Congresso Internacional de Educação em Territórios Rurais e Educação do Campo - Etapa Região Norte - CITREC/NORTE

Congresso Internacional de Educação em Territórios Rurais e Educação do Campo - Etapa Região Norte - CITREC/NORTE

online Este é um evento online

O evento já encerrou

finalizado

{{'Receba_os_melhores_eventos_da_sua_area' | translate}}

{{'Receber_eventos' | translate}}

Atividades

{{item.titulo}}
{{item.horaInicio}}-{{item.horaFim}}
Calendar

Congresso Internacional de Educação em Territórios Rurais e Educação do Campo - Etapa Região Norte - CITREC/NORTE

MOSTRA DE VÍDEOS

·  PESQUISA-AÇÃO E AS CONTRIBUIÇÕES NA EDUCAÇÃO RURAL: MEMÓRIAS INFANTIS DO BRINCAR NO INTERIOR RONDONIENSE de Andressa Lima da Silva e Josemir Almeida Barros.

Estreia 25/08/2021 as 14h no link: https://youtu.be/vS8YNHrdEZc

·        SUCESSÃO RURAL de Gleison Gomes e Matheus Dos Santos Filho.

Estreia 25/08/2021 as 14h15min no link https://youtu.be/88-F3DTDyiQ

·     A CONSTRUÇÃO CURRICULAR NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO CURSO DE PEDAGOGIA DO CAMPO DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS  NO MUNICÍPIO DE MAUÉS – AM de Maria Edeluza Ferreira Pinto de Moura, Elissandra Helena Souza da Silva e Gládice Anselmo Tamioka

Estreia 25/08/2021 as 14h30min no link https://youtu.be/mWHb8-zzdPI

·  JUVENTUDE CAMPONESA E VALORIZAÇÃO DA CULTURA AFRO BRASILEIRA NA ESCOLA FAMÍLIA AGRÍCOLA DE PORTO NACIONAL – TO de Francislene Alves Bezerra, Jonathas Adonias Xavier, Luciana Rivas de Oliveira Manzan, Hugo Rivas de Oliveira e Luzia Elias da Silva.

Estreia 25/08/2021 as 14h45min no link https://youtu.be/11DgpaxovO8

·      UMA HOMENAGEM AOS 260 ANOS DA CIDADE DE MACAPÁ de Analice Mendonça.

Estreia 25/08/2021 as 15h no link https://youtu.be/HzueHfK5wos

JUVENTUDE EM FOCO: “NÓS POR NÓS MESMOS!” de Débora Mate Mendes, Francisco Barbosa Malheiros e Marlo dos Reis.

 Estreia 25/08/2021 as 15h15min no link https://youtu.be/1N6kJ5KE7Tc

 IALA AMAZÔNICO: um projeto camponês de construção permanente  de Ícaro Matos Neri e Pablo Carvalho Neri.

 Estreia 25/08/2021 as 15h30min no link https://youtu.be/2R_Qn3xu8Dw

Além da estreia no canal os vídeos serão apresentados e debatidos em seus respectivos GTs. 


ATENÇÃO PARA A LISTA DE 

TRABALHOS POR GT!

 

RELAÇÃO DE TRABALHOS APROVADOS


As apresentações de trabalhos serão realizadas no dia 26 de agosto de 2021 através de salas virtuais na plataforma do google meet. Os horários de apresentação (fuso horário de Brasília) serão das 14h às 17h (tarde) e 18h30 às 21h30 (noite).

 

 

GT

Título do Trabalho

Autor (res) /Instituição

GT 01

A EDUCAÇÃO NO CAMPO NO MUNICÍPIO DE ESPIGÃO DO OESTE- RO: olhares-dizeres sobre o fechamento das escolas multisseriadas

 

Diego Santos Silva

 

Agilson da Silva

 

Nelbi Alves da Cruz

 

GT 01

A PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA: Uma análise da metodologia na Escola Família Agroextrativista do Carvão - EFAC na educação dos filhos de agricultores

Escola Família Agroextrativista do Carvão - EFAC.

 

Danilo Fabriciano da Silva.

 

Janilson Morais de Leão.

 

 

Lenilson Marcelino Tavares UNIFAP

 

Marlo dos Reis - UNIFAP.

 

GT 01

PERCEPÇÃO AMBIENTAL/AFETIVIDADE DE ALUNOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO (LEDUCARR/UFRR): caminhos didáticos visando a educação ambiental

Paulo Sérgio Maroti UFRR

 

GT 01

A IMPORTÂNCIA DA INCLUSÃO DA EDUCAÇÃO FINANCEIRA NOS CURRÍCULOS ESCOLARES DA EDUCAÇÃO BÁSICA DAS ESCOLAS DO CAMPO.

Eliane Miranda dos Santos -UFPA

 

 

GT 01

LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO DA UNIFAP: reflexões sobre o papel dos movimentos sociais do campo amapaense.

Márcio Rafael Pantoja Ferreira UNIFAP

 

 

Arthane Menezes Figueirêdo - UNIFAP

 

GT 01

PESQUISA-AÇÃO EM EDUCAÇÃO DO CAMPO EM RONDÔNIA: O EDUCAMPO EM JI-PARANÁ

Isaura Isabel Conte – UNIR -

 

Catiane Cinelli – UFMA –

 

Renata da Silva Nóbrega – UNIR –

 

GT 01

O Projeto Político Pedagógico nas Escolas do Campo e sua Proposta Democrática: realidade ou utopia?

Fernando Teixeira da Silva.

UFPA – Campus Cametá.

