Este é um evento online
MOSTRA DE VÍDEOS
· PESQUISA-AÇÃO
E AS CONTRIBUIÇÕES NA EDUCAÇÃO RURAL: MEMÓRIAS INFANTIS DO BRINCAR NO INTERIOR
RONDONIENSE de Andressa Lima da Silva e Josemir Almeida Barros.
Estreia 25/08/2021 as
14h no link: https://youtu.be/vS8YNHrdEZc
· SUCESSÃO RURAL de Gleison Gomes e
Matheus Dos Santos Filho.
Estreia 25/08/2021 as
14h15min no link https://youtu.be/88-F3DTDyiQ
· A CONSTRUÇÃO CURRICULAR NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO CURSO DE
PEDAGOGIA DO CAMPO DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS NO MUNICÍPIO DE MAUÉS – AM de Maria Edeluza
Ferreira Pinto de Moura, Elissandra Helena Souza da Silva e Gládice Anselmo
Tamioka
Estreia 25/08/2021 as
14h30min no link https://youtu.be/mWHb8-zzdPI
· JUVENTUDE CAMPONESA E VALORIZAÇÃO DA CULTURA AFRO
BRASILEIRA NA ESCOLA FAMÍLIA AGRÍCOLA DE PORTO NACIONAL – TO de Francislene Alves Bezerra, Jonathas Adonias Xavier,
Luciana Rivas de Oliveira Manzan, Hugo Rivas de Oliveira e Luzia Elias da
Silva.
Estreia
25/08/2021 as 14h45min no link https://youtu.be/11DgpaxovO8
· UMA HOMENAGEM AOS 260 ANOS DA CIDADE DE MACAPÁ
de Analice Mendonça.
Estreia 25/08/2021 as 15h no link https://youtu.be/HzueHfK5wos
JUVENTUDE EM FOCO: “NÓS POR NÓS MESMOS!” de Débora Mate Mendes, Francisco Barbosa Malheiros e Marlo dos Reis.
Estreia 25/08/2021 as 15h15min no link https://youtu.be/1N6kJ5KE7Tc
IALA AMAZÔNICO: um projeto camponês de construção permanente de Ícaro Matos Neri e Pablo Carvalho Neri.
Estreia 25/08/2021 as 15h30min no link https://youtu.be/2R_Qn3xu8Dw
Além da estreia no canal os vídeos serão apresentados e debatidos em seus respectivos GTs.
ATENÇÃO PARA A LISTA DE
TRABALHOS POR GT!
RELAÇÃO DE TRABALHOS
APROVADOS
As apresentações de trabalhos serão realizadas no dia 26 de
agosto de 2021 através de salas virtuais na plataforma do google meet. Os horários de apresentação (fuso horário de Brasília)
serão das 14h às 17h (tarde) e 18h30 às 21h30 (noite).
GT |
Título do Trabalho |
Autor (res) /Instituição |
GT 01 |
A EDUCAÇÃO
NO CAMPO NO MUNICÍPIO DE ESPIGÃO DO OESTE- RO: olhares-dizeres sobre o
fechamento das escolas multisseriadas |
Diego Santos Silva Agilson da Silva Nelbi Alves da Cruz |
GT 01 |
A PEDAGOGIA
DA ALTERNÂNCIA: Uma análise da metodologia na Escola Família Agroextrativista
do Carvão - EFAC na educação dos filhos de agricultores |
Escola Família
Agroextrativista do Carvão - EFAC. Danilo Fabriciano da Silva. Janilson Morais de Leão. Lenilson Marcelino Tavares
UNIFAP Marlo dos Reis - UNIFAP. |
GT 01 |
PERCEPÇÃO
AMBIENTAL/AFETIVIDADE DE ALUNOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO
(LEDUCARR/UFRR): caminhos didáticos visando a educação ambiental |
Paulo Sérgio Maroti UFRR |
GT 01 |
A IMPORTÂNCIA DA INCLUSÃO DA
EDUCAÇÃO FINANCEIRA NOS CURRÍCULOS ESCOLARES DA EDUCAÇÃO BÁSICA DAS ESCOLAS
DO CAMPO. |
Eliane Miranda dos Santos
-UFPA |
GT 01 |
LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO
CAMPO DA UNIFAP: reflexões sobre o papel dos movimentos sociais do campo
amapaense. |
Márcio Rafael Pantoja Ferreira
UNIFAP Arthane Menezes Figueirêdo -
UNIFAP
|
GT 01 |
PESQUISA-AÇÃO
EM EDUCAÇÃO DO CAMPO EM RONDÔNIA: O EDUCAMPO EM JI-PARANÁ |
Isaura Isabel Conte – UNIR - Catiane Cinelli – UFMA – Renata da Silva Nóbrega – UNIR
– |
GT 01 |
O Projeto Político Pedagógico
nas Escolas do Campo e sua Proposta Democrática: realidade ou utopia? |
Fernando Teixeira da Silva. UFPA – Campus Cametá. |
GT 01 |
A PEDAGOGIA
DA ALTERNÂNCIA DO CEFFA DE JI-PARANÁ: produzindo identidades contingentes,
plurais, marcadas pela diferença |
Alberto Dias Valadão UNIR
|
GT 01 |
EDUCAÇÃO DO
CAMPO EM RONDÔNIA: o sujeito do campo como alguém a incluir, como identidades
“incomuns” a serem sujeitadas |
Alberto Dias Valadão - UNIR albertodias@unir.br
|
GT 01 |
LUTA DAS
FAMILIAS CONTRA O FECHAMENTO DA ESCOLA MANOEL FRANCISCO DE OLIVEIRA |
Marinilda Maria Mandu Sindicato dos Trabalhadores
Públicos Municipais – SINDNOV - Rondônia |
GT 01 |
LICENCIATURA
EM EDUCAÇÃO DO CAMPO NO SUDESTE DO PARÁ:
a atuação do Fórum Regional de Educação do Campo |
Maura Pereira dos Anjos
(Unifesspa) Mônica Castagna Molina (UnB) |
GT 01 |
LIMITES E DESAFIOS NO PROCESSO
DE CONSTRUÇÃO DO EDUCAMPO NA COMUNIDADES ESCOLAR |
Cleiton William Santana Leandro de Souza Xavier |
GT 01 |
ANÁLISE DA ATUAÇÃO DA ESCOLA
FAMÍLIA AGRÍCOLA DE PORTO NACIONAL (EFAPN) NO CAMPO TOCANTINENSE POR MEIO DA
ATUAÇÃO DE SEUS/AS EGRESSOS/AS |
Atamis Antonio Foschiera – UFT
Kenely Costa Cerqueira - EFA Ozéias Neres de Cerqueira EFA - Porto Nacional Valdir Aquino Zitzke – UFT – |
GT 01 |
CARTOGRAFIA SOCIAL COMO
METODOLOGIA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORAS E PROFESSORES DO CAMPO: uma
experiência a partir do projeto Escola de Terra, Água e Floresta no Amapá –
Brasil |
Eliane Cabral da Silva.
