“A memória não entra em quarentena”. A frase dita por Adriano Diogo se refere a importância de reafirmar, e não esquecer, que "Ditadura nunca mais!". Porém, ela também chama atenção para o fato de que as lutas sociais são memórias vivas que atravessam a história, mas que continuam em nossos caminhos, através de nossas resistências ancestrais. São memórias que, por onde passam, conquistam, cada vez mais, vozes insurgentes. Com isso, sentimos a necessidade de dialogarmos, mesmo estando longe. De conversarmos, mesmo que virtualmente. E, principalmente, de pensarmos direitos humanos em tempos de isolamentos, pandemia e crises políticas, humanitárias, e tantas outras. Por estas questões, vários coletivos, universidades, movimentos sociais, núcleos de pesquisas e institutos, se uniram para realizar o I Ciclo Internacional dos Direitos Humanos - Do Isolamento à Insurgência, que acontecerá em duas etapas: o I Seminário Reinventar Direitos Humanos em Tempos de Resistências; e o II Seminário Internacional América Latina e suas Narrativas Insurgentes.
II Seminário Internacional América Latina e suas Narrativas Insurgentes de 25/08 a 30/09, todas as terças e quintas-feiras.
- Conferência de abertura - 25/08 - 16:30h
- A pandemia na cidade desigual - 27/08 - 17h
- Povos ciganos e comunicação - 01/09 - 17h
- Primavera negra: O que é ser negre no Brasil? - 03/09 - 17h
- Terra e território – o campo e a produção de conhecimentos - 08/09 - 17h
- Escolas do campo e o reencontro com um outro pensar - 10/09 - 17h
- Diversitas - Boe ero, boe ego - 15/09 - 17h
- Mulheres e revoluções - 17/09 - 17h
- Saúde e diversidades: os desafios do envelhecimento LGBT - 22/09 - 17h
- Comunicação: Pensar e agir sobre novos horizontes - 24/09 - 17h
- Economia Solidária, Cultura popular e Criatividade: Da Crise às suas alternativas - 29/09 - 17h
- Virando a mesa: Expressões culturais insurgentes - 30/09 – 17h
*O certificado de cada roda será enviado posteriormente a quem assistir às mesas ao vivo no Youtube.
**Durante as transmissões será disponibilizado um formulário de presença e só quem estiver inscrite no evento, e preencher o formulário no ao vivo, que será postado no chat da transmissão, receberá, dentre alguns dias, o certificado pela sua área de inscrição.