 

GT 01

A PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA DO CEFFA DE JI-PARANÁ: produzindo identidades contingentes, plurais, marcadas pela diferença

Alberto Dias Valadão UNIR

 

GT 01

EDUCAÇÃO DO CAMPO EM RONDÔNIA: o sujeito do campo como alguém a incluir, como identidades “incomuns” a serem sujeitadas

Alberto Dias Valadão - UNIR

albertodias@unir.br

 

GT 01

LUTA DAS FAMILIAS CONTRA O FECHAMENTO DA ESCOLA MANOEL FRANCISCO DE OLIVEIRA

Marinilda Maria Mandu

Sindicato dos Trabalhadores Públicos Municipais – SINDNOV - Rondônia

 

GT 01

LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO NO SUDESTE DO PARÁ:  a atuação do Fórum Regional de Educação do Campo

Maura Pereira dos Anjos (Unifesspa)

 

Mônica Castagna Molina (UnB)

 

GT 01

LIMITES E DESAFIOS NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO EDUCAMPO NA COMUNIDADES ESCOLAR

Cleiton William Santana

 

Leandro de Souza Xavier

 

GT 01

ANÁLISE DA ATUAÇÃO DA ESCOLA FAMÍLIA AGRÍCOLA DE PORTO NACIONAL (EFAPN) NO CAMPO TOCANTINENSE POR MEIO DA ATUAÇÃO DE SEUS/AS EGRESSOS/AS

Atamis Antonio Foschiera – UFT

 

Kenely Costa Cerqueira - EFA

 

Ozéias Neres de Cerqueira

EFA - Porto Nacional

 

Valdir Aquino Zitzke – UFT –

 

GT 01

CARTOGRAFIA SOCIAL COMO METODOLOGIA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORAS E PROFESSORES DO CAMPO: uma experiência a partir do projeto Escola de Terra, Água e Floresta no Amapá – Brasil

Eliane Cabral da Silva. UNIFAP.

 

Débora Mate Mendes. UNIFAP

 

Marlo dos Reis. UNIFAP.

 

GT 01

PERCEPÇÃO AMBIENTAL DE ALUNOS DO CAMPO (LEDUCARR/UFRR) QUANTO AOS RESÍDUOS PRODUZIDOS EM SUA PROPRIEDADE: subsídios para um currículo contextualizado em educação ambiental e agroecologia

Paulo S. Maroti UFRR

 

GT 01

LINHAS DE UM CURRÍCULO DE BIOLOGIA: A ETNOBOTÂNICA E O ENSINO DE BOTÂNICA EM UMA ESCOLA DO CAMPO DA AMAZÔNIA TOCANTINA PARAENSE

Edilena Maria Corrêa

 

Marcela Corrêa Costeira

 

GT 01

ENSINO CIÊNCIAS: uma leitura da construção curricular de uma escola das águas e das florestas de Parintins/AM

Silvia Pantoja de Souza

 

 Lucinete Gadelha da Costa 

GT 01

Uma experiência formativa sobre construção de orientações curriculares de matemática para Educação do Campo

Márcia Regina de Souza Silva - UNIR Kécio Gonçalves Leite UNIR.

Nilda de Lima Pereira Gera Semed.

Sérgio Milton da Silva Semed.

GT 02

EXPERIÊNCIA DE GESTÃO DEMOCRÁTICA E PARTICIPATIVA EM ESCOLA DO CAMPO

Naélia Lopes Ferreira de Melo

E.M.E.I. Maria Salete Ribeiro Moreno - Assentamento Palmares Parauapebas - Pará

 

GT 02

RELATO DE EXPERIÊNCIA DE GESTÃO ESCOLAR DA ESCOLA FAMÍLIA AGROEXTRATIVISTA DO CARVÃO - EFAC, NO ANO LETIVO DE 2021

Escola Família Agroextrativista do Carvão - EFAC

 

Danilo Fabriciano da Silva 1.

 

 

Laís Miranda Feio 2.

 

Janilson Morais de Leão 3.

 

Cristiane Lima de Sousa 4

 

 

GT 02

AS INTERFACES DA POLÍTICA PÚBLICA DE FINANCIAMENTO DE ESCOLAS DO CAMPO: Nucleação em pauta

 

Cledinei Oliveira da Silva UFPA

 

José Bittencourt da Silva -UFPA

 

GT 02

PESQUISA DE SATISFAÇÃO DO PROJETO EDUCAMPO NA ESCOLA IRINEU ANTÔNIO DRESCH DE JI-PARANÁ/RO

Leandro de Souza Xavier

 

Cleiton William Santana

 

GT 02

EDUCAÇÃO DO CAMPO/EDUCAMPO EM JI-PARANÁ/RO: OLHARES DESDE A GESTÃO

Renato Eberson de Souza dos Santos – Semed/Ji-Paraná -

 

Isaura Isabel Conte – UNIR -

 

GT 02

A escola da comunidade rural-ribeirinha Monte Horebe integrada ao território do Acará e financiada pelo município de Tailândia no estado do Pará.

Karen Tavares Clarindo

 

GT 03

JUVENTUDE RURAL NA AMAZÔNIA: identidade, participação social e projeto futuro

Luciene Pantoja de Almeida UNIFAP.

 

Rogério Luz dos Santos UNIFAP.

 

Marlo dos Reis -UNIFAP

 

GT 03

A GESTÃO DO PRONERA NO INCRA DO AMAPÁ: A construção de diálogos por uma política pública em Educação do Campo

Fabrício Souza Dias.

Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária - Incra.

 

GT 03

CAMPESINATO, JUVENTUDE RURAL E POLÍTICAS PÚBLICAS: reflexões preliminares sobre o papel da escola e da educação do campo em sua reprodução

Tamires Pereira Vieira

PDTSA/UNIFESSPA.

