No ano de 2011 a união de um grupo de docentes e discentes do Campus do Pantanal da Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, permitiu a realização do primeiro Congresso de Educação do CPAN (CECPAN) cujo foco voltou-se para os diálogos no campo da formação de professores. Articularam-se conferências, mesas de discussões, apresentação de trabalhos que discutiram o processo de formação que se dá nos encontros entre os diversos temas e debates da educação, desde a formação de ingressantes em cursos de licenciaturas, até a contínua formação aos profissionais docentes em diversos níveis e distintas instituições ou frentes de atuação profissional.
No ano de 2017 retomaram-se as ações do CECPAN em sua segunda edição, ainda com a característica central de um evento acadêmico sobre formação de professores, que fez uma justa homenagem ao cinquentenário do Curso de Pedagogia do Campus do Pantanal em ação articulada ao Programa de Pós-Graduação em Educação do CPAN/UFMS, efetivando assim a I Semana Integrada de Graduação e Pós-graduação do campus. Neste encontro além de mesas e conferências, houve a inovação de apresentação de trabalhos em rodas de formação, possibilitando aos participantes - profissionais e acadêmicos - dialogarem e interagir mais diretamente com as pesquisas e relatos de experiência que foram apresentados.
Em 2018, temos a felicidade realizar o III CECPAN - II Semana Integrada de Graduação e Pós-graduação e convidar a todas e todos investigadores no campo da educação e áreas afins, profissionais, acadêmicos e demais interessados para dialogarmos sobre a qualidade da educação e da formação docente diante da proposta governamental atual de uma Base Nacional Comum Curricular (BNCC) que, em grande medida, difunde ideias que contrariam os ideais de formação inicial em diferentes espaços pedagógicos, níveis, modalidades e etapas de ensino. Diante disso, buscamos nesta terceira edição debater a Base Nacional Comum Curricular e seus impactos.
Na terceira edição do CECPAN e II Semana Integrada, mantemos a proposta de conferências, mesas e minicursos e fortalecemos a iniciativa das Rodas de Formação como espaço importante no processo de compartilhamento de pesquisas, relatos de experiências de profissionais e acadêmicos envolvidos com as causas da educação e a produção de conhecimento científico. Ainda no campo da divulgação dos trabalhos propomos a exposição de banner visando a socialização de experiências individuais e/ou de grupos de estudos e pesquisas, em fase inicial de investigação ou em andamento, bem como de ações de ensino e extensão.
Dessa forma, o III CECPAN - II Semana Integrada visa ampliar a divulgação de pesquisas que ocorrem na região da fronteira sul-mato-grossense e nas diversas regiões do Brasil, bem como fortalecer debates acerca da formação docente e das políticas públicas correlacionadas.
O III CECPAN – II Semana Integrada acontecerá em Corumbá-MS entre os dias 26 e 29 de novembro de 2018
As INSCRIÇÕES são GRATUITAS.
Para realizar sua inscrição, clique AQUI.
As informações referentes a envio de trabalhos e
demais atividades, bem como a programação completa seguem abaixo.
Programação preliminar
Período |
26/11 (SEG) |
27/11 (TER) |
28/11 (QUA) |
29/11 (QUI) |
Manhã |
Credenciamento 08h:00m-11h:30m |
Minicursos 07h:30m – 11h:30m |
Minicursos 07h:30m – 11h:30m |
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Tarde |
Credenciamento 14:00h – 17:30h
Oficinas 13h:00m – 17h:00m |
Apresentação de Trabalhos (Banner) 15h:00m – 17h:00m
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Apresentação de trabalhos (Rodas de formação) 13h:00m – 17h:00m |
Roda - Tereré Pedagógico “Uma base Nacional Comum para que e para quem?” 15h:00m – 17h:00m |
Noite |
Credenciamento 18:00h- 20:00h
Conferência de abertura: “BNCC e os caminhos da formação do professor” (Conferencista a confirmar) 18h30m |
Conferência: “Interferências da BNCC e as confluências para a Educação Infantil” (Conferencista a confirmar) 18h30m |
Mesa redonda: “Graduação e Pós-Graduação impactos da BNCC” (convidados a confirmar) 18h30m |
Conferência: “Formação continuada de Professores e os percalços da Base Nacional Comum” (Conferencista a confirmar) 18h30m |
NORMAS PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS
Receberemos Resumo Expandido para apresentação em formato Banner/Pôster e Artigo Completo para Comunicação Oral. Para ambas as modalidades poderão ser enviados contribuições de estudos/pesquisas em andamento ou concluídos, ensaios teóricos, bem como relatos de experiências de ensino, extensão ou pesquisa.
