O CineJus é um projeto acadêmico do Curso de Direito da UNIESAMAZ que promove um aprendizado jurídico de forma diferenciada, através da exibição de filmes seguidos de debates. A proposta é mostrar que o Direito está presente em diversas esferas da vida e que pode ser aprendido de maneira leve, envolvente e acessível. Além disso, o CineJus proporciona um espaço de convivência e discussão crítica, estimulando reflexões fundamentais para a formação acadêmica e cidadã.
Na edição de fevereiro, o CineJus exibirá o filme "É Assim Que Acaba", uma adaptação cinematográfica do best-seller de Colleen Hoover, dirigida por Justin Baldoni. A trama traz uma abordagem sensível e impactante sobre relações abusivas e os desafios enfrentados por vítimas de violência doméstica, temas fundamentais para compreensão da Lei Maria da Penha, que serão aprofundados na palestra pós-filme.
SINOPSE: Lily Bloom (Blake Lively) é uma mulher que, após vivenciar eventos traumáticos na infância, decide recomeçar sua vida em Boston e abrir o próprio negócio. Nesse novo caminho, ela se apaixona por Ryle (Justin Baldoni), um neurocirurgião charmoso que parece ser o par ideal. No entanto, à medida que o relacionamento se aprofunda, Lily percebe padrões preocupantes que a fazem reviver as dolorosas memórias do casamento de seus pais. Tudo se intensifica com o retorno de Atlas Corrigan (Brandon Sklenar), seu primeiro amor e uma ligação direta com seu passado. Em meio a sentimentos conflituosos e situações desafiadoras, Lily precisa tomar uma decisão que definirá seu futuro.
DEBATE PÓS-FILME: Tema: "As diferentes formas de violência contra a mulher: debate prático à luz da Lei Maria da Penha" Palestrante: Bianca Lisboa Feitosa Advogada, Pós-graduada em Direito Penal, Mestranda em Direitos Humanos e Políticas Públicas. Diretora da Comissão das Mulheres e Advogadas da OAB/PA e Idealizadora do Projeto INFORME-SE.
A palestra pós-filme tem o objetivo de aprofundar as discussões trazidas na narrativa, conectando os acontecimentos vividos pela protagonista Lily Bloom com os dispositivos da Lei Maria da Penha. Será um momento essencial para analisar, sob um olhar jurídico e social, os impactos da violência doméstica e as medidas de prevenção e proteção para as vítimas.
DETALHES DO EVENTO:
- Data: 25 de fevereiro de 2025
- Horário: 18h
- Local: Auditório do NPJ - UNIESAMAZ
IMPORTANTE: O filme aborda temas sensíveis, incluindo violência doméstica e abuso psicológico. Caso esses assuntos sejam desconfortáveis para você, sugerimos que reavalie sua participação. O evento é facultativo e nosso objetivo é proporcionar um ambiente seguro e respeitoso para todas as reflexões.
Garanta sua inscrição e venha debater esse tema de grande relevância conosco! Esperamos você!