O Ministério da Saúde define Educação em saúde como processo
educativo de construção de conhecimentos em saúde que visa à apropriação
temática pela população, e conjunto de práticas do setor que contribui para
aumentar a autonomia das pessoas (FALKENBERG, 2014).
A Organização Mundial da Saúde, OMS, por meio do
Expert Committee on Planning and Evaluation of Health Education Services
(Comitê de Especialistas em Planejamento e Avaliação dos Serviços de Educação
em Saúde) assinala que o “foco da educação em saúde está voltado para a
população e para a ação” e que seus principais objetivos são: a) adotar e
manter padrões de vida sadios; b) usar de forma judiciosa e cuidadosa os
serviços de saúde colocados à sua disposição, e c) tomar suas próprias
decisões, tanto individual como coletivamente, visando sempre melhorar suas
condições de saúde e as condições do meio ambiente (LEVY et. al., 2016).
A Agenda
2030 da Organização das Nações Unidas, ONU, por meio do Objetivo do Desenvolvimento Sustentável, ODS, de número 3 e de suas 13 metas,
orienta os Estados no sentido de assegurar uma vida saudável e promover o
bem-estar para todos, em todas as idades.
A meta 3.1 prevê reduzir a taxa de mortalidade materna global para menos
de 70 mortes por 100.000 nascidos vivos. A meta 3.2 orienta no sentido se acabar com as mortes evitáveis de
recém-nascidos e crianças menores de 5 anos. Já a 3.3 prevê acabar com as
epidemias da AIDS, tuberculose, malária e doenças tropicais negligenciadas, e
combater a hepatite, doenças transmitidas pela água, e outras doenças
transmissíveis.
A meta 3.4
objetiva até 2030 reduzir em um terço a mortalidade prematura
por doenças não transmissíveis via prevenção e tratamento, e promover a saúde
mental e o bem-estar. A meta 3.7 visa assegurar
o acesso universal aos serviços de saúde sexual e reprodutiva, incluindo o
planejamento familiar, informação e educação. E a meta 3.8 visa atingir a cobertura
universal de saúde, incluindo a proteção do risco financeiro, o acesso a
serviços de saúde essenciais de qualidade e o acesso a medicamentos e vacinas
essenciais seguros, eficazes, de qualidade e a preços acessíveis para todos.
Esperamos contribuir com o debate sobre Educação em saúde, necessária e fundamental para um envelhecimento saudável e para prevenção de doenças, por isso convidamos a todos os interessados em discutir questões ligadas à saúde a fazerem a sua inscrição no Congresso Brasileiro de Educação em Saúde, CBES, em um dos eixos temáticos propostos. Há espaço também para a apresentação de suas experiências e projetos.
Inscreva-se!!!
REFERÊNCIAS
OBJETIVOS DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL. IPEA. Disponível
em: https://www.ipea.gov.br/ods/ods3.html.
Acesso: 03 mai. 2022.
LEVY, Sylvain Nahum at.al. Educação em saúde histórico,
conceitos e propostas. Disponível
em: http://www.reprolatina.institucional.ws/site/respositorio/materiais_apoio/textos_de_apoio/Educacao_em_saude.pdf.
Acesso: 03 abr. 2022.
FALKENBERG, Mirian Benites et
al. Educação em saúde e educação na saúde: conceitos e implicações para a saúde
coletiva. Ciênc. saúde coletiva 19 (03) mar. 2014. Disponível em: https://www.scielo.br/j/csc/a/kCNFQy5zkw4k6ZT9C3VntDm/?lang=pt.
Acesso: 10 abr. 2022.
OBSERVAÇÕES IMPORTANTES
O Congresso Brasileiro de Educação em Saúde, Envelhecimento e Bem-estar conferirá aos seus participantes um certificado de 30 horas.
Os minicursos estão incluídos na inscrição do evento.
COMISSÃO ORGANIZADORA
Profa. Dra. Maria Geralda de Miranda (IE/UNISUAM)
Profa. Dra. Arlinda Cantero Dorsa (UCDB)
Prof. Dr. Marcus Alexandre de Pádua Cavalcanti (UNISUAM/FAPERJ)
Profa. Dra. Marcia Teixeira Cavalcanti (USU)
Profa. Me. Helena Portes Sava de Farias (IE/EPITAYA)
Prof. Me. Bruno Matos de Farias (IE/GEREES/UNISOCIESC)
Prof. Me. Francisco Alexandre Araújo Barros (UNISUAM)
COMISSÃO CIENTÍFICA
Profa. Dra. Luciane
Pinho de Almeida (UCDB)
Profa. Dra. Carla Junqueira Moragas Tellis (FIOCRUZ)
Profa. Dra. Fabiana Ferreira Koopmans (UERJ)
Profa. Dra.
Patrícia dos Santos Vigário (UNISUAM)
Profa. Dra. Alessandra Guimarães Monteiro Moreira (FACEG)
Profa. Dra. Vanessa Indio do Brasil da Costa (ABRASCO/UNISUAM)
Profa. Dra. Larissa Escare Bento Wollz (UFRJ)
Profa. Dra. Maria Alice Chaves Nunes Costa (UFF)