Apresentações de filmes para a comunidade acadêmica e convidados, seguida de debates, com a organização e participação de professores de diversos curso do UNIFAI, como História, Direito, Filosofia e outros cursos.
A história se passa nos anos 1970 e apresenta o cotidiano de Ludovico Massa (Gian
Maria Volonté), que é um operário exemplar, admirado por seus chefes mas detestado pelos outros funcionários. Para ser reconhecido como o trabalhador mais produtivo da fábrica, ele chega a sacrificar os seus intervalos de descanso e medidas de segurança.
Devido aos baixos salários e péssimas condições de trabalho, o sindicato da categoria decide entrar em greve, fazendo todos os operários da fábrica pararem. Ludovico decide não se envolver com o movimento político até o momento no qual sofre um acidente com uma das máquinas, o que lhe custa um dedo. Com o descaso de seus patrões, ele decide fazer parte dos grupos revolucionários.
Dirigido pelo italiano Elio Petri, a obra recebeu o prêmio David di Donatello de melhor filme em 1972 e também uma Palma de Ouro no Festival de Cannes, no mesmo ano.