A Educação de Jovens e Adultos integrada à Educação Profissional e Tecnológica (EJA-EPT) é uma política pública essencial para ampliar o acesso à educação e promover a qualificação de trabalhadores e trabalhadoras que não concluíram sua formação na idade regular. Nos Institutos Federais, a EJA-EPT representa um campo estratégico para a formação cidadã e profissional crítica, articulada aos desafios contemporâneos do mundo do trabalho.
O I Colóquio EJA-EPT do IFFluminense tem como objetivo promover o debate sobre as políticas de EJA integrada nos Institutos Federais, compartilhando experiências, reflexões e estratégias de fortalecimento da modalidade. O evento reunirá pesquisadores, gestores, docentes, estudantes e demais interessados, por meio de palestras, mesas-redondas, comunicações orais, pôsteres e relatos de experiências exitosas.
Ao realizar este Colóquio, o IFFluminense reafirma seu compromisso com a construção de uma educação inclusiva, crítica e transformadora. Convidamos toda a comunidade acadêmica e educacional a participar deste importante momento de reflexão coletiva.
CRONOGRAMA
Período de inscrições
De 31/07 a 13/10/2025
Submissão de resumos (prorrogado)
De 01/08 a 15/09/2025
Avaliação dos resumos
De 02/09 a 30/09/2025
Resultado das avaliações
02/10/2025
Data do evento
De 23/10 e 24/10/2025
Emissão de certificados
A partir de 14/11/2025
Publicações dos anais
Até 29/02/2026
ATIVIDADES
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CONVIDADOS
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SUBMISSÕES
Os autores interessados em apresentar trabalhos no I CEJA-EPT deverão submeter seus resumos de acordo com as normas estabelecidas no modelo próprio. Serão aceitos:
Resumos simples, conforme modelo disponível [aqui] (Clique em arquivo" e depois em "Baixar").
Resumos expandidos, conforme modelo disponível [aqui]. (Clique em "arquivo" e depois em "Baixar").
Os resumos simples deverão ser apresentados na modalidade banner, e os resumos expandidos, na modalidade de comunicação oral. Ambas com duração de dez minutos para exposição. Cinco minutos para cada trabalho serão reservados para a avaliação.
Com o objetivo de ampliar a participação de pesquisadores de diferentes regiões e países que abordam a temática do evento, apenas as sessões de comunicação oral serão realizadas por videoconferência. Dessa forma, os interessados poderão submeter o resumo expandido, apresentá-lo remotamente e garantir sua publicação, além do certificado de apresentação do trabalho. A ausência presencial nas demais atividades do evento, no entanto, implicará na não emissão do certificado de participação geral.
Os slides utilizados nas apresentações orais deverão ser elaborados conforme o modelo disponível [Clique aqui e acesse "arquivo"e depois "Baixar"] e enviados para o seguinte e-mail até o dia anterior à apresentação: coloquioejaeptiff@gmail.com. Os banners deverão seguir as dimensões estabelecidas no modelo disponível [Clique aquie acesse "arquivo"e depois "Baixar"].
Os locais e horários das apresentações serão divulgados por meio do e-mail cadastrado no preenchimento do formulário de submissão.
Os trabalhos serão avaliados pela Comissão Científica, e os autores receberão a notificação de aceite pelo e-mail informado na submissão. Os resumos serão avaliados com base nos seguintes critérios:
Pertinência e relevância do tema para o campo da EJA-EPT
Avalia-se se o trabalho está alinhado com as temáticas do evento e contribui para a reflexão e o avanço das práticas e pesquisas na interface entre a Educação de Jovens e Adultos e a Educação Profissional e Tecnológica.
Consistência teórico-metodológica
Considera-se a clareza na exposição dos objetivos, a articulação entre a fundamentação teórica e os procedimentos metodológicos adotados, bem como a coerência interna do texto.
Qualidade da escrita e da estrutura textual
Avalia-se o uso adequado da norma culta da língua portuguesa, a organização lógica das ideias e o respeito aos padrões de formatação definidos para o evento.
📌Os trabalhos submetidos deverão estar relacionados a um dos eixos temáticos do evento, que contemplam discussões voltadas à interface entre a Educação de Jovens e Adultos e a Educação Profissional e Tecnológica.
Os trabalhos apresentados serão incluídos nos Anais do Evento, desde que atendam às normas editoriais estabelecidas.
Este eixo reúne estudos teóricos e teórico-práticos que investigam processos de divulgação de cursos, formas de ingresso e seleção de estudantes, bem como estratégias de acolhimento e permanência na EJA-EPT. A proposta é analisar políticas educacionais, estratégias institucionais e desafios relacionados ao acesso, à continuidade e ao êxito dos estudantes, considerando a concepção de formação humana integral do EJA-EPT. Serão discutidos fatores que impactam a trajetória escolar, além de práticas de suporte ao estudante. O eixo também busca refletir sobre ações institucionais que favoreçam a inclusão, o acompanhamento do percurso formativo e os indicadores de êxito dos estudantes e dos cursos, reafirmando o direito à educação como um princípio fundamental para a equidade e a justiça social.
