Essa exibição exclusiva do CineFilô é fruto de uma parceria com o Consulado Argentino, que estará representado, no debate, com a presença de Edgardo Anibal Cava, que vivenciou o contexto da ditadura e a transição para a democracia argentina.
O debate será conduzido pelos docentes colaboradores do projeto e membros da CAFS - Coordenação Acadêmica de Filosofia e Sociologia do Campus Recife, Evandro da Fonseca Costa e Nathalia da Mata Atroch. Contaremos ainda com a presença do professor de história do IFPE, Dimas Brasileiro Veras.
“Argentina, 1985” é um filme documentário dirigido por Santiago Loza e Iván Fund em 2021. É um belo retrato do contexto político e social da Argentina durante o ano de 1985, que foi um período de transição após a ditadura militar que governou o país de 1976 a 1983.
A narrativa aborda a restauração da democracia na Argentina, a reconciliação após os anos de repressão, os desafios enfrentados pelo país e a esperança de um futuro melhor.
O filme utiliza imagens de arquivo e entrevistas para traçar um panorama do momento histórico, destacando a importância da memória e da justiça em uma nação que estava se recuperando de um passado traumático, sendo um testemunho da história argentina e das lutas para enfrentar as consequências do regime militar, bem como para construir um futuro mais democrático e justo.
A história verídica de Julio Strassera, Luis Moreno Ocampo e sua equipe de jovens juristas, é retratada de forma inspiradora. Embora sob ameaças constantes e contra todas as possibilidades de sucesso, os jovens processam a ditadura militar argentina e embrenham-se numa corrida contra o tempo para fazer justiça às vítimas dos militares.”
Pretendemos refletir sobre o legado desses eventos na Argentina contemporânea e na política atual e levantar questões importantes sobre memória, justiça, reconciliação e identidade nacional.