III Congresso de Educação do CPAN - II Semana Integrada de Graduação e Pós-graduação

III Congresso de Educação do CPAN - II Semana Integrada de Graduação e Pós-graduação

presencial UFMS - Câmpus do Pantanal - Corumbá - Mato Grosso do Sul - Brasil

O evento já encerrou

finalizado

{{'Receba_os_melhores_eventos_da_sua_area' | translate}}

{{'Receber_eventos' | translate}}

Sobre o evento

No ano de 2011 a união de um grupo de docentes e discentes do Campus do Pantanal da Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, permitiu a realização do primeiro Congresso de Educação do CPAN (CECPAN) cujo foco voltou-se para os diálogos no campo da formação de professores. Articularam-se conferências, mesas de discussões, apresentação de trabalhos que discutiram o processo de formação que se dá nos encontros entre os diversos temas e debates da educação, desde a formação de ingressantes em cursos de licenciaturas, até a contínua formação aos profissionais docentes em diversos níveis e distintas instituições ou frentes de atuação profissional.

No ano de 2017 retomaram-se as ações do CECPAN em sua segunda edição, ainda com a característica central de um evento acadêmico sobre formação de professores, que fez uma justa homenagem ao cinquentenário do Curso de Pedagogia do Campus do Pantanal em ação articulada ao Programa de Pós-Graduação em Educação do CPAN/UFMS, efetivando assim a I Semana Integrada de Graduação e Pós-graduação do campus. Neste encontro além de mesas e conferências, houve a inovação de apresentação de trabalhos em rodas de formação, possibilitando aos participantes - profissionais e acadêmicos - dialogarem e interagir mais diretamente com as pesquisas e relatos de experiência que foram apresentados.

Em 2018, temos a felicidade realizar o III CECPAN - II Semana Integrada de Graduação e Pós-graduação e convidar a todas e todos investigadores no campo da educação e áreas afins, profissionais, acadêmicos e demais interessados para dialogarmos sobre a qualidade da educação e da formação docente diante da proposta governamental atual de uma Base Nacional Comum Curricular (BNCC) que, em grande medida, difunde ideias que contrariam os ideais de formação inicial em diferentes espaços pedagógicos, níveis, modalidades e etapas de ensino. Diante disso, buscamos nesta terceira edição debater a Base Nacional Comum Curricular e seus impactos.

Na terceira edição do CECPAN e II Semana Integrada, mantemos a proposta de conferências, mesas e minicursos e fortalecemos a iniciativa das Rodas de Formação como espaço importante no processo de compartilhamento de pesquisas, relatos de experiências de profissionais e acadêmicos envolvidos com as causas da educação e a produção de conhecimento científico. Ainda no campo da divulgação dos trabalhos propomos a exposição de banner visando a socialização de experiências individuais e/ou de grupos de estudos e pesquisas, em fase inicial de investigação ou em andamento, bem como de ações de ensino e extensão.

Dessa forma, o III CECPAN - II Semana Integrada visa ampliar a divulgação de pesquisas que ocorrem na região da fronteira sul-mato-grossense e nas diversas regiões do Brasil, bem como fortalecer debates acerca da formação docente e das políticas públicas correlacionadas.

 



O III CECPAN – II Semana Integrada acontecerá em Corumbá-MS entre os dias 26 e 29 de novembro de 2018

 

As INSCRIÇÕES são GRATUITAS

Para realizar sua inscrição, clique AQUI. 

As informações referentes a envio de trabalhos e demais atividades, bem como a programação completa seguem abaixo.

 



Programação preliminar


Período

26/11

(SEG)

27/11

(TER)

 28/11

(QUA)

29/11

(QUI)

Manhã

Credenciamento

08h:00m-11h:30m

Minicursos

07h:30m – 11h:30m

Minicursos

07h:30m – 11h:30m

 

Tarde

Credenciamento

14:00h – 17:30h

 

Oficinas

13h:00m – 17h:00m

Apresentação de Trabalhos

(Banner)

15h:00m – 17h:00m

 

Apresentação de trabalhos

(Rodas de formação)

13h:00m – 17h:00m 

Roda - Tereré Pedagógico

“Uma base Nacional Comum para que e para quem?”