Não há eixos temáticos pré-estabelecidos, portanto os trabalhos encaminhados serão avaliados pela Comissão Científica e posteriormente organizados para a apresentação conforme as temáticas e estudos aglutinadores.
Cada autor poderá encaminhar até TRÊS TRABALHOS, independente da modalidade – Resumos ou Trabalhos Completos, como autor ou coautor. Cada trabalho poderá ter até TRÊS AUTORES.
Para a submissão deverão ser enviados dois arquivos em formato .doc ou .docx; sendo um sem identificação do(s) autor(es) e outro com as devidas identificações conforme indicado.
Esse procedimento se dá para que o Comitê científico do evento faça a Avaliação as cegas, sem conhecimento dos autores e para tanto não poderá haver qualquer informação no corpo do texto que identifique a autoria.
RESUMOS – PARA EXPOSIÇÃO DE BANNER
a) Os arquivos com os resumos deverão ser redigidos no programa Word e salvos na extensão .doc ou .docx, com no mínimo UMA e máximo de TRÊS páginas.
b) O texto do resumo deverá ser redigido em fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento 1,5 cm, formatação justificada, folha A4, margens superior e esquerda 3,0 cm, inferior e direita 2,0 cm, apresentado na seguinte organização:
- título centralizado, com letras maiúsculas e em negrito, fonte tamanho 12;
- na linha abaixo nome(s) do(s) autor(es) com letra maiúsculas e minúscula, sem negrito e alinhado à direita;
- na linha seguinte nome da instituição, com letras maiúsculas e alinhado a direita;
- o texto do resumo deve ser digitado após uma linha de intervalo;
- deve conter ainda três a cinco palavras-chave na linha abaixo do resumo.
c) O texto do resumo deverá apresentar a questão ou problema de estudo, objetivo(s), referenciais, metodologia e considerações parciais ou finais. No caso de relatos de experiência, contextualização da proposta, descrição da ação e avaliação geral.
d) Os banners serão expostos em local e data prevista na Programação do evento, devendo pelo menos um de seus autores estar presente no ato em que avaliadores irão visitar e apreciar o trabalho exposto.
TRABALHOS COMPLETOS – COMUNICAÇÃO ORAL
a) Os arquivos com os trabalhos completos deverão ser redigidos no programa Word e salvos na extensão .doc ou .docx, contendo no mínimo 12 e máximo de 15 páginas incluindo resumo, palavras-chave, texto, referências e figuras/tabelas/gráficos, se houver.
b) O trabalho deverá conter resumo com extensão de 250 a 300 palavras, redigido em espaçamento simples, seguido de 3 (três) a 5 (cinco) palavras-chave.
c) O texto do trabalho completo deverá ser redigido em fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento de 1,5 entre linhas, formatação justificada, folha A4, margens superior e esquerda 3,0 cm, inferior e direita 2,0 cm, apresentado na seguinte organização:
- título centralizado, com letras maiúsculas e em negrito, fonte tamanho 12;
- na linha abaixo nome(s) do(s) autor(es) com letra maiúsculas e minúscula, sem negrito e alinhado à direita;
- na linha seguinte nome da instituição, com letras maiúsculas e alinhado a direita;
- o texto do resumo deve ser digitado após uma linha de intervalo, com texto justificado e espaçamento entre linhas simples;
- deve conter ainda três a cinco palavras-chave na linha abaixo do resumo.
