CHAMADA ABERTA: ESCRITAS, CAMINHOS E DESVIOS PARA A CENA

CHAMADA ABERTA: ESCRITAS, CAMINHOS E DESVIOS PARA A CENA

online Este é um evento online

O evento já encerrou

finalizado

{{'Receba_os_melhores_eventos_da_sua_area' | translate}}

{{'Receber_eventos' | translate}}

Sobre o evento

CHAMADA ABERTA: ESCRITAS, CAMINHOS E DESVIOS PARA A CENA é um encontro para discutir teatro, focando no teatro amador adulto promovido por instituições públicas. O encontro reúne três projetos de Curitiba: a Cia de Teatro da BPP - Biblioteca Pública do Paraná e a Cia de Teatro da UFPR - Universidade Federal do Paraná e o TUT - Teatro da UTFPR -  Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Cada projeto teatral, além de apresentar seu contexto institucional, focará na abordagem de temas envolvidos em seus trabalhos antes e durante o período de distanciamento social em razão da pandemia, contexto que impossibilitou a realização de atividades presenciais e agrupamentos humanos.

Cada companhia terá um/uma convidado/convidada para abordar um tema proposto, expandindo a discussão para além das proposições de cada grupo.

Cada encontro será realizado das 19h às 21h e transmitido pelo YouTube da Companhia de Teatro da Biblioteca Pública do Paraná, podendo os participantes interagirem pelo chat de exibição.
Basta acessar este link nos horários informados: https://www.youtube.com/ciadabpp


01/10/2020 - quinta-feira (19h) 

Narrativas dissidentes: palavra fora da margem https://www.youtube.com/watch?v=JYmcqqZIEkk&list=PLZqTPXblW9Qip9j7aXkjhtHftlhNZiBlW&index=1

Cia de Teatro da BPP com Lígia Souza (UFPR)

A Biblioteca Pública do Paraná pensa o espaço institucional como um encontro de linguagens e vivências culturais. Com esta premissa, recentemente, inaugurou a primeira Companhia de Teatro como uma possibilidade de diálogo, pesquisa e criação. O desafio deste processo é ambientar a instituição para a processualidade da pesquisa, isto é, libertá-la de uma narrativa focada ao resultado imediato para uma experiência nas operações de linguagens expressivas.

A Companhia de Teatro da BPP procura abrir, entre equipe, colaboradoras e colaboradores, uma atividade horizontal para a criação em teatro. A CIA aproxima o conjunto de vozes reunido e dele abre margem para as diferenças potenciais ao processo. De que narratividades sobre o teatro partimos para pensar combinatórias na criação? Neste convite nós convidados Lígia Souza para estar conosco, dividir palavras e compor narrativas. Somos muitos agradecidos pelo aceite. Vamos conversar, esbarrar ideias, compor fissuras.

Esta conversa com Lígia Souza pretende abrir operações para as nossas narratividades. 

Lígia SOUZA DE OLIVEIRA, dramaturga e pesquisadora, é Doutora em Artes Cênicas pela Universidade de São Paulo, mestre em Literatura pela Universidade Federal do Paraná e graduada em Artes Cênicas pela Faculdade de Artes do Paraná.


07/10/2020 - quarta-feira (19h):
Sobre ficções e agrupamentos: dramaturgias e paisagens insurgentes https://www.youtube.com/watch?v=9N4Jq_sOrME&list=PLZqTPXblW9Qip9j7aXkjhtHftlhNZiBlW&index=2

Cia de Teatro da UFPR e Maria Shu (SP)

A Companhia de Teatro da UFPR atua na interseção entre processos de pesquisa, experimentações e montagens teatrais, propondo eventos, espetáculos, intercâmbios e espaços de relação no âmbito da extensão universitária. Aliada às inquietações poéticas da cena contemporânea, em suas urgências e transformações técnicas, éticas, políticas e estéticas, a Companhia busca redimensionar-se a partir do diálogo entre a universidade e as comunidades. 2020, seguimos em tentativas de criação e reflexão pelas plataformas digitais e virtuais. 

Para o Chamada Aberta receberemos a dramaturga, roteirista
Maria Shu (SP), um espaço para conversa sobre trajetos e narrativas de criação, ficcionalizações da palavra sobre experiências de corpos e tempos, sobre a dramaturgia em suas dimensões do agora, movimentos possíveis. 

