VI Colóquio Internacional Saberes Práticas - CISP - PPGDC

VI Colóquio Internacional Saberes Práticas - CISP - PPGDC

presencial Faculdade de Educação da UFBA - Salvador - Bahia - Brasil

O evento já encerrou

finalizado

{{'Receba_os_melhores_eventos_da_sua_area' | translate}}

{{'Receber_eventos' | translate}}

Sobre o evento

Este evento é organizado pelo Grupo de Pesquisa Rede de Pesquisa em Conhecimento e Tecnologias - REDPECT, em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Difusão do Conhecimento - PPGDC,  um programa multi-institucional, funcionando em associação , composto pelas instituições Universidade Federal da Bahia (UFBA), Instituto Federal da Bahia (IFBA),  Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC), Universidade do Estado da Bahia (UNEB),  Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) e Centro Universitário SENAI-CIMATEC. 

O evento visa difundir as contribuições da temática, no Brasil, na América Latina e Europa, tendo em vista as diferentes perspectivas teóricas e políticas que estimulam a construção dos diversos saberes e o desenvolvimento de tecnologias sociais junto aos pesquisadores (as), docentes, estudantes e profissionais nas diversas comunidades, configurando-se uma valiosa ação na perspectiva de construir e (re)construir conhecimentos na sociedade.

O evento promoverá o diálogo, fortalecimento e consolidação entre redes colaborativas de pesquisa interinstitucionais multinacionais, incentivando o aprofundamento da discussão de relevantes temas relacionados aos saberes e práticas na comunidade ampliada, envolvendo experiências e vivências de saberes tradicionais, quilombolas, indígenas, ribeirinhos, nas comunidades tradicionais, epistêmicas e de prática. 

O VI COLÓQUIO INTERNACIONAL SABERES E PRÁTICAS - CISP 2023 ocorrerá no período de 04 a 07  de dezembro de 2023 com o tema "Saberes, tecnologias sociais e Difusão do Conhecimento”.


A Comissão do VI CISP aguarda a participação de todos(as)!


LINK PARA APRESENTAÇÃO DOS VÍDEO-RELATOShttps://meet.google.com/yom-rbdr-qft 

DIA 06/12 - 18:30 as 20:30

Coordenação Geral: Profa. Dra. Maria Inês Corrêa Marques (REDPECT/PPGDC/UFBA)

Coordenação Executiva: Profa. Dra. Lisiane Weber Moreira (REDPECT/PPGDC/UFBA)


SUBMISSÃO DE TRABALHOS - RESULTADO FINAL - disponível na área do participante

PARTICIPEM!!

Inscrições

{{'Label_CodigoPromocionalAplicadoComSucesso' | translate}}
{{'Label_Presencial' | translate}} {{'Label_Online' | translate}} {{'Label_PresencialEOnline' | translate}}

{{item.titulo}}

{{'Label_DoacaoAPartir' | translate}} {{item.valores[0].valor | currency:viewModel.evento.moeda}}

{{item.descricao}}
{{'Titulo_Gratis' |translate}} {{viewModel.configuracaoInscricaoEvento.descricaoEntradaGratis}}
{{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}} {{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}}  

{{entrada.valorComDesconto | currency:viewModel.evento.moeda}}

{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Label_APartirDe' | translate}} {{entrada.validoDe | date:viewModel.evento.cultura.formatoData}}
Calendar

{{'Titulo_NaoDisponivel' | translate}}

Atividades

{{item.titulo}}
{{item.horaInicio}}-{{item.horaFim}}
Calendar

Palestrantes confirmados

Fiquem atentos a atualização da programação com a confirmação de novos palestrantes!

{{item.nome}}

{{item.nome}}



Regras de Submissão de Trabalhos - VI CISP

Na VI edição do Colóquio Internacional Saberes e Práticas - CISP  2023, está prevista a submissão de trabalhos em Português e Espanhol nos Eixos Temáticos e Modalidades de Trabalhos:

RESULTADO FINAL - disponível na área do participante

LINK PARA APRESENTAÇÃO DOS VÍDEO-RELATOShttps://meet.google.com/yom-rbdr-qft 

DIA 06/12 - 18:30 as 20:30

EIXOS TEMÁTICOS INTERDISCIPLINARES PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS

1-   Ancestralidade - diferença e tradição

2-   Interseccionalidade - etnia, gênero e classe

3-   Construção do conhecimento -  Modelagem, saberes e práticas

4-   Difusão do conhecimento - Modelagem e tecnologias sociais

5-   Conhecimento e Cultura- Multirreferencialidade e complexidade

 

Poderá ser contemplada transversalmente nos eixos temáticos a abordagem da Análise Cognitiva - AnCo

SUBMISSÃO DE TRABALHOS PRORROGADO ATÉ 20/11/2023 COM PUBLICAÇÃO NOS ANAIS!