 

Maura Pereira dos Anjos

Fecampo/Unifesspa.

 

 

GT 03

A PARTICIPAÇÃO DAS/OS JOVENS NAS ORGANIZAÇÕES SOCIAIS NA ILHA DAS CINZAS – PA

 

 

Francisco Barbosa Malheiros UNIFAP.

 

Miquias Tavares dos Reis UNIFAP.

 

Marlo dos Reis - UNIFAP.

GT 03

EJA MÉDIO CAMPO EM GOIANÉSIA, ESTADO DO PARÁ: EEE Médio da Educação do Campo Profº Wilson Baía em construção

 

Eliude Siqueira Souza

Professora da Educação Básica –

GT 03

EXPERIÊNCIAS DA ENFOC NO SUDESTE DO PARÁ

Caira Alves da Costa.

Federação dos Trabalhadores Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado Pará (FETAGRI)-Regional Sudeste.

 

GT 03

EDUCAÇÃO NO/DO CAMPO: a centralidade da luta pela educação na construção do movimento social dos extrativistas na Amazônia amapaense

Marlo dos Reis UNIFAP

 

Roni Mayer Lomba- UNIFAP.

 

GT 03

PROJETO JUVENTUDE DA FLORESTA, VISÕES, CANÇÕES E MODOS DE VIDA DE UMA AMAZÔNIA EXTRATIVISTA.

Zenaide Teles de Oliveira

Museu Paraense Emílio Goeldi - MPEG

 

GT 03

FÓRUM PARINTINENSE DE EDUCAÇÃO DO CAMPO, DAS FLORESTAS E DAS ÁGUAS PAULO FREIRE - FOPINECAF

Edilson da Costa Albarado

FOPINECAF - CANOA.

 

Fernando Rocha Carvalho

GRANAV

 

Maria Eliane de Oliveira Vasconcelos

UFAM-FOPINECAF-CANOA.

 

Simone Sousa Silva

UEA- FOPINECAF.

 

Wanderley Hollanda Cavalcante

IDAM - FOPINECAF.

 

GT 03

ACAMPAMENTO PEDAGÓGICO DA JUVENTUDE OZIEL ALVES PEREIRA – ELDORADO DO CARAJÁS – PARÁ

 

AAlan Leite da Silva - MST Pará                         a

 

GT 03

 

O FECHAMENTO DE ESCOLAS NO CAMPO DA

AMAZÔNIA CAMETAENSE: uma análise 

introdutória a partir dos dados oficiais

     Fabiany Marcela Sousa dos Santos

     PGEDUC/UFPA.

   Roble Carlos Tenório Moraes

   FE/PPGE/UnB.

GT 04

A ESCOLA RURAL E OS PROFESSORES RURAIS: PROCESSOS FORMATIVOS E AS CONDIÇÕES DE TRABALHO DOCENTE EM PORTO VELHO, RONDÔNIA.

Isadora Pereira Lopes - UNIR

 

GT 04

OS SEMINÁRIOS INTEGRADORES NO CURSO DE PEDAGOGIA DO CAMPO – MAUÉS/UEA COMO MOBILIZADORES DE PROTAGONISMO COM E NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES.

Maria Edeluza Ferreira Pinto de Moura

Universidade do Estado do Amazonas -UEA

 

Lucinete Gadelha da Costa -UEA

 

GT 04

EU, UMA EDUCADORA RIBEIRINHA E O ENCONTRO COM A PEDAGOGIA DO CAMPO: a construção de uma identidade docente em Maués, Amazonas

 

Bibliane Soares da Silva - UEA.

 

Nataliana de Souza Paiva UEA. 

 

Raimundo Sidnei dos Santos Campos - UEA

 

GT 04

LIMITES E RISCOS ENFRENTADOS POR ESTUDANTES DA LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO: uma análise da experiência de ensino remoto

Rayane Freitas Pompeu - UFPA  - Campus Cametá

 

Roble Carlos Tenório Moraes

FE/PPGE/UnB

 

GT 04

PSICOLOGIA E RURALIDADES: sentidos na formação do curso de Licenciatura em Educação do Campo

Angélica de Souza Lima - UNIR

 

Juliana da Silva Nóbrega - UNIR

 

GT 04

VÍDEO _ A CONSTRUÇÃO CURRICULAR NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO CURSO DE PEDAGOGIA DO CAMPO DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS NO MUNICÍPIO DE MAUÉS – AM.

Maria Edeluza Ferreira Pinto de Moura - UEA

 

Elissandra Helena Souza da Silva

Universidade do Estado do Amazonas- NESMAU

 

Gládice Anselmo Tamioka

Universidade do Estado do Amazonas - NESMAU

GT 04

VÍDEO _ UMA HOMENAGEM AOS 260 ANOS DA CIDADE DE MACAPÁ

Analice Machado Mendonça

Escola Municipal de Ensino Fundamental Rosa de Saron

 

GT 04

PROCESSOS FORMATIVOS NO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO DA UFPA/CUNTINS: CURRÍCULO E MODOS DE VIDA EM ATRAVESSAMENTOS

Edilena Maria Corrêa

 

Joelma de Jesus Dias Leão

 

Maria do Socorro Maia Neves

 

Rosely Costa dos Santos;

 

Raimundo Sidnei dos Santos Campos

 

GT 04

UM OLHAR SOBRE A CONSTRUÇÃO DA PROPOSTA DE ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO DO CAMPO NA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS/UEA

Leni Rodrigues Coelho;

 

Lucinete Gadelha da Costa

 

Vanderlete Pereira da Silva

 

Maria Edeluza Ferreira Pinto

 

GT 04

VIVÊNCIA DOCENTE NA BELÉM DAS ÁGUAS: retratos de pesquisa sobre a educação do campo ribeirinha

Jefferson Luis da Silva Cardoso

 

GT 04

UM CAMPO DE VERSOS: vida comunitária em poesia

Maria Odinéia da Silva e Silva

 

Thiago Gonçalves Souza Alencar

 

 

GT 04

A FORMAÇÃO DO (A) PROFESSOR (A): um estudo na perspectiva da Educação Popular

Rayssa Fontenele Araújo

 

Lucinete Gadelha da Costa lucinetegadelha@gmail.com

 

GT 05

SOCIEDADES LITERÁRIAS DO ESTADO DO PARÁ

Mileny Alves Bezerra

Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra – MST.

