadores: Profa. Ma. Rozyvânia Araújo Mendes, Prof. Esp. Damião Kenedy


GT 21- Educação e ensino de geografia 

Sinopse: A Educação Geográfica remete a uma compreensão dos paradigmas da Geografia e do processo de ensino-aprendizagem, tendo em vista a formação do cidadão crítico. Este GT pretende reunir estudos, pesquisas e relatos de experiências que visem refletir, discutir e socializar as práticas de ensino e a aprendizagem da Geografia na educação básica e no ensino superior, cujas propostas abordem as temáticas: Educação Geográfica; Ensino de Geografia; Cartografia Escolar; estágio e docência em Geografia; conhecimentos geográficos e consciência espacial-cidadã; práticas educativas no ensino de Geografia; experiências de iniciação à docência; políticas educacionais e seus impactos na Geografia Escolar; Currículo de Geografia; o Novo Ensino Médio e o ensino de Geografia, metodologias inovadoras no ensino de Geografia, tecnologias educacionais e assistivas aplicadas ao ensino de Geografia; e outros temas pertinentes. Avaliadores: Profa. Dra. Aichely Rodrigues da Silva (UEMASUL); Prof. Dr. Marcos Nicolau Santos da Silva (UFMA/Grajaú) e Profa. Ma. Elza Ribeiro dos Santos Neta (CCHSL/ UEMASUL). 


GT 22- Literatura de autoria feminina negra
Sinopse: O presente simpósio temático se configura espaço de socialização, reflexão e discussão de pesquisas concluídas ou em estágio avançado de construção, sobre a escrita feminina negra. Considerando que é no espaço literário que muitas mulheres negras têm atuado e vêm se tornando produtoras de uma literatura própria, escritura que por diversos fatores foi e ainda, por vezes, continua a ser marginalizada e invisibilizada no campo literário, o racismo atrelado às dificuldades de reconhecimento é um dos problemas   enfrentados pelas mulheres negras no cenário da escrita. A partir deste exposto, este fórum ocupa-se em visibilizar as  formas de luta e resistência de mulheres negras escritoras no combate aos mecanismos de opressão e subalternização contra a mulher, ainda visíveis  e vivenciados em diversos espaços socioculturais, destacando suas contribuições na ressignificação do discurso literário sobre a mulher, sobretudo a negra. Avaliador: Profa. Dra. Edna Souza Cruz. 

Comissões e Contato

COMISSÃO CIENTÍFICA

Prof. Dr. Bruno Lucio Meneses Nascimento (CCHSTL/ UEMASUL)

Profa. Dra. Diana Barreto Costa CCHSL/UEMASUL/GEPLALA

Profa. Dra. Elizabete Rocha de Souza Lima  (CCHSL/UEMASUL/GEPLALA)

Profa. Dra. Ilma Maria de Oliveira Silva  (CCHSL/UEMASUL)

Profa. Ma. Gilvânia Queiroz Madeira de Aguiar (UEMASUL)

Profa. Dra. Cláudia Lucia Alves (CCHSL/UEMASUL)

Prof. Dr. Francisco de Assis Carvalho de Almada  (CCHSL/UEMASUL)

Prof. Dr. César Alessandro Sagrillo Figueiredo (UFNT)

Profa. Dra. Lilian Castelo Branco de Lima (CCHSL/UEMASUL)

Prof. Dr. Alexandre Melo de Sousa (UFAC)


COMISSÃO ORGANIZADORA

Profa. Dra. Diana Barreto Costa  (CCHSL/UEMASUL/GEPLALA)

Profa. Dra. Elizabete Rocha de Souza Lima  (CCHSL/UEMASUL/GEPLALA)

Profa. Dra. Ilma Maria de Oliveira Silva  (CCHSL/UEMASUL)

Prof. Dr. Bruno Lucio Meneses Nascimento (CCHSTL/ UEMASUL)

Profa Esp. Ana Lourdes Sousa Pereira (CCHSL/UEMASUL)

Profa. Esp. Aleilde Tavares da Silva (SEDUC Imperatriz)



CONTATO
E-mail: cnae@uemasul.edu.br 
Instagram: @cne_uemasul23

Patrocinadores e Apoiadores

Sugestão de Hospedagem

1) Hotel Posseidon 

Endereço: Rua. Paraiba 740 esquina com, Av. Getúlio Vargas - Centro, Imperatriz - MA, 65903-310

Telefone: (99) 3529-8513




2) Hotel Presidente

Endereço: R. Cel. Manoel Bandeira, 1774 - Centro, Imperatriz - MA, 65900-010

Telefone: (99) 3017-9200



3) 
Hotel Ibis

Endereço: Av. Getúlio Vargas, 1779 - Centro, Imperatriz - MA, 65903-280

Telefone: (99) 3321-2699


4) Hotel La Bella

Endereço: R. Leôncio Píres Dourado, 900 - Bacuri, Imperatriz - MA, 65901-020

Telefone: (99) 3525-8920

Monitoria para o IV CNE 2023

Chamada para candidatos/as à Monitoria no IV CNE: Educação, Formação Docente e Direitos Humanos, em formato híbrido. A monitoria será realizada presencialmente e online com a disponibilidade de local de trabalho, de notebook, internet dedicada e supervisão técnica de infraestrutura em internet e segurança de dados em sede operacional na UEMASUL, nas cidades de Açailândia, Estreito e/ou Imperatriz, no estado do Maranhão, de 9 a 12 de maio de 2023.

Requisitos para a inscrição:

a) Estar matriculado/a em curso de graduação (licenciatura, bacharelado ou tecnológico), na UEMASUL;

b) Efetivar a inscrição gratuita após o resultado final da monitoria do IV CNE

c) Residir, obrigatoriamente, nas cidades de Açailândia, Estreito ou Imperatriz/MA;

d) Ter domínio de ferramentas do Google Meet, Pacote Office e Google Drive;

e) Ter disponibilidade integral durante a realização do evento;

f) Comprometer-se a participar do treinamento presencial e ou virtual, bem como da realização de escala de trabalho para a organização de tarefas pré-Congresso e pós- Congresso, conforme cronograma a ser divulgado posteriormente.

Edital de Inscrição: Click aqui
Período de inscrições: 20 de janeiro a 28 de fevereiro de 2023
Link de inscrições: 
https://forms.gle/tvBePSspgTDep4EM8 
Resultado do edital de monitoria: Click aqui

{{viewModel.evento.titulo}}

{{viewModel.evento.responsavelEvento}}