O Programa de Educação Tutorial conexões de saberes - PET Encontros Sociais promoverá o evento “Cidades Partidas: (In)acessibilidades e Desigualdade Urbana” nos dias 04 a 06 de dezembro de 2024. O evento busca abordar, ao longo de sua programação, aspectos de cunho pedagógico, culturais e sociais com o objetivo de adentrar nas pautas que suscitam a discussão sobre cidades, suas múltiplas representações e narrativas.
Partidas a partir de diferentes vivências, pretende-se ampliar o debate de como são atravessados os corpos em que é entendida a subcidadania, bem como a produção de mecanismos de expulsões sociais e marginalização de determinados indivíduos. Explorando diversas temáticas ligadas ao “acesso” à cidade e desigualdade urbana, visamos a desconstrução de “muros” que separam os sujeitos de seus territórios.
O evento, que tem como finalidade criar um campo de troca de experiências entre a comunidade acadêmica e a externa, expandindo o diálogo entre as diversas áreas do conhecimento, busca, também, o desvelamento de como se dá o processo de produção e reprodução da desigualdade urbana e perpetuação da (in)acessibilidade dos territórios, ampliando o conceito de cidade e cidadania por demasiadas lentes.
Entendendo que um dos objetivos do PET Encontros Sociais - por ser um PET multicursos - é a integração dos estudantes que o compõem exercendo sua interdisciplinaridade e desenvolvimento da autonomia, a intenção do evento é, também, integrar todos os/as petianes licenciandos/as e bacharelandos/as, proporcionando um espaço para trazerem suas contribuições por meio de oficinas e/ou mesas, conjuntamente com convidados/as das diversas áreas do conhecimento e grupos parceiros.
Ademais, por meio de grupos de trabalho (GTs) pretende-se ampliar o engajamento e oportunidades de submissão de trabalhos científicos dos estudantes, consolidando, assim, um espaço de produção de novos saberes e investigações científicas pertinentes às temáticas.