UNIFAP. Débora Mate Mendes. UNIFAP Marlo dos Reis. UNIFAP. |
GT 01 |
PERCEPÇÃO
AMBIENTAL DE ALUNOS DO CAMPO (LEDUCARR/UFRR) QUANTO AOS RESÍDUOS PRODUZIDOS
EM SUA PROPRIEDADE: subsídios para um currículo contextualizado em educação
ambiental e agroecologia |
Paulo S. Maroti UFRR |
GT 01 |
LINHAS DE
UM CURRÍCULO DE BIOLOGIA: A ETNOBOTÂNICA E O ENSINO DE BOTÂNICA EM UMA ESCOLA
DO CAMPO DA AMAZÔNIA TOCANTINA PARAENSE |
Edilena Maria Corrêa Marcela Corrêa Costeira |
GT 01 |
ENSINO CIÊNCIAS: uma leitura
da construção curricular de uma escola das águas e das florestas de
Parintins/AM |
Silvia Pantoja de Souza Lucinete Gadelha da Costa |
GT 01 |
Uma experiência formativa sobre
construção de orientações curriculares de matemática para Educação do Campo |
Márcia Regina de Souza Silva - UNIR Kécio Gonçalves Leite
UNIR. Nilda de Lima Pereira Gera Semed. Sérgio Milton da Silva Semed. |
GT 02 |
EXPERIÊNCIA DE GESTÃO DEMOCRÁTICA
E PARTICIPATIVA EM ESCOLA DO CAMPO |
Naélia Lopes Ferreira de Melo E.M.E.I. Maria Salete Ribeiro
Moreno - Assentamento Palmares Parauapebas - Pará |
GT 02 |
RELATO DE EXPERIÊNCIA DE
GESTÃO ESCOLAR DA ESCOLA FAMÍLIA AGROEXTRATIVISTA DO CARVÃO - EFAC, NO ANO
LETIVO DE 2021 |
Escola Família
Agroextrativista do Carvão - EFAC Danilo Fabriciano da Silva 1. Laís Miranda Feio 2. Janilson Morais de Leão 3. Cristiane Lima de Sousa 4 |
GT 02 |
AS INTERFACES DA POLÍTICA
PÚBLICA DE FINANCIAMENTO DE ESCOLAS DO CAMPO: Nucleação em pauta |
Cledinei Oliveira da Silva
UFPA José Bittencourt da Silva
-UFPA |
GT 02 |
PESQUISA DE SATISFAÇÃO DO
PROJETO EDUCAMPO NA ESCOLA IRINEU ANTÔNIO DRESCH DE JI-PARANÁ/RO |
Leandro de Souza Xavier Cleiton William Santana |
GT 02 |
EDUCAÇÃO DO CAMPO/EDUCAMPO EM
JI-PARANÁ/RO: OLHARES DESDE A GESTÃO |
Renato Eberson de Souza dos
Santos – Semed/Ji-Paraná - Isaura Isabel Conte – UNIR - |
GT 02 |
A escola da comunidade
rural-ribeirinha Monte Horebe integrada ao território do Acará e financiada
pelo município de Tailândia no estado do Pará. |
Karen Tavares Clarindo |
GT 03 |
JUVENTUDE RURAL NA AMAZÔNIA:
identidade, participação social e projeto futuro |
Luciene Pantoja de Almeida
UNIFAP. Rogério Luz dos Santos UNIFAP.
