I COLÓQUIO EJA-EPT DO IFF: formação, diálogo e experiências na construção de saberes para uma educação transformadora.

I COLÓQUIO EJA-EPT DO IFF: formação, diálogo e experiências na construção de saberes para uma educação transformadora.

online R. Dr. Siqueira, 273 - Campos dos Goytacazes - Rio de Janeiro - Brasil
presencial Com transmissão online

SOBRE O EVENTO

A Educação de Jovens e Adultos integrada à Educação Profissional e Tecnológica (EJA-EPT) é uma política pública essencial para ampliar o acesso à educação e promover a qualificação de trabalhadores e trabalhadoras que não concluíram sua formação na idade regular. Nos Institutos Federais, a EJA-EPT representa um campo estratégico para a formação cidadã e profissional crítica, articulada aos desafios contemporâneos do mundo do trabalho.

O I Colóquio EJA-EPT do IFFluminense tem como objetivo promover o debate sobre as políticas de EJA integrada nos Institutos Federais, compartilhando experiências, reflexões e estratégias de fortalecimento da modalidade. O evento reunirá pesquisadores, gestores, docentes, estudantes e demais interessados, por meio de palestras, mesas-redondas, comunicações orais, pôsteres e relatos de experiências exitosas.

Ao realizar este Colóquio, o IFFluminense reafirma seu compromisso com a construção de uma educação inclusiva, crítica e transformadora. Convidamos toda a comunidade acadêmica e educacional a participar deste importante momento de reflexão coletiva.


CRONOGRAMA


Período de inscrições

De  31/07 a 13/10/2025

Submissão de resumos (prorrogado)

De 01/08 a 15/09/2025

Avaliação dos resumos

De 02/09 a 30/09/2025

Resultado das avaliações

02/10/2025

Data do evento

De 23/10 e 24/10/2025

Emissão de certificados

A partir de 14/11/2025

Publicações dos anais

Até 29/02/2026

ATIVIDADES

{{item.titulo}}
{{item.horaInicio}}-{{item.horaFim}}
Calendar

CONVIDADOS

{{item.nome}}

{{item.nome}}



SUBMISSÕES

Os autores interessados em apresentar trabalhos no I CEJA-EPT deverão submeter seus resumos de acordo com as normas estabelecidas no modelo próprio. Serão aceitos:

  • Resumos simples, conforme modelo disponível [aqui] (Clique em arquivo" e depois em "Baixar").

  • Resumos expandidos, conforme modelo disponível [aqui]. (Clique em "arquivo" e depois em "Baixar").


Os resumos simples deverão ser apresentados na modalidade banner, e os resumos expandidos, na modalidade de comunicação oral. Ambas com duração de dez minutos para exposição. Cinco minutos para cada trabalho serão reservados para a avaliação.

Com o objetivo de ampliar a participação de pesquisadores de diferentes regiões e países que abordam a temática do evento, apenas as sessões de comunicação oral serão realizadas por videoconferência. Dessa forma, os interessados poderão submeter o resumo expandido, apresentá-lo remotamente e garantir sua publicação, além do certificado de apresentação do trabalho. A ausência presencial nas demais atividades do evento, no entanto, implicará na não emissão do certificado de participação geral.

Os slides utilizados nas apresentações orais deverão ser elaborados conforme o modelo disponível [Clique aqui e acesse "arquivo"e depois "Baixar"] e enviados para o seguinte e-mail até o dia anterior à apresentação: coloquioejaeptiff@gmail.com. Os banners deverão seguir as dimensões estabelecidas no modelo disponível [Clique aqui e acesse "arquivo"e depois "Baixar"].


Os locais e horários das apresentações serão divulgados por meio do e-mail cadastrado no preenchimento do formulário de submissão.


Os trabalhos serão avaliados pela Comissão Científica, e os autores receberão a notificação de aceite pelo e-mail informado na submissão. Os resumos serão avaliados com base nos seguintes critérios:


  1. Pertinência e relevância do tema para o campo da EJA-EPT
    Avalia-se se o trabalho está alinhado com as temáticas do evento e contribui para a reflexão e o avanço das práticas e pesquisas na interface entre a Educação de Jovens e Adultos e a Educação Profissional e Tecnológica.

  2. Consistência teórico-metodológica
    Considera-se a clareza na exposição dos objetivos, a articulação entre a fundamentação teórica e os procedimentos metodológicos adotados, bem como a coerência interna do texto.

  3. Qualidade da escrita e da estrutura textual
    Avalia-se o uso adequado da norma culta da língua portuguesa, a organização lógica das ideias e o respeito aos padrões de formatação definidos para o evento.


📌 Os trabalhos submetidos deverão estar relacionados a um dos eixos temáticos do evento, que contemplam discussões voltadas à interface entre a Educação de Jovens e Adultos e a Educação Profissional e Tecnológica.


Os trabalhos apresentados serão incluídos nos Anais do Evento, desde que atendam às normas editoriais estabelecidas.


