O evento faz parte da programação da calourada, mas é voltado também para estudantes das diversas licenciaturas do IFPA Campus Belém; docentes; estudantes do Ensino Médio Integrado; movimentos sociais e público em geral.
Entre os objetivos do Colóquio está o de promover o debate e a reflexão sobre direitos humanos e respeito às diferenças e diversidades culturais, de gênero e étnico-racial no âmbito do IFPA. O encontro também busca problematizar o contexto de violências (políticas, urbanas, simbólicas etc.) no Brasil e no Pará e refletir sobre o papel estratégico da formação de professores e da educação profissional e tecnológica na construção da cultura de paz e superação dos preconceitos e discriminações.
Segundo os organizadores do evento, a escolha de Marielle Franco (vereadora carioca, assassinada em 14 de março deste ano, no Rio de Janeiro) como patrona do colóquio é uma forma de aglutinar diversas pautas (racismo, LGBTfobia, machismo etc). E também uma maneira de fortalecer a memória da ativista que dedicou sua vida a lutar contra desigualdade e pelos direitos das mulheres, do povo preto, da favela, LGBTs e de todos que viviam qualquer forma de opressão.
O encontro é uma realização do Grupo de Estudos e Pesquisas em Cultura, Educação e Política (GICEP)-IFPA-CNPq, em parceria com DEPRO, Centros Acadêmicos e Grêmio Cabanagem. Tem coordenação geral das professoras Dra. Natália Cavalcanti (IFPA Campus Belém) e Msc. Maria da Conceição Rodrigues (IFPA Marabá Industrial) e coordenação cultural da Profa. Ana Paula Campos Barra, do estudante Josafá Nascimento e do Grêmio Cabanagem.
O Colóquio inclui atividades acadêmicas e uma vasta programação cultural, construída com os estudantes por meio do Concurso de Artivismo em Defesa dos Direitos Humanos.
Confira AQUI a programação completa e participe!