Congresso Brasileiro de Educação em Saúde, Envelhecimento e Bem-estar

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Sobre o evento

O Ministério da Saúde define Educação em saúde como processo educativo de construção de conhecimentos em saúde que visa à apropriação temática pela população, e conjunto de práticas do setor que contribui para aumentar a autonomia das pessoas (FALKENBERG, 2014).


A Organização Mundial da Saúde, OMS, por meio do Expert Committee on Planning and Evaluation of Health Education Services (Comitê de Especialistas em Planejamento e Avaliação dos Serviços de Educação em Saúde) assinala que o “foco da educação em saúde está voltado para a população e para a ação” e que seus principais objetivos são: a) adotar e manter padrões de vida sadios; b) usar de forma judiciosa e cuidadosa os serviços de saúde colocados à sua disposição, e c) tomar suas próprias decisões, tanto individual como coletivamente, visando sempre melhorar suas condições de saúde e as condições do meio ambiente (LEVY et. al., 2016).


A Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas, ONU, por meio do Objetivo do Desenvolvimento Sustentável, ODS, de número 3 e de suas 13 metas, orienta os Estados no sentido de assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades.  A meta 3.1 prevê reduzir a taxa de mortalidade materna global para menos de 70 mortes por 100.000 nascidos vivos. A meta 3.2 orienta no sentido se acabar com as mortes evitáveis de recém-nascidos e crianças menores de 5 anos. Já a 3.3 prevê acabar com as epidemias da AIDS, tuberculose, malária e doenças tropicais negligenciadas, e combater a hepatite, doenças transmitidas pela água, e outras doenças transmissíveis.


A meta 3.4 objetiva até 2030 reduzir em um terço a mortalidade prematura por doenças não transmissíveis via prevenção e tratamento, e promover a saúde mental e o bem-estar. A meta 3.7 visa assegurar o acesso universal aos serviços de saúde sexual e reprodutiva, incluindo o planejamento familiar, informação e educação. E a meta 3.8 visa atingir a cobertura universal de saúde, incluindo a proteção do risco financeiro, o acesso a serviços de saúde essenciais de qualidade e o acesso a medicamentos e vacinas essenciais seguros, eficazes, de qualidade e a preços acessíveis para todos.


Esperamos contribuir com o debate sobre Educação em saúde, necessária e fundamental para um envelhecimento saudável e para prevenção de doenças, por isso convidamos a todos os interessados em discutir questões ligadas à saúde a fazerem a sua inscrição no Congresso Brasileiro de Educação em Saúde, CBES, em um dos eixos temáticos propostos. Há espaço também para a apresentação de suas experiências e projetos. 


Inscreva-se!!!


REFERÊNCIAS


OBJETIVOS DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL. IPEA. Disponível em: https://www.ipea.gov.br/ods/ods3.html. Acesso: 03 mai. 2022.

LEVY, Sylvain Nahum at.al. Educação em saúde histórico, conceitos e propostas. Disponível em: http://www.reprolatina.institucional.ws/site/respositorio/materiais_apoio/textos_de_apoio/Educacao_em_saude.pdf. Acesso: 03 abr. 2022.

FALKENBERG, Mirian Benites et al. Educação em saúde e educação na saúde: conceitos e implicações para a saúde coletiva. Ciênc. saúde coletiva 19 (03) mar.  2014. Disponível em: https://www.scielo.br/j/csc/a/kCNFQy5zkw4k6ZT9C3VntDm/?lang=pt. Acesso: 10 abr. 2022. 


OBSERVAÇÕES IMPORTANTES


O Congresso Brasileiro de Educação em Saúde, Envelhecimento e Bem-estar conferirá aos seus participantes um certificado de 30 horas.

Os minicursos estão incluídos na inscrição do evento. 


COMISSÃO ORGANIZADORA


Profa. Dra. Maria Geralda de Miranda (IE/UNISUAM)

Profa. Dra. Arlinda Cantero Dorsa (UCDB)

Prof. Dr. Marcus Alexandre de Pádua Cavalcanti (UNISUAM/FAPERJ)

Profa. Dra. Marcia Teixeira Cavalcanti (USU)

Profa. Me. Helena Portes Sava de Farias (IE/EPITAYA)

Prof. Me. Bruno Matos de Farias (IE/GEREES/UNISOCIESC)

Prof. Me. Francisco Alexandre Araújo Barros (UNISUAM)


COMISSÃO CIENTÍFICA


Profa. Dra. Luciane Pinho de Almeida (UCDB)

Profa. Dra. Carla Junqueira Moragas Tellis (FIOCRUZ)

Profa. Dra. Fabiana Ferreira Koopmans (UERJ)

Profa. Dra. Patrícia dos Santos Vigário (UNISUAM)

Profa. Dra. Alessandra Guimarães Monteiro Moreira (FACEG)

Profa. Dra. Vanessa Indio do Brasil da Costa (ABRASCO/UNISUAM)

Profa. Dra. Larissa Escare Bento Wollz (UFRJ)

Profa. Dra. Maria Alice Chaves Nunes Costa (UFF)




Inscrições

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