Para realizar a submissão, acesse o link abaixo:



Formulário de submissão


INSCRIÇÕES

{{'Label_CodigoPromocionalAplicadoComSucesso' | translate}}
{{'Label_Presencial' | translate}} {{'Label_Online' | translate}} {{'Label_PresencialEOnline' | translate}}

{{item.titulo}}

{{'Label_DoacaoAPartir' | translate}} {{item.valores[0].valor | currency:viewModel.evento.moeda}}

{{item.descricao}}
{{'Titulo_Gratis' |translate}} {{viewModel.configuracaoInscricaoEvento.descricaoEntradaGratis}}
{{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}} {{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}}  

{{entrada.valorComDesconto | currency:viewModel.evento.moeda}}

{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Label_APartirDe' | translate}} {{entrada.validoDe | date:viewModel.evento.cultura.formatoData}}
Calendar

{{'Titulo_NaoDisponivel' | translate}}

EIXOS TEMÁTICOS

EIXO 1-ACESSO, PERMANÊNCIA E ÊXITO NA EJA-EPT

Mediador(a): A definir

Este eixo reúne estudos teóricos e teórico-práticos que investigam processos de divulgação de cursos, formas de ingresso e seleção de estudantes, bem como estratégias de acolhimento e permanência na EJA-EPT. A proposta é analisar políticas educacionais, estratégias institucionais e desafios relacionados ao acesso, à continuidade e ao êxito dos estudantes, considerando a concepção de formação humana integral do EJA-EPT. Serão discutidos fatores que impactam a trajetória escolar, além de práticas de suporte ao estudante. O eixo também busca refletir sobre ações institucionais que favoreçam a inclusão, o acompanhamento do percurso formativo e os indicadores de êxito dos estudantes e dos cursos, reafirmando o direito à educação como um princípio fundamental para a equidade e a justiça social.


EIXO 2- FORMAÇÃO DOCENTE PARA EJA-EPT 

Mediador(a): A definir

Este eixo reúne estudos teóricos e teórico-práticos que propõem reflexões sobre a formação inicial e continuada dos docentes que atuam na EJA-EPT, considerando as especificidades desse público e os desafios do ensino voltado para jovens e adultos trabalhadores. Serão debatidas as possibilidades e limitações da prática pedagógica, com foco em estratégias que promovam a construção do conhecimento crítico e emancipador. Além disso, busca-se discutir o papel da educação profissional na formação docente, bem como práticas inovadoras e políticas institucionais que contribuam para o fortalecimento do desenvolvimento profissional dos educadores e a melhoria da qualidade do ensino na EJA-EPT.


EIXO 3- FORMAÇÃO E TRAJETÓRIAS DE TRABALHADORES NA EJA-EPT

Mediador(a): A definir

Este eixo reúne estudos e experiências que evidenciem as relações entre a formação profissional e o mundo do trabalho para os estudantes da EJA-EPT. São propostas reflexões sobre itinerários formativos, processos de certificação e o reconhecimento de saberes adquiridos ao longo da trajetória profissional. Busca-se, ainda, discutir investigações teóricas e teórico-práticas que abordem os processos de formação inicial e continuada, bem como as trajetórias de trabalhadores na EJA-EPT, articulando essas discussões à temática do evento e à concepção de formação humana integral.


EIXO 4-GESTÃO E CURRÍCULO INTEGRADO NA EJA-EPT

Mediador(a): A definir

Este eixo contempla a apresentação de pesquisas resultantes de estudos teóricos ou teórico-práticos que investiguem processos de gestão, implementação, acompanhamento e reformulação de projetos pedagógicos, bem como a avaliação de cursos e do currículo integrado no âmbito das políticas voltadas para a EJA-EPT, fundamentadas na concepção de formação humana integral. Propõe-se a discussão sobre o planejamento e a implementação de currículos integrados, abordando os desafios da gestão educacional e da articulação entre a formação geral e a profissional. Além disso, busca-se explorar experiências que fortaleçam a integração curricular na perspectiva da educação omnilateral, contribuindo para uma formação mais ampla e significativa dos estudantes.


EIXO 5-METODOLOGIAS E MATERIAL DIDÁTICO PARA EJA-EPT

Mediador(a): A definir.

Este eixo contempla a apresentação de pesquisas resultantes de estudos teóricos e teórico-práticos cujas questões de investigação envolvem metodologias e materiais didáticos, bem como recursos de apoio à mediação pedagógica, com ou sem o uso de tecnologias. O foco está na produção de propostas didático-pedagógicas e na socialização de conhecimentos voltados para a EJA-EPT, fundamentados na concepção de formação humana integral. Serão exploradas práticas pedagógicas inovadoras, metodologias ativas e materiais didáticos adequados ao contexto da EJA-EPT, além de reflexões sobre adaptação de recursos, estratégias de ensino e abordagens que valorizem as experiências e os saberes prévios dos estudantes, promovendo uma aprendizagem significativa e emancipadora.


EIXO 6- ESTUDANTES DA EJA-EPT

Mediador(a): A definir.

