Círculo de Diálogos - GT Pessoa com Deficiência nas Escolas Públicas do Campo

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Domingo, 23 de Junho

São Paulo, SP

1º Congresso Multidisciplinar de Saúde e Bem-Estar

Quarta-Feira, 28 de Agosto

São Luís, MA

Congresso Nursing

Quarta-Feira, 28 de Agosto

Fortaleza, CE

57th Congress of The International Society for Applied Ethology

Segunda-Feira, 22 de Julho

Curitiba, PR

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Sobre o evento

A Educação Especial é uma modalidade de ensino de educação escolar que perpassa todos os níveis, etapas e outras modalidades de ensino, devendo ser oferecida, preferencialmente, na rede regular de ensino para alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação, definidos como Público-Alvo da Educação Especial – PAEE (BRASIL, 1996; 2008a). Na perspectiva da educação inclusiva, a Educação Especial deve atuar para garantir o acesso, a participação e a aprendizagem dos alunos PAEE em escolas comuns, mediando ações que envolvam as práticas educacionais inclusivas e, como resultado, o crescimento e melhoria de uma escola aberta a todos (BRASIL, 2008a). As escolas precisam se organizar para receber os alunos considerados PAEE, garantindo a matrícula nas salas de aulas comuns e, se houver necessidade, deve ser ofertado, no contraturno da escolarização, o atendimento educacional especializado (BRASIL, 2008a).

O Campo é composto por “[...] agricultores, familiares, extrativistas, pescadores artesanais, ribeirinhos, assentados e acampados da Reforma Agrária, quilombolas, caiçaras, indígenas e outros” (BRASIL, 2008b). A Educação do Campo tem como objetivo a universalização do acesso, da permanência e do sucesso escolar com qualidade em todo o nível da Educação Básica e estar vinculada às peculiaridades da vida rural de cada região do país (BRASIL, 1996; 2008b). Assim, é preciso olhar para as particularidades das diferentes populações, comunidades e grupos sociais que compreendem tanto a Educação Especial como a Educação do Campo. Portanto, na operacionalização das interfaces entre Educação Especial e Educação do Campo, é preciso “[...]assegurar que os recursos, serviços e atendimento educacional especializado estejam presentes nos projetos pedagógicos construídos com base nas diferenças socioculturais [...]” (BRASIL, 2008a, p. 17). Dessa maneira, a inclusão de sujeitos do campo PAEE, configura-se como um grande desafio no âmbito das políticas relacionadas às diversidades, considerando a complexidade resultante da articulação das duas modalidades educacionais envolvidas (Educação Especial e Educação do Campo), cada qual com suas especificidades pedagógicas e populações de abrangência.

 

Link de Inscrição: https://www.even3.com.br/cddgpcdnepdc2021

 

Link de Transmissãohttps://www.youtube.com/c/TVFONEC e www.facebook.com/educampoparaense 

 

Inscrições

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