Marlo dos Reis -UNIFAP |
GT 03 |
A GESTÃO DO PRONERA NO INCRA
DO AMAPÁ: A construção de diálogos por uma política pública em Educação do
Campo |
Fabrício Souza Dias. Instituto Nacional de
Colonização e Reforma Agrária - Incra. |
GT 03 |
CAMPESINATO,
JUVENTUDE RURAL E POLÍTICAS PÚBLICAS: reflexões preliminares sobre o papel da
escola e da educação do campo em sua reprodução |
Tamires Pereira Vieira PDTSA/UNIFESSPA. Maura Pereira dos Anjos Fecampo/Unifesspa. |
GT 03 |
A PARTICIPAÇÃO DAS/OS JOVENS
NAS ORGANIZAÇÕES SOCIAIS NA ILHA DAS CINZAS – PA |
Francisco Barbosa Malheiros
UNIFAP. Miquias Tavares dos Reis
UNIFAP. Marlo dos Reis - UNIFAP. |
GT 03 |
EJA MÉDIO CAMPO EM GOIANÉSIA,
ESTADO DO PARÁ: EEE Médio da Educação do Campo Profº Wilson Baía em
construção |
Eliude Siqueira Souza Professora da Educação Básica
– |
GT 03 |
EXPERIÊNCIAS DA ENFOC NO
SUDESTE DO PARÁ |
Caira Alves da Costa. Federação dos Trabalhadores
Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado Pará (FETAGRI)-Regional
Sudeste. |
GT 03 |
EDUCAÇÃO NO/DO CAMPO: a
centralidade da luta pela educação na construção do movimento social dos
extrativistas na Amazônia amapaense |
Marlo dos Reis UNIFAP Roni Mayer Lomba- UNIFAP. |
GT 03 |
PROJETO
JUVENTUDE DA FLORESTA, VISÕES, CANÇÕES E MODOS DE VIDA DE UMA AMAZÔNIA
EXTRATIVISTA. |
Zenaide Teles de Oliveira Museu Paraense Emílio Goeldi -
MPEG |
GT 03 |
FÓRUM PARINTINENSE DE EDUCAÇÃO
DO CAMPO, DAS FLORESTAS E DAS ÁGUAS PAULO FREIRE - FOPINECAF |
Edilson da Costa Albarado FOPINECAF - CANOA. Fernando Rocha Carvalho GRANAV Maria Eliane de Oliveira
Vasconcelos UFAM-FOPINECAF-CANOA. Simone Sousa Silva UEA- FOPINECAF. Wanderley Hollanda Cavalcante IDAM - FOPINECAF. |
GT 03 |
ACAMPAMENTO PEDAGÓGICO DA
JUVENTUDE OZIEL ALVES PEREIRA – ELDORADO DO CARAJÁS – PARÁ |
AAlan Leite
da Silva - MST Pará
a |
GT 03 |
O
FECHAMENTO DE ESCOLAS NO CAMPO DA AMAZÔNIA
CAMETAENSE: uma análise introdutória a partir dos
dados oficiais |
Fabiany
Marcela Sousa dos Santos PGEDUC/UFPA. Roble Carlos Tenório Moraes FE/PPGE/UnB. |
GT 04 |
A ESCOLA RURAL E OS PROFESSORES
RURAIS: PROCESSOS FORMATIVOS E AS CONDIÇÕES DE TRABALHO DOCENTE EM PORTO
VELHO, RONDÔNIA. |
Isadora Pereira Lopes - UNIR |
GT 04 |
OS SEMINÁRIOS INTEGRADORES NO
CURSO DE PEDAGOGIA DO CAMPO – MAUÉS/UEA COMO MOBILIZADORES DE PROTAGONISMO
COM E NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES. |
Maria Edeluza Ferreira Pinto
de Moura Universidade do Estado do
Amazonas -UEA Lucinete Gadelha da Costa -UEA |
GT 04 |
EU, UMA EDUCADORA RIBEIRINHA E
O ENCONTRO COM A PEDAGOGIA DO CAMPO: a construção de uma identidade docente
em Maués, Amazonas |
Bibliane Soares da Silva -
UEA. Nataliana de Souza Paiva
UEA. Raimundo Sidnei dos Santos
Campos - UEA |
GT 04 |
LIMITES E RISCOS ENFRENTADOS
POR ESTUDANTES DA LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO: uma análise da
experiência de ensino remoto |
Rayane Freitas Pompeu -
UFPA - Campus Cametá Roble Carlos Tenório Moraes FE/PPGE/UnB |
GT 04 |
PSICOLOGIA E RURALIDADES:
sentidos na formação do curso de Licenciatura em Educação do Campo |
Angélica de Souza Lima - UNIR Juliana da Silva Nóbrega -
UNIR |
GT 04 |
VÍDEO _ A CONSTRUÇÃO
CURRICULAR NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO CURSO DE PEDAGOGIA DO CAMPO DA
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS NO MUNICÍPIO DE MAUÉS – AM. |
Maria Edeluza Ferreira Pinto
de Moura - UEA Elissandra Helena Souza da
Silva Universidade do Estado do
Amazonas- NESMAU Gládice Anselmo Tamioka Universidade do Estado do
Amazonas - NESMAU |
GT 04 |
VÍDEO _ UMA HOMENAGEM AOS 260
ANOS DA CIDADE DE MACAPÁ |
Analice Machado Mendonça Escola Municipal de Ensino
Fundamental Rosa de Saron |
GT 04 |
PROCESSOS FORMATIVOS NO CURSO
DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO DA UFPA/CUNTINS: CURRÍCULO E MODOS DE
VIDA EM ATRAVESSAMENTOS |
Edilena Maria Corrêa Joelma de Jesus Dias Leão Maria do Socorro Maia Neves Rosely Costa dos Santos; Raimundo Sidnei dos Santos
Campos |