 

 

GT 05

O OLHAR DOS PROFESSORES E PROFESSORAS DE ESCOLAS PÚBLICAS RURAIS SOBRE AS INFÂNCIAS EM PORTO VELHO, RO

 

 

Isabella dos Santos Oliveira da Silva - UNIR

 

Josemir Almeida Barros - UNIR. 

 

GT 05

LER E ESCREVER ME CONDUZ PARA A PRÓXIMA TURMA - Relato de experiência

Marli Cristina Oster da Rocha - MAB

 

 

GT 05

A IMPORTÂNCIA DO MOVIMENTO DE EDUCAÇÃO DO CAMPO NO BAIXO TOCANTINS PARA O ENFRENTAMENTO DAS CONDIÇÕES DE VIDA E EDUCAÇÃO NA COMUNIDADE LARANJAL-NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO, EM CAMETÁ-PA.

Leiliane Siqueira Nogueira - UFPA

 

Oscar Ferreira Barros - UFPA

 

GT 05

UM ESTUDO SOBRE A ORGANIZAÇÃO DO ENSINO E AS PRÁTICAS CURRICULARES NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM TERRITÓRIOS RURAIS DA AMAZÔNIA PARAENSE

Maria do Socorro Dias Pinheiro UFPA

 

Carlos Nazareno F. Borges UFPA

 

GT 05

TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO NO CONTEXTO ESCOLAR AMAZÔNICO: práticas pedagógicas e os desafios da inserção das TICs em uma escola do campo do município de Cametá/PA.

Tamires Brito Pantoja – UFPA _ Campus Cametá.

 

Maria Sueli Correa dos Prazeres – UFPA - Campus Cametá

 

GT 05

EDUCAÇÃO NO TERRITÓRIO RIBEIRINHO: EXPERIÊNCIAS E PRÁTICAS EDUCATIVAS NA ESCOLA SÃO JOÃO BATISTA EM ABAETETUBA-PARÁ

Dayana Viviany Silva de Souza UFRA

 

GT 05

CRIAÇÃO DA CASA FAMILIAR RURAL DE SANTA MARIA DAS BARREIRAS/PA

Milton Ferreira dos Santos

CFR de Santa Maria das Barreiras

 

Maria Célia Vieira da Silva -Unifesspa

maria.silva@unifesspa.edu.br

GT 05

A IMPORTÂNCIA DA EXTENSÃO NA EDUCAÇÃO OFERTADA PELA ESCOLA FAMÍLIA AGROEXTRATIVISTA DO CARVÃO, MAZAGÃO-AP

Janilson Morais de Leão 1.

 

Danilo Fabriciano da Silva 2.

- EFAC.

 

Laís Miranda Feio EFAC.

 

Escola Família Agroextrativista do Carvão - EFAC

GT 05

A INTERAÇÃO COM ESTUDANTES DA ESCOLA FAMÍLIA AGRÍCOLA DE PORTO NACIONAL - TO EM MEIO A PANDEMIA DO COVID-19

Hugo Rivas de Oliveira

 

Luciana Rivas de Oliveira Manzan

 

Francislene Alves Bezerra

 

Jonathas Adonias Xavier

 

EFA de Porto Nacional – TO

GT 05

ETI – PROFESSOR FIDÊNCIO BOGO UMA ESCOLA AGROECOLÓGICA

Cirineu da Rocha

ETI – Professor Fidêncio Bogo –

 

Joselaine Queli Fiameti

ETI – Professor Fidêncio Bogo –

 

Edvan Araújo Batista

ETI – Professor Fidêncio Bogo –

 

GT 05

MAPEAMENTO DE PROJETOS PEDAGÓGICOS DE ESCOLAS DO CAMPO, DAS ÁGUAS E DAS FLORESTAS NO ESTADO DO AMAPÁ

Ana Paula Nunes Malheiros

Universidade Federal do Amapá - UNIFAP

 

Débora Mate Mendes - UNIFAP

 

GT 05

A EXTENSÃO COMO REFORÇO DOS ALICERCES DA ESCOLA FAMÍLIA AGROEXTRATIVISTA DO CARVÃO

 Laís Miranda Feio

 

Joaquim Correa de Souza Belo

 

Janilson Morais de Leão

 

Danilo Fabriciano da Silva

 

Escola Família Agroextrativista do Carvão - EFAC

GT 05

CEFA - JOSÉ PORFÍRIO DE SOUZA UMA LUTA, UMA CONQUISTA DOS/AS TRABALHADORES/AS AMEAÇADO PELOS INTERESSES DOS POLÍTICOS

Cirineu da Rocha - MAB

 

GT 05

ESCOLAS ÀS MARGENS DAS ÁGUAS: educações próprias em territórios ribeirinhos da Amazônia paraense

Eliana Campos Pojo Toutonge/UFPA-

 

Maria Natalina Mendes Freitas/UFPA-

 

GT 05

TRAVESSIAS E PERCURSOS ESCOLARES DE ESTUDANTES: Aprendizados sobre relações campo-cidade, Acará-pa.

