Webinário de Ciência, Tecnologia e Inovação no Mar

Webinário de Ciência, Tecnologia e Inovação no Mar

online Este é um evento online

Webinário de Ciência, Tecnologia e Inovação no Mar, com ênfase no Desenvolvimento Sustentável

Dias 20, 22, 24 e 27 de Novembro de 2023

É reconhecida a contribuição do conhecimento científico, da tecnologia e da inovação para a sustentabilidade do nosso planeta. Teorias, descobertas, programas, projetos e as atividades tanto no campo das ciências exatas e da Terra, quanto no campo das ciências tecnológicas, da saúde e das ciências humanas e sociais aplicadas têm contribuído sobremaneira para vencermos desafios globais, ambientais, econômicos e sociais do século passado e do atual, especialmente nos últimos 50 anos. 

 

Há um vínculo entre o trinômio ciência, tecnologia e inovação e a sociedade, como uma necessidade de contribuir para o desenvolvimento sustentável e atender às solicitações de governos e de várias partes interessadas com o desafio de alcançar este desenvolvimento. Outro trinômio importante é conceito da Tríplice Hélice, que envolve a relação entre Estado, Universidades e Indústrias, na busca da indução do conhecimento para a inovação. No mar, a aplicação deste conceito é chave para a efetiva exploração e explotação de nossas riquezas no contexto dos princípios: Ambiental, Social e de Governança.

 

Urge vislumbrar um futuro cada vez melhor para a humanidade e, consequentemente, resolver problemas emergenciais, como por exemplo, as mudanças climáticas, o risco de catástrofes, a falta de segurança alimentar, a perda da biodiversidade, a inclusão social e a governança pela paz. Ciência, tecnologia e inovação, por definição, englobam disciplinas transversais na busca dessa sustentabilidade e o bem-estar global. A gestão responsável do desenvolvimento da economia oceânica, em meio a crescente exploração dos oceanos, é essencial para mitigar riscos à própria sustentabilidade do nosso planeta com a alteração dos ecossistemas marinhos.

 

A observação contínua dos oceanos é parte essencial dos esforços mundiais para entender melhor o meio e seu funcionamento. Os sistemas de observação – plataformas fixas, sistemas autônomos e à deriva, submersíveis, navios e sistemas de observação remota, como satélites e aeronaves – representam tecnologias com instrumentos cada vez mais eficientes para coletar, armazenar, transferir e processar grandes volumes de dados de observação oceânica. Os dados derivados destes instrumentos são empregados por cientistas e usuários públicos e comerciais ativos na economia oceânica. Estes dados contribuem para monitorar o desenvolvimento das atividades econômicas no mar e para melhorar as estratégias de gestão integrada, como o ordenamento e planejamento do espaço marinho. 

 

Há muitas inovações em sistemas de observação oceânica de pequena a grande escala e novas abordagens são requeridas para fechar as lacunas no conhecimento sobre os ecossistemas oceânicos.

 

Neste contexto, o Centro de Excelência para o Mar Brasileiro (Cembra) promoverá na segunda quinzena de novembro de 2023, o webinário “Ciência, Tecnologia e Inovação no Mar, com ênfase no desenvolvimento sustentável”, com foco em fornecer subsídios e aprofundar nossa compreensão sobre os oceanos, da gestão sustentável dos recursos e da saúde do mar. 

 

Dentre os resultados previstos para o webinário estão: uma análise do conhecimento nacional sobre o tema em diferentes tópicos; uma avaliação das lacunas no desenvolvimento da CT&I no mar; e a necessidade de formulação de políticas e  programas de investimentos para o futuro próximo. Deste modo, o Cembra sublinha a sua missão precípua em estimular e propor ações estruturantes relacionadas ao estudo e aproveitamento do Mar Brasileiro, reforçando e incrementando sempre a mentalidade marítima na sociedade Brasileira.

 

Os resultados do webinário servirão para compor um Caderno de CT&I no Mar, reforçando a parceria entre o Cembra e Femar, que servirá para nortear ações e políticas nacionais no mar, junto a MB – Autoridade Marítima - e ministérios da Defesa, MCTI, MME e MMA. O referido Caderno será lançado em evento presencial, em data e local a ser determinado, junto à Comissão Interministerial para os Recursos do Mar (CIRM).

 

 

 

 

Coordenadores

AE(Ref) Julio Soares de Moura Neto

Coordenador Executivo do Cembra



AE (RM1) Marcelo Francisco Campos

Coordenador do Evento


Prof. Dr. Sidney Mello

Coordenador Técnico


Palestras

{{item.titulo}}
{{item.horaInicio}}-{{item.horaFim}}
Calendar

Mediadores e Palestrantes

{{item.nome}}

{{item.nome}}



Inscrições

{{'Label_CodigoPromocionalAplicadoComSucesso' | translate}}
{{'Label_Presencial' | translate}} {{'Label_Online' | translate}} {{'Label_PresencialEOnline' | translate}}

{{item.titulo}}

{{'Label_DoacaoAPartir' | translate}} {{item.valores[0].valor | currency:viewModel.evento.moeda}}

{{item.descricao}}
{{'Titulo_Gratis' |translate}} {{viewModel.configuracaoInscricaoEvento.descricaoEntradaGratis}}
{{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}} {{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}}  

{{entrada.valorComDesconto | currency:viewModel.evento.moeda}}

{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Label_APartirDe' | translate}} {{entrada.validoDe | date:viewModel.evento.cultura.formatoData}}
Calendar

{{'Titulo_NaoDisponivel' | translate}}

{{viewModel.evento.titulo}}

{{viewModel.evento.responsavelEvento}}