GT 04 |
UM OLHAR SOBRE A CONSTRUÇÃO DA
PROPOSTA DE ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO DO CAMPO NA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO
AMAZONAS/UEA |
Leni Rodrigues Coelho; Lucinete Gadelha da Costa Vanderlete Pereira da Silva Maria Edeluza Ferreira Pinto |
GT 04 |
VIVÊNCIA DOCENTE NA BELÉM DAS
ÁGUAS: retratos de pesquisa sobre a educação do campo ribeirinha |
Jefferson Luis da Silva
Cardoso |
GT 04 |
UM CAMPO DE VERSOS: vida
comunitária em poesia |
Maria Odinéia da Silva e Silva
Thiago Gonçalves Souza Alencar
|
GT 04 |
A FORMAÇÃO DO (A) PROFESSOR
(A): um estudo na perspectiva da Educação Popular |
Rayssa Fontenele Araújo Lucinete Gadelha da Costa
lucinetegadelha@gmail.com |
GT 05 |
SOCIEDADES LITERÁRIAS DO
ESTADO DO PARÁ |
Mileny Alves Bezerra Movimento dos Trabalhadores
Rurais Sem Terra – MST. |
GT 05 |
O OLHAR DOS PROFESSORES E
PROFESSORAS DE ESCOLAS PÚBLICAS RURAIS SOBRE AS INFÂNCIAS EM PORTO VELHO, RO |
Isabella dos Santos Oliveira
da Silva - UNIR
Josemir Almeida Barros -
UNIR. |
GT 05 |
LER E ESCREVER ME CONDUZ PARA
A PRÓXIMA TURMA - Relato de experiência |
Marli Cristina Oster da Rocha
- MAB |
GT 05 |
A IMPORTÂNCIA DO MOVIMENTO DE
EDUCAÇÃO DO CAMPO NO BAIXO TOCANTINS PARA O ENFRENTAMENTO DAS CONDIÇÕES DE VIDA
E EDUCAÇÃO NA COMUNIDADE LARANJAL-NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO, EM CAMETÁ-PA. |
Leiliane Siqueira Nogueira -
UFPA Oscar Ferreira Barros - UFPA |
GT 05 |
UM ESTUDO SOBRE A ORGANIZAÇÃO
DO ENSINO E AS PRÁTICAS CURRICULARES NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM
TERRITÓRIOS RURAIS DA AMAZÔNIA PARAENSE |
Maria do Socorro Dias Pinheiro
UFPA Carlos Nazareno F. Borges UFPA |
GT 05 |
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO NO
CONTEXTO ESCOLAR AMAZÔNICO: práticas pedagógicas e os desafios da inserção
das TICs em uma escola do campo do município de Cametá/PA. |
Tamires Brito Pantoja – UFPA _
Campus Cametá. Maria Sueli Correa dos
Prazeres – UFPA - Campus Cametá |
GT 05 |
EDUCAÇÃO NO TERRITÓRIO
RIBEIRINHO: EXPERIÊNCIAS E PRÁTICAS EDUCATIVAS NA ESCOLA SÃO JOÃO BATISTA EM
ABAETETUBA-PARÁ |
Dayana Viviany Silva de Souza
UFRA |
GT 05 |
CRIAÇÃO DA CASA FAMILIAR RURAL
DE SANTA MARIA DAS BARREIRAS/PA |
Milton Ferreira dos Santos CFR de Santa Maria das
Barreiras Maria Célia Vieira da Silva
-Unifesspa maria.silva@unifesspa.edu.br |
GT 05 |
A IMPORTÂNCIA DA EXTENSÃO NA
EDUCAÇÃO OFERTADA PELA ESCOLA FAMÍLIA AGROEXTRATIVISTA DO CARVÃO, MAZAGÃO-AP |
Janilson Morais de Leão 1. Danilo Fabriciano da Silva 2. - EFAC. Laís Miranda Feio EFAC. Escola Família Agroextrativista
do Carvão - EFAC |
GT 05 |
A INTERAÇÃO COM ESTUDANTES DA
ESCOLA FAMÍLIA AGRÍCOLA DE PORTO NACIONAL - TO EM MEIO A PANDEMIA DO COVID-19 |
Hugo Rivas de Oliveira Luciana Rivas de Oliveira
Manzan Francislene Alves Bezerra Jonathas Adonias Xavier EFA de Porto Nacional – TO |
GT 05 |
ETI – PROFESSOR FIDÊNCIO BOGO
UMA ESCOLA AGROECOLÓGICA |
Cirineu da Rocha ETI – Professor Fidêncio Bogo
– Joselaine Queli Fiameti ETI – Professor Fidêncio Bogo
– Edvan Araújo Batista ETI – Professor Fidêncio Bogo
– |
GT 05 |
MAPEAMENTO DE PROJETOS
PEDAGÓGICOS DE ESCOLAS DO CAMPO, DAS ÁGUAS E DAS FLORESTAS NO ESTADO DO AMAPÁ |
Ana Paula Nunes Malheiros Universidade Federal do Amapá
- UNIFAP Débora Mate Mendes - UNIFAP |
GT 05 |
A EXTENSÃO COMO REFORÇO DOS
ALICERCES DA ESCOLA FAMÍLIA AGROEXTRATIVISTA DO CARVÃO |
Laís Miranda Feio Joaquim Correa de Souza Belo Janilson Morais de Leão Danilo Fabriciano da Silva Escola Família
Agroextrativista do Carvão - EFAC |
GT 05 |
CEFA - JOSÉ PORFÍRIO DE SOUZA
UMA LUTA, UMA CONQUISTA DOS/AS TRABALHADORES/AS AMEAÇADO PELOS INTERESSES DOS
POLÍTICOS |
Cirineu da Rocha - MAB |
GT 05 |
ESCOLAS ÀS MARGENS DAS ÁGUAS:
educações próprias em territórios ribeirinhos da Amazônia paraense |
Eliana Campos Pojo
Toutonge/UFPA- Maria Natalina Mendes
Freitas/UFPA- |
GT 05 |
TRAVESSIAS
E PERCURSOS ESCOLARES DE ESTUDANTES: Aprendizados sobre relações
campo-cidade, Acará-pa. |