Vanessa Rosa de Oliveira/Docente da Rede Municipal

 

Eliana Campos Pojo Toutonge/UFPA-

 

GT 05

A CONSTRUÇÃO E FECHAMENTO DAS “ESCOLINHAS” RURAIS EM ROLIM DE MOURA E SEUS REFLEXOS NA VIDA DA FAMÍLIA CAMPONESA

 Nelbi Alves da Cruz.

 

Gabrielly Beleza dos Santos

 

Adriane Pesovento

 

Universidade Federal de Rondônia – Campus Rolim de Moura - RO.

GT 05

EDUCAÇÃO DO CAMPO E ORGANIZAÇÃO COMUNITÁRIA PARA O ENFRENTAMENTO A COLONIALIDADE DA NATUREZA: UM ESTUDO DA PRODUÇÃO DO AÇAÍ NA COMUNIDADE DE GUAJARÁ, CAMETÁ-PA

 

José Edinan Assunção Mendes – UFPA

 

Oscar Ferreira Barros UFPA

 

GT 05

MUDANÇAS NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DA ESCOLA IRINEU ANTÔNIO DRESCH DE JI-PARANÁ/RO

Leandro de Souza Xavier -UNIR

 

Cleiton William Santana

 

GT 05

UMA LEITURA SOBRE OS ESPAÇOS NÃO FORMAIS NO CURSO DE PEDAGOGIA DO CAMPO DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS- UEA.

Eneida Regina das Neves Nascimento - UEA

 

Lucinete Gadelha da Costa - UEA

 

GT 05

RELATO DE EXPERnIÊNCIA: Setor de Educação do MST em detrimento com a Educação Popular de Paulo Freire

Wellington da Rocha Almeida - UNIR

 

Juliana da Silva Nóbrega - UNIR.

GT 05

LEITURA E ESCRITA EM ESCOLA RIBEIRINHA: ressignificando o olhar docente a partir da experiência prática

Raimundo Kleiton Pinheiro Pantoja UFPA - Cametá

 

Raimundo Nonato de Oliveira Falabelo

 

GT 05

A DISTORÇÃO IDADE-SÉRIE EM ESCOLAS RURAIS DE ROLIM DE MOURA, REGIÃO AMAZÔNICA NO NORTE DO BRASIL.

Juliana Cândido Matias SEDUC/RO.

 

Josemir Almeida Barros - UNIR

 

GT 05

VÍDEO _ JUVENTUDE EM FOCO: “NÓS POR NÓS MESMOS”.

Débora Mate Mendes - UNIFAP

 

Francisco Barbosa Malheiros - UNIFAP

 

Marlo dos Reis - UNIFAP.

GT 05

EXTENSÃO COMO REFORÇO DOS ALICERCES DA ESCOLA FAMÍLIA AGROEXTRATIVISTA DO CARVÃO

Laís Miranda Feio

 

Joaquim Correa de Souza Belo

 

Janilson Morais de Leão

 

Danilo Fabriciano da Silva

Escola Família Agroextrativista do Carvão - EFAC.

GT 05

EDUCAÇÃO, SABERES E IMAGINÁRIOS NO CONTEXTO AMAZÔNICO: Práticas educativas ambientais dos ribeirinhos da ilha de Cotijuba em Belém/PA.

Karen Tavares Clarindo

 

GT 05

AS NARRATIVAS ORAIS COMO FERRAMENTAS NO ENSINO DE LEITURA E ESCRITA EM LÍNGUA PORTUGUESA: uma abordagem na educação escolar quilombola na Comunidade Remanescente de Santana do Arari (Ponta de Pedras/Pará)

Elizete Ferreira Morais Barbosa

GT 05

CONCEPÇÕES E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL EM CONTEXTO DE ASSENTAMENTO DA REFORMA AGRÁRIA, MANAUS (AM)

Agda Monteiro de Souza

 

Lucinete Gadelha da Costa

 

GT 05

A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO NO COTIDIANO DE CLASSES MULTISSERIADAS DO MUNICÍPIO DE RIO BRANCO, ACRE

Fernanda Helena Basso Alves

 

Elizabeth Miranda de Lima

 

GT 05

CLASSES MULTISSERIADAS DO CAMPO: Relato de experiência no contexto da pandemia da covid-19.

Antônia Silvestre do Nascimento Maia

 

GT 05

MUDANÇAS NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DA ESCOLA IRINEU ANTÔNIO DRESCH DE JI-PARANÁ/RO

Leandro de Souza Xavier UNIR -

 

Cleiton William Santana

Escola Irineu a. Dresch -

GT 06

CURRÍCULO, DECOLONIALIDADE E FORMAÇÃO POR ÁREAS DE CONHECIMENTOS NA LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO DA UFPA, BAIXO TOCANTINS-PA

Oscar Ferreira Barros – UFPA.

