III CIAS - Congresso Internacional Ambiente & Sustentabilidade. Acesse o conteúdo gravado.

III CIAS - Congresso Internacional Ambiente & Sustentabilidade. Acesse o conteúdo gravado.

online Ceará - Brasil
presencial Com transmissão online

O evento já encerrou

Separamos alguns eventos que você irá gostar

Evento online

II Latin American Symposium "City, Architecture and Sustainability"

Segunda-Feira, 29 de Julho

VI Expociências e III Mostra de Trabalhos Científicos

Segunda-Feira, 3 de Junho

Grajaú, MA

Hollo Afteverse

Domingo, 23 de Junho

São Paulo, SP

20º Congresso Brasileiro de Bioinformática: X-Meeting 2024

Terça-Feira, 11 de Junho

Salvador, BA

{{'Receba_os_melhores_eventos_da_sua_area' | translate}}

{{'Receber_eventos' | translate}}

Atenção

Os núcleos organizadoras do CIAS 2023 tem o prazer de anunciar  que em sua terceira edição, será marcada por atividades presenciais em três locais: 


- Universidade Pedagógica de Maputo, Moçambique

- Universidade de Fortaleza - Unifor, Brasil

- Universidade do Oeste Paulista - UNOEST, Presidente Prudente, São Paulo, Brasil.


Compartilharemos dia 12 de setembro, três conferências,  que serão transmitidas ao vivo para todos os congressistas.


Cada local oferecerá outras atividades complementares, em horários alternados para os congressistas localmente.


Para mais informações sobre a programação dos eventos presenciais acesse o link: Programação Presencial III CIAS 


Aguardamos sua presença, neste evento enriquecedor!

Escolha o seu Idioma:

Choose your language / Choisir la langue

Seja um associado RIAS 2023

Você já fez a adesão à RIAS? 

Conheça as vantagens de ser um associado RIAS:

  • Ter acesso gratuito a todo o conteúdo do III CIAS 2023
  • Adesão anual RIAS 2023
  • Participar de uma rede internacional em defesa da proteção à vida e ao ambiente.
  • Divulgar suas atividades e ações nas redes sociais da RIAS no Minuto sustentável.
  • Participar das lives « Agir sustentável ».
  • Cursos e formações especializados, gratuito ou com até desconto de 50%.
  • Eventos de networking.

Adesão RIAS 2023, R$ 120,00. Estudante R$ 50,00

Vamos nos fortalecer e nos potencializar, em Rede e coletivamente.

Por gentileza ler as instruções dos passos para finalizar sua adesão. Enviar comprovantes para o e-mail: riasredeinternacional@gmail.com

Interessados acessar o link para o formulário de adesão: Adesão RIAS 2023




Comunicado Importante

Os valores da inscrição, serão utilizados para viabilizar os custos do CIAS, e o restante da renda obtida terá como beneficente em 2023, o projeto EMTRE – Empresas de Transformação de Recicláveis, que tem como objetivo à inclusão produtiva e geração de trabalho e renda para famílias excluídas do mercado de trabalho. Você estará contribuindo para revitalizar as ações e expansão desse projeto.

Inscrições III CIAS 2023. Você terá acesso a todo o conteúdo gravado.

O evento já se encerrou mas realize sua inscrição para ter acesso ao conteúdo gravado e garanta seu certificado de participação.

{{'Label_CodigoPromocionalAplicadoComSucesso' | translate}}
{{'Label_Presencial' | translate}} {{'Label_Online' | translate}} {{'Label_PresencialEOnline' | translate}}

{{item.titulo}}

{{'Label_DoacaoAPartir' | translate}} {{item.valores[0].valor | currency:viewModel.evento.moeda}}

{{item.descricao}}
{{'Titulo_Gratis' |translate}} {{viewModel.configuracaoInscricaoEvento.descricaoEntradaGratis}}
{{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}} {{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}}  

{{entrada.valorComDesconto | currency:viewModel.evento.moeda}}

{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Label_APartirDe' | translate}} {{entrada.validoDe | date:viewModel.evento.cultura.formatoData}}
Calendar

{{'Titulo_NaoDisponivel' | translate}}

Sobre o evento

O CIAS - Congresso Internacional Ambiente & Sustentabilidade, é um evento que nasce do desejo de compartilhar conhecimentos e resultados de pesquisas com a sociedade, através de uma devolutiva social de tese de doutorado em 2020 com sua primeira edição, pela sua mentora e organizadora, Maria Eulaidia Araujo.

Sua segunda edição, em 2021, foi motivada como resultado de uma ação estratégica e participativa, na busca e no fortalecimento de sua identidade coletiva se tornando uma ação de muitos de várias partes do mundo, passando por um novo momento, no qual batizamos de um processo que chamamos « TECENDO O CIAS», com encontros todas as primeiras quintas feiras de cada mês. Este processo continua, de forma que o CIAS tornou-se um « lugar » de diálogo sobre as principais questões socioambientais globais, buscando apresentar propostas teóricas , conceituais, metodológicas e instrumentais para o desenvolvimento territorial baseado na sustentabilidade ambiental.

Neste processo evolutivo, em sua II edição 2021, nasce a RIAS - REDE Internacional de Ações Sustentáveis. Esta ação torna-se o resultado da união e integração  de várias contribuições, compartilhadas durante o evento com a participação de mais de 100 conferencistas e mais de 15 países, mais de 15 universidades,  com os artistas, músicos, empreendedores, artesãos, catadores, implicando pesquisas científicas, além de outros atores sociais, potencializando teorias e práticas, possibilitando transformação social e ambientais, de forma individual e coletiva. 