Vanessa Rosa de
Oliveira/Docente da Rede Municipal Eliana Campos Pojo
Toutonge/UFPA- |
GT 05 |
A CONSTRUÇÃO E FECHAMENTO DAS
“ESCOLINHAS” RURAIS EM ROLIM DE MOURA E SEUS REFLEXOS NA VIDA DA FAMÍLIA
CAMPONESA |
Nelbi Alves da Cruz. Gabrielly Beleza dos Santos Adriane Pesovento Universidade Federal de
Rondônia – Campus Rolim de Moura - RO. |
GT 05 |
EDUCAÇÃO DO CAMPO E
ORGANIZAÇÃO COMUNITÁRIA PARA O ENFRENTAMENTO A COLONIALIDADE DA NATUREZA: UM
ESTUDO DA PRODUÇÃO DO AÇAÍ NA COMUNIDADE DE GUAJARÁ, CAMETÁ-PA |
José Edinan Assunção Mendes –
UFPA Oscar Ferreira Barros UFPA |
GT 05 |
MUDANÇAS NAS PRÁTICAS
PEDAGÓGICAS DA ESCOLA IRINEU ANTÔNIO DRESCH DE JI-PARANÁ/RO |
Leandro de Souza Xavier -UNIR Cleiton William Santana |
GT 05 |
UMA LEITURA SOBRE OS ESPAÇOS
NÃO FORMAIS NO CURSO DE PEDAGOGIA DO CAMPO DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO
AMAZONAS- UEA. |
Eneida
Regina das Neves Nascimento - UEA Lucinete Gadelha da Costa -
UEA |
GT 05 |
RELATO DE EXPERnIÊNCIA: Setor
de Educação do MST em detrimento com a Educação Popular de Paulo Freire |
Wellington da Rocha Almeida -
UNIR Juliana da Silva Nóbrega -
UNIR. |
GT 05 |
LEITURA E ESCRITA EM ESCOLA
RIBEIRINHA: ressignificando o olhar docente a partir da experiência prática |
Raimundo Kleiton Pinheiro
Pantoja UFPA - Cametá Raimundo Nonato de Oliveira
Falabelo |
GT 05 |
A DISTORÇÃO IDADE-SÉRIE EM
ESCOLAS RURAIS DE ROLIM DE MOURA, REGIÃO AMAZÔNICA NO NORTE DO BRASIL. |
Juliana Cândido Matias
SEDUC/RO. Josemir Almeida Barros - UNIR |
GT 05 |
VÍDEO _ JUVENTUDE EM FOCO:
“NÓS POR NÓS MESMOS”. |
Débora Mate Mendes - UNIFAP Francisco Barbosa Malheiros -
UNIFAP Marlo dos Reis - UNIFAP. |
GT 05 |
EXTENSÃO COMO REFORÇO DOS
ALICERCES DA ESCOLA FAMÍLIA AGROEXTRATIVISTA DO CARVÃO |
Laís Miranda Feio Joaquim Correa de Souza Belo Janilson Morais de Leão Danilo Fabriciano da Silva Escola Família
Agroextrativista do Carvão - EFAC. |
GT 05 |
EDUCAÇÃO, SABERES E
IMAGINÁRIOS NO CONTEXTO AMAZÔNICO: Práticas educativas ambientais dos
ribeirinhos da ilha de Cotijuba em Belém/PA. |
Karen Tavares Clarindo |
GT 05 |
AS NARRATIVAS ORAIS COMO
FERRAMENTAS NO ENSINO DE LEITURA E ESCRITA EM LÍNGUA PORTUGUESA: uma
abordagem na educação escolar quilombola na Comunidade Remanescente de
Santana do Arari (Ponta de Pedras/Pará) |
Elizete Ferreira Morais
Barbosa |
GT 05 |
CONCEPÇÕES E PRÁTICAS
PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL EM CONTEXTO DE ASSENTAMENTO DA REFORMA
AGRÁRIA, MANAUS (AM) |
Agda Monteiro de Souza Lucinete Gadelha da Costa |
GT 05 |
A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO
PEDAGÓGICO NO COTIDIANO DE CLASSES MULTISSERIADAS DO MUNICÍPIO DE RIO BRANCO,
ACRE |
Fernanda Helena Basso Alves Elizabeth Miranda de Lima |
GT 05 |
CLASSES MULTISSERIADAS DO
CAMPO: Relato de experiência no contexto da pandemia da covid-19. |
Antônia Silvestre do
Nascimento Maia |
GT 05 |
MUDANÇAS NAS PRÁTICAS
PEDAGÓGICAS DA ESCOLA IRINEU ANTÔNIO DRESCH DE JI-PARANÁ/RO |
Leandro de Souza Xavier UNIR -
Cleiton William Santana Escola Irineu a. Dresch - |
GT 06 |
CURRÍCULO, DECOLONIALIDADE E
FORMAÇÃO POR ÁREAS DE CONHECIMENTOS NA LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO DA
UFPA, BAIXO TOCANTINS-PA |
Oscar Ferreira Barros – UFPA. |
GT 07 |
FÓRUM PARAENSE DE EDUCAÇÃO DO
CAMPO, COMO AGENTE INTEGRADOR: Trabalho, natureza e cultura como referências
para a construção da escola pública do campo na Amazônia |
Amanda da Silva Barata UFPA Salomão Antônio Mufarrej Hage
UFPA |
GT 07 |
AMAZONIZAR OS PROGRAMAS DE
PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO DA REGIÃO NORTE: EIS A QUESTÃO |
Arthane Menezes Figueirêdo
-UNIFAP Salomão Antônio Mufarrej Hage
- UFPA |
GT 07 |
OBSERVATÓRIO DA EDUCAÇÃO DO
CAMPO NO ALTO SOLIMÕES - OBECAS: experiências do tripé ensino, pesquisa e extensão
no Instituto de Natureza e Cultura-INC/UFAM |
Jarliane da Silva Ferreira -
UFAM Patrício Freitas de Andrade -
UFAM Max de Souza Pinheiro - UFPA Oderlene Braulio da Silva -
UFAM Gilse Elisa Rodrigues – UFAM |