REGRAS GERAIS:

Cada pesquisador poderá enviar até 3 trabalhos individuais ou coletivos, sob a formas e modalidades ofertadas. Os trabalhos coletivos podem ter um autor e no máximo  três co-autores. A indicação de co-autores deve ser feita no momento da submissão do trabalho no site do evento, após esse momento NÃO é possível fazer a indicações de co-autores.

Para a submissão de trabalhos com co-autores é necessário que todos os autores do trabalho tenham a inscrição realizada e confirmada no sistema EVEN até a finalização do período de submissão de trabalhos. O ambiente de submissão será liberado somente após a confirmação da inscrição do participante que fará o envio do trabalho.

Não haverá, por parte da Comissão Organizadora do evento, qualquer revisão na escrita, na normalização ou na formatação do texto para a sua publicação nos anais do evento, ficando o(s) autor (es) responsável (eis) pelo conteúdo, adequação e apresentação do texto.

Os trabalhos submetidos no VI CISP serão avaliados por professores doutores especialistas no tema, integrantes das comissões científicas dos diferentes eixos.

O(s) autor(es) e co-autor(es) devem estar atentos à divulgação da programação das sessões de apresentação dos trabalhos e observarem as orientações disponibilizadas pela Coordenação do VI CISP. Não haverá alterações de data ou horário de apresentação de trabalhos após a divulgação da programação. Assim, é de responsabilidade do(s) autor(es) estarem disponíveis para participarem da sessão de apresentação no local, de forma presencial ou no ambiente virtual utilizado, na data e horário indicados na programação divulgada pela coordenação do evento.

Os trabalhos submetidos, avaliados, aprovados e apresentados serão publicados nos anais do VI CISP. Os trabalhos que não foram apresentados não farão parte dos ANAIS do VI CISP e não receberão Certificado de Apresentação. O(s) autor(es) devem obrigatoriamente utilizar os templates disponíveis para submeter os  trabalhos.

MODALIDADES DE TRABALHOS

1- Resumo expandido:  Para submissão na modalidade comunicação oral, o participante deverá elaborar um texto original, com extensão mínima de 2 e máxima de 5 páginas (1.000 a 1.600 palavras), incluindo título, problema, objetivo geral, objetivos específicos, metodologia, fundamentação teórica, resultados e referências, de acordo com o modelo disponível no site do evento.

A submissão será realizada exclusivamente na página do EVEN3, mediante login e senha cadastrados pelo participante no momento da inscrição, devendo seguir as orientações para envio das propostas de trabalhos. Ao submeter o trabalho o(s) autor(es) devem obrigatoriamente indicar um dos eixos que integram as discussões temáticas do evento. Os trabalhos enviados devem ser em formato.docx. Utilizar o template do evento.

2- Interações formativas: atividade que promove espaços de discussão, reflexão, criatividade e dialogia com apresentação de entidades, grupos de pesquisa,  associações e comunidades de prática, cujos representantes/coordenadores  deverão enviar um resumo da atividade proposta com 800 a 1.200 caracteres informando o objetivo da atividade, justificativa, contribuições sociais e participantes da atividade (máximo 4).  As atividades serão desenvolvidas de forma interativa com os proponentes e o público presente. Ex. saberes e práticas desenvolvidos pelas diversas comunidades (música, dança, artesanato, teatro, modelagens, jogos, etc). Tempo das interações 40 min.  É necessário indicar um dos eixos que integram as discussões temáticas do evento. Os trabalhos enviados devem ser em formato.docx. Utilizar o template do evento.

3- Pôster acadêmico: produção de pôster impresso com trabalhos em andamento que deverá  conter a identificação do evento VI CISP, título do trabalho, nome dos autores (máximo 3) e filiação institucional, contendo a introdução, objetivos, justificativa, métodos, resultados e referências. O pôster deverá ser enviado eletronicamente para avaliação em formato Jpg ou Pdf, diretamente na Plataforma do evento. Uma vez aprovado deverá ser impresso e entregue no ato do credenciamento do evento dia 04/12/2023 para exposição e apresentação conforme calendário definido. O material de construção do pôster é de livre escolha dos participantes, sendo respeitadas as medidas padrão para pôster 85 x 100 cm (formato vertical). É necessário indicar um dos eixos que integram as discussões temáticas do evento. Os trabalhos enviados devem ser em formato Jpg ou Pdf. Utilizar o template do evento.

