Terra Indígena Fulni-ô - Águas Belas - Pernambuco - Brasil
A I Mostra Indígena Cine Comunaty acontecerá no período de 10 à 13 de março/22, na Terra Indígena Fulni-ô, localizada no agreste pernambucano, próximo a cidade de Águas Belas. O nome escolhido para a mostra é uma homenagem à Serra Comunaty, espaço sagrado para o povo Fulni-ô, cultuado pelos ancestrais por seu valor histórico, cultural e econômico. Foi da Serra Comunaty que por muitos anos tirou-se os recursos naturais para subsistência, não somente do povo indígena, mas de toda população que habita esta região, sendo portanto um símbolo de resistência para o povo Fulni-ô.
A mostra foi idealizada pelo coletivo indígena Thul’sê Audiovisual, que desde 2019 registra a cultura Fulni-ô por meio do audiovisual. O coletivo Thul’sê tem também uma atuação política, fazendo divulgações de manifestações, visibilizando as lutas dos povos indígenas através do registro documental captado pelo olhar fotográfico dos integrantes. Nesse contexto, a Cine Comunaty se apresenta como um espaço de visibilidade dessas produções e lutas dos povos indígenas, mas também de outros povos originários e de questões que afetam a vida indígena na comunidade e fora dela.
A I Mostra Indígena Cine Comunaty é o primeiro evento nessa categoria a ser produzido por indígenas e sediado exclusivamente dentro de um território indígena. Serão momentos de exibições de filmes, especialmente escolhidos pela curadoria da mostra, e rodas de debates com o público. Além das exibições e debates, a mostra contará com atividades integradas de oficinas e shows musicais, a fim de aproximar a comunidade das atividades propostas pela mostra.
A Cine Comunaty pretende colocar em evidência a cultura cinematográfica indígena, fortalecendo cada vez mais a produção de filmes independentes, mas também se colocar como um espaço de resistência e voz autônoma para a comunidade indígena Fulni-ô, coordenando e participando da construção do evento.
A mostra também tem o intuito de formar novas plateias e gerar interesse pelo audiovisual a mais pessoas da comunidade. Para tanto, a mostra será realizada na comunidade, com exibição de filmes e debates ao ar livre, abertos ao público local e convidados. Todas as atividades serão gratuitas e a estimativa média de público é de 1000 pessoas ao longo do evento.
Realizada por: Thul'se Audiovisual
Com o apoio da: Prefeitura Municipal de Águas Belas
E o incentivo do: Governo do Estado de Pernambuco,
por meio da Secretaria de Cultura,
através de projeto habilitado no
Edital Festivais, Mostras e Celebrações
da Lei Aldir Blanc de 2021.
{{'Label_DoacaoAPartir' | translate}} {{item.valores[0].valor | currency:viewModel.evento.moeda}}
{{item.descricao}}{{entrada.valorComDesconto | currency:viewModel.evento.moeda}}
{{item.nome}}
{{item.nome}}
A mostra foi idealizada pelo coletivo indígena Thul’sê Audiovisual, que é formado por jovens do povo Fulni-ô. Estiveram presentes na construção dessa mostra:

Narriman kauane De Brito
Pesquisa, Programação e Assistência de Produção

Cledson Tadeu Matos Bezerra
Pesquisa, Programação e Assistência de Produção

Luís Fernando Prunzel
Curadoria e Assistência de Produção

Thales Ferreira de Sá Matos
Pesquisa, Programação e Filmmaker

Bruno Luiz de Brito Matos
Curadoria e Filmmaker

Raryson Ferreira Freitas
Curadoria e Filmmaker
E mais alguns/mas colaboradores/as:
Edvania Kehrle - Coordenação de Produção Executiva
Maike Torres - Apresentação da mostra e mediação de debates
Mauridenes Vinicius de França (Coala Design) - Identidade visual e mídias sociais
Werislany Stephanie Gomes - mídias sociais
William De Brito Tenório (Pajeú Filmes) - Projeções de filmes
Bruna Tavares (Pajeú Filmes) - Projeções de filmes
Aderval Ferreira Alexandre Junior - Montagem de estruturas de treliças
Berivaldo Leite da Silva - Operação de som
Kesly Wirly Machado- Fotografia
Joyce Micielle Nunes - Fotografia
Zito Junior- Fotografia
Regilania Ferreira - Recepção
Neide Brito - Recepção
Suana Brito - Serviços gerais