GT 07 |
MEMÓRIAS E HISTÓRIAS DA
EDUCAÇÃO NO CAMPO DE ROLIM DE MOURA: vozes da década de 1990 |
Gabrielly Beleza dos Santos
UNIR Adriane Pesovento UNIR Nelbi Alves da Cruz - UNIR |
GT 07 |
O EDUCAMPO EM JI-PARANÁ:
ASSUNTOS DESENVOLVIDOS EM TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO |
Edivânia de Souza -UNIR Isaura Isabel Conte – UNIR - |
GT 07 |
MEMÓRIAS E HISTÓRIAS DE VIDA
DE UMA TERRITORIALIZAÇÃO DOS MODOS DE VIVER DOS MORADORES/AS DO POVOADO FOLHA
GROSSA-TOCANTINÓPOLIS – TO: uma perspectiva desde a nova cartografia social |
Gercione Soares - UFNT -
Campus de Tocantinópolis Rejane C. Medeiros de Almeida
- UFNT |
GT 07 |
A PESQUISA NA LICENCIATURA EM
EDUCAÇÃO DO CAMPO: um relato de experiência de bolsistas de Iniciação
Científica |
Janilson Morais de Leão. Universidade Estadual do Amapá
- UEAP. João Lázaro Melo dos Reis -
UNIFAP |
GT 07 |
BALANÇO DA PRODUÇÃO
BIBLIOGRÁFICA SOBRE EDUCAÇÃO RURAL EM PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO PROFISSIONAL
DO BRASIL |
Márcia Jovani de Oliveira
Nunes Instituto Federal de Rondônia
- IFRO. Josemir Almeida Barros - UNIR |
GT 07 |
VÍDEO _ PESQUISA-AÇÃO E AS
CONTRIBUIÇÕES NA EDUCAÇÃO RURAL: MEMÓRIAS INFANTIS DO BRINCAR NO INTERIOR
RONDONIENSE |
Andressa Lima da Silva. Instituto do Rio Grande do
Norte/IFRN. Josemir Almeida Barros - UNIR |
GT 07 |
EDUCAÇÃO, AMBIENTE E
SUSTENTABILIDADE EM ÁREAS DE CONSERVAÇÃO DA AMAZÔNIA . |
Janaina Farias Graça e Maria Edeluza Ferreira Pinto de
Moura |
GT 07 |
O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA
FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM UMA UNIDADE DE CONSERVAÇÃO NA AMAZÔNIA |
Janaina Farias Graça e Maria Edeluza Ferreira Pinto de
Moura |
GT 07 |
CULTURA, CURRÍCULO E
SIGNIFICAÇÕES NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA EDUCAÇÃO DO CAMPO - APROXIMAÇÕES
CONCEITUAIS. |
Agda Monteiro de Souza Maria Edeluza Ferreira Pinto; Suelem Vasconcelos da Silva |
GT 07 |
O SAMBA DE CACETE NA
COMUNIDADE DE VILA DO CARMO, CAMETÁ-PA: histórias, memórias e educação |
Rubya Rafaela Medeiros de
Almeida Tiago Corrêa Saboia Hellen do Socorro de Araújo
Silva
|
GT 07 |
POR ENTRE RIOS E FLORESTAS: um
olhar para a etnobiodiversidade no assentamento agroextrativista da Ilha de
Samaúma, Igarapé-miri-PA |
TIAGO CORRÊA SABOIA ELIVELTO MIRANDA DOS SANTOS HELLEN DO SOCORRO DE ARAÚJO
SILVA |
GT 08 |
OS SISTEMAS
AGROFLORESTAIS A PARTIR DA PERSPECTIVA DAS MULHERES DA ZONA RURAL DO
MUNICÍPIO DE BAIÃO NO PARÁ. |
Bianca Moreira de Sousa - UFPA
_ Campus Cametá Gisele do Socorro dos Santos
Pompeu - UFPA - Campus Cametá Francisco José Sousa Rocha |
GT 08 |
INVISIBILIDADE
DO GÊNERO FEMININO NA COMUNIDADE DA LINHA 64 DE MIRANTE DA SERRA RO |
Jessilone de Andrade Teixeira
- UNIR |
GT 09 |
A
EXPERIÊNCIA DE TEMPOS FORMATIVOS NA LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO:
reflexões sobre os saberes locais de uma comunidade ribeirinha |
Mariléia Carneiro Farias –UFPA |
GT 09 |
RELAÇÕES
SOCIOAMBIENTAIS NO TERRITÓRIO DAS ÁGUAS E DAS FLORESTAS: um olhar a partir
dos diferentes usos da biodiversidade na comunidade de Pacuí de cima,
Cametá-PA |
Maria Rosiane Wanzeler Gaia -
UFPA Tiago Corrêa Saboia - UFPA -
Campus Cametá |
GT 09 |
Meliponário NEA-UNIFAP/MZG:
ampliando o conhecimento sobre abelhas em escolas do campo |
Cleicydalva Souza de Ataide -
UNIFAP Ivan Douglas Santos Reis -
UNIFAP Mellissa Sousa Sobrinho -
UNIFAP |
GT 09 |
O DESERTO AMAZÔNICO |
Diego Santos Silva - UNIR |
GT 09 |
A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO CURSO
DE PEDAGOGIA DO CAMPO DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS- UEA. |
Eneida Regina das Neves
Nascimento - UEA Lucinete Gadelha da Costa -
UEA |
GT 09 |
RECURSOS ALIMENTÍCIOS
FLORESTAIS E SOBERANIA ALIMENTAR |
Galdino Xavier de Paula Filho;
Marcelo Vieira Pantoja Ana Suzi Portal de Ataíde |
GT 09 |
AGROEXTRATIVISMO E
DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL NO ESTADO DO AMAPÁ: uma análise descritiva dos
