A Frente das Escolas do Campo do Fonec convida para mais um debate sobre o Fortalecimento das Escolas Públicas do Campo.
Com a participação de Eraldo do Carmo, Professor do Campus de Cametá da UFPA e Marilei Gonçalves, Diretora de Escola do Campo do Estado do Paraná.
A política de Nucleação vinculada ao Transporte Escolar é a estratégia utilizada pelos gestores públicos municipais e estaduais¸ com a conivência dos conselhos estaduais e municipais de Educação, para avançar com o fechamento das escolas no campo.
Nos últimos 20 anos, 146.232 escolas foram fechadas no Brasil, sendo 100.961 no campo e 45.271 nos territórios urbanos. (Geperuaz, Censo Escolar do INEP, 2000-2020)
Todas essas escolas foram fechadas, desconsiderando a escuta, os desejos, os sonhos e os modos de vida das comunidades do campo, e obrigando os estudantes a se deslocarem durante muito tempo em condições precárias e às vezes sem mesmo se alimentar adequadamente, sendo impedidas de conviver e participar da vida de suas comunidades.
Precisamos mobilizar as comunidades para fazer cumprir a Lei: Não existe nenhuma Lei Federal, Estadual ou Municipal que estabeleça o número mínimo de estudantes para o funcionamento de uma turma ou Escola Pública do Campo, Indígenas e Quilombolas.
Acompanhe a transmissão do evento no YouTube pelo canal da TV FONEC: https://www.youtube.com/watch?v=xTrUmdrxBV8 ou pelo Facebook do Portal de Educação do Campo Paraense: https://www.facebook.com/educampoparaense
Raízes se formam no Campo: Educação e Escola Pública do Campo são Direitos Nossos!
Escola é Vida na Comunidade!