Maria Shu é pós-graduada em língua portuguesa pela PUC-SP, realizou estudos em dramaturgia pela SP Escola de Teatro, roteiro e audiovisual pela Academia Internacional de Cinema. Entre seus principais trabalhos, estão os textos Cabaret Stravaganza (Satyros, 2011), Giz (2011), relógios de areia (2013), Epifania (2016), Peça para quem não veio (2017), Leoa na Baia (2017), O sorriso da rainha (2018) e Quando eu morrer, vou contar tudo a Deus (2018), muitos destes, lidos e/ou encenados em mais de quatro países. Shu assina os roteiros dos curtas Anoxia e Prepositrem, é também roteirista da série Onisciente pela Netflix (BR). 

A Companhia de Teatro da UFPR tem o prazer e a honra de contar com o aceite e presença dessa artista, de viver esse abraço distante compartilhado com vocês. 



14/10/2020 - quarta-feira (19h)

Teatro tem memória?  https://www.youtube.com/watch?v=biryKsxLz6A&list=PLZqTPXblW9Qip9j7aXkjhtHftlhNZiBlW&index=3

TUT - Teatro da UTFPR com Walter Lima Torres Neto (UFPR)

O teatro realizado na universidade pública apresenta desafios pelo seu contexto de produção. Realizado em uma instituição pública, se depara com expectativas que variam de acordo com a gestão administrativa. A universidade, como instituição que promove ensino, pesquisa e extensão, evoca produções com estes distintos caracteres. Produzir um espetáculo e produzir uma pesquisa implicam em metodologias e empreendimentos com diferentes características. A pesquisa em teatro e a pesquisa sobre teatro são desafios às universidades. Documentar uma arte efêmera corresponde a outro desafio. Em um país de curta memória artística, carente de instituições de documentação e arquivamento teatral, com artistas nem sempre organizados nem guardar documentos de seus processos e espetáculos, como se pode realizar a manutenção da memória cultural e realizar a pesquisa acadêmica?


Walter Lima TORRES NETO é professor e pesquisador na UTFP na área dos Estudos Teatrais. Bacharel em  Artes Cênicas pela UNI-RIO, possui doutorado pela Universidade  Sorbonne Nouvelle – Paris III. Foi editor de diversas revistas científicas sobre teatro, autor de diversos artigos e colaborador em obras como: Dicionário do Teatro Brasileiro: temas, formas e conceitos (Perspectiva/SESC, 2006); História do Teatro Brasileiro, vol. 1 (Perspectiva/SESC, 2012); Arquitetura, Teatro e Cultura (Contra-Capa/FAPERJ/CNPQ, 2012). Autor de Ensaios de Cultura Teatral (Paco Editorial, 2016), organizador do livro À Sombra do Vampiro: 25 anos de teatro de grupo em Curitiba (Kotter Editorial, 2016) e Teatro em francês: quando o meio não é mais a mensagem (Editora da UFPR, 2018).

TUT - Teatro da UTFPR - Curitiba, foi criado em 1972. Desde 2005, é coordenado pelo professor Dr. Ismael Scheffler. Em 2019, o TUT produziu e apresentou o espetáculo OCO. Em 2020, está sendo produzido um documentário e um livro sobre o processo de criação, bem como OCO tem sido estudado no projeto Teatro em Pauta - TUT 2020.


Participação e certificados:

Receberá certificado de participação quem confirmar a inscrição, participar das três atividades e registrar presença pelo link que será informado durante a atividade.


Inscrições

{{'Label_CodigoPromocionalAplicadoComSucesso' | translate}}
{{'Label_Presencial' | translate}} {{'Label_Online' | translate}} {{'Label_PresencialEOnline' | translate}}

{{item.titulo}}

{{'Label_DoacaoAPartir' | translate}} {{item.valores[0].valor | currency:viewModel.evento.moeda}}

{{item.descricao}}
{{'Titulo_Gratis' |translate}} {{viewModel.configuracaoInscricaoEvento.descricaoEntradaGratis}}
{{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}} {{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}}  

{{entrada.valorComDesconto | currency:viewModel.evento.moeda}}

{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Label_APartirDe' | translate}} {{entrada.validoDe | date:viewModel.evento.cultura.formatoData}}
Calendar

{{'Titulo_NaoDisponivel' | translate}}

{{viewModel.evento.titulo}}

{{viewModel.evento.responsavelEvento}}