resultados do Censo Agropecuário 2017 |
João Lázaro Melo dos Reis -
UNIFAP Janilson Morais de Leão Universidade Estadual do Amapá
- UEAP Janivan Fernandes Suassuna -
UNIFAP |
GT 09 |
O AMBIENTE DOS AÇAIZAIS: para
onde caminha a sustentabilidade ambiental? |
Maria Adaires de Oliveira
Pantoja UFPA Gisele do Socorro dos Santos
Pompeu - UFPA - Campus Cametá |
GT 09 |
RELAÇÕES SOCIOAMBIENTAIS NO
TERRITÓRIO DAS ÁGUAS E DAS FLORESTAS: um olhar a partir dos diferentes usos
da biodiversidade na comunidade de Pacuí de cima, Cametá-PA |
Maria Rosiane Wanzeler Gaia
UFPA - Campus Cametá Tiago Corrêa Saboia - UFPA -
Campus Cametá |
GT 09 |
UMA EXPERIÊNCIA EM APICULTURA
NA EFABIP PADRE JOSIMO |
Wendel
Bezerra da Silva EFABIP Pe.
Josimo Matheus dos
Santos Filho EFABIP Pe.
Josimo
|
GT 09 |
PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO,
SUSTENTABILIDADE E ASSESSORAMENTO NO ALTO SOLIMÕES NA TRÍADE DO ENSINO,
PESQUISA E EXTENSÃO |
Patrício Freitas de Andrade -
UFAM Diones Lima de Souza - UFAM Antonia Ivanilce Castro da
Silva - UFAM Ayrton Urizzi Martins - UFAM Maria Dolores Souza Braga -
UFAM |
GT 09 |
AS ERVAS MEDICINAIS E O
PARTEJAR COMUNIDADE BOA ESPERANÇA, CURRALINHO,
MARAJÓ-PARÁ |
Taianna Oliveira De Moraes -
UFPA Campus Cametá Tiago Corrêa Saboia - UFPA
Campus Cametá |
GT 09 |
COMERCIALIZAÇÃO DE PRODUTOS DA
AGRICULTURA FAMILIAR EM TEMPOS DE PANDEMIA |
Rodrigo de Almeida Muniz Unifesspa. Ariane Rodrigues da Silveira Unifesspa Elmer Viana Gonçalves
-Unifesspa. |
GT 09 |
VÍDEO _ Sucessão rural |
Gleison Gomes EFA Bico do Papagaio -
Tocantins Matheus dos Santos Filho EFA Bico do Papagaio -
Tocantins |
GT 09 |
VÍDEO _ IALA Amazônico: Uma
Projeto Camponês de Construção Permanente |
Frente Paulo Freire do MST/PA Setor comunicação do MST em parceria com o
IALA Amazônico. |
GT 09 |
PLANTAS MEDICINAIS, CRENÇAS,
RITUAIS E TRADIÇÕES NA PREVENÇÃO E TRATAMENTO DE DOENÇAS NA VILA DE JUABA,
CAMETÁ-PA |
Ilvana Rodrigues - UFPA -
Bolsista do Programa Residência Pedagógica/CAPES Maria Juliete Pinto - UFPA Bolsista do Programa
Residência Pedagógica/CAPES Tiago Corrêa Saboia Hellen do Socorro de Araújo
Silva |
GT 09 |
RELAÇÕES ETNOECOLÓGICAS NA
PRÁTICA DA CAÇA NA COMUNIDADE QUILOMBOLA DE SÃO BERNARDO, OEIRAS DO PARÁ |
Gleiciane Pereira da Silva Tiago Corrêa Saboia Hellen do Socorro de Araújo
Silva
|
GT 10 |
A PEDAGOGIA DO CAMPO E OS
SABERES LOCAIS: despertando ações emancipatórias e sustentáveis nos
territórios das águas e das florestas |
Max Michiles da Paz - UEA Nataliana de Souza Paiva - UEA Raimundo Sidnei dos Santos
Campos UEA |
GT 10 |
A MÚSICA COMO INSTRUMENTO
MOBILIZADOR E DE UNIDADE NO MOVIMENTO SEM TERRA NO ESTADO DE RONDÔNIA |
José Fernandes da Silva - MST Renata da Silva Nobrega - UNIR |
GT 10 |
DESAFIOS E POSSIBILIDADES NA
EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA: Relato de experiência na comunidade quilombola do
Médio Itacuruçá. |
Silviane Couto de Carvalho -
UFPA Adrian Kethen Picanço Barbosa Thiago da Luz Ferreira UFPA |
GT 10 |
A VIOLA DE BURITI DO QUILOMBO
MUMBUCA: uma pesquisa em Educação do Campo |
Marcus Facchin Bonilla UFNT. Sirlene Matos da Silva Quilombo Mumbuca/UFNT. |
GT 10 |
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
COMO AÇÃO DE AUTOAFIRMAÇÃO DAS ESCOLAS DO CAMPO E INDÍGENAS EM BENJAMIN
CONSTANT/AM |
Patrício Freitas de Andrade -
UFAM Edilanê Mendes dos Santos -
UFAM Jarliane da Silva Ferreira -
UFAM Diones Lima de Souza - UFAM Celia Verginia Fernandes Maia
- UFAM |
GT 10 |
VÍDEO _ Juventude camponesa e
valorização da cultura afro brasileira na Escola Família Agrícola de Porto
Nacional – TO |
Francislene Alves Bezerra Jonathas Adonias Xavier Luciana Rivas de Oliveira
Manzan Hugo Rivas de Oliveira Luzia Elias da Silva EFA de Porto Nacional – TO. |
GT 10 |
HORTA MEDICINAL, SABERES E
ETNOCONHECIMENTOS NO CUIDADO DA SAÚDE NA COMUNIDADE RIBEIRINHA"MENINO
DEUS" RIO ANAPU- IGARAPÉ - MIRI -
PARÁ. |
Maria da Conceição Miranda dos
Santos UFPA |
SALAS VIRTUAIS
01 - Currículo nas escolas no/do Campo