- Quando houver agência financiadora do trabalho, indicar em nota de rodapé.
- O texto completo deve ser iniciado após as palavras-chave com uma linha de ...
d) O texto deve necessariamente contemplar em seu teor, introdução, desenvolvimento, metodologia (se houver), conclusões e referências. No caso de pesquisas apresentar a questão ou problema de estudo, objetivo(s), referenciais, metodologia e considerações parciais ou finais. Em se tratando de relatos de experiência, contextualização da proposta, descrição da ação, avaliação geral e referências.
ENVIO
Os trabalhos deverão ser enviados entre 16/07/2018 e as 23h59min do dia 30/09/2018 (em observância ao horário do estado de Mato Grosso do Sul) para o seguinte endereço de e-mail: congressodocpan@gmail.com
MINI-CURSOS E OFICINAS
Estarão abertas inscrições para oferta de mini-cursos e oficinas para aqueles que tiverem interesse em participar e partilhar experiências correlacionadas a temática geral do evento propondo oficinas e/ou mini-cursos. Para tanto, os candidatos deverão submeter sua proposta contendo ementa; objetivos; número de participantes; materiais a serem utilizados; espaço necessário e a necessidade de auxilio ou não de monitores. Nome(s) do(s) proponente(s).
As OFICINAS ocorrerão no primeiro dia do evento (26/11) com duração de 4 horas.
Os MINI-CURSOS acontecerão nos dias 27 e 28/11 no período matutino e deverão acontecer em dois momentos de quatro horas cada.
As propostas deverão ser encaminhadas no período de 16/07/2018 a 30/09/2018 (PRORROGADO)para o e-mail do Congresso de Educação do CPAN (congressodocpan@gmail.com), descrevendo no assunto se OFICINA ou MINI-CURSO.
Realização:
Curso de Pedagogia UFMS/CPAN
Programa de pós-graduação em Educação - UFMS/Campus do Pantanal
Apoio:
Coordenação: Leandro Costa Vieira - UFMS
Comitê Técnico-Científico
Alexandre Cougo de Cougo - UFMS
Ana Carolina Pontes Costa - UFMS
Vera Luísa de Sousa - UFMS
Andréia Nunes Militão - UEMS
Fabio Perboni - UFGD
Aline de Lima Rodrigues - UFMS
Márcia Regina do Nascimento Sambugari - UFMS
Dulcineia Beirigo de Souza - SEDUC - Pte
Alberto Albuquerque Gomes - FCT/UNESP
Divino José da Silva - FCT/UNESP
Camila Alberto Vicente de Oliveira - UFG
Mônica de Carvalho Magalhães Kassar - UFMS
Maria Luzia Corrêa - UFMS
Sílvia Adriana Rodrigues - UFMS
Bruno Marini Bruneri
Hemiryan Mayckhe
Trazzi de Oliveira - UFMS
Tammi Flavie Peres Borges
Divino Marcos de Sena - UFMS
Thierry Rojas Bobadilha
Edelir Salomão Garcia - UFMS
Andressa Santos Rebelo
- UFMS
Maria Lucia Paniago Lordelo Neves
Maria Luzia da Silva Santana - UFMS
Dulcinéia Berigo de Souza
Cláudia Araújo de Lima - UFMS
Camila Alberto Vicente de Oliveira – UFG
Comissão Organizadora
Sílvia Adriana Rodrigues - UFMS
Fabiano Antonio dos Santos - UFMS
Hellen Jaqueline Marques - UFMS
Nicole Claro Moreira - UFMS
Dania Andreza Duarte de Souza
Drielly Sinara de Castro Porta
Daniel Barbosa Moura
Adriana bispo Opimi de Moraes
Elizandra Flores Franco
Ana Giza de Santanna Vargas
Hemilly Santos de Arruda
Karina de Andrade Santos Caetano - UFMS
Fabiana Aparecida Rodrigues Albuquerque Vilhalba
Alberto Albuquerque Gomes - UNESP