4- Vídeo-relatos: a proposta será a produção de vídeos de 3 a 5 minutos (com legenda), contendo relatos de experiência, indicando atividades ou trabalhos desenvolvidos ou em desenvolvimento em comunidades epistêmicas,  contemplando os campos da construção e difusão do conhecimento em suas potencialidades. Os vídeos serão apresentados em ambiente online com mediação. Cada bloco contará com apresentação de 4 vídeos de 3 min e tempo de interação de 12 min entre os autores e presentes com perguntas e respostas. Previsão de 25 min por bloco. É necessário indicar um dos eixos que integram as discussões temáticas do evento. Os trabalhos enviados devem ser em formato Mp4 ou AVI. Utilizar o template do evento em PowerPoint para apresentação dos vídeo-relatos aprovados.

O  vídeo deve ser apresentado via formulário no site do evento, diretamente na plataforma de gestão, na área específica para este fim. O trabalho deve ser inédito e de autoria dos próprios autores. A pesquisa  submetida não pode ter sido publicada e nem estar em processo de avaliação por outros eventos ou revistas de qualquer natureza. O vídeo deverá ter entre  3 a 5 minutos.

O(s) autor(es) que tiverem o   trabalho aprovado participarão de uma sessão de exposição síncrona no formato de live do youtube, com a apresentação do vídeo gravado, disponível no youtube e cujo link de acesso deve estar disponível ao público em geral e ter sido indicado no momento da submissão do trabalho, tendo duração máxima de 5 (cinco) minutos, atendendo as demais normas desta chamada e das orientações complementares enviadas. Eventuais submissões que estejam em desacordo com as Regras para Apresentação de Vídeo, que constam abaixo, poderão ser desclassificados automaticamente, a critério único e exclusivo da comissão científica, sem direito a recurso.

 REGRAS PARA APRESENTAÇÃO DE VÍDEO

O vídeo deve ser gravado com apresentação da tela e imagens da câmera (pode ser do celular). O tempo de gravação deve ter tempo mínimo de 3 minutos e tempo máximo de 5 minutos. Para melhor compreensão do vídeo relato de 3 a 5 minutos, enviado para avaliação em formato MP4 ou AVI, deve conter textos legíveis na legenda e o áudio em qualidade suficiente para ser entendido. Caso o vídeo não atenda a estes requisitos, poderá ser desclassificado.

O vídeo deverá ser disponibilizado via link de acesso ao youtube e deverá estar acessível no momento da submissão do  trabalho para avaliação. O template de apresentação em Power Point será usado na apresentação dos trabalhos aprovados.

A apresentação do trabalho aprovado de vídeo relato deve ser feita por apresentação de slides em formato PowerPoint ou similar. O primeiro slide deve seguir o modelo padrão disponibilizado para download, preenchendo: título do trabalho, nome dos autores abreviados, afiliações, financiamento (se houver) e categoria (Iniciação Científica, Graduação ou Pós-Graduação).

CRONOGRAMA:

INSCRIÇÕES NO EVENTO - 04 /10/2023 A 04/12/2023

SUBMISSÃO  TRABALHOS - 06/10/2023 a 06/11/2023 -PRORROGADO ATÉ 20/11

TRABALHOS APROVADOS: RESULTADO FINAL - disponível na área do participante

OS TRABALHOS PODEM SER ENVIADOS EM PORTUGUÊS E ESPANHOL


Submissões

Faça aqui a submissão dos trabalhos nas modalidades apresentadas, observando a referência aos Eixos Temáticos! RESULTADO FINAL - disponível na área do participante. LINK PARA APRESENTAÇÃO DOS VÍDEO-RELATOS: https://meet.google.com/yom-rbdr-qft DIA 06/12 - 18:30 as 20:30

{{areaSiteEvento.jsonObj.configuracaoSubmissao.dataInicioSubmissao}} - {{areaSiteEvento.jsonObj.configuracaoSubmissao.dataLimiteSubmissao}}

{{item.denominacao}}
{{item.denominacao}}
{{item.denominacao}}

{{areaSiteEvento.titulo}}

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA - Faculdade de Educação -FACED

Auditórios I e II

{{viewModel.evento.titulo}}

{{viewModel.evento.responsavelEvento}}