O curso Instrumentos Legais em Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação tem por objetivo apresentar a Docentes, Coordenadores de Curso e Diretores de Fatecs os Instrumentos Legais em Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação - PD&I.
As atividades de inovação tecnológica são o conjunto de diligências científicas, tecnológicas, organizacionais, financeiras e comerciais, incluindo o investimento em novos conhecimentos, que realizam ou destinam-se a levar à realização de produtos e processos tecnologicamente novos e melhores. Pesquisa, desenvolvimento e inovação é apenas uma dessas atividades e pode ser realizada em diferentes estágios do processo de inovação, sendo usada não apenas como uma fonte de ideias inventivas, mas também para resolver os problemas que possam surgir em qualquer etapa do processo, até a sua conclusão.
Em relação à medição de PD&I, a maior fonte de erros é a dificuldade em determinar o limite entre o desenvolvimento experimental e as atividades correlatas necessárias para a implantação de uma inovação, por isso a importância de se conhecer suas modalidades: básica, aplicada e desenvolvimento experimental.
Uma das principais formas de se investir em PD&I é por meio de parcerias com empresas ou institutos de pesquisa. Essa parceria entre o setor privado e as Fatecs são oportunidades para a troca de conhecimentos e experiências: o científico e tecnológico da academia com a capacidade de produção das empresas. Nesse contexto, a INOVA CPS, como Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) promove esse curso para apresentar aos participantes as definições básicas, as classificações das modalidades de PD&I, instrumentos negociais da Lei de Inovação e o desenvolvimento de plano de trabalho, em virtude da Deliberação 77, de 30/12/2021, que estabelece a política de gestão de propriedade intelectual e inovação tecnológica do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza – CEETEPS.