GT 07

FÓRUM PARAENSE DE EDUCAÇÃO DO CAMPO, COMO AGENTE INTEGRADOR: Trabalho, natureza e cultura como referências para a construção da escola pública do campo na Amazônia

Amanda da Silva Barata UFPA

 

Salomão Antônio Mufarrej Hage UFPA

 

GT 07

AMAZONIZAR OS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO DA REGIÃO NORTE: EIS A QUESTÃO

Arthane Menezes Figueirêdo -UNIFAP

 

Salomão Antônio Mufarrej Hage - UFPA

 

GT 07

OBSERVATÓRIO DA EDUCAÇÃO DO CAMPO NO ALTO SOLIMÕES - OBECAS: experiências do tripé ensino, pesquisa e extensão no Instituto de Natureza e Cultura-INC/UFAM

Jarliane da Silva Ferreira - UFAM

 

Patrício Freitas de Andrade - UFAM

 

Max de Souza Pinheiro - UFPA

 

Oderlene Braulio da Silva - UFAM

 

Gilse Elisa Rodrigues – UFAM

GT 07

MEMÓRIAS E HISTÓRIAS DA EDUCAÇÃO NO CAMPO DE ROLIM DE MOURA: vozes da década de 1990

Gabrielly Beleza dos Santos UNIR

 

Adriane Pesovento UNIR

 

 

Nelbi Alves da Cruz - UNIR

 

GT 07

O EDUCAMPO EM JI-PARANÁ: ASSUNTOS DESENVOLVIDOS EM TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO

Edivânia de Souza -UNIR

 

 

Isaura Isabel Conte – UNIR -

 

GT 07

MEMÓRIAS E HISTÓRIAS DE VIDA DE UMA TERRITORIALIZAÇÃO DOS MODOS DE VIVER DOS MORADORES/AS DO POVOADO FOLHA GROSSA-TOCANTINÓPOLIS – TO: uma perspectiva desde a nova cartografia social

Gercione Soares - UFNT - Campus de Tocantinópolis

 

Rejane C. Medeiros de Almeida - UFNT

 

GT 07

A PESQUISA NA LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO: um relato de experiência de bolsistas de Iniciação Científica

Janilson Morais de Leão.

Universidade Estadual do Amapá - UEAP.

 

João Lázaro Melo dos Reis - UNIFAP

 

GT 07

BALANÇO DA PRODUÇÃO BIBLIOGRÁFICA SOBRE EDUCAÇÃO RURAL EM PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO PROFISSIONAL DO BRASIL

Márcia Jovani de Oliveira Nunes

Instituto Federal de Rondônia - IFRO.

 

Josemir Almeida Barros - UNIR

 

GT 07

VÍDEO _ PESQUISA-AÇÃO E AS CONTRIBUIÇÕES NA EDUCAÇÃO RURAL: MEMÓRIAS INFANTIS DO BRINCAR NO INTERIOR RONDONIENSE

Andressa Lima da Silva.

Instituto do Rio Grande do Norte/IFRN.

 

Josemir Almeida Barros - UNIR

 

GT 07

EDUCAÇÃO, AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE EM ÁREAS DE CONSERVAÇÃO DA AMAZÔNIA .

Janaina Farias Graça e Maria

 

Edeluza Ferreira Pinto de Moura

 

GT 07

O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM UMA UNIDADE DE CONSERVAÇÃO NA AMAZÔNIA

Janaina Farias Graça e Maria

 

Edeluza Ferreira Pinto de Moura

 

GT 07

CULTURA, CURRÍCULO E SIGNIFICAÇÕES NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA EDUCAÇÃO DO CAMPO - APROXIMAÇÕES CONCEITUAIS.

Agda Monteiro de Souza

 

Maria Edeluza Ferreira Pinto;

 

Suelem Vasconcelos da Silva

 

GT 07

O SAMBA DE CACETE NA COMUNIDADE DE VILA DO CARMO, CAMETÁ-PA: histórias, memórias e educação

Rubya Rafaela Medeiros de Almeida

 

Tiago Corrêa Saboia

 

Hellen do Socorro de Araújo Silva

 

GT 07

POR ENTRE RIOS E FLORESTAS: um olhar para a etnobiodiversidade no assentamento agroextrativista da Ilha de Samaúma, Igarapé-miri-PA

TIAGO CORRÊA SABOIA

 

 ELIVELTO MIRANDA DOS SANTOS

 

HELLEN DO SOCORRO DE ARAÚJO SILVA

 

GT 08

OS SISTEMAS AGROFLORESTAIS A PARTIR DA PERSPECTIVA DAS MULHERES DA ZONA RURAL DO MUNICÍPIO DE BAIÃO NO PARÁ.

 

Bianca Moreira de Sousa - UFPA _ Campus Cametá

 

Gisele do Socorro dos Santos Pompeu - UFPA - Campus Cametá

 

Francisco José Sousa Rocha

GT 08

INVISIBILIDADE DO GÊNERO FEMININO NA COMUNIDADE DA LINHA 64 DE MIRANTE DA SERRA RO

Jessilone de Andrade Teixeira - UNIR

 

GT 09

A EXPERIÊNCIA DE TEMPOS FORMATIVOS NA LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO: reflexões sobre os saberes locais de uma comunidade ribeirinha

Mariléia Carneiro Farias –UFPA

GT 09

RELAÇÕES SOCIOAMBIENTAIS NO TERRITÓRIO DAS ÁGUAS E DAS FLORESTAS: um olhar a partir dos diferentes usos da biodiversidade na comunidade de Pacuí de cima, Cametá-PA

Maria Rosiane Wanzeler Gaia - UFPA

 

Tiago Corrêa Saboia - UFPA - Campus Cametá

 

GT 09

Meliponário NEA-UNIFAP/MZG: ampliando o conhecimento sobre abelhas em escolas do campo

Cleicydalva Souza de Ataide - UNIFAP

 

Ivan Douglas Santos Reis - UNIFAP

 

Mellissa Sousa Sobrinho - UNIFAP

 

GT 09

O DESERTO AMAZÔNICO

Diego Santos Silva - UNIR

 

 

GT 09

A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO CURSO DE PEDAGOGIA DO CAMPO DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS- UEA.

