O Congresso Internacional de Educação em Territórios Rurais e Educação do Campo, surge como forma de articulação entre os diferentes países e continentes. Para motivar e fomentar a participação de diferentes sujeitos e atores sociais, até que o congresso se realize na Espanha em 2022, os diferentes países tem organizado etapas de mobilização. No Brasil, o evento está sendo organizado pelo Fórum Nacional de Educação do Campo (FONEC) seguindo uma mesma estrutura organizativa das etapas regionais e nacional. Haverá duas mesas: uma sobre os “Modelos de desenvolvimento em disputa na região ressaltando a Educação do Campo e a agroecologia” e, outra sobre “Políticas de Educação e as Escolas no\do Campo”. Além dessas duas mesas, teremos 11 salas de apresentações de experiências com as seguintes temáticas:
CURRÍCULO
NAS ESCOLAS NO\DO CAMPO
Ementa:
Propostas
curriculares para diferentes níveis e modalidades da Educação do/e no Campo
realizadas com e pelos povos do campo e sujeitos coletivos, práticas de
Alternância e contextualização Curricular, Educação do Campo e Agroecologia,
produção de material didático contextualizado, currículo e temas geradores na
educação do campo, complexo de estudo, currículo e pedagogia da alternância e
currículo e educação do campo.
GESTÃO,
POLÍTICA PÚBLICA E FINANCIAMENTO NAS ESCOLAS NO\DO CAMPO.
Ementa:
Práticas
de gestão participativa com e pelos povos do campo e sujeitos coletivos
envolvendo famílias, comunidades e movimentos sociais, auto-organização
estudantil e coletivo docente, estratégias de acompanhamento e coordenação
pedagógica nos municípios, conselhos de gestão das políticas e financiamento
das escolas no campo, gestão da escola do campo e política pública, alternância
e financiamento público e financiamento da educação do campo.
PRONERA
E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Ementa:
Propostas
de formação com juventude Camponesa, prática de Residência Agrária, Educação de
Jovens e Adultos nos diversos territórios, projovem Campo Saberes da Terra,
educação popular e EJA, pedagogia da alternância e educação de jovens e
adultos.
FORMAÇÃO
INICIAL E CONTINUADA
Ementa:
Licenciatura
em Educação do Campo, Escola da Terra, Formação Continuada com Educadoras\es do
Campo, educação e profissão docente, valorização dos profissionais do
magistério do campo, alternância e formação inicial e continuada de
educadores/as.
ORGANIZAÇÃO
E PRÁTICAS NAS ESCOLAS NO\DO CAMPO
Ementa:
Organização
de trabalho pedagógico em sala multisseriada, as escolas nos diversos territórios
e o uso das tecnologias, prática pedagógica nas escolas no campo, indígenas,
quilombolas, ribeirinhas etc., luta contra fechamento de escolas, organização
dos povos do campo e movimentos sociais do campo, alternância e práticas
pedagógicas nas escolas do campo.
FORMAÇÃO
POR ÁREA DO CONHECIMENTO, INTERDISCIPLINARIDADE E TRANSDISCIPLINARIDADE.
Ementa: Formação
por área do conhecimento, docência por área do conhecimento,
interdisciplinaridade, transdisciplinaridade, complexo de estudo e alternância
e formação por área do conhecimento e alternância, Interculturalidade e
Educação do Campo.
EDUCAÇÃO
DO CAMPO E PESQUISA
Ementa: Ensino, pesquisa e extensão na educação do campo, os campos da pesquisa na educação do campo, educação do campo, pesquisa e território e paradigmas e pesquisa em educação do campo.
EDUCAÇÃO DO E NO CAMPO, QUESTÃO AGRÁRIA E AGROECOLOGIA
Ementas: Educação
do campo e a questão agrária, educação do campo e as práticas agroecológicas,
educação do campo e a produção e distribuição de alimentação, as experiências
das feiras e a comercialização nos espaços institucionais, as práticas
pedagógicas do programa residência agrária.
EDUCAÇÃO
DO CAMPO E DIFERENÇAS DE GÊNERO RAÇA E ETNIA.
Ementa: Queremos estimular a apresentação de experiências em educação no/do campo que enfatizem a (re)educação étnico-racial e de gênero. Sem abandonar as diferenças de classe social que condicionam as relações sociais, a educação do campo também está atenta ao patriarcalismo e ao racismo estrutural que hierarquizam e subordinam o que se distancia do padrão masculino, branco e heteronormativo. Experiências em sala de aula e de ações em comunidades que educam para a igualdade de gênero e étnico-racial são importantes para irmos além da “diversidade” proposta pelo liberalismo que integra as diferenças mantendo a hierarquia das diferenças que nos constituem como seres humanos.
EDUCAÇÃO INFANTIL COMO POLÍTICA PÚBLICA  DO E NO
CAMPO 
EMENTA:  A oferta da
política de Educação Infantil no campo (acesso, funcionamento, condições da
infraestrutura; a organização do trabalho pedagógico na Educação Infantil;
formação continuada de professores/a da Educação Infantil nas escolas do e no
campo, perspectivas curriculares na Educação infantil do e no Campo; o trabalho
docente na educação infantil; práticas educativas na Educação Infantil. 
OBJETIVO:
Conhecer a presença\ausência
das políticas públicas nas escolas rurais\do campo e quais as práticas
institucionais a nível regional\nacional\internacional
PÚBLICO:
Docentes das escolas rurais\campo,
pesquisadores\as sobre educação rural\campo, docentes dos cursos de formação,
docentes do campo, dirigentes e educadores\as dos movimentos sociais.
DATAS: 
O evento na região Centro-Oeste
acontecerá nos dias 25 e 26 de
agosto de 2021. As inscrições acontecerão entre os dias de 26
de julho a 22 de agosto de 2021 pelo site do evento.
 
 
        