O I Colóquio Internacional de Educação e Humanidades - CIEH 2024 organizado pelo Grupo de Pesquisa Educação e Humanidades (UMANITÀ) justifica-se pela necessidade de criar um espaço de diálogo e Difusão Social de seus estudos, aprofundamentos, avanços e criações, através do processo de produção de sentido, base da Epistemologia norteadora das suas pesquisas institucionais, publicações, ações e desenvolvimentos, na forma de Exposição de Saber, inaugurando e subvertendo as Humanidades, especialmente a Educação, como campos que estão além dos conhecimentos científicos, de seus princípios, métodos e técnicas instrumentais e formalismo, porque incidem sobre o saber, a transmissão, a subjetividade, com seus dinamismos e singularidades em/de contextos, criando configurações não hierárquicas de sentido e literalidades, não presumindo nem a universalização, nem a totalidade. Em nosso caso, retomamos os princípios da criatividade, da subversão, em processos tecnológicos, processos curriculares, processos educacionais, em suas muitirrelações com outros processos humanos, não restritos à racionalidade científica. Sendo assim, ao pôr em destaque discussões sobre Humanidades e Educação, o colóquio propõe uma reflexão crítica sobre as limitações da racionalidade científica, incentivando a pluralidade de perspectivas e a construção de sentido em contextos diversos.