O Congresso Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão: Descolonização do saber acadêmico, será
realizado, entre os dias 17, 18 e 19 de outubro de 2024, e contará com transmissão
simultânea de palestras, mesas redondas, minicursos. Para cada momento há links específicos
para validar a participação nas salas temática.
O
termo “descolonizar o saber acadêmico” refere-se ao processo de desafiar e
reformar as estruturas de conhecimento e práticas acadêmicas que foram
estabelecidas durante e após o período colonial. Esse movimento busca
reconhecer e valorizar as contribuições de diversas culturas e perspectivas que
foram historicamente marginalizadas ou suprimidas pelo domínio colonial.
Aqui
estão alguns pontos- chaves sobre o Congresso:
1.
Reconhecimento
da Diversidade Epistemológica
2.
Inclusão
de Saberes e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
3.
Internacionalização e territorizalização
4.
Métodos e técnicas de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação
Descolonizar
o saber acadêmico não é apenas uma questão de incluir diferentes vozes, mas
também de transformar fundamentalmente as maneiras como o conhecimento é
produzido, disseminado e valorizado dentro e fora da academia.
O Congresso Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão: práticas
curriculares e a descolonização do saber acadêmico. visa incluir e promover
diferentes vozes, mas também de transformar fundamentalmente as maneiras como o
conhecimento é produzido, disseminado e valorizado dentro e fora da academia.
Este evento se caracteriza por sua capacidade interativa, acolhendo uma
variedade de perspectivas, com uma programação organizada em mesas, apresentações
de trabalhos escritos e oral.
Clique aqui: edital do evento
E-mail: congressociepex@gmail.com
Submissão de artigo científico na Revista-Multidebates Qualis 1
Revista Multidebates B1 - 2025 1 e 2 Bimestre
Na Revista Multidebates são publicados artigos originais, em versão online, na Áreas de Estudos Multidisciplinares, em português, inglês, francês e espanhol.
Os trabalhos que são edição especial para o Congresso, serão publicados no ano de 2025. Devem ter de 10 a 20 páginas, até 5 autores. O template e demais informações estão disponíveis no link de acesso https://forms.gle/3QHbk2mjsVvKSRRd9.
É necessário que o autor principal envie o comprovante de pagamento da submissão do artigo, que será anexado no formulário informado acima. Os demais autores devem estar inscritos no Congresso pelo menos como ouvintes.
PROCESSO DE AVALIAÇÃO POR PARES
No sítio, haverá também uma seção dinâmica, que será constantemente atualizada, mas que não fará parte de cada número da revista, apenas do site. Esta seção está reservada aos membros da Comissão Editorial e conterá dicas de leituras, livros, revistas, obras raras, sites, blogs, livrarias e sebos, relatos de eventos pouco conhecidos e divulgados ou eventos relevantes e interessantes. Terá um caráter dinâmico e será constantemente atualizada no site. Cronograma e Normas de Publicação:
A Comissão Editorial elaborará dois cronogramas semestrais para a Revista. A Comissão fará uma chamada, de aproximadamente 30 dias, para que os interessados enviem seus artigos e trabalhos ao e-mail da Revista.
Nesse período, os docentes reavaliarão os artigos já modificados e emitirão um novo parecer, que determinará se as alterações foram aceitas ou não. Dessa forma, os artigos com alterações aceitas, serão publicados e os com alterações indevidas serão recusados. *Não haverá uma segunda alteração. As Normas de Publicação estarão disponíveis no site para leitura e download, assim como o e-mail para contato. A Revista não aceitará artigos que estejam em desacordo com essas Normas de Publicação, portanto, pediremos para que os autores leiam atentamente as Normas, antes da elaboração e do envio de seus trabalhos.
Haverá 3 tipos de pareceres:
- Aceitação integral
- Aceitação com alterações
- Recusa integral
DECLARAÇÃO DE DIREITO AUTORAL
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