O CINEPI – Congresso Internacional de Educação, Pesquisa e Inclusão, está com nova data, previsto para 26, 27 e 28 de fevereiro 2026, reúne pesquisadores, educadores e formuladores de políticas públicas com o propósito de examinar práticas pedagógicas inclusivas e estratégias que fortaleçam a integração de estudantes com deficiência. O evento promove mesas-redondas, apresentação de trabalhos acadêmicos e sessões de oficinas voltadas à formação continuada de docentes, discutindo sobre a educação, inclusão, uso de tecnologias assistivas e abordagens colaborativas que favorecem a equidade na educação.
Busca-se fomentar, por meio de evidências científicas e estudos de caso, o desenvolvimento de políticas institucionais que viabilizem ambientes escolares acessíveis e preparados para acolher a diversidade.
Assim, o CINEPI representa uma oportunidade fundamental para aprimorar conhecimentos, fortalecer redes institucionais e construir propostas efetivas em prol dos direitos e protagonismo dos estudantes.
O Congresso será transmitido on-line, via YouTube e contará com Palestras, Minicursos, Submissões, Apresentações de Trabalhos e Publicações.
Oportunidades de Submissão de Trabalhos:
O CINEPI oferece a oportunidade de submissão de trabalhos nas modalidades de Resumo Simples e Resumo Expandido.
Quanto às condições de submissão:
Os resumos devem ser originais e inéditos, sendo que qualquer questão relacionada a não originalidade recai sobre os autores. Cada trabalho submetido pode ter até 8 autores. Para ser devidamente avaliado pela comissão, o trabalho deve seguir as diretrizes especificadas, como formato de resumo simples ou resumo expandido (documento em Word).
Quanto a inscrição dos participantes:
Cada participante (autor/coautor) deverá ter a sua inscrição efetuada para ter garantia do certificação e publicação de seu trabalho.
Em relação às regras de submissão:
Os resumos simples, devem estar no template do evento contendo no máximo 1 página. Os resumos expandidos, deverão estar no template do evento contendo no mínimo 05 e no máximo 08 páginas. Caso esses limites sejam ultrapassados, tanto para os resumos, quanto as páginas ultrapassadas serão desconsideradas durante a avaliação.
Em relação ao resumo simples e resumo expandido, no momento da submissão devem ser enviados apenas os resumo, título, área temática e palavras-chave no site do evento e o trabalho completo das modalidades supracitadas, devem ser enviadas no e-mail da comissão organizadora: drifiteduc@gmail.com.
Data da submissão dos trabalhos e gravação dos vídeos:
Até 13 de Dezembro
No que diz respeito às condições de publicação:
Os trabalhos aprovados nas modalidades de Resumo Simples, serão publicados nos Anais do Evento, mediante o pagamento da taxa de R$ 30,00, que garantem a obtenção do Registro: ISBN e certificado de Publicação.
Os trabalhos aprovados nas modalidades de Resumo Expandido, serão publicados nos Anais do Evento, mediante pagamento da taxa de R$ 50,00, que garantem a obtenção do Registro DOI (Zenodo), ISBN, Ficha Cartográfica e Certificado de Publicação.
Os autores dos trabalhos aprovados e enviados para publicação, receberam por e-mail e/ou WhatsApp, os dados da publicação contendo: ISBN e Certificado de Publicação em até 40 dias após o término do evento.
Tempo de Avaliação e Publicação dos Trabalhos:
Os trabalhos submetidos serão avaliados com parecer de aprovado, aprovado com ressalvas ou reprovado dentro de 48 horas.
Trabalhos aprovados nas modalidades de Resumos Simples, Resumos Expandidos, que os autores efetuarem o pagamento da taxa de publicação, serão publicados de acordo com a disponibilidade da instituição responsável e ordem de submissão, após o pagamento da taxa.
Quanto aos limites de submissão:
Não há limite de submissões, assim, oferecendo aos participantes a chance de contribuir com a comunidade acadêmica e ampliar sua visibilidade.
Dúvidas ou Sugestões:
E-mail: drifiteduc@gmail.com
Pagamento da Taxa de Publicação:
Entre em contato pelo e-mail: drifiteduc@gmail.com
Pagamento: via PIX e Cartão de Crédito.
Chave PIX: drifiteduc@gmail.com
As Áreas Temáticas para Submissão:
Educação Inclusiva e Políticas Públicas; Educação e Direitos Humanos; Métodos e Práticas de Ensino e Aprendizagem; Educação, Tecnologia e Inteligência Artificial; Educação Inclusiva na Educação Básica; Educação Inclusiva na Ensino Superior; Educação Profissional, Tecnológica e de Jovens e Adultos; Gestão Educacional e Formação Docente; Teorias e Pesquisas em Educação; Educação em Espaços Não-Formais e Suas Múltiplas Epistemologias.
ORIENTAÇÕES DE APRESENTAÇÃO DE TRABALHO
ORIENTAÇÕES DE GRAVAÇÃO E ENVIO DA APRESENTAÇÃO ORAL
ATENÇÃO! Trabalhos aprovados na modalidade de resumo simples e resumo expandido serão apresentados na forma de Apresentação Oral.
Modelo de slide de COMUNICAÇÃO ORAL — BAIXE , crie sua apresentação. O arquivo não pode ser editado virtualmente.
• Um dos autores deve gravar o vídeo de apresentação do trabalho;
• Tempo de apresentação: até 8 minutos;
• Boa qualidade audiovisual, verificar principalmente o áudio, evitando muitas interferências, recomenda usar fone de ouvido com microfone;
• Boa iluminação, ao gravar procure ficar a favor da fonte de luz (janela, porta ou abajur ligado);
• Faça uma fala breve apresentando-se (nome, título do trabalho, instituição de origem e área temática);
• Durante a apresentação é obrigatório aparecer em um dos cantos da tela da gravação;
• Ao finalizar a gravação, salve o vídeo em MP4;
• Suba o vídeo para um canal pessoal do YouTube (todas as contas Gmail têm um canal. Veja como criar um canal no YouTube AQUI; Veja como postar um vídeo no canal do YouTube AQUI);
• No YouTube, após upload, coloque no título do vídeo, o título do trabalho, na descrição, o autor apresentador;
• Conferir se o vídeo está completo, sem cortes ou falhas;
• Enviar o link do vídeo disponível no YouTube para: coneiapresentacoes@gmail.com. No título da mensagem colocar: título completo do trabalho_Com. Oral. No texto da mensagem, coloque: o título completo do trabalho; link do vídeo no canal; nome do autor apresentador; modalidade de apresentação; nome dos autores.
SUGESTÕES DE PROGRAMAS PARA GRAVAÇÃO:
• PowerPoint, versão 365, grava tela e câmera (Link: https://www.youtube.com/watch?v=DGYoByvDkxQ);
• Zoom (versão free) observar se não houve falhas na gravação, há muitos cortes (Link: https://www.youtube.com/watch?v=QNeuuaxF22Q);
• Active Presenter (Link: https://www.youtube.com/watch?v=G8xtRLsNJz0&t=493s).
· Outros programas de gravação podem ser usados, se atendar as normas.
· Vídeos com som baixo podem comprometer o entendimento e interferir negativamente na avaliação.