Congresso Internacional de Educação em Territórios Rurais e Educação do Campo - Etapa Região Nordeste  -  17 e 18 de agosto de 2021

Congresso Internacional de Educação em Territórios Rurais e Educação do Campo - Etapa Região Nordeste - 17 e 18 de agosto de 2021

online Este é um evento online

O evento já encerrou

Separamos alguns eventos que você irá gostar

I SIECETR - II SNEPMSC - VI EPPECPB - Evento Híbrido

Terça-Feira, 12 de Novembro

João Pessoa, PB

20º Congresso Brasileiro de Bioinformática: X-Meeting 2024

Terça-Feira, 11 de Junho

Salvador, BA

VII SEMINÁRIO DE AGROECOLOGIA E VI SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO DO CAMPO DO IFPE

Terça-Feira, 7 de Maio

, PE

1º Congresso Multidisciplinar de Saúde e Bem-Estar

Quarta-Feira, 28 de Agosto

São Luís, MA

{{'Receba_os_melhores_eventos_da_sua_area' | translate}}

{{'Receber_eventos' | translate}}

Sobre o evento

 

O Congresso Internacional de Educação em Territórios Rurais e Educação do Campo surge como forma de articulação entre os diferentes países e continentes. Para motivar e fomentar a participação de diferentes sujeitos e atores sociais, até que o congresso se realize na Espanha, em 2022, os diferentes países têm organizado etapas de mobilização. No Brasil, o evento está sendo organizado pelo Fórum Nacional de Educação do Campo (FONEC), seguindo uma mesma estrutura organizativa das etapas regionais e nacional. Haverá duas mesas: uma sobre os “Modelos de desenvolvimento em disputa na região, ressaltando a Educação do e no Campo e a agroecologia” e, outra sobre “Políticas de Educação e as Escolas do e no Campo”. Além dessas duas mesas, teremos 12 salas de apresentações de experiências com as seguintes temáticas:

CURRÍCULO NAS ESCOLAS DO E NO  CAMPO

Ementa: Propostas curriculares para diferentes níveis e modalidades da educação do e no campo realizadas com e pelos povos do campo e sujeitos coletivos; práticas de alternância e contextualização curricular; educação do e no campo e agroecologia;  produção de material didático contextualizado; currículo e temas geradores na educação do e no campo; complexo de estudo, currículo e pedagogia da alternância; currículo e educação do e no campo.

 

GESTÃO, POLÍTICA PÚBLICA E FINANCIAMENTO NAS ESCOLAS DO E NO CAMPO

Ementa: Práticas de gestão participativa com e pelos povos do campo e sujeitos coletivos, envolvendo famílias, comunidades e movimentos sociais; auto-organização estudantil e coletivo docente; estratégias de acompanhamento e coordenação pedagógica nos municípios; conselhos de gestão das políticas e financiamento das escolas do e no campo; gestão da escola do e no campo e política pública; alternância e financiamento da educação do e no campo.


PRONERA E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Ementa: Propostas de formação com juventude camponesa; prática de residência agrária, Educação de Jovens e Adultos nos diversos territórios; PROJOVEM Campo Saberes da Terra, Educação Popular e Educação de Jovens e Adultos-EJA; Pedagogia da Alternância e Educação de Jovens e Adultos.


FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DOS EDUCADORES E EDUCADORAS DO E NO CAMPO

Ementa: Licenciatura em Educação do Campo; Escola da Terra; Formação Continuada com Educadoras e educadores do e no Campo; educação e profissão docente; valorização dos profissionais do magistério do e no campo; alternância e formação inicial e continuada de educadores/as.

 

ORGANIZAÇÃO E PRÁTICAS NAS ESCOLAS DO E NO CAMPO

Ementa: Organização do trabalho pedagógico em sala multisseriada; as escolas nos diversos territórios e o uso das tecnologias; práticas pedagógicas nas escolas do e no campo, indígenas, quilombolas, ribeirinhas etc.; luta contra o fechamento de escolas; organização dos povos do campo e movimentos sociais do campo; alternância e práticas pedagógicas nas escolas do e no campo.

 

FORMAÇÃO POR ÁREA DO CONHECIMENTO, INTERDISCIPLINARIDADE E TRANSDISCIPLINARIDADE

Ementa: Formação por área do conhecimento; docência por área do conhecimento; interdisciplinaridade, transdisciplinaridade, complexo de estudo e alternância; interculturalidade e educação do e no campo.