Ementa: Propostas curriculares para diferentes níveis e modalidades da Educação do/no Campo realizadas com e pelos povos do campo e sujeitos coletivos, práticas de Alternância e contextualização Curricular, Educação do Campo e Agroecologia, produção de material didático contextualizado, currículo e temas geradores na educação do campo, complexo de estudo, currículo e pedagogia da alternância e currículo e Educação do Campo.
02 – Gestão, política pública e financiamento nas escolas no/do Campo
Ementa: Práticas de gestão participativa com e pelos povos do campo e sujeitos coletivos envolvendo famílias, comunidades e movimentos sociais, auto-organização estudantil e coletivo docente, estratégias de acompanhamento e coordenação pedagógica nos municípios, conselhos de gestão das políticas e financiamento das escolas no campo, gestão da escola do campo e política pública, alternância e financiamento público e financiamento da Educação do Campo.
03 – PRONERA e Educação de Jovens e Adultos
Ementa: Propostas de formação com juventude Camponesa, prática de Residência Agrária, Educação de Jovens e Adultos nos diversos territórios, Projovem Campo Saberes da Terra, educação popular e EJA, pedagogia da alternância e educação de jovens e adultos.
04 – Formação inicial e continuada
Ementa: Licenciatura em Educação do Campo, Escola da Terra, Formação Continuada com Educadoras\es do Campo, educação e profissão docente, valorização dos profissionais do magistério do campo, alternância e formação inicial e continuada de educadores/as.
05: Organização e práticas nas escolas no/do Campo
Ementa: Organização de trabalho pedagógico em sala multisseriada, as escolas nos diversos territórios e o uso das tecnologias, prática pedagógica nas escolas no campo, indígenas, quilombolas, ribeirinhas etc., luta contra fechamento de escolas, organização dos povos do campo e movimentos sociais do campo, alternância e práticas pedagógicas nas escolas do campo.
06 - Formação por área do conhecimento, interdisciplinaridade e transdisciplinaridade
Ementa: Formação por área do conhecimento, docência por área do conhecimento, interdisciplinaridade, transdisciplinaridade, complexo de estudo e alternância e formação por área do conhecimento e alternância, Interculturalidade e Educação do Campo.
07 – Educação do Campo e pesquisa
Ementa: Ensino, pesquisa e extensão na Educação do Campo, os campos da pesquisa na Educação do Campo, Educação do Campo, pesquisa e território e paradigmas e pesquisa em Educação do Campo.
08 - Educação do Campo e diversidade de gênero e orientação sexual
Ementa: Educação do Campo e a diversidade de gênero e orientação sexual na educação nos diversos territórios que compõem o campo, práticas de combate ao machismo, preconceito e homofobia e violência sexual, de gênero etc., violência sexual e feminicídio nos diversos territórios que compõem o campo brasileiro; a diversidade e a questão LGBTQIA+; Educação do Campo, alternância e o respeito à diversidade.
09 – Educação do Campo e Ciências Agrárias
Ementas: Educação do Campo e a questão agrária, Educação do Campo e as práticas agroecológicas, Educação do Campo e a produção e distribuição de alimentação, as experiências das feiras e a comercialização nos espaços institucionais, as práticas pedagógicas do programa residência agrária.
Sala 10 – Educação do campo e diversidade
Ementa: Educação do Campo e a diversidade linguística, diversidade e Educação do Campo, Educação do Campo e diversidades étnicas e culturais, Educação do Campo e interculturalidade, alternância e diversidade, educação escolar dos povos tradicionais, povos do campo e sujeitos coletivos.
{{'Label_DoacaoAPartir' | translate}} {{item.valores[0].valor | currency:viewModel.evento.moeda}}
{{item.descricao}}{{entrada.valorComDesconto | currency:viewModel.evento.moeda}}
{{item.nome}}
{{item.nome}}
{{areaSiteEvento.jsonObj.configuracaoSubmissao.dataInicioSubmissao}} - {{areaSiteEvento.jsonObj.configuracaoSubmissao.dataLimiteSubmissao}}