Assim sendo, O CIAS se apresenta como um espaço para vivenciar um « agir, coletivo », com momentos de reflexões e ações, implicando todos os atores sociais envolvidos, cujo objetivo é pensar em estratégias que favoreçam a construção de propostas de intervenção e de novos estudos para serem desenvolvidos a partir das discussões realizadas. 

Diante da dimensão e sua evolução, o CIAS passa a ser um evento realizado a cada dois anos. Nesta caminhada, agora de responsabilidade da RIAS - REDE Internacional de Ações Sustentáveis, segue a organização de sua terceira edição:  III CIAS 2023

Acontece no período de 11 a 15 de setembro de 2023. Nesta edição teremos como temática geral : DESAFIOS E CAMINHOS PARA O CUMPRIMENTO DOS ODS & AGENDA 2030 e suas estratégias de âmbito internacional. Permitindo desencadear um olhar crítico da realidade vivenciada e a urgência de agir na busca de soluções sustentáveis, bem como tornar visível pesquisas e experiências existentes, fortalecendo políticas públicas locais. 

Diante do contexto atual, o III CIAS, tem como grande desafio sair da superficialidade de apenas identificar os ODS (Objetivos do Desenvolvimento Sustentável), para mergulharmos no alcance das metas que eles apresentam. Neste sentido, integramos na mesma grande roda eventos que buscam caminhar com a mesma proposta, como forma de potencializar essas ações e na busca de soluções sustentáveis de proteção à vida e ao planeta Terra.

Para facilitar a estruturação e organização do conteúdo do evento, considerando que os 17 ODS estão interligados entre eles, foram analisados e agrupados em 07 eixos temáticos, de forma que possamos responder à temática geral e que atenda a todos os participantes, tendo como questão norteadora: « Quais as formas de identificar o cumprimento das metas de cada ODS respeitando as territorialidades de cada localidade? ». Sendo assim possível, a partir das contribuições, trazer indicadores, diagnóstico e avaliação das ações que estão sendo praticadas e vivenciadas.

Os sete eixos a saber:

1. Relações com as culturas ancestrais e comunidades vulneráveis: Vivendo a sustentabilidade com justiça socioambiental. (ODS: 01,02, 15 e 16).

2. Saúde, bem-estar, tecnologias e sustentabilidade. (ODS: 03 e 11).

3. Cuidados emergenciais com os recursos hídricos. ( ODS: 06 e 14).

4. Aquecimento global e mudanças climáticas. (ODS: 13).

5. Desafios do saneamento e da gestão dos resíduos sólidos. ( ODS: 12 e 07).

6. Parcerias para inovação e a economia sustentável: economia circular, logística reversa. ( ODS: 08, 09 e 17).

7. Educação e igualdade social e justiça ambiental. (ODS: 04, 05 e 10).

As análises destes eixos, podemos identificar suas conexões, confirmando que tudo está interligado. E que somente, através de ações coletivas, podemos buscar na gestão ambiental participativa, traçar um propósito de ajustar as atividades humanas para que não haja a degradação do ecossistema, buscando preservá-lo, por meio de ações conjuntas entre a sociedade e o poder público. Para minimizar os danos ambientais há o surgimento de conceitos, práticas e técnicas, que podem proporcionar um convívio equilibrado entre a sociedade e o ambiente, buscando a preservação dos recursos naturais e proteção à vida em todas as dimensões.

A partir dos trabalhos apresentados: científicos, culturais, artísticos e musicais, com foco na sobre a temática, em sessão de painéis, comunicação oral, oficinas e apresentações culturais, o III CIAS 2023, fomenta esse diálogo possibilitando a construção de respostas e resultados das pesquisas e ações comunitárias desenvolvidas contribuindo para o processo de educação ambiental, e de um comportamento social-ambiental, que tenha como princípio a sustentabilidade da vida e sua integração entre a teoria e prática, onde o conhecimento científico e os saberes populares sejam partes de um sistema integrado e inclusivo e participação de todos os atores sociais implicados pela causa socioambiental.


Proposta do III CIAS 2023:

  • Fortalecer e articular a RIAS - REDE Internacional de Ações Sustentáveis, possibilitando um intercâmbio de experiências científicas e de ações concretas e replicáveis no nível nacional e internacional.

  • Tornar visível ações existentes, para a busca de apoio e formação de políticas públicas que sejam integradas.

  • Criar linhas de investigação para pesquisa, experiências culturais.

  • Integração entre todos os atores sociais.

 Público participante:

Atores sociais locais (produtores, habitantes, consumidores, comerciantes, artesãos, gestores públicos, escolas, universidades, empreendedores, indústrias, comunidades, etc), implicados no processo de construção social e ambiental, para recriar um modelo diferente que seja efetivo e sustentável.

 Formato do III CIAS 2023

A terceira edição do CIAS, acontecerá em sua primeira experiência em formato híbrido: virtual; virtual direto e presencial, com apresentação de mesas redondas, conferências, oficinas, mini cursos, grupos de trabalho, apresentações artísticas e musicais.


Palestrantes

{{item.nome}}

{{item.nome}}



Atividades

{{item.titulo}}
{{item.horaInicio}}-{{item.horaFim}}
Calendar

Núcleos Organizadores


Eventos Integrados



Parceiros Institucionais




Se interessou pelo evento?

Seja o primeiro a receber novidades sobre nosso evento

Submissões

{{areaSiteEvento.jsonObj.configuracaoSubmissao.dataInicioSubmissao}} - {{areaSiteEvento.jsonObj.configuracaoSubmissao.dataLimiteSubmissao}}

{{item.denominacao}}
{{item.denominacao}}
{{item.denominacao}}

{{areaSiteEvento.titulo}}

{{viewModel.evento.titulo}}

{{viewModel.evento.responsavelEvento}}