EDUCAÇÃO DO E NO CAMPO, PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO

Ementa: Ensino, pesquisa e extensão na educação do e no campo; os campos da pesquisa na educação do e no campo; educação do e no campo, pesquisa e território; paradigmas e pesquisa em educação do e no campo; Programas de Pós-graduação na região.


EDUCAÇÃO DO E NO CAMPO E DIVERSIDADE SEXUAL

Ementa: Educação do e no campo, alternância e a diversidade sexual e de gênero nas escolas e espaços não escolares nos diversos territórios que compõem o campo; práticas de combate ao machismo, sexismo, preconceitos, homofobia e violência sexual e de gênero; feminicídio e violência sexual e de gênero nos diversos territórios que compõem o campo brasileiro; a questão LGBTQIA+ e o respeito à diversidade.


EDUCAÇÃO DO E NO CAMPO, QUESTÃO AGRÁRIA E AGROECOLOGIA

Ementa: Educação do e no Campo e a questão agrária; Educação do e no Campo e as práticas agroecológicas; Educação do e no Campo e a produção e distribuição de alimentação; as experiências das feiras e a comercialização nos espaços institucionais; as práticas pedagógicas do programa residência agrária.


EDUCAÇÃO DO E NO CAMPO E DIVERSIDADE


Ementa: Educação do e no campo e a diversidade linguística; diversidade e raça na educação do e no campo; educação do e no campo e diversidades étnicas e culturais; educação do e no campo e interculturalidade, alternância e diversidade; educação escolar dos povos tradicionais e educação especial


TRABALHO E EDUCAÇÃO DO E NO CAMPO

Ementa: Resistências e enfrentamentos à exploração do trabalho nos territórios rurais; o trabalho como matriz formativa na educação do e no campo; experiências de trabalho coletivo nas escolas do e no campo; Trabalho, educação do e no campo e agroecologia; a pedagogia do trabalho camponês e as relações com a escola.


EDUCAÇÃO INFANTIL COMO POLÍTICA PÚBLICA DO E NO CAMPO

Ementa: A oferta da política de Educação Infantil no campo-acesso, funcionamento, condições da infraestrutura; a organização do trabalho pedagógico na Educação Infantil; formação continuada de professores/a da Educação Infantil nas escolas do e no campo, perspectivas curriculares na Educação infantil do e no Campo; o trabalho docente na educação infantil; práticas educativas na Educação Infantil.

OBJETIVOS:

Discutir sobre os projetos de desenvolvimento em disputa na região nordeste e sua relação com a educação do e no campo e a agroecologia;

Refletir sobre as políticas educacionais do e no campo e os ataques que sofrem no atual cenário político;

Socializar e debater as práticas educativas realizadas na região nordeste a partir da socialização de experiências.

PÚBLICO:

Dirigentes e educadoras e educadores dos movimentos sociais e sindicais do campo, docentes da educação básica e superior que atuam no ensino, pesquisa e extensão com educação do e no campo, estudantes e egressos da educação do e no campo.

DATAS:

O evento na região Nordeste acontecerá nos dias 17 e 18 de agosto de 2021. As inscrições acontecerão entre os dias 24 de julho a 10 de agosto de 2021 pelo site do evento.

Inscrições

{{'Label_CodigoPromocionalAplicadoComSucesso' | translate}}
{{'Label_Presencial' | translate}} {{'Label_Online' | translate}} {{'Label_PresencialEOnline' | translate}}

{{item.titulo}}

{{'Label_DoacaoAPartir' | translate}} {{item.valores[0].valor | currency:viewModel.evento.moeda}}

{{item.descricao}}
{{'Titulo_Gratis' |translate}} {{viewModel.configuracaoInscricaoEvento.descricaoEntradaGratis}}
{{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}} {{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}}  

{{entrada.valorComDesconto | currency:viewModel.evento.moeda}}

{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Label_APartirDe' | translate}} {{entrada.validoDe | date:viewModel.evento.cultura.formatoData}}
Calendar

{{'Titulo_NaoDisponivel' | translate}}

Atividades

{{item.titulo}}
{{item.horaInicio}}-{{item.horaFim}}
Calendar

{{viewModel.evento.titulo}}

{{viewModel.evento.responsavelEvento}}