Arquitetura e urbanismo materializam os valores de uma sociedade. Esses valores são firmados no desenvolvimento histórico dos conflitos sociais, na persistência de privilégios, nos interesses dominantes e nas reivindicações dos excluídos. São valores que consolidam a cultura social, transformando o território, erguendo as cidades e construindo significados através da arquitetura.
Nesse contexto, a Arquitetura enquanto Cultura do Brasil, revela nos edifícios e espaços construídos as grandezas e as misérias da sociedade, perdura tradições, define vanguardas e manifesta submissão ou independência, solidariedade ou egoísmo, integração ou segregação. Esses dilemas repercutem os comportamentos sociais materializados na repetição de soluções genéricas e burocráticas determinadas por interesses mercadológicos, nas lutas pelo direito à cidade, nas resistências de comunidades invisibilizadas, nas consciências resilientes e sustentáveis, na preservação da memória social e nos atributos criativos e emotivos que a arquitetura tem a possibilidade de oferecer.
O Congresso Brasileiro de Arquitetos - Nordeste (CBA-Nordeste) traz a temática Arquitetura: cultura do Brasil e propõe debater questões, consolidar a análise crítica e apresentar soluções tendentes a afirmar o exercício profissional da arquitetura como uma contribuição efetiva ao processo civilizatório do país, colocando-a como expressão genuína da cultura social.