CHAMADA DE TRABALHOS
O Grupo de Pesquisa C3PR (Relações Públicas Internacionais e Mercados Emergentes) do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal do Maranhão – UFMA, anuncia a realização de Congresso Internacional de Relações Públicas Internacionais e Mercados Emergentes, nos dias 04, 05 e 06 de agosto de 2020, de 10h00 às 12h00 e de 14h30 às 17h00. O evento contará com sessões de comunicação relacionadas a pesquisas desenvolvidas em âmbito regional, nacional e internacional, objetivando identificar e analisar as tendências de relações públicas internacionais e os seus campos emergentes de trabalho, a partir da atuação global das organizações, a fim de permitir a investigação do conhecimento para a sua difusão e a troca de experiências.
Os trabalhos a serem submetidos ao evento deverão tratar sobre Relações Públicas Internacionais e Mercados Emergentes, a partir destes quatro eixos temáticos:
EIXO 1. Estratégia, comunicação e reputação nas organizações: A atuação das organizações se estrutura em fundamentos como estratégia de negócio, comunicação e reputação, dentre outros. Numa visão de mundo, como esses fundamentos se correlacionam no âmbito organizacional? O global x local ainda faz sentido na prática das organizações?
EIXO 2. Eventos, negócios e sociedade: Os eventos são atividades que movimentam a economia e a sociedade – os de grande porte, em esfera internacional, ainda mais. Quais contribuições os grandes eventos internacionais geram nos locais onde acontecem? De que maneira as relações públicas atuam no campo desses eventos?
EIXO 3. Comunicação integrada na era digital: As organizações vivem a era da comunicação digital. Sob o aspecto da atuação global das organizações, como devem ser os processos integrados de comunicação? Ainda há espaço para o analógico? Qual deve ser o perfil do profissional de relações públicas para atuar nesses processos?
EIXO 4. Diversidade na comunicação organizacional: A diversidade, em seus diferentes ângulos, está na pauta da sociedade contemporânea. Como as organizações, numa visão de atuação mundial e considerando as culturas dos países, trabalham a diversidade? Quais são os papéis da comunicação e das relações públicas nesse cenário?
Serão aceitos trabalhos em português, inglês e espanhol. As comunicações serão organizadas em sessões contínuas, com 15 minutos para exposição. Cada mesa temática terá a apresentação de até 10 trabalhos e, caso tenhamos maior número, as apresentações (limitadas a mais 10) serão apresentadas na manhã seguinte, dia 07/08/2020, das 10h00 às 12h00. Os(as) participantes que submeterem trabalhos no Congresso aceitam a condição de que as apresentações orais serão gravadas e os resumos expandidos serão publicados no E-book (Anais) do evento. Caso escolham enviar o texto completo, vide orientação no item Textos Completos. Só serão aceitos trabalhos cujos autores estejam inscritos no evento e, caso julgue necessário, a organização poderá migrar trabalhos de um eixo temático para outro, a fim de garantir o equilíbrio no número de apresentações.
Inscrições
A chamada de trabalhos dirige-se a pesquisadores(as), docentes, discentes e profissionais, em nível de Pós-Graduação e Graduação (Iniciação Científica) e este devem estar inscritos no evento, para submissão e apresentação dos trabalhos, caso sejam aceitos.
As inscrições para o evento estão abertas no período de 07 de julho a 04 de agosto, através de formulário online, disponível no seguinte link: https://www.even3.com.br/cirp/
As submissões de trabalhos serão aceitas no período de 07 a 26 de julho, através de email próprio, relacionado a cada eixo temático, conforme relação abaixo. O título do email deve informar Resumo Expandido ou Relato de Experiência.
· Eixo 1: Estratégia, comunicação e reputação nas organizações:
E-mail: Eixo1.c3pr@gmail.com
· Eixo 2: Eventos, negócios e sociedade
E-mail: Eixo2.c3pr@gmail.com
· Eixo 3: Comunicação integrada na era digital
E-mail: Eixo3.c3pr@gmail.com
· Eixo 4: Diversidade na comunicação organizacional
E-mail: Eixo4.c3pr@gmail.com
Submissões
Serão aceitas submissões para comunicação oral, na forma de resumo expandido (oriundos de trabalhos acadêmicos ou relato de experiência) contendo de 500 a 1200 palavras, excetuando-se as referências bibliográficas.
O formato do arquivo deverá ser Doc, conter no mínimo 500 e, no máximo 1200 palavras. Mínimo de 3 e máximo de 5 palavras-chave. O formato é A4 (210×297 mm), com as seguintes margens: superior e esquerda (3cm) e direita e inferior (2cm), espaçamento de um e meio (1,5cm) entre as linhas do texto. Título em caixa alta (negrito) e subtítulo em caixa baixa. Todo o corpo do texto deve ser em tamanho 12, fonte Arial. O nome do(s) autor(es) alinhado à esquerda. Inserir nota de rodapé após o sobrenome do(s) autor(es) informando titulação, instituição e email.
Cada participante inscrito poderá encaminhar até 02 (dois) trabalhos científicos. Será aceito, no máximo, 03 (três) autores em cada trabalho. O Congresso emitirá apenas um certificado por trabalho apresentado com o nome de todos os autores constantes do trabalho.
Os trabalhos que não se adequarem às normas, aqui apresentadas, serão excluídos pelo Comitê Científico do evento.
Textos completos
Uma segunda chamada, contemplando os textos completos para publicação no E-book (Anais) do Congresso Internacional de Relações Públicas Internacionais e Mercados Emergentes, será realizada no dia 09 de setembro de 2020, apontando as orientações para envio e publicação do artigo completo. O link para acesso às normas de publicação dos textos completos será enviado para o email cadastrado na inscrição dos autores e também será publicado no Instagram do grupo de pesquisa (@c3.pr). Esse envio é opcional.
Dúvidas
Dúvidas devem ser dirigidas ao e-mail c3pr@ufma.br ou ao instagram do grupo @c3.pr .