A Universidade da
Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB) foi criada com a
perspectiva de materializar estratégias de cooperação internacional com Timor
Leste e Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (Palop), considerando as
demandas desses diferentes locais em relação à formação de profissionais
necessários à promoção de seu desenvolvimento. Uma das áreas prioritárias de
ação definidas pelo conjunto de países foi a formação de professores para
atuação na educação básica.
Assim, a Unilab vem,
desde o ano de 2010, articulando a construção e a operacionalização de cursos
voltados à formação de professores em nível de graduação, e pós-graduação.
Considerando os
desafios postos pela realidade, os compromissos institucionais estabelecidos
junto à comunidade e, ainda, os resultados das atividades desenvolvidas a
partir da extensão universitária, dos estágios, das atividades de iniciação
científica e iniciação a docência, o coletivo de professores que atua nos
cursos de licenciatura buscou desenvolver estratégias que permitissem um maior
diálogo entre todos os sujeitos envolvidos nos processos de formação
(estudantes, professores da educação básica e superior, gestores e comunidade)
para debater os limites e possibilidades da formação e do trabalho docente e
identificar demandas formativas a serem consideradas em termos de formação
inicial e continuada.
·
No ano de 2015 foi realizada a I Mostra
de Estágio Supervisionado – I MESU – como uma iniciativa do coletivo docente de
Estágio do Curso de Licenciatura em Ciências da Natureza e Matemática (CNeM) do
Instituto de Ciências Exatas e da Natureza (ICEN), da Universidade da
Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), na perspectiva
de materializar a decisão institucional coletiva de ressignificar o Estágio
Supervisionado no bojo do Projeto Pedagógico do Curso (PPC) e práticas
educativas, tendo como temática “Formação de professores(as): ensino, práticas
pedagógicas, gestão e cotidiano escolar”.
·
Em 2016, compreendendo a importância
dos diálogos entre os Institutos de Ciências Exatas e da Natureza e o Instituto
de Humanidades e Letras, nos quais estão alocados os cursos de licenciatura da
UNILAB, e de fortalecimento da interlocução com outras instituições,
propusemos, a ampliação do evento, agregando à Mostra, a realização do I
Encontro de Estágio Supervisionado e Práticas Educativas. Tal proposição
sustentou-se na necessidade de afirmação do caráter acadêmico e científico
desse esforço coletivo, considerando as classificações apresentadas pelo Fórum
de Pró-Reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras - FORPROEX.
O Encontro de Estágio Supervisionado e Práticas de Ensino nasceu, portanto, com
o intuito de reafirmar o Estágio como espaço / tempo de construção do
conhecimento sobre a docência enquanto práxis e a perspectiva formativa do
educar pela pesquisa, com devido registro dos conhecimentos através da
publicação de textos de natureza científica. A II MESU e o I EESPE tiveram como
temática “A formação de professores como práxis no diálogo entre escola e
universidade”, contando com a apresentação de 60 experiências de professores e
estudantes dos cursos de licenciatura e professores que atuam na educação básica
no Ceará;
·
Em 2017, considerando o desafio vivido
nacionalmente em relação às concepções de educação e de formação de professores
e, ainda, ao financiamento da educação, fomos impulsionados a refletir junto à
sociedade sobre experiências desenvolvidas por estudantes e professores da
educação básica e da educação superior no contexto da formação docente como
modo de reafirmar a necessidade de investimento na área. A III MESU e o II
EESPE tiveram como tema “Educação e diversidade no contexto contemporâneo”,
contando com a apresentação de 145 trabalhos desenvolvidos por estudantes de
cursos de licenciatura e de pós-graduação, assim como por professores que atuam
na educação básica e superior no Estado do Ceará. A organização do evento expandiu-se
da Unilab para outras Instituições de Ensino Superior, tendo atuado ativamente
no processo de construção e realização do evento: Universidade Estadual do
Ceará; Universidade Estadual Vale do Acaraú; Universidade Regional do Cariri;
Universidade Federal do Ceará; Universidade Federal do Cariri; Instituto
Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará. Contamos, ainda, com a
colaboração da Secretaria da Educação Básica do Estado do Ceará e do Instituto
Universitário de Educação de Cabo Verde.
Diante do histórico
exposto, visualizamos a necessidade de integrar ambos os eventos em uma única
ação que oportunizasse continuar o processo de expansão do alcance dos debates
a outros sujeitos e espaços, sem deixar de considerar os importantes contributos
deixados por esta semente lançada, no ano de 2015, em solo fértil. Importa
darmos continuidade aos debates, convidando para esta ciranda em torno da
formação e do trabalho docente um número cada vez maior de pessoas e
instituições que possam agregar, com suas experiências e estudos, novas
reflexões a esta temática tão cara para a sociedade contemporânea. Desse
desejo, nasceu o I Congresso Internacional de Ensino e Formação Docente, que se
realizou de 29 a 31 de janeiro de 2020, em Redenção/Ceará/Brasil. O evento
recebeu 805 inscrições e 485 trabalhos, envolvendo participantes do Brasil e do
exterior. Todos os trabalhos aprovados foram publicados nos anais (https://www.even3.com.br/anais/cief2020/).
Sejam bem-vindos/as
ao II Congresso Internacional de Ensino e Formação Docente – II CIEF!