Eneida Regina das Neves Nascimento - UEA

 

Lucinete Gadelha da Costa - UEA

 

GT 09

RECURSOS ALIMENTÍCIOS FLORESTAIS E SOBERANIA ALIMENTAR

Galdino Xavier de Paula Filho;

 

Marcelo Vieira Pantoja

 

Ana Suzi Portal de Ataíde

 

GT 09

AGROEXTRATIVISMO E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL NO ESTADO DO AMAPÁ: uma análise descritiva dos resultados do Censo Agropecuário 2017

João Lázaro Melo dos Reis - UNIFAP

 

Janilson Morais de Leão

Universidade Estadual do Amapá - UEAP

 

Janivan Fernandes Suassuna - UNIFAP

 

GT 09

O AMBIENTE DOS AÇAIZAIS: para onde caminha a sustentabilidade ambiental?

Maria Adaires de Oliveira Pantoja UFPA

 

Gisele do Socorro dos Santos Pompeu - UFPA - Campus Cametá

 

GT 09

RELAÇÕES SOCIOAMBIENTAIS NO TERRITÓRIO DAS ÁGUAS E DAS FLORESTAS: um olhar a partir dos diferentes usos da biodiversidade na comunidade de Pacuí de cima, Cametá-PA

Maria Rosiane Wanzeler Gaia UFPA - Campus Cametá

 

Tiago Corrêa Saboia - UFPA - Campus Cametá

 

GT 09

UMA EXPERIÊNCIA EM APICULTURA NA EFABIP PADRE JOSIMO

Wendel Bezerra da Silva

EFABIP Pe. Josimo

 

Matheus dos Santos Filho

EFABIP Pe. Josimo

 

GT 09

PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO, SUSTENTABILIDADE E ASSESSORAMENTO NO ALTO SOLIMÕES NA TRÍADE DO ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO

Patrício Freitas de Andrade - UFAM

 

Diones Lima de Souza - UFAM

 

Antonia Ivanilce Castro da Silva - UFAM

 

Ayrton Urizzi Martins - UFAM

 

Maria Dolores Souza Braga - UFAM

 

GT 09

AS ERVAS MEDICINAIS E O PARTEJAR COMUNIDADE BOA

ESPERANÇA, CURRALINHO, MARAJÓ-PARÁ

Taianna Oliveira De Moraes - UFPA Campus Cametá

 

Tiago Corrêa Saboia - UFPA Campus Cametá

 

GT 09

COMERCIALIZAÇÃO DE PRODUTOS DA AGRICULTURA FAMILIAR EM TEMPOS DE PANDEMIA

Rodrigo de Almeida Muniz

Unifesspa.

 

Ariane Rodrigues da Silveira

Unifesspa

 

Elmer Viana Gonçalves -Unifesspa.

 

GT 09

VÍDEO _ Sucessão rural

Gleison Gomes

EFA Bico do Papagaio - Tocantins

 

Matheus dos Santos Filho

EFA Bico do Papagaio - Tocantins

 

GT 09

VÍDEO _ IALA Amazônico: Uma Projeto Camponês de Construção Permanente

Frente Paulo Freire do MST/PA

 Setor comunicação do MST em parceria com o IALA Amazônico.

GT 09

PLANTAS MEDICINAIS, CRENÇAS, RITUAIS E TRADIÇÕES NA PREVENÇÃO E TRATAMENTO DE DOENÇAS NA VILA DE JUABA, CAMETÁ-PA

Ilvana Rodrigues - UFPA - Bolsista do Programa Residência Pedagógica/CAPES

 

Maria Juliete Pinto - UFPA

Bolsista do Programa Residência Pedagógica/CAPES

 

Tiago Corrêa Saboia

 

Hellen do Socorro de Araújo Silva

 

GT 09

RELAÇÕES ETNOECOLÓGICAS NA PRÁTICA DA CAÇA NA COMUNIDADE QUILOMBOLA DE SÃO BERNARDO, OEIRAS DO PARÁ

Gleiciane Pereira da Silva

 

Tiago Corrêa Saboia

 

Hellen do Socorro de Araújo Silva

 

GT 10

A PEDAGOGIA DO CAMPO E OS SABERES LOCAIS: despertando ações emancipatórias e sustentáveis nos territórios das águas e das florestas

Max Michiles da Paz - UEA

 

Nataliana de Souza Paiva - UEA

 

Raimundo Sidnei dos Santos Campos

UEA

 

GT 10

A MÚSICA COMO INSTRUMENTO MOBILIZADOR E DE UNIDADE NO MOVIMENTO SEM TERRA NO ESTADO DE RONDÔNIA

José Fernandes da Silva - MST

 

Renata da Silva Nobrega - UNIR

 

GT 10

DESAFIOS E POSSIBILIDADES NA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA: Relato de experiência na comunidade quilombola do Médio Itacuruçá.

Silviane Couto de Carvalho - UFPA

 

Adrian Kethen Picanço Barbosa

 

Thiago da Luz Ferreira UFPA

 

GT 10

A VIOLA DE BURITI DO QUILOMBO MUMBUCA: uma pesquisa em Educação do Campo

Marcus Facchin Bonilla

UFNT.

 

Sirlene Matos da Silva

Quilombo Mumbuca/UFNT.

 

GT 10

PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO COMO AÇÃO DE AUTOAFIRMAÇÃO DAS ESCOLAS DO CAMPO E INDÍGENAS EM BENJAMIN CONSTANT/AM

Patrício Freitas de Andrade - UFAM

 

Edilanê Mendes dos Santos - UFAM

 

Jarliane da Silva Ferreira - UFAM

 

Diones Lima de Souza - UFAM

 

Celia Verginia Fernandes Maia - UFAM

 

GT 10

VÍDEO _ Juventude camponesa e valorização da cultura afro brasileira na Escola Família Agrícola de Porto Nacional – TO

 

Francislene Alves Bezerra

 

Jonathas Adonias Xavier

 

Luciana Rivas de Oliveira Manzan

 

Hugo Rivas de Oliveira

 

Luzia Elias da Silva

 

EFA de Porto Nacional – TO.