Este eixo propõe a análise do perfil dos estudantes da EJA-EPT, suas motivações, desafios e perspectivas em relação à formação educacional e profissional. Abrange estudos sobre identidade, subjetividade e experiências de aprendizagem, além da apresentação de pesquisas resultantes de estudos teóricos e teórico-práticos que investigam trajetórias escolares e histórias de vida dos sujeitos da EJA. Também contempla trabalhos que abordem as múltiplas dimensões da identidade, incluindo questões de gênero, etnicidade e necessidades educacionais específicas, considerando uma perspectiva multicultural e inclusiva. As discussões são pautadas na concepção de formação humana integral, buscando compreender os diferentes aspectos que influenciam a permanência, o êxito e a construção do conhecimento no contexto da EJA-EPT.


EIXO 7 - EDUCAÇÃO, COMUNICAÇÃO E TECNOLOGIA NA EJA-EPT

Mediador(a): A definir.

Este eixo propõe a discussão sobre o uso de tecnologias digitais, mídias e estratégias comunicacionais no ensino da EJA-EPT, explorando seu potencial para a inclusão digital, o ensino híbrido e a formação cidadã dos estudantes. Abrange a apresentação de pesquisas resultantes de estudos teóricos e teórico-práticos que investigam a relação entre as tecnologias e os sujeitos da educação, com foco na implementação dessas ferramentas no processo de ensino-aprendizagem. Também são discutidas estratégias que promovam a inclusão por meio do uso de recursos tecnológicos, considerando as especificidades dos estudantes da EJA-EPT. As reflexões são fundamentadas na concepção de formação humana integral, destacando o papel das tecnologias na construção do conhecimento e no fortalecimento da autonomia dos estudantes. 


EIXO 8 - EDUCAÇÃO POPULAR, DIVERSIDADE E PRÁTICAS TRANSFORMADORAS NA EJA-EPT

Mediador(a): A definir.

Este eixo propõe discussões sobre as intersecções entre a EJA-EPT, os cursos FIC, a Educação Popular e os movimentos sociais, destacando suas contribuições para a democratização do acesso à educação e a promoção da formação humana integral. Valorizam-se experiências e práticas pedagógicas interdisciplinares, críticas e contextualizadas, que considerem a diversidade étnico-racial, de gênero, geracional e outros marcadores sociais. O foco está em ações educativas que promovam a inclusão, o protagonismo dos sujeitos da EJA-EPT e sua formação cidadã e profissional.


COMISSÃO CIENTÍFICA

PORTARIA 31/2025 - PROEN/IFFLU, DE 12 DE AGOSTO DE 2025


André Soares Velasco

IFFluminense

Angellyne Moço Rangel

IFFluminense

Breno Fabrício Terra Azevedo

IFFluminense

Camila Henriques Nunes

IFFluminense

Cassiana Barreto Hygino Machado

IFFluminense

Elane Kreile Manhães

IFFluminense

Evelyn Rueb Lacerda de Araujo

IFFluminense

Glaucio Roberto Bernardo de Cara

IFFluminense

Ianne Lima Nogueira

IFFluminense

Karla Ribeiro Rangel

IFFluminense

Manoel Martins Caetano Junior

IFFluminense

Mariana Abreu Gualhano

IFFluminense

Mônica Machado Neves Ramos IFFluminense

Rafaela Dumas Dumas Reis Dias IFFluminense

Saionara Rosa da Cruz

IFFluminense

Sarah Vervloet Soares

IFFluminense

Tiago Tadeu Ribeiro Sousa

IFFluminense

COMISSÃO ORGANIZADORA

PORTARIA 344/2025 - IFFLU, DE 27 DE JUNHO DE 2025 


Ana Christina Marchi da Silva Figueiredo

Coordenação EaD - Projeto EJA-EPT

Breno Fabrício Terra Azevedo

Pesquisador - Projeto EJA-EPT

Camila Henrique Nunes

Coordenação de Eixo - Projeto EJA-EPT

Cassiana Barreto Hygino Machado

Pesquisador - Projeto EJA-EPT

Edson Ribeiro Ferreira

Coordenação Sistemas e Registro - Projeto EJA-EPT

Elane Kreile Manhães

Pesquisador - Projeto EJA-EPT

Evelyn Rueb Lacerda de Araujo

Coordenação de Eixo - Projeto EJA-EPT

Glaucio Roberto Bernardo de Cara

Pesquisador - Projeto EJA-EPT

Guilherme Batista Gomes

Coordenação Geral - Projeto EJA-EPT

Ianne Lima Nogueira

Coordenação de Eixo - Projeto EJA-EPT

Paulo Vitor Vidal Aguiar 

Pró-Reitor de Ensino

Mariana Abreu Gualhano

Coordenação de Eixo - Projeto EJA-EPT

Raisa Moreira de Lemos Nogueira

Coordenação Administrativa - Projeto EJA-EPT

Saionara Rosa da Cruz

Coordenação Pedagógica - Projeto EJA-EPT

Thatiane de Souza Medeiros Monteiro

Comitê da EJA do IFFluminense


Rua Doutor Siqueira, 273 - Parque Dom Bosco, Campos dos Goytacazes

{{viewModel.evento.titulo}}

{{viewModel.evento.responsavelEvento}}