Apresentação
Os
desafios inerentes à prática educativa, em uma realidade escolar marcada pela
diversidade de sujeitos, contextos e problemas sociais, exigem do professor de
Ciências conhecimentos específicos para promover o acesso e a inclusão dos
estudantes em suas aulas. Com essa perspectiva, o Núcleo de Investigação em
Educação Química (NIEQ) da UFABC está organizado o primeiro Colóquio de
Experiências e Pesquisas em ensino de Ciências (CEPEC), que terá como tema
central “Diversidade e inclusão no ensino de Ciências da Natureza e Matemática”. O evento
tem como objetivo criar um espaço para discussão sobre a diversidade de
pessoas, contextos e saberes no ensino de Ciências da Natureza, bem como sobre
os desafios da inclusão de estudantes que precisam de atenção especial na sala
de aula. Com esse propósito, definimos como público-alvo prioritário
professoras(es) de Ciências (Biologia, Química e Física) e Matemática, mas estudantes de
graduação, pós-graduandos e professores de outras áreas do conhecimento poderão
participar. O Evento está previsto para os dias 21 e 22 de outubro e será
realizado por atividades síncronas através das plataformas “Google Meet” e
“YouTube”, pelas quais ocorrerão: palestras, mesas redondas e sessões de
apresentação de trabalhos. Espera-se com o CEPEC criar um espaço de debate
sobre a diversidade, a inclusão e o acesso de estudantes no contexto do ensino
de Ciências da Natureza e Matemática.