GT 10

HORTA MEDICINAL, SABERES E ETNOCONHECIMENTOS NO CUIDADO DA SAÚDE NA COMUNIDADE RIBEIRINHA"MENINO DEUS" RIO ANAPU- IGARAPÉ - MIRI -  PARÁ.

Maria da Conceição Miranda dos Santos UFPA

 

 

 

SALAS VIRTUAIS

01 - Currículo nas escolas no/do Campo

Ementa: Propostas curriculares para diferentes níveis e modalidades da Educação do/no Campo realizadas com e pelos povos do campo e sujeitos coletivos, práticas de Alternância e contextualização Curricular, Educação do Campo e Agroecologia, produção de material didático contextualizado, currículo e temas geradores na educação do campo, complexo de estudo, currículo e pedagogia da alternância e currículo e Educação do Campo.


02 – Gestão, política pública e financiamento nas escolas no/do Campo

Ementa: Práticas de gestão participativa com e pelos povos do campo e sujeitos coletivos envolvendo famílias, comunidades e movimentos sociais, auto-organização estudantil e coletivo docente, estratégias de acompanhamento e coordenação pedagógica nos municípios, conselhos de gestão das políticas e financiamento das escolas no campo, gestão da escola do campo e política pública, alternância e financiamento público e financiamento da Educação do Campo.


03 – PRONERA e Educação de Jovens e Adultos

Ementa: Propostas de formação com juventude Camponesa, prática de Residência Agrária, Educação de Jovens e Adultos nos diversos territórios, Projovem Campo Saberes da Terra, educação popular e EJA, pedagogia da alternância e educação de jovens e adultos.


04 – Formação inicial e continuada

Ementa: Licenciatura em Educação do Campo, Escola da Terra, Formação Continuada com Educadoras\es do Campo, educação e profissão docente, valorização dos profissionais do magistério do campo, alternância e formação inicial e continuada de educadores/as. 


05: Organização e práticas nas escolas no/do Campo

Ementa: Organização de trabalho pedagógico em sala multisseriada, as escolas nos diversos territórios e o uso das tecnologias, prática pedagógica nas escolas no campo, indígenas, quilombolas, ribeirinhas etc., luta contra fechamento de escolas, organização dos povos do campo e movimentos sociais do campo, alternância e práticas pedagógicas nas escolas do campo.


06 - Formação por área do conhecimento, interdisciplinaridade e transdisciplinaridade

Ementa: Formação por área do conhecimento, docência por área do conhecimento, interdisciplinaridade, transdisciplinaridade, complexo de estudo e alternância e formação por área do conhecimento e alternância, Interculturalidade e Educação do Campo.


07 – Educação do Campo e pesquisa

Ementa: Ensino, pesquisa e extensão na Educação do Campo, os campos da pesquisa na Educação do Campo, Educação do Campo, pesquisa e território e paradigmas e pesquisa em Educação do Campo.


08 - Educação do Campo e diversidade de gênero e orientação sexual

Ementa: Educação do Campo e a diversidade de gênero e orientação sexual na educação nos diversos territórios que compõem o campo, práticas de combate ao machismo, preconceito e homofobia e violência sexual, de gênero etc., violência sexual e feminicídio nos diversos territórios que compõem o campo brasileiro; a diversidade e a questão LGBTQIA+; Educação do Campo, alternância e o respeito à diversidade.


09 – Educação do Campo e Ciências Agrárias

Ementas: Educação do Campo e a questão agrária, Educação do Campo e as práticas agroecológicas, Educação do Campo e a produção e distribuição de alimentação, as experiências das feiras e a comercialização nos espaços institucionais, as práticas pedagógicas do programa residência agrária.


Sala 10 – Educação do campo e diversidade

Ementa: Educação do Campo e a diversidade linguística, diversidade e Educação do Campo, Educação do Campo e diversidades étnicas e culturais, Educação do Campo e interculturalidade, alternância e diversidade, educação escolar dos povos tradicionais, povos do campo e sujeitos coletivos.

Inscrições

{{'Label_CodigoPromocionalAplicadoComSucesso' | translate}}
{{'Label_Presencial' | translate}} {{'Label_Online' | translate}} {{'Label_PresencialEOnline' | translate}}

{{item.titulo}}

{{'Label_DoacaoAPartir' | translate}} {{item.valores[0].valor | currency:viewModel.evento.moeda}}

{{item.descricao}}
{{'Titulo_Gratis' |translate}} {{viewModel.configuracaoInscricaoEvento.descricaoEntradaGratis}}
{{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}} {{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}}  

{{entrada.valorComDesconto | currency:viewModel.evento.moeda}}

{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Label_APartirDe' | translate}} {{entrada.validoDe | date:viewModel.evento.cultura.formatoData}}
Calendar

{{'Titulo_NaoDisponivel' | translate}}

Palestrantes

{{item.nome}}

{{item.nome}}



Submissões

{{areaSiteEvento.jsonObj.configuracaoSubmissao.dataInicioSubmissao}} - {{areaSiteEvento.jsonObj.configuracaoSubmissao.dataLimiteSubmissao}}

{{item.denominacao}}
{{item.denominacao}}
{{item.denominacao}}

{{areaSiteEvento.titulo}}

{{viewModel.evento.titulo}}

{{viewModel.evento.responsavelEvento}}