15h:00m – 17h:00m 

Noite

Credenciamento

18:00h- 20:00h

 

Conferência de abertura:

“BNCC e os caminhos da formação do professor” (Conferencista a confirmar)

18h30m

Conferência: “Interferências da BNCC e as confluências para a Educação Infantil”

(Conferencista a confirmar)

18h30m

Mesa redonda: “Graduação e Pós-Graduação impactos da BNCC”

(convidados a confirmar)

18h30m

Conferência: “Formação continuada de Professores e os percalços da Base Nacional Comum”

(Conferencista a confirmar)

18h30m



 

NORMAS PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS

 

Receberemos Resumo Expandido para apresentação em formato Banner/Pôster e Artigo Completo para Comunicação Oral. Para ambas as modalidades poderão ser enviados contribuições de estudos/pesquisas em andamento ou concluídos, ensaios teóricos, bem como relatos de experiências de ensino, extensão ou pesquisa.

Não há eixos temáticos pré-estabelecidos, portanto os trabalhos encaminhados serão avaliados pela Comissão Científica e posteriormente organizados para a apresentação conforme as temáticas e estudos aglutinadores.

Cada autor poderá encaminhar até TRÊS TRABALHOS, independente da modalidade – Resumos ou Trabalhos Completos, como autor ou coautor.  Cada trabalho poderá ter até TRÊS AUTORES.

            Para a submissão deverão ser enviados dois arquivos em formato .doc ou .docx;  sendo um sem identificação do(s) autor(es) e outro com as devidas identificações conforme indicado.

            Esse procedimento se dá para que o Comitê científico do evento faça a Avaliação as cegas, sem conhecimento dos autores e para tanto não poderá haver qualquer informação no corpo do texto que identifique a autoria.

 

 

RESUMOS – PARA EXPOSIÇÃO DE BANNER

 

a)     Os arquivos com os resumos deverão ser redigidos no programa Word e salvos na extensão .doc ou .docx, com no mínimo UMA e máximo de TRÊS páginas.

 

b)     O texto do resumo deverá ser redigido em fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento 1,5 cm, formatação justificada, folha A4, margens superior e esquerda 3,0 cm, inferior e direita 2,0 cm, apresentado na seguinte organização:

-  título centralizado, com letras maiúsculas e em negrito, fonte tamanho 12;

-  na linha abaixo nome(s) do(s) autor(es) com letra maiúsculas e minúscula, sem negrito e alinhado à direita;  

-  na linha seguinte nome da instituição, com letras maiúsculas e alinhado a direita;

-  o texto do resumo deve ser digitado  após uma linha de intervalo;

-  deve conter ainda três a cinco palavras-chave na linha abaixo do resumo.

 

c)     O texto do resumo deverá apresentar a questão ou problema de estudo, objetivo(s), referenciais, metodologia e considerações parciais ou finais. No caso de relatos de experiência, contextualização da proposta, descrição da ação e avaliação geral.

 

d)     Os banners serão expostos em local e data prevista na Programação do evento, devendo pelo menos um de seus autores estar presente no ato em que avaliadores irão visitar e apreciar o trabalho exposto.

 

 

TRABALHOS COMPLETOS – COMUNICAÇÃO ORAL

 

a)     Os arquivos com os trabalhos completos deverão ser redigidos no programa Word e salvos na extensão .doc ou .docx, contendo no mínimo 12 e máximo de 15 páginas incluindo resumo, palavras-chave, texto, referências e figuras/tabelas/gráficos, se houver.

 

b)     O trabalho deverá conter resumo com extensão de 250 a 300 palavras, redigido em espaçamento simples, seguido de 3 (três) a 5 (cinco) palavras-chave.

 

c)     O texto do trabalho completo deverá ser redigido em fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento de 1,5 entre linhas, formatação justificada, folha A4, margens superior e esquerda 3,0 cm, inferior e direita 2,0 cm, apresentado na seguinte organização:

-  título centralizado, com letras maiúsculas e em negrito, fonte tamanho 12;

-  na linha abaixo nome(s) do(s) autor(es) com letra maiúsculas e minúscula, sem negrito e alinhado à direita;  

-  na linha seguinte nome da instituição, com letras maiúsculas e alinhado a direita;

-  o texto do resumo deve ser digitado  após uma linha de intervalo, com texto justificado e espaçamento entre linhas simples;

-  deve conter ainda três a cinco palavras-chave na linha abaixo do resumo.

