Congresso Brasileiro de Educação

Congresso Brasileiro de Educação

online Rio de Janeiro - Rio de Janeiro - Rio de Janeiro - Brasil
presencial Com transmissão online

Assista os conteúdos transmitidos nesse evento

O evento já encerrou

{{'Receba_os_melhores_eventos_da_sua_area' | translate}}

{{'Receber_eventos' | translate}}

Sobre o evento

Os organizadores do Congresso Brasileiro de Educação, CBE, sob a temática Tecnologia e Problemas Contemporâneos, acreditam que discutir educação em seus diversos segmentos e aspectos é sempre importante. Mas nesse momento em que estamos vivendo é fundamental, em razão do avanço célere da era digital e os desafios que ela coloca para as sociedades nas diversas áreas: de produção, serviços, emprego, comunicação, educação e cultura, entre tantas outras. 

No Ensino Superior, seguindo Pereira (2019), a partir dos anos 2000, ampliou-se o acesso de parcelas importantes da classe trabalhadora a essa modalidade de ensino. Foi quando assistimos a uma diversificação quanto à renda, origem escolar, cor e escolaridade dos pais do público que consegue acessar as Instituições de Ensino Superior (IES) públicas e privadas, “porém muito aquém do que se possa denominar por massificação e/ou certificação em massa, conforme análise de Ristoff (2014)”. 

Como também assinalou a autora, não é demais destacar o caráter histórico e profundamente elitizado do ensino superior brasileiro (PEREIRA, 2019).  Mas é fato que a sua diversificação coloca problemas importantes que professores, pesquisadores e educadores precisam discutir visando sempre a inclusão de uma maior quantidade de alunos.

No Brasil, infelizmente, ainda convivemos com graves problemas como o analfabetismo e o analfabetismo funcional, o que impedem as pessoas de progredirem, e, em consequência, de terem mobilidade social. 

É preocupante ver em nosso país que parte significativa dos alunos concluem os ensinos Fundamental e Médio sem o domínio de competências como ler e entender os sentidos de um texto. Assim como a escrever com sentido.  E esse problema acompanha o aluno para a universidade.

Claro está que precisamos pensar sobre muitos dilemas da educação brasileira e lutar para garantir políticas públicas educacionais que garantam a  “instrução”, em sentido amplo, sobretudo a tecnológica, para que os estudantes consigam trabalhar e progredir. Vale dizer que a falta de computadores e acesso à internet deixou milhares de alunos de todos os níveis de ensino sem estudar em 2020 e 2021, quando o ensino passou a ser remoto, por causa da pandemia. O analfabetismo digital é também um grave problema e precisa ser discutido.

A Agenda 2030, por meio do Objetivo do Desenvolvimento 4, orienta os estados no sentido de assegurar a igualdade de acesso para todos os homens e mulheres à educação técnica, profissional e superior de qualidade, a preços acessíveis, incluindo à universidade, bem como a orientação de que meninas e meninos completam o ensino primário e secundário que deve ser de acesso livre, equitativo e de qualidade, e que conduza a resultados de aprendizagem relevantes e eficazes.

Os organizadores do Congresso Brasileiro de Educação convidam a todos os interessados em discutir esses problemas a fazerem a sua inscrição no CBE, em um dos eixos temáticos propostos. Há espaço também para a apresentação de suas experiências e projetos. Inscreva-se!!!


REFERÊNCIAS

PEREIRA, Larissa Dahmer. Revista Flecha do Tempo, São Paulo, n. 1, p. 67-86, jan./ jun. 2019. Disponível em: http://flechadotempo.nemesscomplex.com.br/index.php/flechadotempo/article/view/52/17. Acesso: 10 mar 2022.

RISTOFF, D.  O novo perfil do campus  brasileiro:  uma  análise  do  perfil socioeconômico do estudante de graduação. In: Avaliação. (Campinas), Sorocaba, v.19, n.3, p. 723-747, Nov. 2014. Disponível em http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772014000300010&lng=en&nrm=isso. Acesso: 03 mar 2022.


COMISSÃO CIENTÍFICA

PROFA. ARLINDA CANTERO DORSA. Pesquisadora do programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Local da Universidade Católica Dom Bosco, UCDB-MS. Currículo Lattes:  http://lattes.cnpq.br/2445144539614697

PROFA. DRA. KATIA E. SANTOS AVELAR. Pesquisadora do PPGDL/CNPq/FIOCRUZ. Currículo Lattes:  http://lattes.cnpq.br/6772085183251168

PROF. DR. DOSTOIEWSKI CHAMPANGNATTE. Professor dos Programas de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional pelo Centro Universitário Alves Faria – GO e Mestrado em Educação pela Faculdade de Inhumas -Go. Currículo Lattes:  http://lattes.cnpq.br/2484973026526040

PROFA. DRA. JACQUELINE DE CASSIA PINHEIRO LIMA. (Pesquisadora Visitante Do PGCL/UENF-FAPERJ e Pesquisadora do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estácio de Sá. UNESA-RJ. Currículo Lattes:  http://lattes.cnpq.br/5615299587007705

PROFA. DRA. LARISSA ESCARCE BENTO WOLLZ. Professora Adjunta de Psicologia Aplicada à Saúde na Universidade Federal do Rio de Janeiro UFRJ - Campus Macaé. Currículo Lattes:  http://lattes.cnpq.br/4284392208385293

PROF. DR. LUIS CARLOS FERREIRA. Professor e pesquisadora da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira - UNILAB. Coordenador do Grupo de Pesquisa "Observatório Vozes da EJA Brasil – África. Currículo Lattes: : http://lattes.cnpq.br/4442920811345896 

PROFA. DRA ANA MARIA PIRES NOVAES. Professora e pesquisadora da FAETC-RJ. Currículo Lattes:  http://lattes.cnpq.br/2851943150559137

PROF. DR. ADRIANO ROSA. Professor e pesquisador da Universidade Santa Úrsula, USU. Currículo lattes:   http://lattes.cnpq.br/2571510463038870


Inscrições

{{'Label_CodigoPromocionalAplicadoComSucesso' | translate}}
{{'Label_Presencial' | translate}} {{'Label_Online' | translate}} {{'Label_PresencialEOnline' | translate}}

{{item.titulo}}

{{'Label_DoacaoAPartir' | translate}} {{item.valores[0].valor | currency:viewModel.evento.moeda}}

{{item.descricao}}
{{'Titulo_Gratis' |translate}} {{viewModel.configuracaoInscricaoEvento.descricaoEntradaGratis}}
{{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}} {{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}}  

{{entrada.valorComDesconto | currency:viewModel.evento.moeda}}

{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Label_APartirDe' | translate}} {{entrada.validoDe | date:viewModel.evento.cultura.formatoData}}
Calendar

{{'Titulo_NaoDisponivel' | translate}}

Atividades

{{item.titulo}}
{{item.horaInicio}}-{{item.horaFim}}
Calendar

Palestrantes

{{item.nome}}

{{item.nome}}



Submissões

{{areaSiteEvento.jsonObj.configuracaoSubmissao.dataInicioSubmissao}} - {{areaSiteEvento.jsonObj.configuracaoSubmissao.dataLimiteSubmissao}}

{{item.denominacao}}
{{item.denominacao}}
{{item.denominacao}}

{{areaSiteEvento.titulo}}

{{viewModel.evento.titulo}}

{{viewModel.evento.responsavelEvento}}