EIXO 2- FORMAÇÃO DOCENTE PARA EJA-EPT
Mediador(a): A definir
Este eixo reúne estudos teóricos e teórico-práticos que propõem reflexões sobre a formação inicial e continuada dos docentes que atuam na EJA-EPT, considerando as especificidades desse público e os desafios do ensino voltado para jovens e adultos trabalhadores. Serão debatidas as possibilidades e limitações da prática pedagógica, com foco em estratégias que promovam a construção do conhecimento crítico e emancipador. Além disso, busca-se discutir o papel da educação profissional na formação docente, bem como práticas inovadoras e políticas institucionais que contribuam para o fortalecimento do desenvolvimento profissional dos educadores e a melhoria da qualidade do ensino na EJA-EPT.
EIXO 3- FORMAÇÃO E TRAJETÓRIAS DE TRABALHADORES NA EJA-EPT
Mediador(a): A definir
Este eixo reúne estudos e experiências que evidenciem as relações entre a formação profissional e o mundo do trabalho para os estudantes da EJA-EPT. São propostas reflexões sobre itinerários formativos, processos de certificação e o reconhecimento de saberes adquiridos ao longo da trajetória profissional. Busca-se, ainda, discutir investigações teóricas e teórico-práticas que abordem os processos de formação inicial e continuada, bem como as trajetórias de trabalhadores na EJA-EPT, articulando essas discussões à temática do evento e à concepção de formação humana integral.
EIXO 4-GESTÃO E CURRÍCULO INTEGRADO NA EJA-EPT
Mediador(a): A definir
Este eixo contempla a apresentação de pesquisas resultantes de estudos teóricos ou teórico-práticos que investiguem processos de gestão, implementação, acompanhamento e reformulação de projetos pedagógicos, bem como a avaliação de cursos e do currículo integrado no âmbito das políticas voltadas para a EJA-EPT, fundamentadas na concepção de formação humana integral. Propõe-se a discussão sobre o planejamento e a implementação de currículos integrados, abordando os desafios da gestão educacional e da articulação entre a formação geral e a profissional. Além disso, busca-se explorar experiências que fortaleçam a integração curricular na perspectiva da educação omnilateral, contribuindo para uma formação mais ampla e significativa dos estudantes.
EIXO 5-METODOLOGIAS E MATERIAL DIDÁTICO PARA EJA-EPT
Mediador(a): A definir.
Este eixo contempla a apresentação de pesquisas resultantes de estudos teóricos e teórico-práticos cujas questões de investigação envolvem metodologias e materiais didáticos, bem como recursos de apoio à mediação pedagógica, com ou sem o uso de tecnologias. O foco está na produção de propostas didático-pedagógicas e na socialização de conhecimentos voltados para a EJA-EPT, fundamentados na concepção de formação humana integral. Serão exploradas práticas pedagógicas inovadoras, metodologias ativas e materiais didáticos adequados ao contexto da EJA-EPT, além de reflexões sobre adaptação de recursos, estratégias de ensino e abordagens que valorizem as experiências e os saberes prévios dos estudantes, promovendo uma aprendizagem significativa e emancipadora.
EIXO 6- ESTUDANTES DA EJA-EPT
Mediador(a): A definir.
Este eixo propõe a análise do perfil dos estudantes da EJA-EPT, suas motivações, desafios e perspectivas em relação à formação educacional e profissional. Abrange estudos sobre identidade, subjetividade e experiências de aprendizagem, além da apresentação de pesquisas resultantes de estudos teóricos e teórico-práticos que investigam trajetórias escolares e histórias de vida dos sujeitos da EJA. Também contempla trabalhos que abordem as múltiplas dimensões da identidade, incluindo questões de gênero, etnicidade e necessidades educacionais específicas, considerando uma perspectiva multicultural e inclusiva. As discussões são pautadas na concepção de formação humana integral, buscando compreender os diferentes aspectos que influenciam a permanência, o êxito e a construção do conhecimento no contexto da EJA-EPT.
EIXO 7 - EDUCAÇÃO, COMUNICAÇÃO E TECNOLOGIA NA EJA-EPT
Mediador(a): A definir.
Este eixo propõe a discussão sobre o uso de tecnologias digitais, mídias e estratégias comunicacionais no ensino da EJA-EPT, explorando seu potencial para a inclusão digital, o ensino híbrido e a formação cidadã dos estudantes. Abrange a apresentação de pesquisas resultantes de estudos teóricos e teórico-práticos que investigam a relação entre as tecnologias e os sujeitos da educação, com foco na implementação dessas ferramentas no processo de ensino-aprendizagem. Também são discutidas estratégias que promovam a inclusão por meio do uso de recursos tecnológicos, considerando as especificidades dos estudantes da EJA-EPT. As reflexões são fundamentadas na concepção de formação humana integral, destacando o papel das tecnologias na construção do conhecimento e no fortalecimento da autonomia dos estudantes.
EIXO 8 - EDUCAÇÃO POPULAR, DIVERSIDADE E PRÁTICAS TRANSFORMADORAS NA EJA-EPT
Mediador(a): A definir.
Este eixo propõe discussões sobre as intersecções entre a EJA-EPT, os cursos FIC, a Educação Popular e os movimentos sociais, destacando suas contribuições para a democratização do acesso à educação e a promoção da formação humana integral. Valorizam-se experiências e práticas pedagógicas interdisciplinares, críticas e contextualizadas, que considerem a diversidade étnico-racial, de gênero, geracional e outros marcadores sociais. O foco está em ações educativas que promovam a inclusão, o protagonismo dos sujeitos da EJA-EPT e sua formação cidadã e profissional.