O curso será realizado na modalidade EaD e acontecerá no período de 04 a 16/10/2021 (1ª turma). O objetivo do curso é a capacitação para médicos veterinários de campo, com a finalidade de ampliar conhecimentos sobre os conceitos epidemiológicos voltado para vigilância em saúde animal, em consonância com as ações do plano estratégico de ampliação da zona livre de febre aftosa sem vacinação. Para tanto, o curso terá a colaboração do professor de epidemiologia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), prof. Marcos Xavier Silva. Ementa do curso:
Proporcionar aos médico veterinários uma visão teórica e crítica dos principais enfoques da Vigilância Epidemiológica; da utilização crítica e aprofundada dos métodos de descrição dos caracteres epidemiológicos relativos à população, ao tempo e ao lugar; do delineamento de estudos epidemiológicos descritivos.
Apresentar, de forma instrumental, as ferramentas de vigilância e monitoramento das doenças nas populações animais em território maranhense.
Habilidades:
- Conhecer as estruturas e características das ferramentas de vigilância epidemiológica na saúde animal;
- Compreender os processos epidemiológicos de forma crítica e seus usos em atividades de fiscalização no campo;
Competências:
- Promover a formação continuada de um profissional com domínio de conteúdo, capacitado a correlacionar as diversas ferramentas epidemiológicas nas atividades de fiscalização agropecuária.
Instrumentos de auto-avaliação:
As auto-avaliações serão de forma contínua, a cada tópico, observando os critérios de organização:
a) Exercícios de fixação de conhecimento em ambiente de aprendizagem:
Questionários de múltipla escolha com até cinco perguntas – 10 pontos (cada), totalizando: 120 pontos
b) Relatório de avaliação do curso em ambiente de aprendizagem:
Relatório de avaliação do curso com críticas e sugestões para melhoria do processo - 100 pontos. - Certificado com carga horária de 52 horas.