Durante o mês Junho, o debate sobre a violência que atinge a população idosa se intensifica e se amplia. No Mato Grosso do Sul, a lei 5.215/2018 nomeou o mês de Junho Prata, em alusão aos cabelos grisalhos que representam a sabedoria e a maturidade de quem já tem mais de 60 anos. O dia 15 de junho foi instituído em 2006 pela ONU (Organização das Nações Unidas) e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa, como o Dia Mundial de Conscientização sobre o tema.
O dia 17 de maio é internacionalmente reconhecido como o dia de luta contra a LGBTFOBIA. A data marca o dia em que a Organização Mundial de Saúde – OMS retira a homossexualidade da lista internacional de doenças. Enquanto no dia 28 de junho celebra-se o dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+.
Nesse sentido, a Subsecretaria de Políticas Públicas para a Pessoa Idosa em parceria com a Subsecretaria de Políticas Públicas LGBTQIA+ de Mato Grosso do Sul realizarão o evento "Cine60+: envelhecer LGBTQIA+ em MS", com o objetivo de proporcionar um momento de reflexão sobre o processo de envelhecimento das pessoas LGBTQIA+, tendo em vista o processo histórico marcado por lutas, desafios e conquistas desta população.