A
Educação Especial é uma modalidade de ensino de educação escolar que perpassa
todos os níveis, etapas e outras modalidades de ensino, devendo ser oferecida,
preferencialmente, na rede regular de ensino para alunos com deficiência,
transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação,
definidos como Público-Alvo da Educação Especial – PAEE (BRASIL, 1996; 2008a).
Na perspectiva da educação inclusiva, a Educação Especial deve atuar para
garantir o acesso, a participação e a aprendizagem dos alunos PAEE em escolas
comuns, mediando ações que envolvam as práticas educacionais inclusivas e, como
resultado, o crescimento e melhoria de uma escola aberta a todos (BRASIL,
2008a). As escolas precisam se organizar para receber os alunos considerados
PAEE, garantindo a matrícula nas salas de aulas comuns e, se houver
necessidade, deve ser ofertado, no contraturno da escolarização, o atendimento
educacional especializado (BRASIL, 2008a).
O
Campo é composto por “[...] agricultores, familiares, extrativistas, pescadores
artesanais, ribeirinhos, assentados e acampados da Reforma Agrária,
quilombolas, caiçaras, indígenas e outros” (BRASIL, 2008b). A Educação do Campo
tem como objetivo a universalização do acesso, da permanência e do sucesso
escolar com qualidade em todo o nível da Educação Básica e estar vinculada às peculiaridades
da vida rural de cada região do país (BRASIL, 1996; 2008b). Assim, é preciso
olhar para as particularidades das diferentes populações, comunidades e grupos
sociais que compreendem tanto a Educação Especial como a Educação do Campo.
Portanto, na operacionalização das interfaces entre Educação Especial e
Educação do Campo, é preciso “[...]assegurar que os recursos, serviços e
atendimento educacional especializado estejam presentes nos projetos
pedagógicos construídos com base nas diferenças socioculturais [...]” (BRASIL,
2008a, p. 17). Dessa maneira, a inclusão de sujeitos do campo PAEE,
configura-se como um grande desafio no âmbito das políticas relacionadas às
diversidades, considerando a complexidade resultante da articulação das duas
modalidades educacionais envolvidas (Educação Especial e Educação do Campo),
cada qual com suas especificidades pedagógicas e populações de abrangência.
Link de Inscrição: https://www.even3.com.br/cddgpcdnepdc2021
Link de Transmissão: https://www.youtube.com/c/TVFONEC e www.facebook.com/educampoparaense