-  Quando houver agência financiadora do trabalho, indicar em nota de rodapé.

-  O texto completo deve ser iniciado após as palavras-chave com uma linha de ...

 

d)     O texto deve necessariamente contemplar em seu teor, introdução, desenvolvimento, metodologia (se houver), conclusões e referências. No caso de pesquisas apresentar a questão ou problema de estudo, objetivo(s), referenciais, metodologia e considerações parciais ou finais. Em se tratando de relatos de experiência, contextualização da proposta, descrição da ação, avaliação geral e referências.

 

 

ENVIO

 

Os trabalhos deverão ser enviados entre 16/07/2018 e as 23h59min do dia 30/09/2018 (em observância ao horário do estado de Mato Grosso do Sul) para o seguinte endereço de e-mail: congressodocpan@gmail.com

 

 

MINI-CURSOS E OFICINAS

 

     Estarão abertas inscrições para oferta de mini-cursos e oficinas para aqueles que tiverem interesse em participar e partilhar experiências correlacionadas a temática geral do evento propondo oficinas e/ou mini-cursos. Para tanto, os candidatos deverão submeter sua proposta contendo ementa; objetivos; número de participantes; materiais a serem utilizados; espaço necessário e a necessidade de auxilio ou não de monitores. Nome(s) do(s) proponente(s).

     As OFICINAS ocorrerão no primeiro dia do evento (26/11) com duração de 4 horas.

     Os MINI-CURSOS acontecerão nos dias 27 e 28/11 no período matutino e deverão acontecer em dois momentos de quatro horas cada.

     As propostas deverão ser encaminhadas no período de 16/07/2018 a 30/09/2018 (PRORROGADO)para o e-mail do Congresso de Educação do CPAN (congressodocpan@gmail.com), descrevendo no assunto se OFICINA ou MINI-CURSO.




Realização:

               

 Curso de Pedagogia UFMS/CPAN

Programa de pós-graduação em Educação - UFMS/Campus do Pantanal

 

 Apoio:  





Coordenação: Leandro Costa Vieira - UFMS


Comitê Técnico-Científico

 

Alexandre Cougo de Cougo - UFMS

Ana Carolina Pontes Costa - UFMS

Vera Luísa de Sousa - UFMS

Andréia Nunes Militão - UEMS

Fabio Perboni - UFGD

Aline de Lima Rodrigues - UFMS

Márcia Regina do Nascimento Sambugari - UFMS

Dulcineia Beirigo de Souza - SEDUC - Pte

Alberto Albuquerque Gomes - FCT/UNESP

Divino José da Silva - FCT/UNESP

Camila Alberto Vicente de Oliveira - UFG

Mônica de Carvalho Magalhães Kassar - UFMS

Maria Luzia Corrêa - UFMS

Sílvia Adriana Rodrigues - UFMS

Bruno Marini Bruneri

Hemiryan Mayckhe Trazzi de Oliveira - UFMS

Tammi Flavie Peres Borges

Divino Marcos de Sena - UFMS

Thierry Rojas Bobadilha

Edelir Salomão Garcia - UFMS

Andressa Santos Rebelo - UFMS

Maria Lucia Paniago Lordelo Neves

Maria Luzia da Silva Santana - UFMS

Dulcinéia Berigo de Souza

Cláudia Araújo de Lima - UFMS

Camila Alberto Vicente de Oliveira – UFG


 

Comissão Organizadora

 

Sílvia Adriana Rodrigues - UFMS

Fabiano Antonio dos Santos - UFMS

Hellen Jaqueline Marques - UFMS

Nicole Claro Moreira - UFMS

Dania Andreza Duarte de Souza

Drielly Sinara de Castro Porta

Daniel Barbosa Moura

Adriana bispo Opimi de Moraes

Elizandra Flores Franco

Ana Giza de Santanna Vargas

Hemilly Santos de Arruda

Karina de Andrade Santos Caetano - UFMS

Fabiana Aparecida Rodrigues Albuquerque Vilhalba

Alberto Albuquerque Gomes - UNESP

UFMS/CPAN - Unid. III Rua Domingos Sahib, 99 Bairro Cervejaria

{{viewModel.evento.titulo}}

{{viewModel.evento.responsavelEvento}}